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Shein no Brasil? Veja o impacto para as varejistas brasileiras

Conheça mais sobre a Shein e o impacto da sua entrada para as varejistas brasileiras no relatór

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De acordo com notícias, a Shein está montando uma estrutura local para expandir sua operação no país. A companhia já está presente no país através do seu aplicativo, com todos os produtos importados, mas recentemente estruturou um escritório e um Centro de Distribuição, além de estar buscando parcerias com fornecedores locais.

Quem é Shein?

A empresa foi fundada na China em 2008 com um nome diferente (ZZKKO), sendo inicialmente focada em vestidos de casamento. No entanto, ela depois expandiu para a moda feminina, mudando seu nome para Sheinside e posteriormente simplificando para Shein.

A companhia nasceu como uma empresa digital focada na exportação para países fora da China, se alavancando na indústria de roupas bem desenvolvida do país (com milhares de fabricantes terceirizados) e um sistema de logística eficiente para chegar a vários países com preços bem competitivos.

Atualmente, a Shein exporta para mais de 220 países, tendo apenas a China como sua base de produção, já que seu preço baixo não é um diferencial entre concorrentes locais chineses. A empresa tem sido um grande sucesso, especialmente entre os consumidores da Geração Z, devido à sua natureza digital, forte presença no TikTok – a mídia social favorita da Geração Z – bem como sua atuação ativa com digital influencers e preços muito acessíveis. Veja nossa análise completa sobre a companhia aqui (ver link do relatório – página 8).

O que mudou?

A estratégia. Assim como outras empresas asiáticas (ex.: Shopee e Aliexpress), a Shein focou na operação cross-border (focada apenas em importação de produtos) como a estratégia de entrada no país. Frente ao forte sucesso que ela tem tido no país, sendo o aplicativo de modas mais baixado no Brasil em 2021, a companhia está montando uma estrutura local, com escritório, time e um Centro de Distribuição, a fim de melhor atender o público brasileiro. Esse movimento está em linha com o que temos visto de outros players asiáticos.

O desafio. O principal desafio dessas plataformas asiáticas é o prazo de entrega, que pode levar até 30 dias, enquanto vemos a dificuldade de logística reversa e falta da experiência multicanal como pontos relevantes para uma plataforma de moda ser bem sucedida. Além disso, existem discussões sobre aumentar a fiscalização e tributação dos produtos importados por essas plataformas a fim de melhorar a competitividade de produtos brasileiros.

O movimento. A Shein já tem feito o movimento de instituir operações locais em alguns países, como EUA e Portugal, através de times locais, Centros de Distribuição e/ou lojas. No Brasil, estaria também avaliando parcerias com fornecedores regionais em categorias que o país é produtivo (como jeans) para melhorar seu leadtime (tempo da produção até a entrega). No entanto, importante destacar que o posicionamento de preço desses produtos provavelmente seria muito mais alinhado às varejistas locais.

Como isso impacta as varejistas brasileiras?

Vemos o movimento como negativo para as varejistas brasileiras focadas em média/baixa renda uma vez que deve aumentar o ambiente competitivo do setor. Vemos como os principais atrativos da Shein: i) a velocidade e atualidade dos itens de moda; ii) seu vasto sortimento e iii) posicionamento de preço bastante competitivo.

Ainda vemos o prazo de entrega, falta de multicanalidade e o processo de logística reversa como obstáculos para a escala do marketplace, mas é importante monitorar os próximos passos da companhia uma vez que a estrutura local (seja com mais CDs, possíveis lojas/pop-ups e/ou fornecimento local) pode endereçar esses pontos.

Vemos as varejistas focadas em baixa renda como as mais expostas a esse risco, porém players de média renda também podem ter algum impacto. Nesse sentido, elencamos como a C&A, a Lojas Renner e a Hering como as mais impactadas, nessa ordem. No entanto, como a Hering tem um posicionamento de moda mais básica (vs. Shein com um perfil mais forte em moda fast fashion), o risco pode ser mitigado.

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