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Principais Destaques da XP Malls Conference

Realizamos nessa semana a XP Malls Conference, reunindo alguns dos principais players da indústria brasileira de shoppings, entre empresas listadas, não-listadas e fundos imobiliários. Entre os nomes presentes estavam Iguatemi, brMalls, Multiplan, XP Malls, Vinci e outros players de igual importância. No geral, o tom foi de cautela para o curto prazo, mas otimista para o longo prazo. Os principais pontos levantados nas reuniões estão listados abaixo.

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Realizamos nessa semana a XP Malls Conference, reunindo alguns dos principais players da indústria brasileira de shoppings, entre empresas listadas, não-listadas e fundos imobiliários. Entre os nomes presentes estavam Iguatemi, brMalls, Multiplan, XP Malls, Vinci e outros players de igual importância. No geral, o tom foi de cautela para o curto prazo, mas otimista para o longo prazo. Os principais pontos levantados nas reuniões estão listados abaixo.

  1. Os shoppings estão focados em se adaptar a uma nova realidade nos padrões de consumo, por meio de investimentos em plataformas de e-commerce, marketplace e outras iniciativas. O objetivo é aumentar a fidelidade e frequência do cliente, alavancar as vendas, otimizar os estoques e aprimorar o uso e análise de dados;
  2. As vendas nos shoppings em geral estão suaves até o momento, sem mudanças significativas no segundo trimestre em relação ao primeiro além do efeito da base fraca de comparação. No entanto, ressaltamos que os descontos e renovações contratuais têm evoluído gradualmente;
  3. Deveremos observar expansões e desenvolvimento de novos ativos em 2020 apenas. Alguns dos palestrantes ressaltaram que o momento é propício para fusões e aquisições. 


Em resumo, apesar dos desafios de curto prazo, mantemos nossa visão otimista para o setor e acreditamos que todas as empresas sob cobertura (MULT, IGTA e BRML) se beneficiarão de uma recuperação econômica potencialmente mais acentuada a partir do segundo semestre do ano. Abaixo listamos com mais detalhes os principais tópicos discutidos nas reuniões. 

E-COMMERCE, MARKETPLACE E OUTRAS INICIATIVAS

Iniciativas relacionadas ao comércio eletrônico e novas tendências de consumo foram discutidas em todas as reuniões e, embora as empresas estejam adotando estratégias distintas, os objetivos são comuns: (i) aumentar a fidelidade/frequência do cliente, (ii) alavancar as vendas, (iii) otimizar os estoques e (vi) aprimorar a análise e o uso de dados. As empresas enfatizam que o comércio online deve ser visto como um aliado, não como um concorrente. E todos os participantes estão monitorando com atenção novas tendências e possíveis soluções.
 
Destacamos (a) a plataforma online da Iguatemi, Iguatemi 365, que deverá ser lançada em setembro, e (b) sua recente parceria com o iFood, a ser lançada em dois shoppings no estado de SP e posteriormente ampliada para outros ativos ao longo dos próximos 24 meses. Também destacamos (c) a parceria da brMalls e da Multiplan com o Delivery Center, uma plataforma aberta que hoje é focada no segmento de alimentos e que possui um plano robusto de crescimento, e (d) o marketplace da CCP. Vale ressaltar que a maioria dos shoppings está localizada em regiões nobres e/ou centrais, o que facilita o acesso e a logística.

CAUTELA NO CURTO PRAZO

Em meio a maior incerteza política e econômica desde o início de 2019, o sentimento geral é de cautela. De acordo com os palestrantes, as vendas do 2º trimestre (até o momento) têm mostrado crescimento na comparação anual, mas em parte devido à base fraca de comparação por conta da greve dos caminhoneiros no 2T18. Os descontos e as renovações contratuais têm evoluído gradualmente, apesar de ainda estarem no campo negativo.

Em termos regionais, os shoppings localizados no RJ ainda enfrentam mais dificuldades devido à situação fiscal do estado, enquanto os ativos localizados em SP apresentam desempenho relativamente melhor. Destacamos o Shopping Cidade de São Paulo da CCP, que atualmente está com ocupação superior a 99%, e o portfólio da Gazit, cujos ativos são localizados em SP e apresentaram aluguel mesmas lojas de ~10% no primeiro trimestre. O tom sobre expansões e novos empreendimentos também é de cautela, e vemos como temas mais prováveis em 2020 apenas. Quanto às fusões e aquisições, alguns de nossos palestrantes reforçaram que o momento é propício, uma vez que os sinais de melhora econômica ainda são incipientes.

CONSOLIDAÇÃO E OUTROS TEMAS

Outros pontos levantados durante as reuniões foram (i) consolidação e (ii) potencial mudança na legislação municipal em relação à quantidade de vagas necessária nos estacionamentos, o que poderia resultar em novos usos para essas áreas. Em relação ao primeiro tópico, alguns de nossos palestrantes acreditam que o setor ainda passará por consolidação, com um deles sugerindo que há espaço no Brasil para 4-5 operadoras de grande escala. Entre as vantagens de se operar em grande escala, foram mencionados fatores como (a) sinergias comerciais, (b) maior poder de barganha com lojistas e (c) maior capacidade para desenvolver ou investir em novas soluções de forma a se adaptar às tendências de consumo.
 
Em relação ao tópico (ii), de acordo com alguns de nossos palestrantes, a conversa com a prefeitura de SP evoluiu, mas não há expectativa de novos avanços ainda em 2019. Entre os potenciais usos para esses espaços, vale mencionar (a) as “dark kitchens”, cozinhas anexas que visam permitir que os restaurantes atendam à demanda de aplicativos sem comprometer suas operações, (b) “estoques temporários”, especialmente úteis em períodos de pico de demanda (Natal, Black Friday, etc.) e (c) academias e outros serviços.

PALESTRANTES

Recebemos no primeiro dia de reuniões (i) Cristina Betts, CFO da Iguatemi, (ii) Maximo Pinheiro, sócio-fundador da HSI, (iii) Thiago Oliveira, CEO da JHSF, (iv) Pedro Carraz e Felipe Teatini do fundo XP Malls (v) Claudio Sallum, sócio da Lumine; e (vi) Rodrigo Coelho e Leandro Bousquet da Vinci Partners. No segundo dia da conferência realizamos reuniões com (i) Armando d’Almeida, CFO da Multiplan, (ii) Thiago Muramatsu, CFO da CCP, (iii) Hélcio Povoa, AD Shopping, (iv) Frederico Villa, CFO da brMalls e (v) Mia Stark e Sergio Koffes da Gazit Brasil.

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