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Petrobras (PETR4): Anuncia aumentos consideráveis nos preços dos combustíveis, mas ainda insuficientes

A Petrobras anunciou que vai implementar reajustes nos preços do diesel e da gasolina a partir de 19 de fevereiro de 2021. Entenda os impactos:

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O que aconteceu

A Petrobras anunciou hoje (18 de fevereiro) que vai implementar reajustes nos preços do diesel e da gasolina a partir de 19 de fevereiro de 2021. Os reajustes foram:

  • Diesel: novos preços na refinaria de R$ 2,58/litro, o que significa um reajuste de +14,6% em relação aos níveis anteriores de preços.
  • Gasolina: novos preços na refinaria de R$ 2,49/litro, o que se traduz em um reajuste de +9,9% em relação aos níveis anteriores.

Entenda o que os aumentos de preços implicam

Começando pelo diesel, o reajuste anunciado de +14,6% no preço:

  • Implica um prêmio médio para referências internacionais de US$ 1,14/barril e um desconto em relação à paridade de importação (ou seja, deduzindo custos de importação) de US$ (5,42)/barril, ou uma defasagem de -7,1%;
  • Compara-se à variação de +6,2% nos preços de petróleo (Brent) desde o último ajuste de preços significativo em 09 de fevereiro de 2021.

Quanto à gasolina, o reajuste anunciado de preços de +9,9%:

  • Implica prêmio médio para referências internacionais de preços de combustível de US$ 7,90/barril, e um prêmio em relação à paridade de importação de US$ 1,34/barril ou +1,8%;
  • Compara-se à variação de +6,2% nos preços de petróleo (Brent) desde o último ajuste de preços significativo em 09 de fevereiro de 2021.

Embora vejamos como positivo que a Petrobras anunciou um aumento nos preços do diesel, observamos que os preços dos combustíveis da companhia no nível da refinaria ainda continuam abaixo níveis necessário para viabilizar importações com margem de lucro (-US$ 5,4/barril ou -7,1%).

Na nossa visão, um reajuste de tamanha magnitude ter que ocorrer e mesmo assim não ser suficiente para a companhia retornar à níveis de paridade de importação ilustram os desequilíbrios recentes da política de preços de combustíveis da Petrobras após um represamento de preços em meio a um cenário de volatilidade do câmbio e dos preços do petróleo.

Esse assunto ganha ainda mais importância tendo em vista o ambiente atual positivo para preços de petróleo tendo em vista as expectativas com a vacinação nos países desenvolvidos e um cenário de oferta mais restrito – com o impacto da recente tempestade de inverno sobre a produção de petróleo dos EUA sendo o capítulo mais recente.

Destacamos também que a prática de uma política de preços de combustíveis alinhada com referências internacionais não deve ser considerada algo extraordinário para a Petrobras, mas sim uma das condições principais e básicas para se justificar uma tese de investimentos na companhia.

A razão é que as perdas para a Petrobras por não praticar preços alinhados às referências internacionais (além de uma margem adicional para cobrir custos de importação, que estimamos em US$ 6-7 / barril) não se limitam apenas a menores lucros para acionistas por menores resultados na linha de refino, mas também a riscos de que a companhia tenha que realizar importações de combustíveis a prejuízo para atender a demanda do mercado brasileiro.

Explicamos tal visão mais em detalhes em nosso relatório recente em que rebaixamos a recomendação das ações da Petrobras para Neutro.

Além disso, ainda não se sabe se os reajustes significativos nos preços dos combustíveis – especialmente no caso do diesel – vão gerar repercussões futuras em termos de descontentamento da população (principalmente no que diz respeito à categoria profissional dos caminhoneiros) e reações na esfera política.

Análise de sensibilidade

Dadas as incertezas para a política de preços de combustíveis da Petrobras no futuro, preparamos uma análise de cenários para avaliar as possíveis implicações para as ações. Nossas hipóteses são:

  • Preços do diesel fixados nos níveis atuais entre 2021-2022 (R$ 2,5817/ litro), mas com os preços da gasolina ainda seguindo referências internacionais – semelhante ao que ocorreu após a greve dos caminhoneiros em 2018;
  • Supondo que a Petrobras sozinha preencherá a lacuna de oferta e demanda de diesel e será a única importadora no mercado, tendo em vista que participantes independentes não operariam a prejuízo;
  • Supondo que os níveis de utilização do parque de refino aumentem para 97% durante o período 2021-22, semelhante ao período 2011-15, quando a empresa não tinha uma política de preços de combustíveis e praticou preços abaixo dos níveis internacionais;
  • Assumindo uma redução do múltiplo das ações para 4,5x EV / EBITDA vs. níveis históricos de 5,5x, em linha com os níveis mantidos entre a greve dos caminhoneiros em maio de 2018 e a conclusão das eleições presidenciais de 2018 (outubro de 2018);

Mantemos recomendação NEUTRA nas ações da Petrobras, com preços-alvo de 12 meses de R$32/ação para PETR4 e PETR3.

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