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Natura&Co. (NTCO3): Data Expert: Etiqueta XP – Beleza #12

O relatório monitora e compara as estratégias de preço das principais companhias do setor de Beleza.

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Fomento da atividade da Avon; Atenções voltadas para as vendas do 2T

Nesta edição do Etiqueta XP, relatório em que acompanhamos os preços e comunicações de Natura, Avon e O Boticário, nossas principais conclusões foram: i) Os preços das três marcas ficaram estáveis em relação ao nosso relatório de março, com O Boticário liderando (+5,4% no acumulado do ano), seguido pela Natura (+3,5% no acumulado do ano); ii) A Avon ainda é a marca mais agressiva em termos de preços, com descontos médios de ~40%; iii) A NTCO vem fomentando iniciativas de cross-selling e da categoria de presentes, aumentando a pontuação para SKUs selecionados da Avon e promovendo eventos para apresentar novas ofertas, iv) Natura, Avon e O Boticário continuam enfrentando ruptura de estoque e v) O Boticário está explorando novas categorias, com sua nova marca própria pet como destaque.

O Boticário segue liderando o aumento de preços. Em linha com nosso último relatório (link), O Boticário mantém a liderança, com alta de +5,4% na média, estável vs. a leitura de março. Em termos de categoria, cuidados pessoais é a que apresentam o maior aumento (+7% no acumulado do ano), seguidos por cuidados com a pele e fragrâncias (ambos com +6%).

Natura logo atrás; Avon mais promocional. Os preços da Natura e da Avon também ficaram estáveis em relação ao relatório anterior, com alta de +3,5% e +1,3% no acumulado do ano, respectivamente, com fragrâncias liderando (+5%) na Natura e maquiagem (+4%) e cuidados pessoais (+1%) na Avon. No entanto, a Avon continua sendo a mais promocional, com descontos médios de ~40%.

Acompanhando a Onda 2. Mais uma vez, analisamos a comunicação das marcas com as consultoras, tendo como principais destaques: i) o cross-selling continua sendo incentivado; ii) A Avon aumentou a pontuação de mais de 150 produtos (sem alterações nos preços) para incentivar a atividade da marca por meio de um pedido mínimo mais alcançável; iii) Ambas as marcas têm focado suas comunicações para o Dia das Mães e dos Namorados; iv) A NTCO está organizando eventos para apresentar ofertas.

Ruptura ainda é uma preocupação. Observamos que a Natura continua sendo impactada pela falta de estoque, principalmente na categoria de cuidados com o corpo, enquanto também acompanhamos a escassez na Avon, principalmente em SKUs relacionados a cuidados com o rosto. Em relação a O Boticário, o estoque também é um problema, embora melhor em relação ao nosso relatório anterior.

O Boticário explorando novos mercados. Conforme apontado por notícias locais e comunicado à suas consultoras, a marca vem desenvolvendo a categoria pet, expandindo sua marca própria Au.Migos Pets para mais de 4k lojas e 600 pontos de vendas B2B até o final do ano de 2024. Como referência, o Grupo Boticário registrou R$ 31 bilhões em vendas em 2023 (+30,5% a/a), dos quais 26% foram relacionados a produtos lançados há menos de um ano - isso se compara aos 51% da Natura em produtos lançados nos últimos 24 meses.

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