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Moura Dubeux: “O melhor produto imobiliário é aquele que muda a cidade”, diz CEO

Diego Villar conversou com Fernando Ferreira, estrategista-chefe e head de Research da XP, e Ygor Altero, head de Real Estate; confira

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Há mais de 40 anos no segmento de edifícios de médio, alto padrão e luxo no Nordeste, a Moura Dubeux (MDNE3) tem mostrado resultados robustos e boas perspectivas. Convidado do Expert Talks – Na Mesa com CEOs desta quinta-feira (12), Diego Villar contou como lidera a companhia e quais as estratégias da empresa que sustentam sua visão otimista para o futuro da empresa.

Assista abaixo:

Liderança no Nordeste

A empresa foi fundada em 1983 com a construção de um edifício de alto luxo em Recife, com mais de 500m². Até hoje, o modelo de condomínio fechado utilizado nessa primeira construção é um dos pilares da Moura Dubeux. “A gente considera nossa fortaleza”, diz Villar.

Segundo ele, o modelo de condomínio fechado expandiu por todo o Nordeste e deve chegar a R$ 2,5 bilhões em 2025. “A gente compra o terreno, desenvolve o produto, aprova e vai atrás de reunir um grupo de pessoas que será representado por uma personalidade jurídica chamada de condomínio-obra”, explica o CEO.

“Esse grupo será responsável por fazer o empreendimento, só que contrata a Moura Dubeux para administrar [...] É um modelo que se encaixa muito bem na alta renda, porque tem que pagar tudo na fase de obra”, completa.

De acordo com o executivo, além de ter a vantagem de gerar recursos durante a obra, o modelo protege a empresa de algumas fragilidades de uma incorporação imobiliária -- como o distrato, que não existe no condomínio. Para quem compra o imóvel, também há redução de custos, segundo o CEO.

Vias de crescimento

As estimativas dos analistas de Real Estate da XP são otimistas para a Moura Dubeux. “Esse otimismo é parcialmente impulsionado pela forte aceitação pelo mercado dos recentes projetos da MD na área do Novo Cais, em Recife”, apontaram os especialistas em relatório. Para o CEO da companhia, o Novo Cais “vai para sempre mudar a paisagem do Recife”. "O melhor produto imobiliário é aquele que muda a cidade", afirma.

Além do modelo de condomínios, a empresa lançou as marcas Mood (para a classe média) e Única (modelo de Minha Casa, Minha Vida faixa 3), que devem sustentar volumes de lançamento mais fortes para a empresa.

Desafios e dividendos

Com ações negociadas na Bolsa desde 2020, a Moura Dubeux também tem estimativas positivas para os dividendos pagos aos acionistas.

Segundo o CEO, a empresa precisa pagar ao menos R$ 50 milhões em dividendos por semestre. “A partir do ano que vem, a geração de caixa da MD passa a ser muito forte”, afirmou. “A gente tem que abrir espaço para pagar mais dividendos.”

E quais são os desafios? Na opinião de Villar, dois pontos são preocupantes: a taxa de juros elevada do país e a disponibilidade limitada de mão de obra. "Por quanto tempo a nossa taxa de juros vai estar nesse patamar e que impacto isso vai trazer na economia? Não está claro para mim”, disse.

Disciplina e reconhecimento

Sobre seu estilo de gestão, o executivo diz aplicar os mesmos princípios que segue fora da cadeira de CEO, como corredor.

“O meu modelo de gestão é de muita disciplina e dedicação ao planejamento.”

Além disso, destaca a valorização dos profissionais da própria empresa, dando oportunidades de crescimento. Mas, segundo o executivo, “tem que acreditar no propósito, tem que ter paixão”. “Se você não vem com paixão, não perca seu tempo”, afirma.

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