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Magazine Luiza Day: Foco na plataforma multicanal

A Magazine Luiza realizou hoje seu Investor Day anual. Com tom otimista e foco na plataforma multicanal (marketplace), a empresa apresentou a evolução das iniciativas já implementadas e iniciativas lançadas para acelerar 2019: (1) Magalu Pagamentos; (2) Marketplace em loja e (3) Magalu Entregas, com lançamento de entrega a partir da loja no mesmo dia (compras até meio dia, recebimento até meia noite). 2016 a 2018 foi o ciclo da multicanalidade, agora inicia-se um novo ciclo com foco no marketplace.

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Magazine Luiza Day: Foco na plataforma multicanal

A Magazine Luiza realizou hoje seu Investor Day anual. Com tom otimista e foco na plataforma multicanal (marketplace), a empresa apresentou a evolução das iniciativas já implementadas e iniciativas lançadas para acelerar 2019: (1) Magalu Pagamentos; (2) Marketplace em loja e (3) Magalu Entregas, com lançamento de entrega a partir da loja no mesmo dia (compras até meio dia, recebimento até meia noite). 2016 a 2018 foi o ciclo da multicanalidade, agora inicia-se um novo ciclo com foco no marketplace.

Principais destaques:

Marketplace: Apesar de ainda recente, o marketplace já representa 13% das vendas online e o foco da Magazine Luiza está em expandi-lo, também nas lojas físicas (já disponibilizado para alguns sellers). O investimento não seria significativo devido à base física já existente, segundo a empresa. Além disso, não há limitação operacional para integração de sellers (vendedores) na plataforma, que atualmente conta com mais de 3 mil. Por fim, a Magazine Luiza anunciou hoje a aquisição da Softbox, empresa de tecnologia que oferece soluções para empresas de varejo e indústria de bens de consumo que desejam vender digitalmente ao consumidor final.

E-commerce (36% das vendas totais): Ganho de participação no e-commerce foi de 8p.p. para 14% no 3T18. Além de novos clientes, o número de clientes ativos aumentou significativamente (+62% de clientes novos; +79% de clientes ativos; +48% clientes reativados no último ano). Com a entrada no marketplace, a frequência de compra aumentou 25%, principalmente com maior sortimento de produtos. Além disso, o cartão Luiza e a estratégia logística tem forte contribuição para as vendas, com a conversão sendo positivamente impactada pela redução nos dias de entrega.

Logística: A entrega expressa foi lançada ano passado e atualmente 30% das entregas já acontecem em 2 dias. A empresa lançou a entrega a partir da loja – compre até meio dia e receba até meia noite, compre até meia noite e receba até meio dia -, que está presente em 10 lojas e funciona para um raio de 7km, produtos até 10kg. O Magalu Entregas possui atualmente 20 sellers integrados e a empresa tem como objetivo expandi-lo ano que vem. A Logbee (empresa de tecnologia logística adquirida pela Magazine Luiza) retira o produto do centro de distribuição do seller – se for em São Paulo, entrega na casa do cliente. Segundo a Magazine Luiza, a empresa já possui infraestrutura para suportar o crescimento do marketplace, precisando apenas reconfigurar o processo potencialmente e aumentar a malha, que já é facilmente escalada. A empresa também pretende fornecer armazenagem de estoque para sellers, mas não passaram detalhes.

Magalu Pagamentos: Plataforma de subadquirência lançada em outubro de 2018, que permite: (1) antecipação de recebíveis; (2) liquidação em uma conta digital e (3) redução de custos de taxa de adquirência. A plataforma ainda não possui carteira digital, como outras empresas tem feito. De acordo com a Magazine Luiza, solução de pagamentos é um componente importante mas há outros serviços além de carteira ou conta digital. Para saber mais sobre esse tema, acesse nosso Guia de Pagamentos e Varejo – Meios de Pagamento: Por que novas empresas, incluindo as varejistas, estão de olho nesse setor?

Temos recomendação neutra para as ações da Magazine Luiza, com preço-alvo de R$150/ação. 

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