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Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Grupo Uni.co; Marcas únicas se juntam ao portfolio

Lojas Americanas anunciou, em 20 de abril, a aquisição do Grupo Uni.co, dono da das marcas Puket, imaginarium e MinD. Veja nossa visão sobre a aquisição e os riscos da operação.

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Aquisição traz nova avenida de crescimento e verticais de categorias

A Lojas Americanas anunciou na noite dessa terça-feira (20/04) que adquiriu 70% das ações do Grupo Uni.co, dono das marcas Puket, imaginarium, MinD e Lovebrands. O acordo também prevê a aquisição do restante das ações (30%) em 3 anos, em uma faixa de valor pré-definida e de acordo com a performance do plano de negócios. O valor da transação não foi divulgado, porém estimamos algo em torno de R$250 milhões (ou 0,5% do valor de mercado total da companhia). A transação ainda precisa ser aprovada pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), o que esperamos que demore em torno de 1 a 2 meses.

Vemos a aquisição como positiva uma vez que:

  • O Grupo agrega novas categorias no portfolio da Americanas através de marcas muito fortes ("top of mind") e líderes nos segmentos em que atuam (Puket em moda infantil e imaginarium em presentes);
  • Expertise em desenvolvimento de produtos, com 55% dos produtos imaginarium e 100% dos produtos Puket sendo desenvolvidos internamente, pode alavancar o desenvolvimento das marcas próprias da Americanas;
  • Vemos potencial de crescimento orgânico, dado a baixa penetração nas categorias de atuação (estimamos uma participação de mercado em torno de 4% para Puket e 1% para imaginarium), além da possibilidade de desenvolvimento de novas categorias dentro das próprias marcas (ex: linha escolar dentro da Puket e linha geek ou mochilas/bolsas dentro da Imaginarium);
  • A Lojas Americanas deve alavancar a atuação do Grupo no canal digital, compartilhando sua expertise e também seu marketplace, enquanto o Grupo agrega vendedores e categorias à plataforma da Americanas;
  • Os principais executivos da companhia permanecerão no negócio, gerindo a operação e contribuindo com seus conhecimentos em outras oportunidades. Um exemplo é o CEO do Grupo Uni.co, Wellington Santos, que possui experiência em consultoria (Viságio), tendo atuado em um projeto de profissionalização do Grupo Soma - que vemos como referência em termos de construção bem sucedida de uma plataforma de marcas; e
  • Estimamos que o valor pago pela companhia seja pouco material para o balanço da Americanas (abaixo de 0,1x Dívida Líquida/EBITDA), enquanto entendemos que há potenciais riscos positivos advindos da aquisição como a retomada da economia (maior parte das lojas localizadas em shoppings e imaginarium atuando em uma categoria muito relacionada à comemorações), entrada em novas categorias organicamente e anúncios de M&A para reforçarem o portfolio de marcas nessa frente.

Ainda, a aquisição reforça a vertente de atuação da companhia através de franquias, hoje focada apenas em lojas de conveniência, sob a marca Americanas Local ou BR Mania (veja mais detalhes sobre essa parceria aqui). Mantemos nossa recomendação de Compra para LAME4 e preço alvo de R$36,0 por ação.

Entendendo os riscos

Vemos três principais riscos com a operação:

  • Aumento da complexidade da operação, uma vez que a companhia terá mais marcas com modelos e públicos diferentes para gerir, enquanto a Imaginarium estava passando por uma reestruturação da sua operação, que ainda precisa ser provada;
  • Retenção de talentos, dado que a transação não envolverá uma parte em ações, vemos um risco em relação à retenção dos talentos por trás da operação, principalmente na parte criativa (Diretores de marca);
  • Entrada em moda traz risco de coleção, com a entrada no segmento de moda através de uma marca própria. No entanto, a atuação no segmento infantil, de pijamas e com uma marca muito forte mitiga esse risco, na nossa visão.

Quem é o Grupo Uni.co?

O Grupo Uni.co possui três marcas principais, vistas como “love brands” (ou “marcas amadas”), sendo elas: Puket, imaginarium e MinD. A companhia possui mais de 1,8 milhão de clientes ativos e opera no canal físico com 445 franquias e 2,800 pontos de venda multimarcas em todos os estados brasileiros. Um diferencial importante da companhia é sua presença na China com um escritório próprio desde 2010, o que garante um acesso mais rápido à inovação e uma relacionamento muito mais próximo com os fornecedores. Além disso, a empresa opera três websites proprietários de e-commerce, além do marketplace “Nossos Crushes” (dentro do ecommerce da imaginarium). Destacamos o alto engajamento dos consumidores com as marcas no canal digital, em níveis similares a grandes players do setor de moda:

Engajamento dos consumidores no canal digital

Fonte: XP Investimentos, Companhia

Saiba mais sobre as marcas do Grupo Uni.co:

Puket (52% das receitas): Fundada em 1998, a Puket é uma marca de vestuário a acessórios voltado para todas as idades, porém com maior presença no público feminino infantil. Ao final do 3T20, a Puket contava com 172 franquias e um ticket médio de R$ 179. Além disso, a marca possui cerca de 2,5 mil tipos diferentes de produtos (SKUs) com as principais categorias sendo pijamas (34% da receita); meias (20%); acessórios (27%); lingerie (8%) e praia (8%).

imaginarium (47% das receitas): Marca focada em produtos de design inovador e com grande capacidade de desenvolvimento de novos SKUs.  Ao final do 3T20, a Imaginarium contava com 172 franquias e um ticket médio de R$ 145. Além disso, a marca possui cerca de 1 mil tipos diferentes de produtos (SKUs) com as principais categorias sendo comes e bebes (29% da receita); casa e decoração (25%); uso pessoal (20%); bolsas e mochilas (19%) e itens tech (6%).

Você sabia? O Grupo Uni.co atua através de diversas collabs, parcerias e licenciamentos com grandes marcas multinacionais como Disney, Nespresso e Warner para o desenvolvimento dos seus produtos. Nesse ponto trazemos dois dados interessantes: (i) a companhia foi a única empresa com quem a Nespresso fez uma collab de máquina de café; e (ii) a companhia foi um destaque dentre todos licenciamentos globalmente de marca Harry Potter, da Warner, devido à sua criatividade no desenvolvimento dos produtos. Inclusive, a companhia foi convidada para ir até a sede da Warner na Califórnia para compartilhar melhores práticas com o time americano.

MinD (1% das receitas): Fundada em 2014, a MinD é focada na categoria de decoração com grande capacidade de lançamento de novos produtos. Atualmente, a marca atua 100% através dos canais digitais. Ao final do 3T20, a MinD contava com ticket médio de R$ 230.  

O Grupo Uni.co tentou realizar um IPO ao final de 2020, sendo que os recursos seriam utilizados para: (i) amortização de dívidas, (ii) fusões e aquisições (M&A), e (iii) investimentos em tecnologia e multicanalidade. Abaixo, alguns destaques financeiros da empresa disponíveis em seu prospecto preliminar.

Principais métricas financeiras

Fonte: CVM, Companhia

Exposição geográfica: Nacional, mas ainda muito concentrada no Sul/Sudeste

Fonte: XP Investimentos, Companhia *Mini lojas são áreas exclusivas destinadas às marcas dentro de multimarcas

Modelo de negócios: Uma plataforma de marcas

Fonte: XP Investimentos, Companhia

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