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Embraer (EMBR3) planeja voltar a pagar dividendos em 2025, diz CEO

Francisco Gomes Neto foi o convidado do Expert Talks CEOs desta quinta-feira

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Em meio a um cenário desafiador, a fabricante de aviões Embraer (EMBR3) tem sido um dos destaques entre as ações brasileiras, com alta de cerca de 95% desde o início do ano. Com perspectivas positivas, a empresa planeja voltar a pagar dividendos a partir do ano que vem, segundo informou o CEO Francisco Gomes Neto em sua participação no Expert Talks CEOs desta quinta-feira (1°). A última distribuição de dividendos da companhia foi referente a 2018.

Em conversa com o estrategista-chefe da XP e head do Research, Fernando Ferreira, e o head do setor de Bens de Capital, Lucas Laghi, o executivo falou sobre os planos da Embraer, as áreas de destaque e contou como é comandar uma das maiores companhias de jatos comerciais do mundo.

De passageiro a CEO

Gomes Neto passou a maior parte da carreira no setor automotivo, com passagem também no mercado ferroviário. Quando recebeu o convite para liderar a Embraer, em 2019, trabalhava na Marcopolo (POMO4). Segundo ele, apesar de estar feliz na empresa, focada em soluções de passageiros para transporte coletivo, “foi um convite difícil de recusar”.

“Minha experiência em aviação era de passageiro”, afirma. No entanto, sua atuação em empresas anteriores o ajudou a passar pelo período de pandemia de Covid-19, que coincidiu com seus primeiros meses na companhia. “Eu vim de gerenciar várias crises no passado, uma delas foi a do Lehman Brothers.”

A cadeia de suprimentos foi bastante impactada pela pandemia. O setor aeroespacial sofre até hoje com a falta de componentes. Segundo ele, a Embraer está recuperada, mas, em relação à cadeia de suprimentos, o CEO vê um ano de 2025 “ainda difícil”, embora melhor do que 2024. “A indústria, a cada ano, está demandando mais peças”, diz. “Vejo uma normalização da cadeia mais para 2026, 2027.”

145 milhões de passageiros por ano

A Embraer tem quatro linhas de negócio principais: aviação comercial; aviação executiva; defesa e segurança; e serviço e suporte. “As quatro unidades são lucrativas e têm uma ótima perspectiva de crescimento para os próximos anos”, afirma o CEO.

Porém, o executivo destaca que “não tem vida fácil para a Embraer”, já que os concorrentes são fortes em todas as áreas. Para se destacar, a empresa precisa estar sempre inovando.  “A Embraer nunca copia um avião, ela desenha o avião do zero, pensando em como atender melhor o cliente, ter a melhor performance”, diz Gomes Neto.

Criada em 1969, a empresa é hoje a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo e transporta cerca de 145 milhões de passageiros por ano.

Próximos passos

Atualmente, a Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos. De acordo com o CEO, a empresa não tem “planos concretos” de fazer um avião maior, estando focada em vender as aeronaves que já possui. “O plano é crescer com o E2 e com os demais produtos”, diz.

Ele afirma que os aviões executivos “estão vendendo muito bem”. “Estamos com os slots de produção praticamente fechados até o final de 2026.” A expectativa é chegar a 2023 sendo uma empresa de US$ 10 bilhões de receita.

Dividendos e investimentos

Como os ciclos de investimento na indústria aeroespacial são longos, acreditamos que agora é a hora de a Embraer dar frutos de seu período passado de alocação intensiva de capital. Mas, e agora, o que serão feitos dos frutos? Segundo o CEO, esse período se deve ao amadurecimento dos produtos e uma empresa mais eficiente.

A Embraer planeja retomar o pagamento de dividendos em 2025. “Acho que esse ano a gente acaba com os prejuízos acumulados, então a partir do ano que vem a gente planeja voltar a pagar dividendos", afirma Gomes Neto.

Gestão fluida

Durante o Expert Talks CEOs, o executivo contou também um pouco sobre sua rotina, que começa cedo, lá pelas 5h30. Para ele, a gestão “tem que ser fluida”. “Tenho que conseguir as coisas com as pessoas. É fazer o básico bem-feito, de um jeito simples.”

Vale a pena investir nas ações da Embraer?

No último mês de maio, atualizamos nossas estimativas para a Embraer e rebaixamos nossa recomendação para Neutra, por um nível de valuation assimétrico para o lado negativo. “Embora a Embraer pareça mais barata em relação aos pares do setor aeroespacial à primeira vista, acreditamos que isso se deva ao seu perfil diferente de ROIC-WACC/crescimento, o que justifica um nível de desconto atual, em nossa visão”, destacamos em relatório.

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