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“Queria fazer uma disrupção”, diz Edgard Corona, CEO da Smart Fit

No Expert Talks CEOs, o executivo falou sobre a operação da empresa, hoje presente em 14 países da América Latina; assista

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Ele diz não perder um dia de treino. “Se eu for dormir 3h da manhã, 6h da manhã eu ‘tô’ treinando”. Em conversa com Fernando Ferreira, estrategista-chefe da XP, e Danniela Eiger, head de Varejo e co-head de Equity Research, o fundador e CEO da Smart Fit (SMFT3), Edgard Corona, contou um pouco de sua história e de como começou a rede de academias, hoje presente em 14 países da América Latina. Assista abaixo no Expert Talks CEOs:

Apesar de sempre ter gostado de atividade física, Corona começou a empreender em outro setor. Aluno de engenharia química, seu primeiro negócio, segundo ele, foi uma confecção de roupas.

“A gente começou a confeccionar, mas dependia do bom humor do estilista”, lembra. Com dinheiro emprestado, abriu lojas em shopping até vendê-las para trabalhar com a empresa da família, uma usina de açúcar no interior de São Paulo.

A primeira empreitada no ramo de academias, em 1996, com uma unidade da Bio Ritmo em Santo Amaro, em São Paulo, não deu certo de cara. “A primeira academia foi uma somatória de erros. Tudo que tinha pra fazer de errado nesse lugar nós fizemos."

Após um acidente de esqui, Corona passou um período tendo de fazer de 4 a 5 horas por dia de fisioterapia. Segundo ele, isso o fez ver que havia algo a ser consertado na academia. "Tornei meu hobby minha dor de cabeça". “Quando a gente conseguiu corrigir, em 2008, começou a dar muito dinheiro, e o Metrô veio e desapropriou [a loja]”. Porém, o resultado, para ele, foi positivo: “Entendemos o que estava errado”.

Nessa época, a operação da Bio Ritmo estava “muito rentável”, mas Corona queria mais. “Queria provocar uma coisa diferente, queria fazer uma disrupção”, afirma o empresário. Foi quando trouxe um modelo encontrado nos Estados Unidos, focado em unidades menores.

Mensalidade a R$ 49

As primeiras unidades da Smart Fit surgiram em 2009, com a proposta de oferecer, principalmente, musculação, com mensalidade a partir de R$ 49. Hoje, de acordo com a empresa, o número total de academias do grupo (inclui Bio Ritmo, O2 e Studios) passa de 1.240 unidades, próprias e franqueadas, e 4,2 milhões de clientes.

Segundo Corona, o “core” do negócio é a musculação, mas o grupo aposta também em outros tipos de treinos para crescer, como as aulas de alta intensidade e pilates, que deve entrar na programação em breve.

“O pessoal entendeu que o exercício pra você ser longevo e ter qualidade de vida não é uma esteira. É você fortalecer seus músculos."

Edgard Corona

Além da maior adoção dos exercícios na rotina das pessoas, o executivo destaca a experiência no negócio e o planejamento como fatores de sucesso no setor. “A gente tem uma ‘wish list’ de todos os bairros que a gente quer estar na América Latina e a estimativa de quantos alunos a gente tem em cada unidade que for montar”.

“Tem que rodar, visitar, perguntar”

Segundo o CEO da Smart Fit, estar presente nas unidades do grupo ajuda a manter o sucesso dos negócios. “Quando a gente visita a loja, a gente visita tudo”, diz.

“O ambiente de negócios na América Latina não é um ambiente simples. É inóspito. Um monte de imposto, um monte de burocracia, tudo. Se esse cara tá sobrevivendo bem, tem aprendizado. Então a gente entra na loja, visita, conversa, pergunta, né. Sempre sai um insight. O único lugar que a gente não deveria ficar é no escritório. Tem que rodar, visitar, perguntar”, afirma ele.

E como empreender?

Para quem pensa em começar a empreender agora, Corona afirma que “a execução é mais importante que a ideia”. O empresário aconselha ter persistência, além de “nunca entrar com caixa curto”.

“Tem que ter uma reserva para os momentos de chuva, para você poder corrigir sua rota, que nem a gente. Se Santo Amaro fosse o único cacife que eu tinha, certamente tinha parado lá”, diz ele, lembrando de sua primeira academia.

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