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B2W (BTOW3) e Lojas Americanas (LAME4): Três principais destaques da reunião com investidores; Positivo

Veja abaixo os principais destaques da reunião anual com investidores organizada conjuntamente pela Lojas Americanas e pela B2W. O evento contou com a participação de Miguel Gutierrez (CEO da Lojas Americanas), Marcio Cruz (CEO da B2W), além de outros membros da diretoria da empresa.

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Na sexta-feira (06 de dezembro) participamos da reunião anual com investidores organizada conjuntamente pela Lojas Americanas e pela B2W. O evento contou com a participação de Miguel Gutierrez (CEO da Lojas Americanas), Marcio Cruz (CEO da B2W), além de outros membros da diretoria da empresa, como Timotheo Barros (presidente da Let’s) e Anna Saicali (presidente da IF).

Nossa visão: Positiva. As apresentações mostraram maior clareza em relação ao plano de crescimento de ambas as empresas, além de terem detalhado as iniciativas associadas à integração dos negócios físico e online em uma plataforma multi-canal – o que foi bem recebido pelos investidores (LAME4 +7% e BTOW3 +3% na sexta-feira). Além disso, vale também ressaltar o impacto positivo que o evento teve em relação à governança, dado que poucas foram as oportunidades em que a maioria dos investidores (e nós) teve a chance de discutir o plano estratégico das empresas com alguns dos executivos-chave presentes no evento.

Entretanto, do lado negativo, as empresas não compartilharam detalhes em relação aos investimentos associados às iniciativas de crescimento, o que limita a visibilidade em relação à perspectiva de geração de caixa do grupo. Sendo assim, continuamos vendo um risco-retorno mais atrativo em outras ações da nossa cobertura.

Nas nossas estimativas, o múltiplo P/L implícito em 2020 da operação de varejo físico da Lojas Americanas está em 29x (cerca de 20% acima da média da nossa cobertura de varejo, apesar do crescimento menor) e a B2W também já negocia em um múltiplo EV/GMV (vendas online totais) de 1,2x no final de 2020 (achamos que um patamar mais justo seja 1,0x). Dessa forma, mantemos a nossa recomendação Neutra para as ações da Lojas Americanas (LAME4) e da B2W (BTOW3).


As empresas consolidaram os 10 principais destaques da reunião (veja figura abaixo). Com base neles, nós exploramos com mais detalhes os três pontos que mais chamaram a nossa atenção:

#1. Novos planos de crescimento acima da nossa expectativa

Ambas as empresas divulgaram seus respectivos planos de crescimento para os próximos três anos:

  • A Lojas Americanas espera crescer as vendas no varejo físico em 40% entre 2019 e 2022, sem se comprometer com uma quebra específica entre a contribuição de crescimento de vendas mesmas lojas e de expansão de área. Esse crescimento se compara com a nossa estimativa de 31% no mesmo período, o que implica em um crescimento médio anual cerca de 2,5p.p menor do que aquele sugerido pelo plano da empresa.
  • A B2W espera no mínimo dobrar as vendas totais online (GMV) até 2022. A evolução se compara com a nossa projeção de 88% de crescimento no período, o que também implica em uma taxa média de crescimento anual cerca de 2,5p.p menor do que aquela implícita no plano da companhia. Vale ressaltar que o grupo (LAME e B2W) espera atingir 46 milhões de usuários ativos em 2022 (hoje em 38 milhões).

#2. Lançamento de um novo formato de loja: Loja Digital

  • A Lojas Americanas anunciou o lançamento da Loja Digital, um formato reduzido (~70m²), com foco em eletrônicos (~70% do mix de produtos) e que poderá ser usado como pontos estratégicos (hubs) para entrega de produtos vendidos online (last-mile/retira-loja). Além de aumentar a integração multi-canal em grandes centros (aspecto que, na nossa visão, a empresa vem explorando com mais força apenas nos últimos 12 meses), o novo formato também aumenta o potencial de novas aberturas em regiões de menor densidade populacional.
  • Entretanto, ressaltamos que a empresa não divulgou maiores detalhes em relação às métricas operacionais da nova loja e nem o quanto ela poderia contribuir para o plano de crescimento da companhia.

#3. Ame (Pagamentos): Desempenho na Black Friday e lançamento do Ame Pro

  • Segundo a companhia, a Ame (carteira digital da B2W) processou R$ 800 milhões em pagamentos (TPV) durante a Black Friday – ou seja, mais da metade das compras feitas nos sites da B2W no evento foram realizadas via Ame, considerando o market share da B2W na data (de quinta a sábado) de aproximadamente de ~40% (em relação aos R$ 3,2 bilhões, segundo o e-Bit).
  • Além disso, a B2W também anunciou o lançamento da Ame Pro, uma plataforma mobile que combina serviços de PDV (ponto de venda) e ERP (gestão integrada). Inicialmente, o foco será a venda para a própria base de vendedores (sellers) da companhia, mas posteriormente será também oferecida para outros varejistas (online e offline).
Lojas Americanas e B2W: Destaques da Reunião Anual com Investidores

Para mais detalhes, acesse aqui nossas teses de investimento da B2W e das Lojas Americanas.

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