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Alpargatas (ALPA4): Resultados melhores no 1T24

A Alpargatas (ALPA4) reportou seus resultados do 1T24. Veja nossa visão no relatório.

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Operações no Brasil normalizadas, enquanto foco na eficiência entrega margens melhores e fluxo de caixa positivo

A Alpargatas reportou resultados melhores no 1T, com um aumento do EBITDA impulsionado pelo controle nas despesas de vendas, gerais e administrativas e margem bruta melhor nas operações internacionais.

As vendas líquidas consolidadas aumentaram 3% a/a, uma vez que a recuperação dos volumes do Brasil (+12%) compensou a dinâmica de volume ainda fraca no exterior (-9% a/a.), especialmente nos EUA (-20%) e Europa (-10%), embora esta última tenha tido melhorias logísticas.

A rentabilidade foi um destaque, especialmente no Brasil, já que a margem bruta consolidada expandiu 0,26 p.p a/a, com o Brasil subindo 0,50 p.p com CPV/par melhor devido à eficiências da fábrica e menores custos com matéria-prima, embora ainda atingido por baixas de estoque (R$ 14 milhões) e contingências de mão de obra relacionadas a demissões de fábricas em 2023 (R$ 16 milhões). Excluindo ambos os efeitos, o margem bruta normalizada do Brasil seria de 45%, um aumento de 0,90 p.p a/a e praticamente no mesmo nível do 1T21. Quanto ao EBITDA, ambas as operações apresentaram números positivos, com o Brasil se destacando por se beneficiar da alavancagem operacional e menores despesas fixas relacionadas ao programa Orçamento Base Zero da companhia, atingindo um EBITDA normalizado de 18% (ligeiramente abaixo do 1T21), apesar de volumes muito menores. Por fim, a companhia registrou o primeiro lucro líquido desde o 3T22, de R$ 25 milhões, enquanto a geração de caixa foi outro destaque, em R$ 260 milhões, pelo controle de CAPEX e melhores dinâmicas decapital de giro, principalmente estoques (-34 dias a/a) e recebíveis (-7 dias).

Em relação à Rothy’s, as vendas líquidas cresceram 10% a/a, sustentadas pelos lançamentos de produtos, com evolução positiva na margem bruta, alta de 0,70 p.p a/a na otimização de custos e menores custos de frete/distribuição, embora com o EBITDA ainda em terreno negativo (-R$ 1,5 milhão), apesar das menores despesas de marketing (-16%).

Interessante notar: i) O trimestre confirmou a normalização dos estoques do canal, com sell-out ligeiramente em alta (+1%), com DTC e varejo alimentar sendo compensados por um canal especializado ainda fragilizado, e sell-in subindo 12%; ii) A empresa mapeou oportunidades de eficiência e simplificação de negócios que começaram a ser implementadas a partir de Abril; iii) As iniciativas de otimização de custos e despesas parecem recorrentes até o momento, embora parte da economia deva ser investida em marketing das operações principais para suportar crescimento do volume e das vendas; vi) A implementação da nova estratégia de canais dos EUA ainda está em estágios iniciais; e v) A alavancagem reverteu a tendência de alta de 2023, atingindo 1,1x ND/EBITDA (ou 0,7x excluindo baixas contábeis), vs. 2,6-1,6x, respectivamente, no trimestre anterior.

Tabela de comparação: Estimativas vs. Resultados Divulgados

A companhia irá fazer sua conferência de resultados amanhã às 9h (link)

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