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AmBev (ABEV3): Feedback da conferência com os gestores da Companhia

Saímos da reunião com nossa visão positiva reiterada, apesar do cenário desafiador

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Realizamos uma videoconferência que reuniu Jean Jereissati (CEO da AmBev), Lucas Lira (CFO da AmBev) e diversos investidores no dia 8 de março. Os principais destaques foram: (i) 2022 será um ano de alta volatilidade; (ii) o plano estratégico elaborado em 2019 continua conforme planejado, apesar da pandemia de covid-19 e da crise Rússia/Ucrânia; (iii) a empresa está confortável em relação à segurança de seu fornecimento de insumos; (iv) A estratégia de M&A será mais orientada por tecnologia e sinergias do que por portfólio; e (v) a recuperação do Brasil deve ser o principal impulsionador do crescimento orgânico do EBITDA em 2022, mas também há um momento positivo em outras geografias. Apesar de um 2022 desafiador, tanto do ponto de vista de custos quanto do cenário macro brasileiro, saímos da reunião com nossa visão positiva sobre a AmBev reiterada, pois acreditamos que uma nova AmBev surgiu após a pior crise de todos os tempos, aumentando sua vantagem sobre os pares, por isso restabelecemos nossa classificação de compra em ABEV3.

2022 deve ser um ano de volatilidade

A alta administração reiterou sua visão de que 2022 será um ano de alta volatilidade, não apenas na perspectiva negativa devido às pressões de custos causadas pela crise Rússia/Ucrânia e efeitos residuais da pandemia, mas também na perspectiva positiva, pois o Brasil terá dois “meio-carnavais” em várias capitais brasileiras e também uma Copa do Mundo de futebol no final do ano, eventos que acontecem fora de suas datas tradicionais e costumam impulsionar as vendas da AmBev.

O plano estratégico continua conforme planejado

O plano estratégico de 10 anos elaborado em 2019 pela AmBev continua no caminho certo, apesar de toda a volatilidade trazida pela pandemia e pela atual crise Rússia/Ucrânia, segundo Jereissati. Além disso, as três principais jogadas estratégicas de longo prazo para os próximos anos serão (i) o reequilíbrio do portfólio para abordar oportunidades de crescimento futuro impulsionadas principalmente pela inovação, como exemplo do ramp up do segmento core-plus no Brasil com a Brahma Duplo Malte e mais recentemente Spaten; (ii) tornar-se omnichannel impulsionado principalmente pelo Zé Delivery e; (iii) ampliação da plataforma BEEs, pois a AmBev mudou a forma de se conectar com seus clientes. A empresa vê um grande caminho de crescimento para os BEEs, primeiro aumentando os serviços para terceiros (third parties) e depois indo para o 3PL. Na visão da empresa, depois de acertos em logística, os BEEs podem chegar a 1,0-1,2 milhão de clientes, pois até mesmo os pequenos varejistas podem baixar a plataforma. A AmBev já anunciou uma parceria com a BRF (BRFS3) e está prestes a anunciar mais uma importante parceria, segundo o Sr. Jereissati.

O fornecimento de insumos está seguro

Apesar de assumir que as pressões de custos são uma preocupação bem merecida, a política de hedge da AmBev dá à empresa previsibilidade e tempo para reagir em um ambiente de alta volatilidade, de acordo com os gestores, então a empresa acredita que atingirá seu guidance de aumento de custo caixa de 16%-19% em 2022. Além disso, a AmBev acredita que está melhor posicionada do que os concorrentes para enfrentar a situação atual, pois a empresa está mais verticalizada e a maior parte do seu fornecimento de insumos está no Brasil e na Argentina. Por fim, a AmBev espera que a recuperação do canal on-trade, juntamente com um melhor mix de vendas, ajude a compensar as pressões de custos mais altas e, portanto, ajude a empresa a atingir o guidance em 2022.

Estratégia de M&A voltada para tecnologia e sinergias

A AmBev costumava ter uma estratégia de M&A com foco em regiões onde a empresa não tinha presença, como a aquisição da Quilmes na Argentina. Após a aquisição da ZX Ventures, a empresa passou a focar em casos de crescimento específicos, como a aquisição da Colorado em 2015. Agora, a AmBev seguirá uma estratégia de M&A orientada por capacidade e tecnologia, pois a empresa acredita que pode levar o que essas empresas construíram a um novo patamar, aproveitando e alavancando as capacidades destes negócios na a AmBev, como a recente aquisição da Menu.com.

Brasil deve ser o principal driver para crescimento orgânico de EBITDA em 2022

Apesar da perspectiva positiva para grande parte das outras BUs da AmBev, a maior mudança para 2022 na visão da administração é a recuperação do Brasil, que deve se traduzir no retorno do crescimento orgânico do EBITDA em 2022. Para LAS, a administração vê em Chile e Paraguai um bom desempenho, embora a Argentina ainda esteja atrasada. A Bolívia se recuperou em 2021, mas a AmBev espera que 2022 seja o ano de consolidação da recuperação no país. O Canadá deve continuar a apresentar desempenho “semelhante ao Canadá”, pois a administração não espera que o país seja como um mercado emergente de bebidas. Por fim, a AmBev espera que uma combinação de mais capacidade na República Dominicana, juntamente com um mix mais premium e o bom momentum de Panamá e da Guatemala, seja traduzido em crescimento orgânico do EBITDA no CAC em 2022.

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