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AmBev (ABEV3): resultados construtivos e levemente acima das nossas estimativas no 1T22

Cerveja BR, BR NAB, LAS levement acima; CAC em linha, enquanto Canadá abaixo; Números encorajadores de BEEs e Zé Delivery

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Apesar da inflação global persistente ter sido um obstáculo para as margens, como esperado, uma estratégia comercial consistente (baseada em premiumização, inovação e iniciativas digitais) em todas as unidades da AmBev, juntamente com a recuperação do consumo fora de casa no Brasil, ajudou a empresa a compensar um janeiro fraco e, portanto, entregar um forte aumento de receita líquida/hl juntamente com volumes mais altos A/A. A receita líquida foi de R$ 18,4 bilhões (+11% A/A e +4% vs. XPe), enquanto o EBITDA ajustado foi de R$ 5,5 bilhões (+4% A/A e +10% vs. XPe). Esperamos um ano desafiador pela frente, pois prevemos que as pressões de custos em geral e a inflação persistente continuarão afetando negativamente as margens. No entanto, continuamos otimistas e impressionados com a rapidez com que uma empresa de mais de 100 anos conseguiu mudar durante a pior crise de todos os tempos. Esperamos que a AmBev continue ampliando suas vantagens competitivas, principalmente na frente comercial e, portanto, continue superando seus concorrentes. Assim, reiteramos nossa recomendação de Compra e Preço-alvo de R$ 18,8/ação em AmBev.

Cerveja Brasil

O volume ficou em linha com nossa projeção (+2% A/A e +4% vs. XPe), pois já esperávamos uma pressão baixista no consumo devido ao fraco desempenho da indústria principalmente em janeiro e fevereiro devido ao avanço da variante Omicron. A empresa continuou a entregar um forte aumento de receita líquida/hl de 11% A/A (+1% vs. XPe), uma vez que o portfólio premium cresceu fortemente e a estratégia de garrafas RGB (garrafas de vidro retornáveis) continuou a ganhar força com a recuperação do canal on-trade (bares e restaurantes). A Receita Líquida foi de R$ 8,1 bilhões (+14% A/A e +5% vs. XPe). Apesar dos aumentos de preços, as pressões de custos acima mencionadas levaram as margens bruta e EBITDA adj. a caírem 410bps e 260bps A/A, respectivamente, em linha com nossas estimativas.

Para 2022, a empresa reiterou seu guidance de aumento no CPV entre 16-19%, enquanto a taxa de câmbio média está em R$ 5,39/USD, acima do mercado spot atual. Como o volume não é mais uma variável estratégica, estamos ansiosos para ver como as margens podem melhorar à medida que a dinâmica do canal on-trade for retomada, juntamente com o impacto positivo dos BEEs atingindo 90% da base de consumidores.

Brasil NAB

O BZ NAB nos surpreendeu pelo lado positivo e foi o maior erro em nossas estimativas, com receita líquida crescendo 36% A/A (+15% vs. XPe) devido ao maior volume (+17% A/A) e preços (+17% A/A ) impulsionado por uma melhor estratégia comercial suportada pelos BEEs e pelo portfólio premium. Portanto, lucro bruto e o EBITDA ajustado ficaram 20% e 5% acima de nossas estimativas, respectivamente, devido a pressões de custo abaixo do projetado.

Internacional

Para as BUs Internacionais, LAS foi o destaque superando todas as nossas estimativas mais uma vez, enquanto vimos CAC em linha e Canadá atrasado, relatando uma recuperação mais lenta do que esperávamos.

A receita líquida da LAS aumentou 10% A/A e ficou 3% acima de nossas estimativas, impulsionada pelo aumento consistente da receita líquida/hl (+7% A/A) e maiores volumes (+3% A/A). Devido a pressões de custos abaixo do estimado, o EBITDA ajustado ficou acima das nossas estimativas, em R$ 1,5 bilhão (+10% A/A e 16% vs. XPe).

Os resultados da CAC vieram em linha com nossas estimativas, relatando um aumento de receita líquida de 6% A/A (+3% vs XPe) impulsionado por um aumento consistente de receita líquida/hl (+11% A/A), embora os volumes tenham sido negativamente afetados por restrições na cadeia de suprimentos restrições (-5% A/A). O EBITDA ajustado foi de R$ 893 milhões, um pouco acima das nossas estimativas devido ao aumento de custos abaixo do previsto.

O Canadá foi o destaque negativo entre as BUs internacionais devido a uma indústria de cerveja fraca em janeiro e duras comparações fremte ao 1T21, que levaram os volumes a caírem 8% A/A, e a receita líquida/hl a aumentar timidamente 3% A/A. A receita líquida foi 5% menor A/A e também 5% menor do que estávamos projetando. As pressões de custo vieram mais altas do que estávamos estimando e, portanto, o EBITDA ajustado foi de R$ 417 milhões, representando uma queda de 25% A/A e 17% abaixo de nossas estimativas.

Transformação Digital

A Transformação Digital continuou evoluindo à medida que BEEs e Zé Delivery relataram números animadores. O BEEs já atingiu 90% dos clientes no Brasil, e o GMV anualizado atingiu cerca de R$ 1,2 bilhão. Além disso, a plataforma continuou sua expansão na Argentina, Paraguai e Panamá. Já representa 92% do faturamento da República Dominicana depois de ter atingido 99% dos clientes. No Panamá, representa 70% do faturamento em apenas seis meses, além de atingir 60% da receita líquida na Argentina e no Paraguai. Por fim, o Zé Delivery atendeu 16 milhões de pedidos no 1T22, mantendo o número de usuários ativos mensais em 4 milhões apesar da aceleração do canal on-trade.

Resultados de AmBev (ABEV3) no 1T22

Fonte: Dados da Companhia e XP Research
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