Análise Fundamentalista - Ações ECOR3

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Vale a pena investir nas ações de ECOR3?

Temos uma recomendação Neutra e preço-alvo de R$12,40/ação. Notamos dois destaques positivos da Ecorodovias: (i) como é o caso da CCR, vemos a Ecorodovias bem posicionada para se beneficiar de novos leilões (com seu balanço fortalecido após a conclusão de sua oferta subsequente de ações (folllow-on); e (ii) reequilíbrios financeiros resolvidos preliminarmente com o Estado de São Paulo. Enquanto mantemos uma perspectiva positiva para as concessões rodoviárias no Brasil à luz do forte pipeline de leilões, o nível mais caro de valuation da Ecorodovias nos impede de ter uma visão mais otimista (7,9% de TIR alavancada real, contra 10,0% da CCR).

  • Potencial adicional de valorização com novos projetos. Nossa recomendação Neutra da Ecorodovias (preço alvo ~5% de valorização) não inclui oportunidades de novos projeto. Nossa abordagem na análise de poder de fogo da companhia indica potencial para um aumento adicional de ~35% (valor criado) para o portfólio atual. Vemos a Ecorodovias bem posicionada para aproveitar os próximos projetos no pipeline do governo.
  • Follow-on como a etapa final de uma reestruturação corporativa. Em 31 de julho de 2020, a Ecorodovias anunciou uma reestruturação societária, que foi concluída com um aumento de capital em 22 de junho de 2021. Vemos isso como um fato positivo, dado: (i) injeção de capital provê maior flexibilidade de balanço (R$1.7 bilhão de oferta primária); (ii) oferta secundária de 20 milhões de ações (3% do total de ações) melhora a liquidez de ECOR3; e (iii) uma estrutura de governança corporativa mais simples (a rescisão do acordo de acionistas entre Gruppo Gavio e CR Almeida implica na unificação do controle societário da companhia ao grupo italiano).
  • Resolução de reequilíbrios financeiros preliminarmente anunciada. Vemos com bons olhos o fato de que a Ecorodovias alcançou oficialmente um acordo com o Governo do Estado de São Paulo para resolver um conjunto de desequilíbrios contratuais. Embora esse marco tenha demorado mais do que os investidores esperavam originalmente, reconhecemos (i) a conquista da negociação de vários desequilíbrios complexos (bem como a disputa judicial antiga de um contestado aditivo de 2006) e (ii) a percepção de segurança jurídica adicional para o setor (não apenas resolvendo os reequilíbrios devidos ao setor privado, mas eliminando uma disputa judicial duradoura).
  • Valuation (valorização limitada ao portfólio atual). Vemos a Ecorodovias sendo negociada com uma TIR alavancada real implícita de 7,9%, contra 4,1% dos títulos indexados à inflação de 10 anos no Brasil (contra 10,0% do CCR). Avaliamos a Ecorodovias em R$12,40/ação, o que implica um potencial de retorno total de 5% (incluindo dividend yield de 2021E de ~1%).
  • Tem interesse em conhecer mais sobre outras empresas do setor? Acesse aqui outras análises e teses de investimentos da XP:

Nossos principais conteúdos sobre ECOR3

Acesse o nosso último relatório mais completo sobre as ações de Ecorodovias aqui.

Últimos acontecimentos

CCR Vence o Leilão da Dutra (Leia aqui)

  • A CCR fez a oferta vencedora durante o processo de leilão da concessão da Dutra na última sexta-feira (o maior processo competitivo de concessões rodoviárias do mundo). Vemos o resultado positivo por três motivos (não só para a CCR, mas para o setor): (i) os competidores mostraram disciplina em seus lances, ao nosso ver, amenizando o risco de agressividade percebido por alguns investidores (Ecorodovias foi a segunda colocada); (ii) suporta as expectativas de crescimento por meio de novos projetos (ainda há um grande pipeline pela frente); e (iii) projetamos retornos razoáveis (TIR real desalavancada de 9,4% [12,6% após a alavancagem – R$740 milhões VPL, ou ~3% do valor de mercado da CCR]).

Analisando a Dutra; O Maior Leilão de Rodovia do Mundo (Leia aqui)

  • O maior processo competitivo de rodovias do mundo, a Dutra (atualmente uma concessão da CCR), está programada para ser leiloada pelo governo federal em 29 de outubro (R$14,8 bilhões em investimentos e 626km de extensão). Analisamos o projeto e concluímos que ele agregar valor para as empresas da cobertura (nossas análises de sensibilidade pré-leilão indicam um potencial de VPL inicial de ~R$1,4-1,8 bilhões [~7% e ~26% do valor de mercado atual da CCR e da Ecorodovias, respectivamente]). As propostas foram apresentadas na manhã desta terça-feira e, apesar desse ser um ativo bastante desejado e conhecido, a competição estará limitada apenas à CCR e Ecorodovias (os únicos a apresentarem proposta).

Opinião sobre os resultados divulgados

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Como a Ecorodovias está posicionada no tema ESG?

Além da visão fundamentalista das ações por parte dos nossos analistas fundamentalistas, temos um time dedicado ao tema ESG que analisa diversas empresas com a visão sobre o tema. Embora vejamos um longo caminho ESG pela frente, reconhecemos positivamente as iniciativas da Fras-le dentro dessa agenda e esperamos que mais está por vir.

Clique aqui para acessar o relatório completo sobre a visão ESG da Ecorodovias

Quem é a Ecorodovias?

A Ecorodovias iniciou sua história em 1997 com a Primav Construções, do Grupo CR Almeida, empresa responsável por grandes projetos de infraestrutura no Brasil. A partir de 1998, foi firmada uma parceria estratégica com a empresa europeia Impregilo, do Grupo Impregilo S.p.A, maior construtora privada da Itália, vendendo sua participação na Ecorodovias em 2013.
Em maio de 2016, o Gruppo Gavio (um dos maiores conglomerados de infraestrutura da Itália) passou a fazer parte do grupo de acionistas controladores da Ecorodovias.
A empresa possui três divisões operacionais principais, com um considerável foco em concessões rodoviárias.

  • Rodovias: operação de 11 concessões rodoviárias (incluindo o leilão da BR-153, último ativo vencido pela Ecorodovias), interligando centros industriais de produção, consumo e turismo a quatro grandes portos do Brasil (Santos, Paranaguá, Vitória e Rio Grande );
  • Operação Portuária: compreende a concessão do Ecoporto, no porto de Santos, para movimentação de contêineres (com vencimento em 2023);
  • Divisão de Logística: representada pelo Ecopátio Cubatão, plataforma intermodal da empresa, considerado o principal pátio regulatório de caminhões do Porto de Santos.

Para mais detalhes institucionais sobre a companhia, acesse o site de relação com investidores da empresa aqui.

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A XP Investimentos se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste relatório ou seu conteúdo. A Avaliação Técnica e a Avaliação de Fundamentos seguem diferentes metodologias de análise. A Análise Técnica é executada seguindo conceitos como tendência, suporte, resistência, candles, volumes, médias móveis entre outros. Já a Análise Fundamentalista utiliza como informação os resultados divulgados pelas companhias emissoras e suas projeções. Desta forma, as opiniões dos Analistas Fundamentalistas, que buscam os melhores retornos dadas as condições de mercado, o cenário macroeconômico e os eventos específicos da empresa e do setor, podem divergir das opiniões dos Analistas Técnicos, que visam identificar os movimentos mais prováveis dos preços dos ativos, com utilização de “stops” para limitar as possíveis perdas. O investimento em ações é indicado para investidores de perfil moderado e agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos Ação é uma fração do capital de uma empresa que é negociada no mercado. É um título de renda variável, ou seja, um investimento no qual a rentabilidade não é preestabelecida, varia conforme as cotações de mercado. O investimento em ações é um investimento de alto risco e os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros e nenhuma declaração ou garantia, de forma expressa ou implícita, é feita neste material em relação a desempenhos. As condições de mercado, o cenário macroeconômico, os eventos específicos da empresa e do setor podem afetar o desempenho do investimento, podendo resultar até mesmo em significativas perdas patrimoniais. A duração recomendada para o investimento é de médio-longo prazo. Não há quaisquer garantias sobre o patrimônio do cliente neste tipo de produto. O investimento em opções é preferencialmente indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. No mercado de opções, são negociados direitos de compra ou venda de um bem por preço fixado em data futura, devendo o adquirente do direito negociado pagar um prêmio ao vendedor tal como num acordo seguro. As operações com esses derivativos são consideradas de risco muito alto por apresentarem altas relações de risco e retorno e algumas posições apresentarem a possibilidade de perdas superiores ao capital investido. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto. O investimento em termos é indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. São contratos para compra ou a venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado. O prazo do contrato a Termo é livremente escolhido pelos investidores, obedecendo o prazo mínimo de 16 dias e máximo de 999 dias corridos. O preço será o valor da ação adicionado de uma parcela correspondente aos juros – que são fixados livremente em mercado, em função do prazo do contrato. Toda transação a termo requer um depósito de garantia. Essas garantias são prestadas em duas formas: cobertura ou margem. O investimento em Mercados Futuros embute riscos de perdas patrimoniais significativos, e por isso é indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. Commodity é um objeto ou determinante de preço de um contrato futuro ou outro instrumento derivativo, podendo consubstanciar um índice, uma taxa, um valor mobiliário ou produto físico. É um investimento de risco muito alto, que contempla a possibilidade de oscilação de preço devido à utilização de alavancagem financeira. 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