O Emmy, premiação anual realizada todos os anos pela Television Academy, é o evento mais importante para a indústria da TV. O evento deste ano será a 74ª edição e vai ser transmitida ao vivo no dia 12 de setembro na NBC e pela primeira vez no Peacock. Ambos de propriedade da empresa americana Comcast Corp. (Nasdaq: CMCSA; BDR: CMCS34)
A premiação nunca foi tão popular entre os espectadores quanto o Oscar, que homenageia os melhores filmes do ano. Mas sua importância em Hollywood cresceu nos últimos anos, à medida que a percepção de qualidade na TV aumentou e a concorrência entre as redes de TV a cabo e os serviços de streaming cresceu.
Neste relatório, vamos explorar o crescimento das plataformas de streaming (HBO, Netflix, Apple TV+, Disney+) na premiação do Emmy, que acontece hoje, dia 12 de setembro.
O crescimento das plataformas de streaming na premiação
As empresas de streaming dominaram a lista do Emmy novamente, mostrando a mudança contínua da televisão tradicional. Isso pode ser uma vitória para as empresas que estão buscando cada vez mais aumentar sua base de novos assinantes e podem fazer campanhas de marketing visando anunciar seus programas de sucesso indicados a prêmios.
Juntamente com os fortes números gerais de indicações, as companhias mostraram domínio nas principais categorias. Das oito indicações de Melhor Série de Drama, seis foram de plataformas de streaming ou da combinação HBO/HBO Max (NASDAQ: WBD, BDR: W1BD34). As indicações de Melhor Série de Comédia viram cinco dos oito indicados virem de empresas relacionadas ao streaming.
Nesta ano, a HBO, a unidade de TV premium da recém-formada Warner Bros. Discovery liderou todas as categorias de indicações ao Emmy Awards deste ano graças a Succession, um dos maiores sucessos da HBO nos últimos anos, e o programa mais indicados a prêmios em 2022 com 25 indicações, concorrerá a melhor série de drama contra duas séries da Netflix (NASDAQ: NFLX, BDR: NFLX34), Stranger Things e Squid Game, o primeiro programa sul-coreano a concorrer ao prêmio. Vale lembrar que a HBO recebeu 140 indicações ao todo em 2022.
A Netflix ultrapassou a HBO em indicações ao Emmy há alguns anos atrás, um sinal de sua ascensão em Hollywood. Mas com o investimento da HBO em seu serviço de streaming, com a criação de novas séries e programas de TV, o número de indicações caiu para 105 nesse período, à medida que a empresa enfrentava mais concorrência de serviços como Apple TV+ (NASDAQ: AAPL, BDR: AAPl34), Disney Plus (NYSE: DIS; BDR: DISB34) e Hulu.
W1BD34: Streaming da HBO voltando a liderar as indicações
O Warner Bros. Discovery, é resultado de um spin-off do AT&T e que, em abril deste ano, se fundiu ao Discovery. O conglomerado é dono de uma série de serviços de streaming, entre eles o Discovery+, mas o principal é o HBO Max, grande competidor da Netflix e Disney. No primeiro trimestre, antes do anúncio da fusão o número de assinantes totais da HBO e HBO Max em todo o mundo era de 76,8 milhões.
Neste ano, o poder combinado da HBO e HBO Max obteve um total de 140 indicações ao Emmy. Isso representou um salto para a plataforma de 130 indicações ao Emmy no ano passado e a 20ª vez que a marca HBO recebeu o maior número de indicações ao Emmy em um único ano.
Succession está liderando a corrida ao Emmy deste com 25 indicações. A série de sucesso, que já ganhou nove Emmys, foi indicada para Melhor Série de Drama, com estrelas como Brian Cox, Jeremy Strong, Sarah Snook e Kieran Culkin recebendo indicações. Também foi destaque a série de comédia sombria da HBO, The White Lotus, com 20 indicações, incluindo Melhor Série Limitada e indicações para oito dos atores. Euphoria, grande sucesso da da HBO, principalmente entre o público mais jovem obteve impressionantes 16 indicações. A estrela Zendaya, que foi indicada como Melhor Atriz em Série de Drama, também se tornou a mais jovem indicada na categoria de produção na história do Emmy.
DISB34: O crescimento do conglomerado Disney
O conglomerado da Walt Disney Company é um dos grandes destaques dessa edição do Emmy, com 147 indicações. Lembrando que o conglomerado tem diferentes serviços de streaming nos EUA: além do conhecido Disney+, ela também é dona do Hulu, FOX, ABC e FX. Do total de indicações, 92 foram para apenas Hulu e Disney+, destacando como a empresa está obtendo uma boa vantagem na guerra do streaming.
Nas últimas décadas, a Disney vem crescendo e adicionando muitas empresas diferentes à linha de frente. A última grande aquisição foi a da Fox, com marcas como 20th Century, FX e Fox Television fazendo parte da estratégia do conglomerado para dominar o mercado internacional de multimídia. Então, considerando o tamanho da Disney e o número impressionante de empresas sob o guarda-chuva da empresa, não é difícil entender como o conglomerado conseguiu tantas indicações ao Emmy.
À frente de qualquer marca da Disney na corrida ao Emmy, vem o Hulu, com um recorde de 58 indicações. Como resultado, o Hulu está ficando à frente até do Disney+. Os shows mais significativos do Hulu no Emmy deste ano são Only Murders In the Building, com 17 indicações, incluindo Melhor Comédia, e Dopesick, com 14 indicações, incluindo Melhor Série Limitada.
Depois do Hulu vem o Disney+, somando mais 34 indicações ao total. Dessas, 19 indicações vêm apenas do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), com Cavaleiro da Lua liderando o ranking com oito indicações. Embora ainda seja um resultado impressionante para a Marvel Studios, é um desempenho abaixo da média em comparação com o ano passado. Em 2021, WandaVision recebeu indicações em Melhor Série Limitada, Melhor Ator e Melhor Atriz em Série Limitada. No entanto, mesmo que a Marvel Studios esteja promovendo muito mais programas de TV hoje em dia, nenhuma produção live-action do MCU foi indicada para as principais categorias do Emmy.
NFLX34: Gastos em campanhas de premiações da Netflix diminuem
Em 2021, a Netflix finalmente conseguiu o prêmio de Melhor Série no Emmy duas vezes, na categoria de Melhor Série de Drama e Série Limitada com The Crown, drama histórico sobre a vida da Rainha Elizabeth II e o restante da monarquia inglesa, a produção mais cara da história da companhia, com gastos de até US$ 13 milhões por episódio, e O Gambito da Rainha. Essas indicações marcaram um grande momento para a empresa que teve ambições poderosas, mas não cumpridas, do Emmy por oito anos.
A gigante do streaming é conhecida pelos altos gastos em suas campanhas de marketing com premiações, tendo gasto cerca de US$ 25 milhões com Roma no Oscar. Além disso, de acordo com a Forbes, em premiações como o Emmy, o preço da campanha pode chegar a US$ 1 milhão por show. No entanto, a Netflix tem muitos programas e esses gastos podem se escalar rapidamente.
Contudo, a perda de assinantes da empresa no início deste ano provocou uma queda nas ações das empresas de entretenimento, com a própria Netflix perdendo cerca de 60% do seu valor de mercado, forçando a empresa a reavaliar quanto gasta em programação e campanhas de premiações, embora maiores detalhes sobre esses cortes ainda não tenham sido informados.
AAPL34: Prestígio é o grande prêmio para a Apple TV+
A histórica vitória de CODA no Oscar de Melhor Filme este ano foi um grande avanço para a consolidação da Apple como um dos grandes nomes no streaming, mas grandes vitórias no Emmy deste ano podem consolidar o serviço como um dos provedores de conteúdo mais conceituados no espaço. A Apple TV+ segue uma estratégia de “menos é mais”, em que a big tech investe em menos títulos, mas busca produzi-los com mais qualidade. Nos últimos anos, a Apple TV+ construiu um catálogo pequeno, mas aclamado pela crítica.
O Apple TV+, que existe há menos de três anos, ganhou 52 indicações totais ao Emmy em 13 títulos diferentes em 2022. O sucesso da Apple TV+ Ted Lasso está novamente indicador a Melhor Série de Comédia, enquanto sua nova série Severance está concorrendo a Melhor Série de Drama.
Os serviços de streaming já usaram o prestígio associado às indicações ou prêmios de Hollywood para atrair assinantes ou contratar os melhores talentos. Para a Apple, se consolidar como um grande nome do streaming é um grande passo para o objetivo principal da Apple TV+, que é é vender produtos da Apple, e não conquistar milhões de assinantes. Vale lembrar que ao contrário de muitos outras empresas, a companhia não divulga dados sobre desempenho financeiro, gastos com conteúdo ou números de assinantes para programas individuais ou o serviço como um todo.
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