XP Expert

Economia em Destaque: No evento mais importante de política monetária, presidente do Fed dá sinalização dura

Seu resumo semanal de economia no Brasil e no mundo

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail
Onde Investir em 2025 banner

Resumo

Na semana, o destaque internacional foi o discurso de Jerome Powell no Simpósio de Jackson Hole. O mercado fica atento a cada sinalização que possa indicar o ritmo de aumento de juros pelo Fed, que impacta a atividade econômica em todo o mundo. Além disso, divulgações de dados na Europa e nos EUA, assim como novos estímulos na China também moveram os mercados.

No Brasil, a prévia da inflação de agosto veio pior que o esperado e continuam as discussões acerca do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023 no Congresso, que deve ser enviado até o final de agosto.

Cenário internacional

Presidente do Fed sinaliza que o banco central continuará firme no combate à inflação

O presidente do Fed (banco central dos EUA), Jerome Powell, declarou em seu discurso no Simpósio de Jackson Hole que o comitê de política monetária deverá elevando os juros até que ‘o trabalho seja feito’ (o trabalho ao qual ele se refere é controlar a inflação). O evento anual que acontece em Jackson Hole é o mais importante do mundo relacionado à política monetária.

Em declarações recentes, membros do Fed já vinham alertando sobre a necessidade de mais aumentos de juros do que os mercados estão precificando atualmente. A sinalização de juros mais elevados por mais tempo pesou sobre a bolsa dos EUA esta semana, que inverteu a tendência de alta das semanas anteriores (gráfico).

Inflação medida pelo deflator do consumo desacelera nos EUA

A inflação medida pelo deflator do consumo (PCE Deflator, na sigla em inglês) ficou abaixo do esperado em julho, com uma deflação de 0,1% em julho. Em doze meses, o indicador acumula alta de 6,3%, recuando frente a 6.8% em julho. O PCE Deflator é a medida de inflação favorita do Fed, o banco central americano.

Apesar desse dado melhor, a inflação continua elevada e o mercado de trabalho segue aquecido. Desta forma, o resultado não invalida a sinalização dos membros do Fed de que os juros seguirão aumentando, conforme comentamos acima.

Mercado imobiliário sente os juros altos

As vendas de moradias novas recuaram 12,6% em julho, a segunda queda mensal consecutiva e o nível mais baixo desde janeiro de 2016. O forte aumento das taxas de juros das hipotecas e os preços dos imóveis em patamares historicamente altos são os principais fatores por trás do enfraquecimento do mercado imobiliário americano.

Atividade e confiança na Europa apresentam sinais mistos

Em meio a temores relacionados ao fornecimento de energia na Europa, os indicadores de confiança apresentaram sinais mistos, com dados acima do esperado na França e Itália, porém abaixo do esperado na Alemanha. Ainda é incerto o quanto o forte aumento dos preços do gás natural e o risco de abastecimento afetarão a atividade econômica da região.

Ata do BCE mostra dirigentes preocupados com a inflação

O Banco Central Europeu (BCE) publicou a ata da reunião de política monetária de julho, demonstrando grande preocupação com a inflação e com sua inércia, ou ‘enraizamento’ na economia. Por isto, a maioria dos dirigentes considerou apropriado subir as taxas de juros em 0,50pp julho.

O tom duro do BCE faz coro a outros bancos centrais como o Fed (EUA) e BoE (Reino Unido), o que reforça o cenário de juros em alta e risco de recessão nos próximos trimestres.

Estímulos na China em meio a expectativas de baixo crescimento

O Banco Popular da China (banco central) anunciou um corte de 0,15 pp na taxa básica de empréstimos de cinco anos, reduzindo-a para 4,30%. A taxa de um ano foi reduzida em 0,05pp para 3,65%. Na semana anterior, a autoridade monetária já havia reduzido duas taxas de juros – a taxa de empréstimo de médio prazo e a taxa de recompra reversa de sete dias – em 0,10pp cada. Além disso, o governo chinês anunciou um pacote de estímulos fiscais de 1 trilhão de yuans (146 bilhões de dólares), direcionado para créditos a bancos para apoio de projetos de infraestrutura, apoio a governos locais, ao setor de energia e agricultura. As medidas de estímulo vieram em resposta aos números de atividade abaixo das expectativas de julho. Apesar dos estímulos, os analistas de mercado vêm reduzindo a previsão de crescimento do PIB para este ano.

Enquanto isso, no Brasil...

Prévia da inflação de agosto

No Brasil, a prévia da inflação de agosto, medida pelo IPCA-15 caiu 0,73%, queda menor que o esperado pelo consenso de mercado (-0,83%). A deflação deveu-se aos preços de transportes, que continuam caindo por conta da redução de impostos sobre os combustíveis. Por outro lado, bens industriais subiram e o grupo alimentação em casa também veio mais forte do que o esperado, principalmente devido ao aumento do preço do leite. No geral, a leitura da prévia de agosto pior do que o esperado já que a dinâmica dos serviços continua desfavorável e a descompressão de bens industriais e alimentos foi mais moderada do que o esperado.

Projetamos que o IPCA acumule alta de 6,8% em 2022, mas os riscos estão inclinados para baixo. Para 2023, projetamos a inflação do IPCA em 5,5%.

A inflação relacionada a itens consumidos na Copa do Mundo tem sido o assunto do momento. Inflação da Copa do Mundo: em 2022, itens do “kit torcedor” do Brasil custam até o dobro">Clique aqui e confira nosso especial sobre o Kit Torcedor.

Projeto de Lei Orçamentária Anual ainda é discutido no Congresso

As discussões sobre a Proposta de Orçamento 2023 (PLOA), que o governo tem que enviar ao Congresso até o final deste mês, continuam. Já foi sinalizada a inclusão da prorrogação das desonerações de PIS e Cofins sobre combustíveis no ano que vem, com custo estimado de 54 bilhões por ano, e também que não deve haver manutenção do Auxílio Brasil de 600 reais em 2023.

Enquanto isso, a arrecadação federal segue batendo recorde. Em julho foram arrecadados 202,6 bilhões de reais, o maior resultado para o mês da série histórica (iniciada em 1995). Os tributos que mais arrecadaram na comparação anual foram o IRPJ e a CSLL.

O que esperar para semana que vem?

No cenário internacional, o destaque será os dados de emprego de agosto nos EUA. Além disso, a inflação ao produtor de julho e a prévia ao consumidor em agosto na Zona do Euro serão bastante importantes, assim como dados de atividade nos EUA, Europa e China.

No Brasil, o destaque será a divulgação do PIB do segundo trimestre. Além disso, teremos a produção industrial, dados fiscais e de mercado de trabalho referentes a julho e o IGP-M de agosto. O Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2023 deverá ser apresentado até a próxima quarta.

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Disclaimer:

Este relatório foi preparado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º na Resolução CVM 20/2021. Este relatório tem como objetivo único fornecer informações macroeconômicas e análises políticas, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra/venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra/venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A XP Investimentos não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas neste relatório refletem a opinião atual do responsável pelo conteúdo deste relatório na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio. A XP Investimentos não tem obrigação de atualizar, modificar ou alterar este relatório e de informar o leitor. O responsável pela elaboração deste relatório certifica que as opiniões expressas nele refletem, de forma precisa, única e exclusiva, suas visões e opiniões pessoais, e foram produzidas de forma independente e autônoma, inclusive em relação a XP Investimentos. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida a sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.xpi.com.br.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.