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Comentário Internacional: Estímulos econômicos ad infinitum e a supremacia das empresas de Tech

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CENÁRIO GLOBAL

Nesta manhã, futuros nos EUA e bolsas na Europa seguem com leve alta (0,1%), enquanto mercados asiáticos fecharam sem direção definida; China +0,3%, Hong Kong +1,9% e Japão -0,9%. Petróleo sobe com dados positivos na China.

Novas medidas? Japão propôs o maior pacote de estímulos econômicos de sua história em US$ 554bi, e os EUA falam na quarta rodada de estímulos, enquanto Goldman Sachs espera queda mais acentuada de 34% no PIB do segundo trimestre e desemprego em 15% no meio do ano nos EUA.

Volatilidade em queda (VIX em 56), mas ainda elevada, enquanto investidores tentam incorporar os efeitos da crise em seus modelos financeiros. Howard Marks diz que a pandemia foi o pior evento para a economia dos últimos 80 a 100 anos, e que enquanto a economia estiver fechada, muito provavelmente teremos mais pacotes de auxílio financeiro para famílias americanas.

Coronavírus: 787 mil contaminados e quase 38 mil mortes. FDA libera, com restrições, uso da cloroquina como tratamento. Jay Clayton, da SEC, critica decisões de banir posições vendidas; medida foi sancionada na Espanha, Itália, França e Bélgica durante as fortes quedas.

Dados MacroChina: Dados de atividade industrial (PMI) veio mais forte do que esperado: 52 vs consenso de 45. Relevando a confiabilidade dos dados chineses, poderia indicar uma recuperação mais rápida do que muitos pensavam (leitura positiva para o ocidente). Canadá: PIB às 8:30h.

EMPRESAS

Google, Facebook e Amazon sentirão os efeitos da crise mas sairão mais fortes dela. No curto prazo, elas terão redução de receitas, dado que possuem grande parte do faturamento advindo de marketing e propaganda, e que essa atividade sofrerá com o desaquecimento econômico global. No longo prazo, por outro lado, elas estão entre as mais beneficiadas com a mudança estrutural para o mundo digital que está em curso e agora ainda mais acelerado pela pandemia.

Curto prazo: os resultados devem vir mais fracos à medida que pequenas e médias empresas reduzem o gasto com anúncios, o que significa menos receitas para os provedores dos veículos de publicidade online (sendo que Amazon é menos dependente desta fonte de receita do que Google/Facebook). O gráfico abaixo mostra as respectivas fatias de mercado de publicidade concentrado nas mãos das gigantes de tecnologia:

Longo prazo: Google, Facebook e Amazon apresentam posicionamento e inteligência privilegiada para se consolidarem ainda mais com a recuperação econômica e migração esperada para o ambiente online; mudança estrutural que deve acelerar diante do isolamento social, expandindo seus mercados ainda mais fortemente. O gráfico abaixo ilustra as perspectivas de migração do mercado de publicidade de offline para online.

Para Snapchat e Twitter o cenário é mais turbulento, pois são apostas de boa execução. De um lado, Snapchat precisa escalar e melhorar o direcionamento das suas ofertas para o público predominantemente adolescente, e do outro lado, Twitter faz muitas propagandas de produtos experimentais e está em processo de migração da infraestrutura.

E quais as margens líquidas (rentabilidade) dessas empresas? Altas. Desde 2011, a Google demonstrou capacidade de crescer e manter margens (21%). Amazon e Facebook apresentaram crescimento de receitas também acompanhado de expansão de margem, e o Twitter se tornou a mais lucrativa delas, alcançando ~42% de margem líquida. O gráfico abaixo demonstra a evolução das margens, por empresa.

ANÁLISES DE MERCADO

O pacote emergencial americano estipula que empresas auxiliadas não estão autorizadas a recomprar ações, pagar dividendos, ou distribuir o capital até que o período de 12 meses após a quitação da dívida seja concluído. Portanto, estima-se que o pagamento de dividendos do S&P 500 deve cair em 25% no ano de 2020.

Durante a próxima década, o mercado contabiliza um crescimento médio de 0,7% no pagamento de dividendos, número baixo. Empresas sólidas como Ford, Boeing, Delta Air Lines e Mariott já anunciaram a suspensão de pagamento de dividendos. Muitos outros anúncios ainda estão por vir durante o próximo trimestre, principalmente dos setores mais diretamente impactados como hotéis, aéreas, restaurantes e varejo não-essencial.

As baixas taxas de juros do Tesouro Americano (0,8% com vencimento em 10 anos) levam o investidor rentista a buscar outras formas de retorno, porém a percepção de risco no mundo ainda é alta. Dado o dilema dos investidores de terem que procurar rendimentos mais altos em um ambiente de incertezas e riscos elevados, alguns setores surgem como refúgio. Veremos possivelmente um fluxo para empresas boas pagadoras de dividendos e menos impactadas pela crise, como saneamento e telefonia (as chamadas sem fio da Verizon, por exemplo, já têm 2x mais demanda e as da AT&T 39% a mais de duração).

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