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Tencent sofre com maior desaceleração de receita desde o IPO – 🌎RADAR GLOBAL

Apple investe em tecnologia de pagamentos, contratempo para os cruzeiros e Tencent divulga resultado.

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MACRO

Mercados globais amanhecem mistos (EUA +0,4% e Europa -0,3%) enquanto investidores seguem monitorando os desenvolvimentos do conflito entre Rússia e Ucrânia. Nesta quinta-feira, membros da Otan realizarão uma cúpula extraordinária em Bruxelas para discutir novas formas de suporte a Ucrânia. Ainda hoje, membros do G7 e da União Europeia também se reunirão para estudar novas sanções contra a Rússia e, um possível embargo sobre o seu petróleo. Na China, o índice de Hang Seng (-0,9%) encerra em baixa após resultados aquém do esperado, com destaque para a Tencent, que reportou seu menor crescimento de receitas desde o IPO. Por fim, o petróleo (+0,1%) amanhece em campo positivo, negociando próximo aos US$ 122/barril.

Coronavírus: A Europa tem apresentado o aumento do número de casos de Covid-19 devido a diminuição das restrições, e a rápida disseminação da variante Ômicon B.A2. A Alemanha, por exemplo, está vendo um aumento nos casos e relatou registros diários de novas infecções entre 200mil e 300mil por dia na última semana.

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EMPRESAS

Novo contratempo para os cruzeiros: A Carnival (C1CL34), maior empresa de cruzeiros marítimos do mundo, previu perdas para o ano de 2022. As operações de viagens ainda estão retomando de forma gradativa após a pandemia e aumento de preços de combustíveis vem freando novamente sua atuação. Os analistas da Jefferies estimam que os custos de combustível sejam de 8% a 10% maiores do que o previsto anteriormente para o primeiro semestre deste ano e 11% para a segunda metade do ano. O presidente da companhia, Arnorld Donald, reforça não ser a primeira vez que enfrentam esse problema, mas estão intensificando seus esforços para reduzir ainda mais o consumo.

A companhia também alertou para prejuízos para o segundo trimestre com os altos preços dos combustíveis trazendo impactos materiais aos seus negócios. No entanto, a Carnival estima uma recuperação de seu lucro no terceiro trimestre, com a retomada total de suas atividades e as tendências de melhoras de reservas. Os analistas do Morgan Stanley afirmam não possuir uma previsão detalhada para o ano inteiro, mas pressupõem que as previsões cairão novamente devido o primeiro trimestre de 2022.

Apple investe em tecnologia de pagamentos: A Apple (AAPL34) continua sua investida na tecnologia de pagamentos, desta vez comprando startup de crédito Credit Kudos esta semana. A empresa avaliada em US$ 150 milhões, realiza a análise dos solicitantes de crédito, incluindo dados bancários, transações e avaliação de valor de créditos. O porta voz da gigante dos smartphones afirmou que a aquisição faz parte dos planos estratégicos da companhia, mas não discutiu discutiu publicamente o seu propósito.

Cabe apontar que a Apple tem intensificado seu sistema de pagamento nos últimos anos, com o desenvolvimento do Apple Card e planos de parcelamento de dispositivos da companhia. Além disso, a empresa disponibiliza seu cartão Apple Cash para pagamentos digitais e o Apple Pay para realização de compras e parcelamentos. A Apple vem tralhando também em seu novo recurso Tap to Pay, em que pagou quase US$ 100 milhões a uma startup canadense, Mobeewave, para desenvolver o mecanismo.

Tencent sofre com maior desaceleração de receita desde o IPO em 2004: A Tencent divulgou nessa última quarta-feira seus resultados do último trimestre com uma receita de 144,18 bilhões de yuans, um aumento de +8% em relação ao ano anterior. Este foi o crescimento de receita mais lento desde que a empresa abriu seu capital em 2004. A empresa, que perdeu cerca de US$ 470bi em valor de mercado desde seu pico no início de 2021, enfrentou vários obstáculos resultantes da repressão do governo chinês nas áreas jogos, tecnologia e educação. O setor de jogos online é o maior gerador de receita da Tencent, mas o segmento enfrentou ventos contrários. No ano passado, os reguladores reduziram a quantidade de tempo que crianças menores de 18 anos podiam jogar online. Enquanto isso, as autoridades não aprovam o lançamento de nenhum jogo desde julho do ano passado.

As repressões no setor de educação também pesaram no negócio de publicidade da Tencent, uma vez que essas empresas faziam anúncios em suas plataformas. A receita de anúncios para o quarto trimestre foi de 21,5 bilhões de yuans, uma queda de -13% em relação ao ano anterior. A Tencent disse que isso reflete a fraqueza nas categorias de anunciantes, incluindo educação, jogos e serviços de Internet. A receita de sua divisão de fintech e serviços empresariais totalizou 48 bilhões de yuans no trimestre de dezembro, um aumento de +25% em relação ao ano anterior, mas abaixo das estimativas de 49,26 bilhões. Esta divisão abriga o negócio WeChat Pay da Tencent e sua unidade de computação em nuvem de rápido crescimento. Olhando para o futuro a companhia forneceu mais detalhes sobre sua divisão de jogos e disse que espera que seus negócios de publicidade retomem o crescimento depois que as empresas passarem a se ajustar aos regulamentos do governo chinês. Além disso, para o setor de jogos a empresa deverá lançar novos títulos que impulsionem o crescimento, principalmente para 2023 em diante.

ANÁLISE

Fonte: JP Morgan

Demanda global por petróleo deve continuar em alta até 2023: O gráfico acima, do JP Morgan, mostra que a demanda total de petróleo provavelmente continuará a apresentar aumentos anuais sucessivos até 2030. Ao todo, o banco vê a demanda global de petróleo atingindo 107,5 mbd (milhões de barris por dia) em 2030, 10 mbd acima dos níveis de 2021 e 7,1 mbd acima de 2019. Em um relatório publicado, o JP afirma que, provavelmente levará dois anos inteiros para que o consumo global de petróleo se normalize depois que a crise do COVID infligiu um colapso sem precedentes na demanda em 2020. Mas, à medida que as economias reabrem e aprendem a conviver com um COVID endêmico, a demanda global de petróleo está a caminho de superar níveis de 2019 até julho de 2022 e se fortalecer ainda mais em relação ao saldo de 2022. Após registrar um crescimento de 5,6 mbd em 2021, a demanda global de petróleo deverá crescer outros 3,2 mbd em 2022 e alcançar 100,7 mbd, acima dos níveis de 2019. Em 2023, a demanda global por petróleo deverá quebrar o recorde de 2022 e atingir uma média de 102,5 mbd – 2,0 mbd acima dos níveis pré-COVID. Após esse período inicial de recuperação de crescimento desproporcional em 2021-2023, o crescimento da demanda global desacelerará, mas a demanda total de petróleo provavelmente continuará a apresentar aumentos anuais sucessivos até 2030. Mas qual o motivo dessa demanda tão alta? Simples, a cmommodity é relativamente barata, sem ajustar o custo do carbono, quando se trata de quanta energia obtemos por cada dólar gasto, o petróleo é o padrão-ouro: nada mais chega perto de fornecer tanta energia por volume a um custo tão baixo, tornando o petróleo muito difícil de ser substituído.

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