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🌎RADAR GLOBAL: Walmart+ ganha tração

Assinaturas Walmart+, criptos na Mastercard e fuga da Índia

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MACRO

Mercados globais amanhecem negativos (EUA -1,3% e Europa -2%) enquanto investidores aguardam a decisão do Federal Reserve sobre a taxa de juros americana, que será anunciada nesta quarta-feira. Na China (+1,0%), a Evergrande (-8,0%) continua causando preocupações ao não possuir liquidez suficiente para cobrir suas dívidas no curto prazo, o que pode acabar contaminando outros setores da economia. O Bitcoin (-6,5%) amanhece em queda, como resultado do movimento de risk-off dos investidores globais.

Coronavírus: Consultores do FDA endossam doses de reforço da vacina da Pfizer-BioNTech para adultos com mais de 65 anos e aqueles com alto risco de doença grave. No entanto, em votação inicial, a 3ª dose não foi aprovada para uso geral na população (acima de 16 anos), por ainda “faltarem dados”, segundo o comitê. Foram 16 votos contra vs. 2 a favor da aprovação do reforço. As ações da Pfizer caíram mais de 1% durante as negociações.

EMPRESAS

Walmart+ ganha tração: O serviço de assinatura da gigante varejista atingiu um ponto de inflexão, acelerou seu crescimento e alcançou a marca de 32 milhões de usuários, de acordo com estimativas do Deutsche Bank. Contextualizando, o Walmart+ foi lançado no ano passado, com o intuito de aumentar a retenção e lealdade dos clientes da companhia, além de potencializar as vendas de seu e-commerce. Por outro lado, o serviço parece ter demorado cerca de 12 meses para alcançar uma popularidade significativa e fazer frente ao Amazon Prime, produto da maior concorrente do Walmart.

Batalha de gigantes: Traçando um comparativo entre as companhias, o Walmart supera o crescimento da rival em seu primeiro ano, quando o serviço de subscrição da Amazon havia conquistado apenas 25 milhões de usuários, de acordo com estimativas do Statista. Olhando para o futuro, este programa de assinatura poderá conquistar uma relevância substancial para a empresa devido ao seu fator de recorrência e potencial de crescimento. Além disso, o Walmart+ serve como porta de entrada para novas transações no e-commerce da companhia, podendo ainda catalisar vendas indiretamente.

Ascensão e queda na Índia: A Ford (FDMO34) anunciou que encerrará suas fábricas de automóveis na Índia após 25 anos de investimentos no país. A companhia declarou que, ao longo dos últimos 10 anos, foram US$ 2bi em prejuízos acumulados e que, olhando para o futuro, não encontram a possibilidade de lucros no longo-prazo na Índia, justificando a saída da região. A montadora americana procede a retirada das operações de suas concorrentes General Motors (GMCO34) nos últimos anos.

Surpresas negativas foram catalisadoras da saída: O mercado estimava que a Índia seria o 3º maior mercado de automóveis em 2020, com ~5 milhões de veículos vendidos ao ano, atrás apenas da China e dos EUA, no entanto, os ~3 milhões de pedidos vieram abaixo da expectativa e de mercados como o Japão e a Europa. Enquanto isso, a Ford aumenta seus investimentos em elétricos e tem meta de aportar US$ 30bi até 2030 nas novas tecnologias.

Mastercard vai às compras: A Mastercard (MSCD34) concordou em adquirir a CipherTrace, uma startup desenvolvedora de ferramentas que ajudam empresas e órgãos de aplicação da lei a erradicar transações ilícitas de moeda digital. O valor total do acordo ainda não foi revelado. Conforme a gigante dos pagamentos, o negócio ajudará os clientes a se protegerem e cumprirem as regulamentações à medida que começam a desenvolver suas próprias ofertas de moeda digital. A CipherTrace afirma que sua plataforma é usada por alguns dos maiores bancos e corretoras de criptoativos do mundo.

Bitcoin é o futuro? O acordo é o mais recente sinal de como as grandes empresas estão demonstrando maior interesse no mercado de criptoativos. Sua rival Visa (VISA34) revelou recentemente mais de US$ 1 bilhão em transações em seus cartões Venmo, que utilizam criptos como meio de pagamento.

ANÁLISES

Fonte: J.P. Morgan

Fundamentos continuam fortes nos EUA: O gráfico acima, do J.P. Morgan apresenta a margem líquida média de todos os setores da bolsa americana e, como observado, o efeito da pandemia parece não ter afetado a lucratividade das companhias na tendência de longo prazo. De acordo com o banco, mesmo com o efeito da inflação e problemas na cadeia de suprimentos, muitas empresas de crescimento nos EUA conseguiram até mesmo expandir suas margens líquidas durante a pandemia. Este foi possível em virtude da relevante fatia das empresas de crescimento que possuem alta capitalização de mercado e grande diversificação operacional, o que resulta em uma maior habilidade na gestão de seus gastos e poder de barganha.  

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