XP Expert

Trend Lideranças Femininas: Os Benefícios da Diversidade Corporativa

Neste conteúdo, fornecemos uma visão geral sobre diversidade de gênero no universo corporativo e o porquê acreditamos que o aumento de lideranças femininas melhora o desenvolvimento e resultado das empresas - leia o conteúdo na íntegra abaixo

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

No momento em que perdemos uma das mais aguerridas defensoras da igualdade dos gêneros com a morte da juíza da Suprema Corte Americana, Ruth Bader Ginsburg, temas como igualdade de gênero e diversidade de gênero no universo corporativo são assuntos que, apesar da sua relevância para a evolução da sociedade atual, tiveram avanços insatisfatórios. Esses tópicos são debatidos, estudados e analisados há anos; porém, a presença feminina em posições de liderança ainda é tímida.

Abra sua conta na XP Investimentos

Ruth Bader Ginsburg (15/03/1933 – 18/09/2020) juíza da Suprema Corte do Estados Unidos desde 1993 e cofundadora do Women’s Rights Law Reporter, o primeiro periódico de direito nos EUA a focar exclusivamente nos direitos das mulheres.

“We’ve come a long way from the days where there was state-enforced segregation. But we still have a way to go.” – Ruth Bader Ginsburg

Talvez uma das razões para a inercia seja a confusão entre igualdade perante a lei ou igualdade de oportunidades com igualdade de talentos, características, temperamento etc.. Sem entrar nas razões ou em julgamentos, o mundo corporativo em sua maior parte recompensa mais generosamente características mais comuns nos homens, e pode se dizer que é um ambiente criado por homens para homens. Por exemplo, o professor da Universidade de Toronto, psicólogo clínico e sensação da internet, Jordan Peterson, diz que uma das características mais determinantes para alcançar o alto escalão no mundo corporativo atualmente é afabilidade reduzida e agressividade/assertividade[1].

Ao mesmo tempo, estudos mostram que a diversidade de gênero nas empresas tende a gerar mais inovações e melhores resultados no longo prazo. Um estudo da McKinsey mostrou que homens e mulheres pensam, lideram e resolvem problemas de maneiras diferentes e que a implementação dessas diferentes abordagens em conjunto pode levar a melhores decisões, maior inovação e, potencialmente, melhores resultados[2]. Corroborando com as conclusões deste estudo da McKinsey, um artigo publicado pela MSCI apontou que dentro do universo das empresas listas no índice MSCI World aquelas que apresentam forte presença de liderança feminina tem um Retorno sobre o Ativo (ROA) de 10,1%, enquanto empresas com baixa liderança feminina tem um ROA de 7,4%[3]. Quando se reconhece as diferenças entre homens e mulheres, é possível entender com mais clareza o fato do meio corporativo ser majoritariamente liderado por homens e a razão da diversidade gerar resultados mais favoráveis.

Olhando para o futuro, é possível que haja mudanças grandiosas no mundo corporativo com a tecnologia de Inteligência Artificial (IA) se tornando cada vez mais omnipresente. Características mais frequentemente associadas a mulheres – intuição, capacidade de ler rostos, agilidade com palavras, capacidade de evitar confrontos etc. – são também características que a IA tem muitas dificuldades. Logo, pode se concluir que são, também, características que serão mais adequadas para o mundo corporativo do futuro. Neste sentido a diversidade de gênero, mais uma vez, se mostra crucial para a perenidade do sucesso das companhias. Diante deste cenário, empresas terão que se adaptar para criar um ambiente onde qualidades majoritariamente femininas são valorizadas e que isso permita que mulheres cada vez mais participem de processos decisórios e de cargos de liderança, assim trazendo as qualidades de ambos os gêneros para a mesa.

ETF SHE

A State Street Global Advisors, uma das maiores gestora do mundo com mais de US$3 trilhões de sob gestão, acredita que aumentar a diversidade de gênero na liderança corporativa tem benefícios econômicos no longo prazo. Motivados em ampliar a presença feminina em cargos de liderança a State Street convocou 3.500 empresas ao redor do mundo presentes em seu portfólio a aumentar o número de mulheres em seus conselhos. Além disso, anunciaram medidas de engajamento no tema através do poder de voto da gestora. Aliado a tudo isso a State Street também lançou o ETF SHE (SPDR® SSGA Gender Diversity Index ETF) com o objetivo de investir em empresas que têm forte presença feminina em cargos de liderança. O SHE além de promover a diversidade de gênero, doa parte da taxa de administração para apoiar instituições que se concentram em programas de formação para mulheres.

Entrando em mais detalhes do SHE, o fundo seleciona entre as 1.000 maiores companhias americanas aquelas que apresentam maior proporção de mulheres em conselho administrativo ou em cargos executivos. Essas empresas são ranqueadas de acordo com três critérios:

  1. proporção de mulheres no conselho administrativo ou em cargos executivos em relação ao total de membros do conselho de administração e executivos;
  2. proporção de mulheres em cargos executivos em relação ao total de executivos; e
  3. proporção de executivas, excluindo as que participam do conselho de administração, em relação ao total de executivos, exceto os executivos que são membros do conselho de administração.
Fonte: SSGA Gender Diversity Index – Index Methodology Version

Dentro de cada setor são selecionadas as empresas com melhor classificação até que 10% do mercado do setor seja alcançado. O peso de cada papel é definido de acordo com o valor de mercado de cada companhia no free float, sendo que nenhuma empresa começa com uma posição superior a 5% para garantir a diversificação do portfólio. O fundo é rebalanceado uma vez por ano e por isso, ao logo do tempo algumas posições podem superar o limite de 5%, na medida que, uma empresa pode valorizar mais em relação as demais presentes no portfólio. Este é o caso das posições do SHE no Pay Pal e na Visa, que hoje representam, respectivamente, 5,15% e 5,03% do patrimônio líquido do fundo. Atualmente o SHE investe em 168 empresas, mas esse valor pode mudar dependendo das condições do mercado no próximo rebalanceamento.

Fonte: ETF.com

Trend Lideranças Femininas

Mais uma vez sendo inovadora e acreditando que o aumento da presença feminina em cargos de liderança é benéfico para o desenvolvimento e resultado das empresas, a XP lançou um fundo de investimentos que foca em companhias com forte presença de liderança feminina. O Trend Lideranças Femininas é mais um produto da família Trend que investe no exterior. O fundo é destinado a investidores em geral e, com aplicação mínima de apenas R$ 100. Este novo produto é indexado ao ETF SHE, ou seja, terá em seu portfólio empresa americanas que empregam mulheres em cargos de alto nível. Além disso, o fundo destinará 20% da taxa de administração para o Instituto As Valquírias, uma organização dedicada a entregar oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A estratégia do Trend Lideranças Femininas FIM apresenta proteção cambial, isto é, não está exposta à variação do dólar.

Para mais informação acesse a página do Trend Lideranças Femininas FIM.


[1] Peterson, Jordan. “The Gender Scandal: Part One (Scandinavia) and Part Two (Canada).” [https://www.jordanbpeterson.com/political-correctness/the-gender-scandal-part-one-scandinavia-and-part-two-canada/]

[2] Woetzel, Johnathan. “The Power of Parity: How advancing women’s equality can add $12 trillion to global growth.” McKinsey Global Institute, 2015.

[3] Lee et al. “Women on Boards: Global Trends n Gender Diversity on Corporate Boards.” MSCI, 2015.

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

  • Este relatório de análise foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Resolução CVM 20/2021, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As informações contidas neste relatório são consideradas válidas na data de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas. A XP Investimentos não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base no presente relatório.
  • Este relatório foi elaborado considerando a classificação de risco dos produtos de modo a gerar resultados de alocação para cada perfil de investidor.
  • O(s) signatário(s) deste relatório declara(m) que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma independente, inclusive em relação à XP Investimentos e que estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado, e que sua(s) remuneração(es) é(são) indiretamente influenciada por receitas provenientes dos negócios e operações financeiras realizadas pela XP Investimentos.
  • O analista responsável pelo conteúdo deste relatório e pelo cumprimento da Resolução CVM nº 20/2021 está indicado acima, sendo que, caso constem a indicação de mais um analista no relatório, o responsável será o primeiro analista credenciado a ser mencionado no relatório.
  • Os analistas da XP Investimentos estão obrigados ao cumprimento de todas as regras previstas no Código de Conduta da APIMEC Brasil para o Analista de Valores Mobiliários e na Política de Conduta dos Analistas de Valores Mobiliários da XP Investimentos.
  • O atendimento de nossos clientes é realizado por empregados da XP Investimentos ou por assessores de investimento que desempenham suas atividades por meio da XP, em conformidade com a Resolução CVM nº 178/2023, os quais encontram-se registrados na Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários – ANCORD. O assessor de investimento não pode realizar consultoria, administração ou gestão de patrimônio de clientes, devendo atuar como intermediário e solicitar autorização prévia do cliente para a realização de qualquer operação no mercado de capitais.
  • Para fins de verificação da adequação do perfil do investidor aos serviços e produtos de investimento oferecidos pela XP Investimentos, utilizamos a metodologia de adequação dos produtos por portfólio, nos termos das Regras e Procedimentos ANBIMA de Suitability nº 01 e do Código ANBIMA de Distribuição de Produtos de Investimento. Essa metodologia consiste em atribuir uma pontuação máxima de risco para cada perfil de investidor (conservador, moderado e agressivo), bem como uma pontuação de risco para cada um dos produtos oferecidos pela XP Investimentos, de modo que todos os clientes possam ter acesso a todos os produtos, desde que dentro das quantidades e limites da pontuação de risco definidas para o seu perfil. Antes de aplicar nos produtos e/ou contratar os serviços objeto deste material, é importante que você verifique se a sua pontuação de risco atual comporta a aplicação nos produtos e/ou a contratação dos serviços em questão, bem como se há limitações de volume, concentração e/ou quantidade para a aplicação desejada. Você pode consultar essas informações diretamente no momento da transmissão da sua ordem ou, ainda, consultando o risco geral da sua carteira na tela de carteira (Visão Risco). Caso a sua pontuação de risco atual não comporte a aplicação/contratação pretendida, ou caso existam limitações em relação à quantidade e/ou volume financeiro para a referida aplicação/contratação, isto significa que, com base na composição atual da sua carteira, esta aplicação/contratação não está adequada ao seu perfil. Em caso de dúvidas sobre o processo de adequação dos produtos oferecidos pela XP Investimentos ao seu perfil de investidor, consulte o FAQ. As condições de mercado, mudanças climáticas e o cenário macroeconômico podem afetar o desempenho do investimento.
  • A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes.
  • Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo assessores de investimentos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.
  • 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710.
  • O custo da operação e a política de cobrança estão definidos nas tabelas de custos operacionais disponibilizadas no site da XP Investimentos: www.xpi.com.br.
  • A XP Investimentos se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste relatório ou seu conteúdo.
  • A Avaliação Técnica e a Avaliação de Fundamentos seguem diferentes metodologias de análise. A Análise Técnica é executada seguindo conceitos como tendência, suporte, resistência, candles, volumes, médias móveis entre outros. Já a Análise Fundamentalista utiliza como informação os resultados divulgados pelas companhias emissoras e suas projeções. Desta forma, as opiniões dos Analistas Fundamentalistas, que buscam os melhores retornos dadas as condições de mercado, o cenário macroeconômico e os eventos específicos da empresa e do setor, podem divergir das opiniões dos Analistas Técnicos, que visam identificar os movimentos mais prováveis dos preços dos ativos, com utilização de “stops” para limitar as possíveis perdas.
  • Ação é uma fração do capital de uma empresa que é negociada no mercado. É um título de renda variável, ou seja, um investimento no qual a rentabilidade não é preestabelecida, varia conforme as cotações de mercado. O investimento em ações é um investimento de alto risco e os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros e nenhuma declaração ou garantia, de forma expressa ou implícita, é feita neste material em relação a desempenhos. As condições de mercado, o cenário macroeconômico, os eventos específicos da empresa e do setor podem afetar o desempenho do investimento, podendo resultar até mesmo em significativas perdas patrimoniais. A duração recomendada para o investimento é de médio-longo prazo. Não há quaisquer garantias sobre o patrimônio do cliente neste tipo de produto.
  • O investimento em opções é preferencialmente indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. No mercado de opções, são negociados direitos de compra ou venda de um bem por preço fixado em data futura, devendo o adquirente do direito negociado pagar um prêmio ao vendedor tal como num acordo seguro. As operações com esses derivativos são consideradas de risco muito alto por apresentarem altas relações de risco e retorno e algumas posições apresentarem a possibilidade de perdas superiores ao capital investido. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto.
  • O investimento em termos são contratos para compra ou a venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado. O prazo do contrato a Termo é livremente escolhido pelos investidores, obedecendo o prazo mínimo de 16 dias e máximo de 999 dias corridos. O preço será o valor da ação adicionado de uma parcela correspondente aos juros – que são fixados livremente em mercado, em função do prazo do contrato. Toda transação a termo requer um depósito de garantia. Essas garantias são prestadas em duas formas: cobertura ou margem.
  • O investimento em Mercados Futuros embute riscos de perdas patrimoniais significativos. Commodity é um objeto ou determinante de preço de um contrato futuro ou outro instrumento derivativo, podendo consubstanciar um índice, uma taxa, um valor mobiliário ou produto físico. É um investimento de risco muito alto, que contempla a possibilidade de oscilação de preço devido à utilização de alavancagem financeira. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto. As condições de mercado, mudanças climáticas e o cenário macroeconômico podem afetar o desempenho do investimento.
  • ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO.
  • A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


    Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.