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Varejo XP: O que esperar dos resultados do 3T24

Nós esperamos uma temporada de resultados positiva para os varejistas.

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Dinâmica de resultados melhores, apesar do sentimento deteriorado

Nós esperamos uma temporada de resultados positiva para os varejistas, com dinâmicas de resultados melhorando, embora ofuscada por um sentimento deteriorado no setor por preocupações relacionadas ao cenário macroeconômico. No setor de consumo discricionário, devemos ver tendências sólidas de receita, com expansão de margens na maioria das companhias, já que o consumo melhorou e as iniciativas internas das companhias estão dando resultados. Em e-commerce, as margens devem continuar melhorando, apesar da demanda ainda fraca, enquanto as vendas mesmas lojas (SSS) dos varejistas alimentares devem continuar sendo impactadas por tendências desfavoráveis de inflação alimentar e ambiente mais competitivo, embora o GMAT deva ser um destaque. Por fim, as farmácias devem apresentar resultados sólidos, com SSS acima da inflação e níveis de rentabilidade melhores. No geral, vemos GMAT, CEAB, SMFT e NTCO como os destaques desta temporada.

Um trimestre de diferentes histórias. Nós esperamos que os varejistas reportem uma temporada do 3T no geral melhor, com receita se recuperando e expansão de margens na maioria das companhias. No entanto, hoje o posicionamento no setor é leve (veja nossa última pesquisa aqui) devido a preocupações relacionadas ao cenário macroeconômico, enquanto as expectativas estão concentradas em poucos nomes (VIVA/LREN como os destaques positivos e ASAI/CRFB como os destaques negativos), possivelmente pelas tendências mistas nos outros players.

Tendências sólidas em consumo discricionário. Esperamos que os varejistas de baixa/média renda reportem um crescimento acelerado da receita, mais uma vez apoiado por volumes, margens melhores e níveis controlados de inadimplência. Quanto aos players de alta renda, VIVA deve ser o destaque, com crescimento acelerado da receita e expansão da margem EBITDA ajustada, enquanto AZZA deve apresentar tendências de receita melhores, mas com margens ainda pressionadas pelos custos de integração, como esperado.

Sem grandes mudanças no cenário desafiante do varejo alimentar. Para o varejo alimentar, esperamos que as dinâmicas de receita continuem pressionadas por tendências desfavoráveis de inflação alimentar, concorrência e poder de compra limitado, embora o GMAT deva ser um destaque, apoiado pela expansão da companhia (+22 novas lojas no último ano) e um desempenho sólido na sua campanha de aniversário. Quanto às margens, a implementação de serviços deve ser um problema para ASAI/CRFB, mas a ASAI deve conseguir mitigar esse efeito, enquanto o GMAT deve entregar expansão de margens brutas e EBITDA.

Mais do mesmo em farmácias. Em relação às farmácias, esperamos que as vendas mesmas lojas maduras permaneçam acima da inflação e que os níveis de rentabilidade melhorem, enquanto a PNVL deve ser o destaque entre os players, já que os ventos contrários das enchentes parecem ter ficado no passado.

Cenário semelhante ao do 2T para e-commerce. As dinâmicas de receita devem continuar enfrentando demanda fraca pelas taxas de juros altas, embora esperamos que o crescimento e a rentabilidade melhorem sequencialmente, com a MGLU como destaque.

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