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Itaú Unibanco (ITUB4): Transformação digital do Itaú visa fortalecer a liderança em vários segmentos; Feedback sobre o Itaú Day

Confira os principais destaques do Itaú Day

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O Itaú realizou hoje (19/06) seu Investor Day virtual com a participação de conselheiros, executivos C-level e alta administração. O evento foi dividido em uma sessão inicial mais ampla, seguida de sessões de perguntas e respostas com os principais executivos dos segmentos de pessoas físicas e jurídicas. Embora o evento não tenha fornecido insights significativos sobre as expectativas do Itaú para os resultados financeiros de 2024, ele esclareceu iniciativas importantes. Entre elas, o Super App “Itaú One”, que migrará 15 milhões de clientes e deverá impulsionar o aumento das vendas e do engajamento. O projeto Atlas, que deu origem à Unidade de Negócios “Itaú Emps”, tem como foco atender empresas com faturamento anual entre R$ 200 mil e R$ 5 milhões. Além disso, o banco destacou o uso crescente de Inteligência Artificial (IA) para aumentar a eficiência e a geração de receita. O CEO Milton Maluhy expressou sua preferência pelo pagamento de dividendos extraordinários em vez de aumentar o pagamento mínimo, pois isso permite que o banco aproveite as oportunidades de crescimento e enfrente eventuais desafios que apareçam. Como resultado, mantemos uma perspectiva positiva sobre a capacidade do Itaú de se adaptar às mudanças no cenário competitivo e permanecer como um dos participantes mais eficientes do setor financeiro. Além disso, reafirmamos nossa recomendação de Compra e o Itaú como nossa preferência no setor.

Abaixo, destacamos as principais mensagens do evento:

A transformação digital continua sendo uma das principais iniciativas. O banco está focado na transformação tecnológica de suas ofertas de produtos e plataformas. O Itaú está agora aprimorando suas capacidades por meio da análise de dados e de novas tecnologias, como a GenAI, para envolver os clientes, garantindo que os produtos certos estejam sendo oferecidos no momento certo em todas as contas. Essa mudança de uma cultura centrada no produto para uma cultura centrada no cliente resultou em NPSs mais altos e posicionou melhor o banco para competir com as fintechs e os neobancos.

O One Itaú está pronto para transformar o aplicativo digital do banco em um one-stop-shop. O Super App “One Itaú” migrará 15 milhões de clientes de vários aplicativos diferentes para um ecossistema abrangente com uma gama diversificada de serviços e produtos. Esse balcão único permitirá níveis mais altos de upselling e maior engajamento desses clientes. Além disso, isso transformará a experiência do cliente em “phygital” e atingirá novos perfis de clientes. No entanto, a nova experiência não tem como objetivo atingir os grupos de “mar aberto”, já que o Itaú continua a visar os segmentos de renda mais alta, que devem ser os principais motores de crescimento do banco de varejo no futuro.

Milton destacou o compromisso do banco com o crescimento sustentável com foco na qualidade, evitando ciclos de curto prazo que possam representar desafios no futuro. O banco está buscando ativamente oportunidades em mercados maduros e novos nichos, demonstrando sua dedicação à expansão em vários segmentos e priorizando o gerenciamento de riscos. Apesar dos possíveis desafios, como as flutuações do mercado, a sólida estrutura de capital do banco permite o crescimento, mantendo uma carteira de crédito saudável. A visão de longo prazo e a confiança em atingir as metas de crescimento permanecem sólidas, apoiadas por uma abordagem proativa de gerenciamento de risco e aproveitamento de oportunidades nos segmentos de varejo e atacado.

Com relação a um possível ajuste mais rápido no número das agências bancárias, a administração destacou a necessidade de avançar em determinadas entregas dentro do superapp, expandindo a oferta digital de produtos e serviços. É necessária uma maior aceleração da digitalização para dar um passo ousado. O simples fechamento de agências não é suficiente se a necessidade de operações de back-office não for reduzida. Esse movimento pode ser acelerado quando o banco quiser fazer um movimento mais direcionado para atender aos clientes de baixa renda. Atualmente, o custo de atender a esse segmento de clientes é muito alto.

A plataforma de nuvem visa priorizar a centralidade no cliente, com um entendimento claro e a entrega de valor como seu foco principal. Ao aproveitar as metodologias digitais e a tecnologia avançada, o banco é capaz de fornecer rapidamente soluções em grande escala. O banco destacou que é a terceira maior empresa em termos de utilização da tecnologia Gen AI para desenvolvimento, com uma equipe dedicada de 8.000 engenheiros. Com um sólido investimento em sua base tecnológica, o banco adota rapidamente inovações para oferecer valor a seus clientes.

O evento deste ano trouxe mais detalhes sobre o “Projeto Atlas”. Já havia algumas informações sobre o projeto, mas o evento deu mais detalhes sobre a iniciativa, que agora se chama “Itaú Emps”. A solução visa atender de forma mais eficiente empresas com faturamento anual entre R$ 200 mil e R$ 5 milhões. Os executivos afirmaram ainda que o modelo poderá atender entre 500 mil e 1 milhão de clientes. Dada a importância do segmento de PMEs, vemos como positiva a iniciativa de oferecer um atendimento mais personalizado para esse perfil, que tem sido o foco de vários concorrentes do banco.

Os executivos também destacaram os benefícios potenciais do pacote de serviços bancários e de pagamento. Além de listar alguns dos diferenciais da oferta da Rede, os executivos do Itaú também apontaram que pode haver algum subsídio cruzado nas ofertas combinadas, mas o objetivo final é aumentar a monetização do cliente, mantendo a rentabilidade em ambos os serviços (bancário e pagamentos).

O excesso de capital se transformará em mais dividendos? O atual nível de lucratividade, com um ROAE de 21,9%, provavelmente gerará mais capital do que o banco precisará para atender à demanda por crédito. Isso, combinado com um índice de Basileia de 14,5%, deve permitir que o Itaú distribua um dividendo extraordinário ao longo do ano. Entretanto, o tamanho desse dividendo ainda é uma questão a ser respondida. Milton destacou que o banco prefere avaliar anualmente e eventualmente pagar dividendos extraordinários do que aumentar o pagamento mínimo. A alta administração está trabalhando com um buffer de capital extra devido a: i) mudanças nas regras contábeis (IFRS 9) que ocorrerão em 2025, ii) aquisições complementares e iii) incerteza macroeconômica.

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