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Yduqs (YDUQ3) – 2T23: Resultados mistos, com sinais mais positivos do que negativos

Comentário sobre os resultados reportados pela empresa.

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A Yduqs (YDUQ3) divulgou resultados mistos no 2T23, com um lucro líquido ajustado de R$ 52 milhões, e também divulgou o seu guidance de EBITDA ajustado para o 3T23. No lado positivo, destacamos: (i) o forte aumento do ticket médio tanto para os alunos de ensino presencial quanto para os alunos de ensino digital; (ii) o aumento de 45% no volume de captações de ensino digital; (iii) uma redução da PDD tanto para o presencial quanto para o digital; e (iv) a diminuição da alavancagem. Pelo lado ligeiramente negativo, notamos o desempenho fraco do segmento Premium e o leve aumento nas projeções de Capex. Apesar de mistos, os resultados nos deram sinais mais positivos do que negativos, reforçando a nossa visão construtiva em relação à empresa.

Premium. A receita aumentou 12% A/A, para R$296M, impulsionada por: (i) um aumento de 12,9% no número de alunos de graduação em medicina, combinado com uma queda de 1,8% no ticket médio (+10% excluindo calouros), e (ii) a abertura de uma nova unidade do IBMEC em São Paulo. Vale ressaltar que a redução no ticket médio da faculdade de medicina foi devida a uma mudança na contribuição do FG-Fies, e que, sem isso, o ticket médio teria aumentado 4% A/A. A margem do EBITDA ajustada caiu 10 p.p. A/A, para 37,3%, principalmente devido a um aumento nas despesas com pessoal e da PDD (houve uma provisão pontual no 2T22 equivalente a 5,2% da receita).

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Digital. A receita aumentou 31% A/A, impulsionada por um aumento de 13,5% no número de alunos de graduação, combinado com um aumento de 18% no ticket médio (+13% excluindo calouros). Destacamos o aumento de 45% no volume de captações de graduação A/A. A margem EBITDA ajustada aumentou 3,6 p.p. em A/A, para 42,3%, devido à diluição de custos com professores e à redução da PDD, parcialmente compensados pelas despesas com pessoal.

Presencial. A receita aumentou 6,3% A/A, impactada por uma queda de 7% no número de alunos de graduação, combinada com um aumento de 14,5% do ticket médio (+9% excluindo calouros). A margem EBITDA ajustada aumentou 5,8% A/A, para 20,6%, graças a uma redução acentuada da PDD.

Redução da alavancagem. A alavancagem (considerando os arrendamentos) ficou em 2,8x EBITDA ajustado (em comparação com 3,0x no 1T23 e 3,4x no 2T22).

Guidance. A empresa (i) divulgou um guidance para o EBITDA ajustado do 3T23, de R$449M-R$490M (+10%-20% A/A; vs. a nossa estimativa de R$455M), e (ii) alterou a projeção de Capex para o ano de 2023, de R$450M para R$470M (-4,5% A/A).

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