XP Expert

Crowdsourcing: conheça os benefícios e saiba como implementar!

Caracterizado por ser um método que prioriza a coletividade, o Crowdsourcing pode muito bem ser uma espécie de Terceirização Coletiva, aproveitando o que há de mais criativo entre os colaboradores de uma empresa e também entre os seus clientes.

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail
Crowdsourcing: conheça os benefícios e saiba como implementar!

“O poder criativo da multidão”. Essa frase pode ilustrar muito bem, e de maneira sucinta, o que é o Crowdsourcing e qual é a sua importância no contexto da gestão das empresas. 

No dia a dia de uma organização, o crowdsourcing é uma prática que pode ser utilizada em vários setores da empresa, seja no Marketing, no Financeiro, no setor de Recursos Humanos e vários outros.  

Por meio do crowdsourcing, é possível mobilizar e incentivar grupos de pessoas em diversos tipos de projetos. Não por acaso ele é muito lembrado no atual contexto da gestão, sendo um dos principais pilares da transformação digital. 

Além disso, o crowdsourcing tem tudo a ver com um conceito que hoje em dia está cada vez mais em pauta: a economia colaborativa.  

Caso você ainda não esteja por dentro das principais características, sobre como funciona e como proceder para aplicar de maneira correta o crowdsourcing, continue a leitura.  

Crowdsourcing: o que é?   

O Crowdsourcing é um método de produção e de organização de processos. Para proporcionar essa estruturação de processos, o Crowdsourcing usa o conhecimento coletivo de várias pessoas para sanar problemas ou desenvolver determinados projetos. 

Esse conceito pode ser considerado relativamente recente no cenário da gestão de empresas, pois ele surgiu em 2006, mais precisamente em um artigo publicado na revista Wired. 

Os autores do texto, Jeff Howe e Mark Robinson, uniram em um único termo as palavras “Crowd” (que significa pessoas) e “outsourcing” (que pode ser traduzida como terceirização). 

Portanto, não é exagero que o Crowdsourcing pode ser compreendido como uma Terceirização Coletiva, uma maneira de aproveitar os conhecimentos e a criatividade de várias pessoas no ambiente empresarial. 

Diante disso, o Crowdsourcing tem tudo para ser o caminho capaz de permitir a uma empresa solucionar tanto questões internas quanto externas. Por meio dele é possível: 

  • Contar com o conhecimento variado das pessoas 
  • Valorização do trabalho em equipe 
  • Encarar problemas sob perspectivas distintas 
  • Mais segurança na hora de tomar decisões 
  • Trabalhar com dados mais precisos 
  • O que é o Crowdsourcing nas empresas 

O Crowdsourcing nas empresas é uma maneira de aproveitar ao máximo o recurso mais valioso de uma organização: o conhecimento das pessoas. É graças a essa ferramenta que o Crowdsourcing surge como a solução para solucionar atividades e projetos. 

Um exemplo disso pode ser a utilização de um trabalho coletivo para uma empresa divulgar o lançamento de um produto. Esse é o caso da Fiat, que permitiu aos clientes opinarem no desenvolvimento de um novo modelo de automóvel. 

No ambiente das empresas, as áreas que mais tomam as rédeas na hora de aplicar o Crowdsourcing são: 

  • Marketing 
  • TI, para viabilizar o desenvolvimento e a avaliação de softwares 
  • Planejamento e fabricação de produtos 

No entanto, é fato que qualquer departamento, desde o RH até o atendimento, está apto a utilizar tal recurso.   

Invista com quem acredita no potencial do seu negócio. Sonhe grande e transforme o seu negócio com a XP Empresas!  

Como funciona o Crowdsourcing na prática

O Crowdsourcing é usado no dia a dia em diversos setores de uma empresa, permitindo com isso mobilizar as pessoas para a realização dos mais variados projetos colaborativos. 

Um exemplo disso é o Marketing, pois nessa área o crowdsourcing pode ser utilizado para quem quer ter boas ideias para o planejamento de campanhas, organização de eventos e o lançamento de produtos em geral. 

No RH, por exemplo, o crowdsourcing pode ser utilizado para otimizar as relações dentro e fora da empresa, conectando as redes de funcionários e prestadores de serviços. 

Isso facilita para que a empresa tenha condições de acessar, sempre que possível, o conhecimento coletivo não apenas dos seus colaboradores, como também a um contingente de possíveis talentos, de forma rápida e eficiente. 

A seguir vamos ver brevemente alguns exemplos de empresas que já utilizam práticas de Crowdsourcing para obter bons resultados.  

Coca-Cola

A empresa lança com frequência concursos para a criação de vídeos, slogans e outras ideias, concedendo prêmios para as sugestões mais criativas. 

Grupo Educacional Apollo

É uma empresa que atua no segmento do ensino. Ao elaborar um processo de renovação, o grupo detectou uma certa insegurança dos funcionários em relação ao andamento da empresa.  

Com o objetivo de sanar esse impasse, o grupo investiu em uma plataforma de Crowdsourcing que permitia a formulação de uma série de perguntas e respostas. O resultado foi um aumento do engajamento e da confiança na empresa. 

Harley Davidson

A famosa marca de motos lançou em 2011 uma campanha que estimulava a criação coletiva. Para isso, ela permitiu que os clientes personalizassem as motos.  

O procedimento poderia ser feito por meio do site e foi um estímulo para os consumidores encontrarem um novo modelo para o próximo lançamento da empresa. 

Wikipedia

Acessada diariamente e milhares de vezes, a Wikipedia é um excelente exemplo da aplicação de Crowdsourcing. O motivo para isso é a ideia de criação colaborativa que o site apresenta, pois o conteúdo pode ser criado e atualizado pelos próprios usuários. 

Ruffles

A empresa já utilizou campanhas que permitiam aos clientes desenvolver um novo sabor das batatas salgadas. Isso é um exemplo clássico de como utilizar o conhecimento e incentivar a criatividade das pessoas.   

Benefícios do Crowdsourcing  

O Crowdsourcing, justamente por contar com uma estrutura colaborativa, apresenta vários benefícios conforme veremos nos tópicos abaixo.  

Mais inovação

Pelo fato de contar com a participação de várias pessoas no processo de criação, é comum se deparar com uma diversidade maior de pensamento e visão. Isso torna mais viável a possibilidade da empresa fortalecer a sua capacidade de inovação. 

Quando ocorre uma troca de conhecimento e de ideias, torna- se muito mais fácil desenvolver melhorias e o surgimento de novas soluções. 

Além do mais, quando é possível contar com o conhecimento de mais pessoas, a tendência é aumentar as oportunidades de nascerem novas ideias e alternativas diferenciadas daquelas que o mercado e muitos clientes já conhecem. 

Ainda assim, se levarmos em conta o quanto a inovação é importante, é possível afirmar que a empresa, ao investir em Crowdsourcing tem condições de: 

  • Expandir e fortalecer a marca  
  • Criar autoridade no seu segmento de atuação 
  • Se tornar ainda mais visível para os clientes 
  • Ser uma referência em criatividade  
  • Envolvimento de mais profissionais e conhecimento 

Desse modo, a empresa tem mais condições de manter os profissionais engajados com a filosofia da marca. O envolvimento de mais colaboradores na busca por soluções é um caminho para incentivar a produtividade. 

Além disso, permite também a integração dos setores, tornando o trabalho da empresa muito mais dinâmico e com mais participação dos colaboradores. 

Com isso, o Crowdsourcing é a oportunidade perfeita para agregar os conhecimentos e a capacidade criativa de clientes e de funcionários em prol de uma causa comum. 

Possibilidade de compartilhar criatividade

Uma das maneiras mais eficientes para viabilizar a capacitação dos colaboradores é com treinamentos e trocas de informações. Quando há a interação e a construção coletiva do conhecimento, o grupo tem condições de desenvolver ainda mais a capacidade criativa. 

Outro aspecto importante do Crowdsourcing é estimular o trabalho em equipe, algo fundamental para o sucesso de qualquer empresa que queira inovar e ter sempre ideias novas. 

Invista com quem acredita no potencial do seu negócio. Sonhe grande e transforme o seu negócio com a XP Empresas!  

Como implementar o Crowdsourcing?

Pessoas em uma mesa de escritório estruturando a implementação do Crowdsourcing.

A implementação das práticas de Crowdsourcing em uma empresa não é uma tarefa difícil. Nesse contexto, é importante seguir alguns passos básicos. Entenda quais são eles! 

Estabeleça uma mudança cultural na empresa

Para que o Crowdsourcing tenha condições de fluir normalmente, ele necessita de um ambiente propício para isso. Por essa razão, é fundamental, antes de tudo, trazer uma mentalidade colaborativa para o espaço de trabalho. 

Nesse contexto, uma cultura de inovação, que valoriza iniciativas individuais e o potencial criativo de todos, se torna um elemento fundamental para isso. 

Além disso, uma mudança cultural, aliada com a transformação digital, prepara a empresa para o uso da tecnologia a serviço da criatividade e das boas ideias. 

Detecte quais setores da empresa necessitam da construção coletiva  

Ao adotar uma mentalidade voltada para a inovação e liberdade criativa, é possível identificar quais áreas da empresa devem receber mais atenção. 

Nesse caso é pertinente efetuar um estudo que mostre quais áreas da empresa essa prática pode proporcionar mais vantagens e assegurar bons resultados para a organização.  

Vale também compreender quais os responsáveis que estão aptos a coordenar e gerenciar esse processo em cada área. 

Use uma plataforma para possibilitar a implementação  

Após estabelecer uma mudança de mentalidade, identificar quais setores podem ser mais beneficiados, é importante recorrer a uma plataforma de Crowdsourcing. 

Uma boa plataforma tem condições de estimular a contribuição coletiva no desenvolvimento de ideias e projetos, fortalecendo a cultura de inovação na empresa.  

Ferramentas de crowdsourcing para empresas

Hoje em dia é possível contar com algumas plataformas de Crowdsourcing voltadas para problemas e áreas específicas da empresa, tais como o RH, o Marketing, o atendimento e outras áreas. Por conta disso, trouxemos alguns exemplos dessas plataformas.  

WeDoLogos

Plataforma que reúne profissionais da área do designer e surge como uma boa opção para a criação da identidade visual de uma empresa. 

Crowdtest

Espaço que viabiliza o teste de aplicativos antes que eles sejam efetivamente lançados no mercado.  

TimeRepublik

Essa é uma plataforma ideal para quem está iniciando um empreendimento e precisa organizar uma série de tarefas, como, por exemplo, criar um logo, uma apresentação em PPT, desenvolver um plano de negócios ou mesmo fazer uma reforma nas instalações. 

Crowdsourcing e Crowdfunding: conheça as diferenças!

Crowdfunding é outro conceito amplamente utilizado nesse atual contexto marcado pela transformação digital e pela economia colaborativa. 

Enquanto o Crowdsourcing é a terceirização de tarefas, de ideias e soluções por um grupo de pessoas capazes de contribuir para atingir os objetivos de uma organização, o Crowdfunding segue um caminho semelhante. 

Ele é, na verdade, um financiamento coletivo, uma espécie de “vaquinha online” onde as pessoas contribuem para a realização de um projeto. Um exemplo prático dele é o de um escritor arrecadar fundos e então publicar o seu livro por meio dessa modalidade. 

Hoje em dia existem até vários sites especializados nesse tipo de iniciativa, tais como o Catarse e o Kickstarter. 

Além do mais, não é errado afirmar que o Crowdfunding é uma das possibilidades do Crowdsourcing, porém com características e finalidades diferentes num primeiro momento.  

XP Empresas: como transformar o seu negócio?

Fazer a transformação de um negócio exige planejamento. É preciso de profissionais dedicados a entender o mercado onde a empresa está situada e quais são os rumos que o negócio vai tomar para ir além.   

A XP empresas busca ajudar empresas pequenas, médias e grandes a fazerem a correta gestão financeira do seu negócio para encontrar as melhores oportunidades no mercado, com menos burocracia e soluções inteligentes para potencializar resultados.  

Na XP empresas é possível encontrar soluções de investimentos, crédito, além de educação financeira e informações necessárias para que a empresa seja capaz de fazer a correta gestão dos seus recursos, com assessoria especializada para chegar cada vez mais longe.  

O time da XP é preparado para orientar a empresa a encontrar as melhores soluções para cada negócio de acordo com as possibilidades disponíveis no mercado e ajudar a traçar um plano de crescimento e saúde financeira.  

Invista com quem acredita no potencial do seu negócio. Sonhe grande e transforme o seu negócio com a XP Empresas!  

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.