A transformação digital, a economia colaborativa e o avanço das redes sociais trouxeram para os dias de hoje várias alternativas para quem quer investir e iniciar um projeto ou negócio: o Crowdfunding, sem dúvida nenhuma, é uma dessas opções.
Talvez você já tenha escutado alguém se referir a ele como “vaquinha virtual”, “investimento coletivo” ou também “financiamento coletivo”, mas o termo em inglês Crowdfunding nasceu da junção de duas palavras:
“Crowd”, que em português se refere a “grupo de pessoas”, “multidão”, e “funding”, que significa “financiamento”.
Criado em 2006, o termo crowdfunding vem sendo a chance para artistas, empreendedores e qualquer pessoa que tenha uma ideia, obter recursos para finalmente colocar essa ideia em prática.
Diante do avanço das novas tecnologias e de plataformas desenvolvidas para realizar esse objetivo, o conceito de crowdfunding vem se tornando mais conhecido, organizado e abrindo ainda mais portas e oportunidades.
O que é Crowdfunding?
O Crowdfunding é um caminho com elevado potencial de retorno para quem quer investir em grandes projetos.
Por meio do Crowdfunding, pessoas com os mais variados objetivos usam plataformas devidamente autorizadas para encontrar investidores dispostos a auxiliar no financiamento desses projetos.
Na prática, ele é o que as pessoas popularmente chamam de “vaquinha”, porém, feita no âmbito online, permitindo que empresas ou pessoas físicas tenham condições de recursos para viabilizar os mais variados tipos de projetos.
Hoje em dia o Crowdfunding permite a realização de projetos nas mais diversas áreas. Só para citar algumas delas:
- Iniciativas artísticas
- Agronegócio
- Startups
- Setor comercial
- Mercado imobiliário
Portanto, é possível dizer ainda que o Crowdfunding consiste em um investimento direto e colaborativo.
Um investimento que permite a realização de objetivos bem específicos, que pode ser desde uma companhia de teatro que almeja conseguir lançar um espetáculo, a um gestor que quer abrir um mercado no bairro onde mora.
Qual é o principal objetivo do Crowdfunding?
O objetivo do Crowdfunding é proporcionar a possibilidade de estabelecer um contato mais direto entre gestores, artistas, produtores e clientes. Desse modo, é possível adquirir um valor antecipado que vai viabilizar a produção ou a realização do projeto.
De um modo geral, todo o financiamento é realizado por pessoas comuns que simpatizam pela empresa ou nutrem um grande interesse no serviço ou produto sendo oferecido.
Apesar de hoje em dia estar bastante relacionado com a tecnologia digital e plataformas online, a dinâmica do Crowdfunding existe há muito tempo.
No século XIX, por exemplo, o escritor e filósofo Augusto Comte publicou uma série de obras graças a cooperativas de financiamento. Já no Brasil, campanhas já conhecidas, como Teleton e Criança Esperança, contam com as características de um Crowdfunding.
Como funciona o Crowdfunding?
O Crowdfunding funciona de um modo objetivo e direto, mas antes de tudo você tem que ter a ideia. A partir daí, com as metas bem claras e estabelecidas, é necessário optar por uma plataforma de crowdfunding devidamente legalizada.
Desse modo, por meio das plataformas destinadas à realização do crowdfunding, você estabelece e divulga metas e valores, estimulando os usuários a comprarem e ajudarem a sua ideia.
Para o usuário que possui interesse em oferecer apoio, basta acessar a página do projeto e ler as metas, as informações e os valores solicitados. Depois disso, é necessário determinar um método de pagamento. Um deles pode ser, por exemplo, cartão de crédito.
Crowdfunding x Crowdsourcing
Além do Crowdfunding, há uma outra prática que também possui uma dinâmica colaborativa. Estamos falando do Crowdsourcing.
Em alguns casos, tanto o Crowdfunding quanto o Crowdsourcing são encarados como práticas similares, porém eles possuem diferenças.
O Crowdfunding é o financiamento coletivo, é a “vaquinha online” para a realização de um projeto, seja de longo ou curto prazo.
Um cineasta que cria uma campanha entre o seu público para contribuírem financeiramente na produção e lançamento de um filme é um exemplo de Crowdfunding.
Enquanto isso, o Crowdsourcing é um modelo de estruturação de processos que funciona muito como uma espécie de terceirização das atividades, geralmente sendo bastante utilizado no ambiente empresarial.
Na prática, o Crowdsourcing permite desenvolver projetos de forma multidisciplinar. Um exemplo disso pode ser o de uma empresa que organiza uma campanha para os clientes elaborarem um novo slogan, ou a identidade visual de um novo produto.
Regulação do Crowdfunding de investimento
Quando se trata de investimentos coletivos em empresas, o procedimento foi regulamentado no Brasil em 2017 pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Esse órgão atua supervisionando o mercado de capitais no Brasil.
O intuito da Comissão de Valores Mobiliários é proporcionar mais opções de capitalização destinadas para que empresas de pequeno porte e startups tenham condições de financiar o desenvolvimento dos seus produtos e serviços.
Com isso, elas também podem ter a chance de expandir os seus negócios com a entrada de novos investidores.
A legislação que estabelece as regras para a realização das captações de investimento coletivo estão determinadas na Instrução Normativa 588, da CVM.
Tipos de Crowdfunding
As possibilidades de Crowdfunding são variadas e é possível encontrar vaquinhas online que vão desde gestores querendo dar início em um Startup, até autores buscando financiamento para os lançamentos editoriais de suas obras.
No entanto, diante de tantas possibilidades, não é difícil delimitar alguns tipos bem comuns quando o assunto é crowdfunding. Vamos ver então quais são essas possibilidades?
Crowdfunding Solidário
O principal objetivo dessa modalidade de crowdfunding é proporcionar a doação para auxiliar uma determinada causa social.
Com isso, enfatiza a sensação de fazer parte de um time que promove o bem-estar de outras pessoas e projetos.
Crowdfunding Pontual
Esse tipo de crowdfunding apresenta um prazo de validade. Desse modo, os autores do projeto determinam uma meta a ser atingida até uma data específica. Com isso, eles aguardam os interessados oferecerem ajuda financeira.
O Crowdfunding Pontual é uma solução viável para iniciativa que envolvem o universo da arte, do entretenimento e da cultura, como, por exemplo:
- Desfile de moda
- Lançamento de games
- Divulgação de filmes
- Espetáculos musicais e teatrais
- Publicação e divulgação de livros
- Palestras
Crowdfunding de Assinatura
Esse tipo de crowdfunding possui um perfil permanente, pois o projeto nunca é finalizado. O principal intuito é manter um trabalho constante e perene envolvendo a colaboração das pessoas.
Na maioria das vezes em que esse método de financiamento é realizado, o principal meio de pagamento é efetuado mensalmente.
Entre as principais iniciativas que apresentam bons resultados com esse tipo de crowdfunding é possível mencionar:
- Blogs
- Podcasts
- Sites
- Canais de vídeos
Crowdfunding Imobiliário
Conforme o próprio nome já aponta, esse tipo de crowdfunding é voltado para o segmento dos imóveis.
O funcionamento dele consiste basicamente em vários investidores captando recursos capazes de financiar coletivamente um projeto imobiliário.
A vantagem disso reside no fato de que esses investidores podem receber uma parte do valor das vendas daquele empreendimento. Inclusive, em determinadas situações, recebe uma parte da renda dos aluguéis dele, caso o empreendimento tenha sido feito para locação, e não para venda.
Por meio dele, os investidores podem financiar várias etapas que são fundamentais na incorporação imobiliária, como, por exemplo, a fase de lançamento de um empreendimento.
Principais plataformas de crowdfunding
O Crowdfunding é um tipo de financiamento coletivo que tem tudo a ver com o atual momento da era digital, em que os recursos online disponibilizam várias alternativas e possibilidades.
Hoje em dia é possível contar com muitas plataformas voltadas para a realização do crowdfunding. É importante conhecer as características de cada uma, bem como analisar se ela se encaixa no seu tipo de projeto.
Agora confira algumas das principais plataformas atuais para o financiamento coletivo.
Catarse
É praticamente uma das mais conhecidas e utilizadas, sendo uma opção viável para os mais variados tipos de projetos.
A Catarse atua no segmento do crowdfunding há mais de dez anos, sendo uma das pioneiras no Brasil e aparecendo sempre como uma das primeiras alternativas para quem quer aproveitar as principais vantagens desse tipo de financiamento.
A plataforma funciona de modo prático e simples, apresentando três modalidades para quem quer dar início a um projeto. São elas:
- Flex
- Assinatura/Recorrente
- Tudo ou nada
- Padrim
Essa é uma plataforma de crowdfunding voltada basicamente para projetos que envolvem assinaturas. Por meio dela, os produtores podem publicar os seus projetos e convidar os seus fãs para se tornarem padrinhos e madrinhas.
Desse modo, eles disponibilizam um valor mensal para assegurar a manutenção e a permanência desse projeto. Na prática, o Padrim é uma boa opção para projetos como, por exemplo:
- Revistas virtuais
- Blogs
- Podcasts
- Vídeos
- Webcomics
- Projetos musicais na web
- Apoia.se
Assim como a Catarse, ela também já se tornou uma das mais conhecidas. A plataforma disponibiliza basicamente dois tipos de modalidades para realizar os financiamentos.
Uma delas é a criação de campanhas com metas pontuais, outra é a realização de projetos que demandam contribuição mensal.
Kickante
Uma das principais vantagens dessa plataforma de financiamento coletivo é permitir que o realizador estabeleça um tempo indefinido caso ele não saiba como mensurar quanto tempo necessitará para obter os recursos necessários para a realização do projeto.
Além disso, o Kickante pode viabilizar o seu projeto sem necessariamente solicitar valores em dinheiro, mas pedindo outros bens, como doação de livros ou cestas básicas.
Qual é a melhor plataforma de crowdfunding?
A melhor plataforma de crowdfunding é aquela que se adapta perfeitamente aos propósitos do seu projeto.
Quanto mais você entender a respeito do seu projeto e dos seus objetivos, se torna muito mais fácil escolher a plataforma mais adequada para você.
Conheça as vantagens e os riscos do Crowdfunding
Apesar dos benefícios evidentes, como o auxílio e a iniciativa dos interessados no produto ou serviço oferecido, o financiamento coletivo também conta com alguns riscos. Entre as vantagens e os possíveis problemas, vale destacar alguns pontos a seguir.
Brindes e prêmios
Em muitos casos, quem ajuda financiando um projeto é presenteado com itens variados.
Apoio ao que gosta
Quem dá suporte para uma determinada iniciativa de crowdfunding está apoiando algo que acredita e que gosta. Além disso, faz o apoiador se sentir parte atuante de uma comunidade.
Oportunidade
O financiamento coletivo é a chance para artistas, gestores e demais produtores a finalmente colocarem em prática, por meio de apoiadores, projetos dos mais variados.
No entanto, há alguns pontos a serem levados em consideração no universo do financiamento coletivo. É bom ficar de olho também nos possíveis riscos.
Tempo de espera
Alguns projetos, pelos mais diversos motivos, podem demorar muito tempo para serem efetivamente realizados.
Resultado indesejado
Nem sempre o resultado que o realizador entrega para o público é o esperado.
Taxas
As plataformas de crowdfunding também necessitam lucrar, por isso, é bom estar ciente de que você vai arcar com taxas que ficam entre 5% e 10%. Portanto, para não ser surpreendido, leve em conta essas taxas na hora de definir a meta para o seu financiamento.
Vale a pena usar o Crowdfunding?
Sim, o Crowdfunding é o financiamento de uma iniciativa a partir da colaboração de uma comunidade (grande ou pequena) de pessoas que investem recursos financeiros e possuem interesse no resultado final.
No atual contexto, em que muito se fala em economia colaborativa, essa solução de financiamento coletivo é uma vaquinha online no melhor sentido do termo, sendo uma saída para artistas, empresários, cientistas, atletas e vários tipos de realizadores.
Ainda que envolva alguns riscos, o Crowdfunding é um caminho válido para quem quer colocar em prática uma determinada iniciativa.
XP Empresas: como transformar o seu negócio?
Fazer a transformação de um negócio exige planejamento. É preciso de profissionais dedicados a entender o mercado onde a empresa está situada e quais são os rumos que o negócio vai tomar para ir além.
A XP empresas busca ajudar empresas pequenas, médias e grandes a fazerem a correta gestão financeira do seu negócio para encontrar as melhores oportunidades no mercado, com menos burocracia e soluções inteligentes para potencializar resultados.
Na XP empresas é possível encontrar soluções de investimentos, crédito, além de educação financeira e informações necessárias para que a empresa seja capaz de fazer a correta gestão dos seus recursos, com assessoria especializada para chegar cada vez mais longe.
O time da XP é preparado para orientar a empresa a encontrar as melhores soluções para cada negócio de acordo com as possibilidades disponíveis no mercado e ajudar a traçar um plano de crescimento e saúde financeira.
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!