Após décadas em que o protagonismo nos negócios foi dominado por homens, as mulheres estão, cada vez mais, conquistando o seu espaço — embora com muitos desafios.
O crescimento dessa participação traz inúmeros benefícios para o mercado, como o aumento de empregos, diversidade de negócios, novas soluções e muito mais.
Quanto mais as mulheres crescem, mais a sociedade e a economia ganham.
Continue a leitura e entenda mais sobre o empreendedorismo feminino e o seu impacto no mercado.
O que é empreendedorismo feminino?
Empreendedorismo feminino é o conjunto de negócios idealizados ou comandados por mulheres. O termo abrange não apenas a criação de empreendimentos por mulheres, como também a presença feminina em cargos de liderança.
Embora aproximadamente metade da população seja mulher, os homens dominaram a maior parte dos cargos de liderança no mercado durante um bom tempo. Mesmo que elas quisessem empreender, tinham diversos obstáculos pela frente, como a necessidade de assinatura do marido em documentos comerciais e bancários.
Contudo, após diversas iniciativas e conquistas de direitos, atualmente 34% das empresas abertas e 48% dos microempreendedores individuais (MEI) são abertas por mulheres.
Qual o objetivo do empreendedorismo feminino?
No mercado, a função do empreendedorismo feminino é a mesma: entregar soluções de problemas para os consumidores. Já, no âmbito social, o objetivo é fortalecer o protagonismo feminino na economia, bem como incentivar outras mulheres a construírem negócios.
Qual a importância do empreendedorismo feminino?
O empreendedorismo feminino gera diversos impactos no meio econômico e social. Quando uma mulher abre uma empresa, ela traz uma nova solução para um problema do mercado e atende a demanda de parcela da população.
Por exemplo, a Heloísa Assis, idealizadora do Beleza Natural, trouxe produtos para hidratar e cuidar de seus cabelos crespos. Hoje, sua solução atende mais de 55 mil mulheres por mês.
Outra importância do empreendedorismo feminino é a geração de empregos. Pegando mais uma vez o exemplo da Beleza Natural, o negócio emprega mais de 2.000 colaboradores em suas 38 unidades.
Considerando que metade do mercado consumidor é feminino, a liderança de empresas por mulheres, além de pensarem mais nas suas necessidades, também incentivam o consumo com a sua representatividade.
Além disso, a liderança feminina também incentiva mais mulheres a empreenderem no mercado.
Quais os tipos de empreendedorismo feminino?
O mercado do empreendedorismo feminino é enorme. Mulheres podem criar negócios em qualquer setor e de diversas formas. Confira 15 ideias de negócios que você pode criar:
- Fitness: alimentação saudável e exercícios físicos;
- Moda: roupas, calçados, acessórios, entre outros;
- Beleza: maquiagem, cabelo, skincare, entre outros;
- Estética: procedimentos e produtos estéticos;
- Turismo: aluguel de temporada, agência de viagem, entre outros;
- Alimentício: restaurantes, mercados, lanchonetes, entre outros;
- Jóias: brincos, pulseiras,
- Festas: confeitaria, organização, espaço de festas, entre outros;
- Pet: produtos e serviços para animais;
- Decoração e organização: personal organizer, design interior, entre outros;
- Artesanato: crochê, tricô, MDF, pintura, entre outros.
- Maternidade: roupas para bebês, soluções para mães, entre outros;
- Educação: cursos, workshops, palestras, mentorias, livros, entre outros.
- Imobiliária: aluguel de apartamentos, venda de imóveis, entre outros;
- Tecnologia: aparelhos, acessórios, consultorias de TI, entre outros.
Além disso, com o avanço da tecnologia, o mercado oferece diversas possibilidades para a mulher empreender.
Hoje, você pode abrir um e-commerce, disponibilizar serviço de delivery, vender infoprodutos e outros formatos de negócios sem nem sair de casa.
Como é o empreendedorismo feminino no Brasil?
O cenário do empreendedorismo feminino no Brasil é de crescimento. Segundo uma pesquisa do LinkedIn, a porcentagem de novas empreendedoras aumentou 41% durante a pandemia.
Segundo uma pesquisa da GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil ocupa a 7ª posição no ranking de proporção de mulheres à frente de empreendimentos iniciais — com menos de 42 meses de existência — entre 49 países.
Atualmente, temos grandes representantes do empreendedorismo feminino no Brasil, como:
- Luiza Trajano (Magazine Luiza)
- Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora)
- Zica Assis (Beleza Natural)
- Cristina Junqueira (Nubank)
- Maitê Lourenço (BlackRocks)
- Danyelle Van Straten (Depyl Action)
- Maria José de Lima Freitas (Mazé Doces)
Contudo, elas ainda enfrentam diversos desafios no mercado. Por exemplo, só 13% das mulheres estão em posição de destaque nas 500 maiores empresas brasileiras, conforme uma pesquisa realizada pelo Insper com a Talenses.
Além disso, segundo uma pesquisa da FGV, a participação delas no mercado de trabalho é 20% inferior à dos homens e o Brasil está na 92ª posição no ranking que estima a igualdade entre homens e mulheres para 153 países (Fórum Econômico Mundial de 2019).
Ou seja, embora o cenário esteja melhorando, ainda precisa evoluir muito até ficar igualitário.
Por que o empreendedorismo feminino vem crescendo no Brasil?
Existem diversos motivos associados ao aumento do protagonismo feminino no mercado, mas podemos citar três:
- Representatividade: quanto mais mulheres assumem um papel de liderança, mais as outras são incentivadas a procurarem empreender também;
- Reflexão sobre os papéis: antigamente, a mulher assumia a função de cuidar da casa e das crianças, enquanto os homens ficavam responsáveis pelos negócios — era como se fosse a ordem natural das famílias. Hoje, elas possuem mais liberdade para escolher o que fazer;
- Barreira menor: construir um negócio não é fácil, mas o obstáculo é maior para mulheres (em especial, as mães), já que precisa de uma alta disponibilidade de tempo e recursos. Com a tecnologia, novas formas de empreender surgiram, então, ficou mais fácil abrir uma empresa.
Quando foi criado o Dia do Empreendedorismo Feminino?
O Dia do Empreendedorismo Feminino foi criado em 2014 pela ONU (Organização das Nações Unidas). Coordenado pela ONU Mulheres, o momento ficou marcado pela reunião de 150 países em busca do fim da desigualdade salarial e aumento do protagonismo feminino nos negócios.
No Dia do Empreendedorismo Feminino, o objetivo é fortalecer e incentivar a participação feminina no mercado e combater o preconceito de gênero.
O que falar sobre o empreendedorismo feminino?
Dentro das empresas, é fundamental incentivar a participação e a liderança das mulheres, mostrando o quanto elas possuem um papel essencial e ainda podem contribuir mais para a organização. A seguir, trouxemos algumas frases sobre empreendedorismo feminino:
- “Você precisa permanecer focada e encontrar o melhor de você.” — Hillary Clinton
- “Não perca tempo tentando mudar a opinião dos outros. Faça seu trabalho e não ligue para o que pensam.” — Michelle Obama
- “Você tem mulheres na tecnologia, mulheres investidoras-anjo. Não existe absolutamente nada que nós, mulheres, não possamos fazer.” — Camila Farani
- “Eu adoraria ser lembrada como uma pessoa que usou a sua vida para inspirar os outros em qualquer maneira.” — Viola Davis
- “A força se consegue com fracassos e não com sucessos” — Coco Chanel
Como a XP atua no empreendedorismo feminino?
Em 2020, a XP Investimentos assumiu o compromisso de ter ao menos 50% de mulheres entre todos os colaboradores até 2025 como forma de resolver a disparidade de gênero dentro da empresa.
XP Empresas: como transformar o seu negócio?
Fazer a transformação de um negócio exige planejamento. É preciso de profissionais dedicados a entender o mercado onde a empresa está situada e quais são os rumos que o negócio vai tomar para ir além.
A XP empresas busca ajudar empresas pequenas, médias e grandes a fazerem a correta gestão financeira do seu negócio para encontrar as melhores oportunidades no mercado, com menos burocracia e soluções inteligentes para potencializar resultados.
Na XP empresas é possível encontrar soluções de investimentos, crédito, além de educação financeira e informações necessárias para que a empresa seja capaz de fazer a correta gestão dos seus recursos, com assessoria especializada para chegar cada vez mais longe.
O time da XP é preparado para orientar a empresa a encontrar as melhores soluções para cada negócio de acordo com as possibilidades disponíveis no mercado e ajudar a traçar um plano de crescimento e saúde financeira.
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!