XP Expert

Empreendedorismo feminino: entenda o conceito e sua história!

O empreendedorismo feminino está transformando o mercado brasileiro e criando diversos cases de sucesso!

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail
Empreendedorismo feminino: entenda o conceito e sua história!

Após décadas em que o protagonismo nos negócios foi dominado por homens, as mulheres estão, cada vez mais, conquistando o seu espaço — embora com muitos desafios.  

O crescimento dessa participação traz inúmeros benefícios para o mercado, como o aumento de empregos, diversidade de negócios, novas soluções e muito mais. 

Quanto mais as mulheres crescem, mais a sociedade e a economia ganham.  

Continue a leitura e entenda mais sobre o empreendedorismo feminino e o seu impacto no mercado.  

O que é empreendedorismo feminino?   

Empreendedorismo feminino é o conjunto de negócios idealizados ou comandados por mulheres. O termo abrange não apenas a criação de empreendimentos por mulheres, como também a presença feminina em cargos de liderança.  

Embora aproximadamente metade da população seja mulher, os homens dominaram a maior parte dos cargos de liderança no mercado durante um bom tempo. Mesmo que elas quisessem empreender, tinham diversos obstáculos pela frente, como a necessidade de assinatura do marido em documentos comerciais e bancários.  

Contudo, após diversas iniciativas e conquistas de direitos, atualmente 34% das empresas abertas e 48% dos microempreendedores individuais (MEI) são abertas por mulheres.  

Qual o objetivo do empreendedorismo feminino?

No mercado, a função do empreendedorismo feminino é a mesma: entregar soluções de problemas para os consumidores. Já, no âmbito social, o objetivo é fortalecer o protagonismo feminino na economia, bem como incentivar outras mulheres a construírem negócios. 

Qual a importância do empreendedorismo feminino?

O empreendedorismo feminino gera diversos impactos no meio econômico e social. Quando uma mulher abre uma empresa, ela traz uma nova solução para um problema do mercado e atende a demanda de parcela da população.  

Por exemplo, a Heloísa Assis, idealizadora do Beleza Natural, trouxe produtos para hidratar e cuidar de seus cabelos crespos. Hoje, sua solução atende mais de 55 mil mulheres por mês.  

Outra importância do empreendedorismo feminino é a geração de empregos. Pegando mais uma vez o exemplo da Beleza Natural, o negócio emprega mais de 2.000 colaboradores em suas 38 unidades.  

Considerando que metade do mercado consumidor é feminino, a liderança de empresas por mulheres, além de pensarem mais nas suas necessidades, também incentivam o consumo com a sua representatividade.  

Além disso, a liderança feminina também incentiva mais mulheres a empreenderem no mercado.  

Quais os tipos de empreendedorismo feminino?

Três mulheres empreendedoras andando juntas em uma empresa, em referência ao empreendedorismo feminino.

O mercado do empreendedorismo feminino é enorme. Mulheres podem criar negócios em qualquer setor e de diversas formas. Confira 15 ideias de negócios que você pode criar: 

  1. Fitness: alimentação saudável e exercícios físicos; 
  1. Moda: roupas, calçados, acessórios, entre outros; 
  1. Beleza: maquiagem, cabelo, skincare, entre outros; 
  1. Estética: procedimentos e produtos estéticos; 
  1. Turismo: aluguel de temporada, agência de viagem, entre outros; 
  1. Alimentício: restaurantes, mercados, lanchonetes, entre outros; 
  1. Jóias: brincos, pulseiras,  
  1. Festas: confeitaria, organização, espaço de festas, entre outros; 
  1. Pet: produtos e serviços para animais; 
  1. Decoração e organização: personal organizer, design interior, entre outros; 
  1. Artesanato: crochê, tricô, MDF, pintura, entre outros.  
  1. Maternidade: roupas para bebês, soluções para mães, entre outros; 
  1. Educação: cursos, workshops, palestras, mentorias, livros, entre outros. 
  1. Imobiliária: aluguel de apartamentos, venda de imóveis, entre outros; 
  1. Tecnologia: aparelhos, acessórios, consultorias de TI, entre outros. 

Além disso, com o avanço da tecnologia, o mercado oferece diversas possibilidades para a mulher empreender.  

Hoje, você pode abrir um e-commerce, disponibilizar serviço de delivery, vender infoprodutos e outros formatos de negócios sem nem sair de casa.  

Como é o empreendedorismo feminino no Brasil?

O cenário do empreendedorismo feminino no Brasil é de crescimento. Segundo uma pesquisa do LinkedIn, a porcentagem de novas empreendedoras aumentou 41% durante a pandemia.  

Segundo uma pesquisa da GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil ocupa a 7ª posição no ranking de proporção de mulheres à frente de empreendimentos iniciais — com menos de 42 meses de existência — entre 49 países. 

Atualmente, temos grandes representantes do empreendedorismo feminino no Brasil, como:  

  • Luiza Trajano (Magazine Luiza) 
  • Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora) 
  • Zica Assis (Beleza Natural) 
  • Cristina Junqueira (Nubank) 
  • Maitê Lourenço (BlackRocks) 
  • Danyelle Van Straten (Depyl Action) 
  • Maria José de Lima Freitas (Mazé Doces) 

Contudo, elas ainda enfrentam diversos desafios no mercado. Por exemplo, só 13% das mulheres estão em posição de destaque nas 500 maiores empresas brasileiras, conforme uma pesquisa realizada pelo Insper com a Talenses. 

Além disso, segundo uma pesquisa da FGV, a participação delas no mercado de trabalho é 20% inferior à dos homens e o Brasil está na 92ª posição no ranking que estima a igualdade entre homens e mulheres para 153 países (Fórum Econômico Mundial de 2019). 

Ou seja, embora o cenário esteja melhorando, ainda precisa evoluir muito até ficar igualitário.  

Por que o empreendedorismo feminino vem crescendo no Brasil?

Existem diversos motivos associados ao aumento do protagonismo feminino no mercado, mas podemos citar três: 

  1. Representatividade: quanto mais mulheres assumem um papel de liderança, mais as outras são incentivadas a procurarem empreender também; 
  1. Reflexão sobre os papéis: antigamente, a mulher assumia a função de cuidar da casa e das crianças, enquanto os homens ficavam responsáveis pelos negócios — era como se fosse a ordem natural das famílias. Hoje, elas possuem mais liberdade para escolher o que fazer; 
  1. Barreira menor: construir um negócio não é fácil, mas o obstáculo é maior para mulheres (em especial, as mães), já que precisa de uma alta disponibilidade de tempo e recursos. Com a tecnologia, novas formas de empreender surgiram, então, ficou mais fácil abrir uma empresa.  

Invista com quem acredita no potencial do seu negócio. Sonhe grande e transforme o seu negócio com a XP Empresas! 

Quando foi criado o Dia do Empreendedorismo Feminino?  

O Dia do Empreendedorismo Feminino foi criado em 2014 pela ONU (Organização das Nações Unidas). Coordenado pela ONU Mulheres, o momento ficou marcado pela reunião de 150 países em busca do fim da desigualdade salarial e aumento do protagonismo feminino nos negócios. 

No Dia do Empreendedorismo Feminino, o objetivo é fortalecer e incentivar a participação feminina no mercado e combater o preconceito de gênero.  

O que falar sobre o empreendedorismo feminino?   

Dentro das empresas, é fundamental incentivar a participação e a liderança das mulheres, mostrando o quanto elas possuem um papel essencial e ainda podem contribuir mais para a organização. A seguir, trouxemos algumas frases sobre empreendedorismo feminino: 

  • “Você precisa permanecer focada e encontrar o melhor de você.” — Hillary Clinton  
  • “Não perca tempo tentando mudar a opinião dos outros. Faça seu trabalho e não ligue para o que pensam.” — Michelle Obama 
  • “Você tem mulheres na tecnologia, mulheres investidoras-anjo. Não existe absolutamente nada que nós, mulheres, não possamos fazer.” — Camila Farani 
  • “Eu adoraria ser lembrada como uma pessoa que usou a sua vida para inspirar os outros em qualquer maneira.” — Viola Davis 
  •  “A força se consegue com fracassos e não com sucessos” — Coco Chanel 

Como a XP atua no empreendedorismo feminino?

Foto de três mulheres em um escritório em referência ao empreendedorismo feminino na XP.

Em 2020, a XP Investimentos assumiu o compromisso de ter ao menos 50% de mulheres entre todos os colaboradores até 2025 como forma de resolver a disparidade de gênero dentro da empresa.  

XP Empresas: como transformar o seu negócio?

Fazer a transformação de um negócio exige planejamento. É preciso de profissionais dedicados a entender o mercado onde a empresa está situada e quais são os rumos que o negócio vai tomar para ir além.  

A XP empresas busca ajudar empresas pequenas, médias e grandes a fazerem a correta gestão financeira do seu negócio para encontrar as melhores oportunidades no mercado, com menos burocracia e soluções inteligentes para potencializar resultados. 

Na XP empresas é possível encontrar soluções de investimentos, crédito, além de educação financeira e informações necessárias para que a empresa seja capaz de fazer a correta gestão dos seus recursos, com assessoria especializada para chegar cada vez mais longe. 

O time da XP é preparado para orientar a empresa a encontrar as melhores soluções para cada negócio de acordo com as possibilidades disponíveis no mercado e ajudar a traçar um plano de crescimento e saúde financeira. 

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.