Debênture Concessionária Rota das Bandeiras – JUL/2034

Debênture Concessionária Rota das Bandeiras – JUL/2034

  • Vencimento 17/07/2034
  • Rentab. -
  • Liquidez -
  • Juros -
  • Rating AAA(bra)
  • Risco (0 - 100) 24 (Médio)
  • Preço Unitário R$ 1.000,00

Análise do Emissor

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Destaques positivos

  • Boa localização da concessão (Campinas à São José dos Campos).
  • Bom fluxo de veículos com pulverização de tipos de cargas.

Pontos de atenção

  • Risco regulatório.
  • Exposição à atividade econômica.

Quem é a Rota das Bandeiras?

História

A Rota das Bandeiras iniciou suas atividades em abril de 2009, com a assinatura do contrato de concessão firmado com o Governo de São Paulo para a exploração por 30 anos da malha rodoviária estadual do Corredor Dom Pedro I, formado por cinco importantes rodovias do interior paulista.

Em 27 de maio de 2019 a então controladora direta da concessionária, a Odebrecht Rodovias S.A. (“ODBVias”), alienou o equivalente a 85% do capital social da Companhia para o Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia SCP 1355.

Especificações

O Corredor Dom Pedro está localizado em um ponto estratégico para o escoamento da produção nacional e engloba 17 cidades de uma das áreas mais desenvolvidas do país, que reúne 2,5 milhões de moradores entre a Região Metropolitana de Campinas e o Vale do Paraíba.

Além disso, as rodovias do Corredor Dom Pedro I interligam as principais rodovias do Estado: Anhanguera, Bandeirantes, Ayrton Senna/Carvalho Pinto, Dutra e Fernão Dias.

Poder concedenteARTESP
Início da concessão2009
Término da concessão2039
Extensão297 km
Investimentos realizadosR$2,7 bilhões
Valor da Outorga FixaR$1,3 bilhão
Fonte: XP Investimentos e Rota das Bandeiras.

Quais são seus acionistas?

A Companhia é uma sociedade por ações, controlada atualmente pelos Fundos de Investimento em Participações Multiestratégia OTP CRB (“FIP OTP”), com 15% de participação na concessionária, sendo de propriedade da Odebretch, e SCP 1355 (“SCP 1355”), veículo de investimentos de Farallon Capital e Mubadala Investment Company, que detém os outros 85%.

O Farallon Capital Management é um dos maiores hedge funds do mundo, fundado em São Francisco no ano de 1986, com US$ 27,6 bilhões de ativos sob custódia em 2019. Já o Mubadala concentra os investimentos soberanos de Abu Dhabi, um dos emirados que formam os Emirados Árabes Unidos, e, em 2019, administrava US$ 232,2 bilhões em ativos.

Apesar da participação de apenas 15% do FIP OTP, há um acordo de acionistas que o assegura poder de veto para determinadas matérias.

Principais fatores do crédito

Para melhor entendimento, esclarecemos que a nomenclatura “3T20” significa “terceiro trimestre de 2020”. Suas variações também se aplicam (ex: 2T20 seria o segundo trimestre de 2020). 

Fonte: XP Investimentos e Rota das Bandeiras.

Cenário atual

Desde meados de 2018, o decreto que garante a isenção para a cobrança de pedágio de caminhões que viajam com eixo suspenso (sem carga), adotado como resposta do Governo Federal à greve dos caminhoneiros, permanece em vigência,  Como 60% da receita de pedágio da companhia é proveniente de veículos pesados e o contrato de concessão foi assinado antes da promulgação da medida, as projeções iniciais de receita da empresa foram alteradas.

Além disso, as medidas de restrição adotadas pelo governo estadual em resposta à pandemia da covid-19, da segunda quinzena de março de 2020 em diante, impactaram as atividades da concessionária no primeiro semestre, levando à redução no tráfego de veículos. Contudo, a maior participação de veículos pesados, que apresentaram menor queda de demanda durante a pandemia, garantiram à concessionária maior resiliência que seus pares que possuem maior participação de veículos leves

A partir de agosto, foi possível observar processo gradual de reabertura das atividades econômicas pelo país, movimento que refletiu nas operações da Rota das Bandeiras no mesmo período.

A companhia, assim como seus pares do setor, solicitou por meio da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) reequilíbrio econômico-financeiro à agência reguladora, por entender que a queda de demanda e receita tem sido ocasionada por força maior. Ademais, a empresa ainda aguarda a definição do último pleito, este referente a isenção de pedágio para caminhões com eixo suspenso.

Destaques operacionais

Na sequência de um trimestre inteiramente impactado pela pandemia da covid-19, as operações da companhia no 3T20 já mostraram leve recuperação, ainda que em patamares inferiores ao seu histórico.

Como a redução de tráfego após a adoção de medidas de restrição foi mais concentrada em veículos leves, a participação de veículos pesados no resultado do trimestre aumentou de 59,1% no 3T19, para 64,9% no 3T20.

O tráfego de veículos pesados recuou de 13,7 milhões para 13,4 milhões em VEQs (veículos equivalentes; número de veículos multiplicado pelo número de eixos pagantes) no mesmo intervalo, variação negativa de 2,3%, ao passo que o tráfego de veículos leves apresentou queda ainda maior, de 20,0% para 7,4 milhões de VEQs.

O tráfego pedagiado consolidado, somando veículos leves e pesados, atingiu 21 milhões de VEQs no 3T20, representando uma contração de 6,8% contra o terceiro trimestre de 2019. Já nos últimos 12 meses encerrados em setembro, o tráfego atingiu 81,2 milhões de VEQs, retração de 8,1% frente ao acumulado nos 12 meses imediatamente anteriores.

Destaques financeiros

Receita e EBITDA

No terceiro trimestre de 2020, a receita operacional líquida reportada pela Rota das Bandeiras foi de R$ 159,5 milhões, contração de 7,2% em comparação com os R$ 171,7 milhões apurados no 3T19.

Já a receita operacional líquida acumulada nos últimos 12 meses encerrados em setembro de 2020 foi de R$ 647,8 milhões, redução de 4,7% em comparação com o os R$ 617,1 milhões acumulados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Enquanto isso, o EBITDA ajustado reportado nos últimos 12 meses foi de R$ 525,7 milhões, culminando em uma margem EBITDA de 85%. No período de 12 meses anteriores a setembro de 2019, a Rota das Bandeiras gerou R$ 539,9 milhões (margem de 85%).

Endividamento e alavancagem

Ao fim de setembro de 2020, a concessionária possuía R$ 1,9 bilhão de endividamento líquido, valor em linha com o reportado em dezembro de 2019. Pontua-se que, para fins de covenants, o endividamento não considera os custos de transação de debêntures.

Por outro lado, a contração do EBITDA acumulado nos últimos 12 meses direcionou um aumento na alavancagem, medida pela relação dívida líquida/EBITDA de 3,43x para 3,70x. A companhia possui cláusulas restritivas em suas emissões as quais impõem teto de alavancagem de até 4,5x (com vigência até dezembro de 2021).

No quesito de liquidez, a atual posição de caixa de R$ 201 milhões permite um certo conforto para a companhia, dado que é suficiente para o cumprimento com as obrigações financeiras até 2023. Nota-se também que 85% do endividamento total da empresa vencerá a partir de 2025.

Vale destacar que mesmo com a redução da demanda a empresa continua gerando caixa operacional.

Pontos de atenção

Risco regulatório

Por estar 100% concentrada em uma atividade que compõe um setor regulado, alterações em regulamentações podem impactar os investimentos e retornos inicialmente previstos.

Em relação à crise do covid-19, espera-se que, assim como outras empresas do setor, a Rota das Bandeiras peça reequilíbrio econômico-financeiro à agência reguladora, devido ao entendimento de que a queda recente de demanda e receita tem sido ocasionada por força maior.

Contudo, o processo de pleito do reequilíbrio tende a ser bastante lento, visto que visto que a metodologia do cálculo de reequilíbrio ainda não foi definida e porque os efeitos da covid-19 na demanda ainda não acabaram.

Em segunda análise, as companhias ainda não foram compensadas pela isenção de veículos com eixo suspenso, vigente desde 2018. Portanto, os efeitos da pandemia sobre os resultados da companhia podem demorar a serem mitigados.

Exposição à atividade econômica

Há uma forte correlação entre a performance da economia e o volume de tráfego de veículos. Em momentos de baixa atividade econômica, a demanda geralmente cai, impactando negativamente a receita e geração de caixa da empresa.

Confira nossa visão sobre impacto do covid-19 sobre os setores

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Rota das Bandeiras

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