Brasil
Os jornais seguem dando destaque para a possibilidade de o governo acionar o STF para reverter a derrubada do decreto do IOF. De acordo com alguns veículos, a decisão já foi tomada pelo presidente Lula (https://tinyurl.com/23p56rpk), que aguarda apenas o aval da Advocacia-Geral da União para dar prosseguimento à ação (https://tinyurl.com/22gjqf8p) – ainda na sexta-feira, a AGU disse ter dado início, por determinação do chefe do Executivo, a uma avaliação técnica sobre as medidas jurídicas que podem ser adotadas, mas que uma decisão só seria anunciada após a conclusão da análise. A CNN afirma que as áreas jurídica e econômica do governo são favoráveis à judicialização, diante da avaliação de que é necessário declarar a inconstitucionalidade do ato do Congresso, em usurpação às competências do Poder Executivo com a derrubada do decreto. A ideia, no entanto, encontraria oposição da articulação política, sob o risco de escalar a crise política (https://tinyurl.com/2cldju2e). Ainda segundo o veículo, a ideia de Lula é se reunir com os presidentes da Câmara e do Senado e consultar ministros do STF antes de anunciar a decisão. Nesta linha, o jornal O Globo reporta que a ação só vai andar se o Planalto tiver certeza que vai ganhar e aponta que a temperatura na Corte é de tendência de vitória do governo em caso de judicialização (https://tinyurl.com/24xjnkjq).
Antes de uma decisão ser de fato tomada pelo Executivo, o Psol se antecipou e ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF. O caso foi encaminhado pelo ministro Gilmar Mendes à presidência da Corte para avaliação da necessidade de redistribuição para o ministro Alexandre de Moraes, alegando haver “coincidência parcial de objetos” com o processo movido pelo PL no início do mês, pela derrubada do decreto do IOF – ação esta relatada por Moraes (https://tinyurl.com/2dfrhjlv).
Em paralelo à possível judicialização, o governo também busca fontes de receita para compensar a perda de arrecadação com a derrubada do decreto. Segundo o Valor, ampliar os cortes em benefícios tributários é uma das opções em análise pela equipe econômica, com uma eventual elevação no percentual de 10% para o corte linear em incentivos não protegidos pela Constituição. Também estariam no rol de possibilidades medidas como o leilão de áreas do pré-sal, um recolhimento maior de dividendos dos bancos, a intensificação de congelamento das despesas e revisões de gastos (https://tinyurl.com/279bthw6). Enquanto a proposta do governo para o corte de benefícios fiscais não é apresentada, a Câmara pautou para terça-feira a análise do requerimento de urgência a um projeto de lei complementar (41/2019) que trata do tema, de autoria do senador Esperidião Amin (https://tinyurl.com/26bd4mtq) — o texto, já aprovado no Senado, pretende alterar a LRF e reavaliar o alcance dos benefícios e seus impactos (https://tinyurl.com/234z5kxt). Outra matéria que ganhará a atenção do Planalto nesta semana é a MP do Fundo Social, que também autoriza o governo a leiloar o petróleo excedente do pré-sal. Aprovada na Câmara na semana passada, a medida aguarda votação no Senado e precisa ser aprovada até quinta-feira para não perder a validade (https://tinyurl.com/28qux357).
Como pano de fundo das discussões, os jornais destacam a orientação de Lula para que ministros e aliados exponham as divergências com o Congresso, sob argumentação que parlamentares de centro e direita resistem à implementação de justiça tributária no país (https://tinyurl.com/2b4wy52o). Ontem a Federação União Progressista divulgou propaganda em resposta ao vídeo publicado pelo PT – defendendo a taxação dos “BBBs”, “bilionários, bancos e bets” (https://tinyurl.com/22vnlv3w), dando mais um passo na crise instalada na semana passada e mostrando que o centrão não aceitará passivamente a tentativa do governo de intensificar a versão do “nós contra eles”. Como escreveu o time XP Política ontem, o movimento foi interpretado por PP e União Brasil como um ensaio da estratégia petista para 2026 e ganhou peso adicional porque o ministro Fernando Haddad e sua equipe — até então vistos como interlocutores distintos do restante do governo — passaram também a ser identificados com a comunicação mais à esquerda do governo. A dificuldade de interlocução adiciona ainda mais pressão para a discussão da medida provisória que alterou a tributação de produtos financeiros e tem expectativa de análise no segundo semestre (app: https://bit.ly/4kgHsaT | desktop: https://tinyurl.com/388hxraz).
Agenda BCB: Diogo Guillen participa de recepção e jantar do fórum do ECB às 14h30 (horário de Brasília). Nilton David se reúne individualmente com gestoras às 9h e às 10h para tratar de conjuntura econômica.
Agendas de Lula e Haddad: Lula se reúne ao longo do dia com o vice-presidente Geraldo Alckmin e com os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário). Também participa, ao lado do ministro Fernando Haddad, da cerimônia de lançamento do Plano Safra 2025/2026, às 11h.
Agenda local de dados: Às 8h25 o BCB divulga o PDF do Focus e às 9h, os dados completos. Às 8h30 teremos o resultado do setor público de maio, com o mercado projetando déficit primário de BRL 42,7 bi e a XP, déficit primário de BRL 43,8 bi. Às 14h30 teremos o Caged também de maio, com o mercado antevendo criação líquida de 176k vagas e a XP, de 168k.
Internacional
A Bloomberg reporta que o líder da maioria no Senado John Thune está buscando aprovar o chamado One Big Beautiful Bill até o feriado de sexta-feira nos EUA, mas enfrenta oposição de oito senadores republicanos que se mostram contra trechos do projeto – os Republicanos têm 53 das 100 cadeiras no Senado, de forma que no máximo poderiam ter três deles votando contra o projeto; cenário em que o vice-presidente JD Vance daria o voto de desempate (https://tinyurl.com/dp97472y) .
Agenda internacional de dados: Na China, o PMI de manufatura subiu de 49,5 em maio para 49,7 em junho (exp. 49,6), com o de não manufatura avançando de 50,3 para 50,5 (exp. 50,3). O composto subiu de 50,4 para 50,7. No Japão, a produção industrial subiu 0,5% m/m segundo os dados preliminares de maio (exp. 3,5% m/m). Na Alemanha, as vendas no varejo caíram 1,6% m/m em maio (exp. -0,5%). Tivemos os CPI regionais de junho, com o nacional a ser divulgado às 9h. No Reino Unido, tivemos a leitura final do PIB do primeiro trimestre, com o headline ficando inalterado frente à leitura anterior em 0,7% t/t.
Nos EUA, o Chicago PMI de junho (exp. 42,9) será divulgado às 10h45 e o indicador de atividade manufatureira do Fed Dallas do mesmo mês (exp. -12,0) às 11h30. Teremos dois fedspeakers durante o dia (Bostic às 11h e Goolsbee às 14h).
Bons negócios!
XP Política & Macro Strategy
Clipping de notícias
Capas dos jornais: https://tinyurl.com/49f5e8wj
IOF
Valor: Alternativa a IOF inclui ampliar cortes de incentivos (https://tinyurl.com/279bthw6)
Valor: Área técnica defende ação no STF e diálogo com Congresso (https://tinyurl.com/2cldju2e)
CNN: Lula aguarda sinal verde da AGU para recorrer de derrubada do IOF no STF (https://tinyurl.com/22gjqf8p)
O Globo: AGU vai definir estratégia para contestação de derrubada do IOF (https://tinyurl.com/23p56rpk)
Valor: AGU avalia medidas jurídicas que possam ser adotadas para manter vigência do decreto do IOF (https://tinyurl.com/2amf7988)
O Globo: O cálculo no STF sobre a chance do governo Lula reverter a derrota do IOF (https://tinyurl.com/24xjnkjq)
Valor: Gilmar encaminha ação do PSol sobre IOF para Presidência do STF e ação pode ficar com Moraes (https://tinyurl.com/2dfrhjlv)
Estadão: IOF: Gilmar pede a Barroso para decidir se ação sobre imposto no Supremo fica com ele ou Moraes (https://tinyurl.com/22usnfev)
XP Política: Haddad/IOF: Se a resposta da AGU for positiva, o governo terá de recorrer ao STF (app: https://bit.ly/4erdn7b | desktop: https://tinyurl.com/ysbe5hpd)
Valor: Indignação de Lula com usurpação de competência moveu decisão de judicializar decreto do IOF (https://tinyurl.com/ywpesk9g)
Folha: Especialistas divergem sobre eficácia de governo ir ao STF contra derrubada do IOF pelo Congresso (https://tinyurl.com/277e9rfx)
XP Política: Haddad/IOF: Tinha certeza que havíamos encaminhado as questões, não sei o que aconteceu (app: https://bit.ly/4ey1r3M | desktop: https://tinyurl.com/mst4sc4x)
O Globo: Legislativo ‘tem seus limites’ e decreto do IOF cumpriu a lei, diz Rui Costa (https://tinyurl.com/27mz9k2y)
Valor: Governo ‘embaralha papéis’ ao acionar STF na briga do IOF, diz presidente do Republicanos (https://tinyurl.com/ylr4jybt)
Outras de fiscal
Valor: Agenda de política: Câmara discute revisão de incentivos fiscais (https://tinyurl.com/26bd4mtq)
O Globo: Câmara não espera Haddad e pauta urgência de projeto sobre corte de benefícios tributários de autoria parlamentar (https://tinyurl.com/234z5kxt)
Folha: Dívida pública federal sobe 0,71% em maio, para R$ 7,670 trilhões (https://tinyurl.com/yu6l5g6s)
O Globo: Cortes no Orçamento já afetam dia a dia de agências reguladoras, INSS e universidades (https://tinyurl.com/2czy5yes)
G1: Vitrine do governo, obras do PAC têm restrições de recursos e paralisações (https://tinyurl.com/23od2x23)
XP Política: Haddad: Como vamos tratar de temas estruturais em um ambiente que não conseguimos aprovar outras iniciativas? (app: https://bit.ly/4nqvTRj | desktop: https://tinyurl.com/3rrr9tyj)
O Globo: Congresso aprova medidas que vão custar R$ 106 bilhões aos cofres públicos neste ano (https://tinyurl.com/2ct5b796)
Folha: A MP do pré-sal será protagonista dos próximos capítulos da crise política (https://tinyurl.com/28qux357)
Folha: Gasto de estados e municípios cresce 2 pontos do PIB e preocupa especialistas (https://tinyurl.com/2bpksogj)
O Globo: ‘A semana mostrou que o Congresso não está interessado em reequilibrar as contas públicas. O foco é 2026’, diz economista (https://tinyurl.com/27r7cu7l)
Valor: PGFN amplia chances de transação tributária
(https://tinyurl.com/2bm43crw)
BC
Valor: BC mira 2026 com juro alto por muito tempo (https://tinyurl.com/23e3k9bj)
Folha: BC discute teto para taxa do cartão de crédito (https://tinyurl.com/27vdn6q5)
Governo/Congresso
XP Política: A batalha do governo pós-derrota no decreto do IOF (app: https://bit.ly/4kgHsaT | desktop: https://tinyurl.com/388hxraz)
Frequência Política: #251 – Cenários após a derrubada do decreto do IOF (app: https://bit.ly/40iWrtZ | desktop: https://tinyurl.com/322fdbus)
Folha: Lula instrui aliados a se contrapor a centrão após base frustrar governo (https://tinyurl.com/2b4wy52o)
Valor: Governistas acionam guerrilha digital contra Congresso (https://tinyurl.com/2ya7z7dn)
Valor: União Brasil e Progressistas lançam vídeo contra campanha do PT e criticam tamanho do Estado (https://tinyurl.com/2bhtjwv4)
Valor: PT faz campanha estimulando disputa entre pobre e ricos, mas não fala em medidas estruturais (https://tinyurl.com/22vnlv3w)
CNN: Em meio a polêmica sobre IOF, Tebet é aguardada em Comissão de Orçamento (https://tinyurl.com/27x9oar2)
Folha: Derrota do governo coroa dobradinha Motta-Alcolumbre e abre fase inédita em Lula 3 (https://tinyurl.com/2a8cjz48)
CNN: “Anistia não é a pauta do povo”, diz Gleisi Hoffmann à CNN (https://tinyurl.com/27houbly)
Energia
Estadão: Adicional na conta de luz: bandeira tarifária permanece vermelha patamar 1 em julho, anuncia Aneel (https://tinyurl.com/2a8mq8ar)
Folha: Ministros operaram em alta da conta de luz, diz Prates (https://tinyurl.com/23kndory)
Folha: Ibama dá licença prévia para primeiras turbinas eólicas offshore no Brasil (https://tinyurl.com/24vpface)
Reforma tributária
Valor: Governos começam a se mexer para elevar receita com reforma tributária (https://tinyurl.com/2d96o5nv)
Folha: Teste do portal da reforma tributária começa nesta terça com 66 empresas (https://tinyurl.com/26ysdmoh)
Folha: Que imposto é esse: Reforma tributária: novos tributos CBS e IBS não são melhor instrumento para financiar política ambiental, diz Appy (https://tinyurl.com/ymy8pebv)
2026
O Globo: Centrão tenta convencer Bolsonaro a abrir mão da presidência em 2026 e atua por Tarcísio na disputa ao Planalto (https://tinyurl.com/22fvbfzj)
Estadão: Bolsonaro exigirá mais que o compromisso de indulto para apoiar Tarcísio à Presidência em 2026 (https://tinyurl.com/2xsbw44w)
Valor: PT teme derrota e busca estratégia para 2026 (https://tinyurl.com/25t932t2)
O Globo: Em ato esvaziado na Paulista, Bolsonaro pede a apoiadores para elegerem 50% do Congresso e diz que ‘nem precisa ser presidente’ (https://tinyurl.com/258l6nb5)
Estadão: Bolsonaro usa manifestação na Paulista para pedir ‘50% da Câmara e do Senado para mudar o Brasil’ (https://tinyurl.com/27kpqzvg)
Folha: Derrota no Congresso agrava dificuldade eleitoral de Lula para 2026 (https://tinyurl.com/28352nmg)
O Globo: Governo dobra discurso ‘ricos contra pobres’ em rixa com o Congresso, mas tenta manter pontes para 2026 (https://tinyurl.com/29rpye4v)
Estadão: Lula 3 tem base mais infiel em 30 anos e enfrenta risco político na corrida para 2026 (https://tinyurl.com/23wefmyo)
CNN: 2026: Ciro Gomes deve discutir filiação ao PSDB e candidatura pelo partido (https://tinyurl.com/26xgoyn9)
Reforma administrativa
Folha: Reforma administrativa deverá permitir contratação de servidor em níveis mais altos da carreira, diz relator (https://tinyurl.com/22rfksyz)
Emendas
Folha: Dino nega culpa por atraso em emendas após Alcolumbre e Motta cancelarem ida ao STF (https://tinyurl.com/22qwyt9c)
O Globo: Congresso reduz fiscalização do Orçamento enquanto bate recorde em indicação de emendas (https://tinyurl.com/2bbzhcoz)
O Globo: Senhores das emendas: Motta e Alcolumbre escaparam de constrangimento no STF (https://tinyurl.com/2ah6roqy)
Estadão: Congresso envia R$ 31,6 mi em emendas para festas juninas, mas governo não paga; ‘Incompetência’ (https://tinyurl.com/2aosrsm4)
Mercados
Valor: Dólar mais fraco ‘anestesia’ mercado local, mas risco fiscal pesa, dizem economistas ao BC (https://tinyurl.com/26xpda2n)
Valor: Distorção em taxas de títulos públicos longos (https://tinyurl.com/2clh4kjz)
Valor: Com alta do Ibovespa, prêmio de risco das ações fica abaixo da média dos últimos 6 anos (https://tinyurl.com/276y6kng)
Agro
XP Política: Lula: Segunda vamos anunciar o terceiro maior Plano Safra da história (app: https://bit.ly/4keXWQU | desktop: https://tinyurl.com/3vz63w6p)
Valor: Déficit de armazenagem afeta áreas-chave da produção (https://tinyurl.com/23xe2bnq)
Infra
Folha: China faz pente-fino em projetos de transportes para entrar em concessões no Brasil (https://tinyurl.com/2atmjqhk)
Estadão: Falta de verba do governo Lula compromete marco regulatório do transporte rodoviário e concorrência (https://tinyurl.com/22vlldg7)
XP Política: Monitor agências reguladoras/SP (app: https://bit.ly/449E1hA | desktop: https://tinyurl.com/yd63mjvc)
Planos de saúde
O Globo: Setor de saúde discute novo modelo de plano restrito a consultas e exames (https://tinyurl.com/28d37vkt)
Valor: Ações contra planos de saúde sobem 6,8% (https://tinyurl.com/25yo4uhu)
Bolsonaro
Valor: Ministros do STF veem ‘desespero’ e ‘cansaço’ (https://tinyurl.com/2clv9fmy)
Estadão: Bolsonaro tenta pressionar STF em menor ato na Paulista desde o fim de seu mandato (https://tinyurl.com/28twwyw9)
Estadão: ‘A gente está aqui para pedir anistia e pacificação’, diz Tarcísio em ato pró-Bolsonaro (https://tinyurl.com/2cejvff5)
Folha: Tarcísio afaga Bolsonaro em protesto, critica governo Lula e poupa STF (https://tinyurl.com/2964u7ov)
G1: No ápice, ato com Bolsonaro na Av. Paulista reuniu 12,4 mil pessoas, segundo metodologia da USP (https://tinyurl.com/22ngs82x)
STF
Folha: Big techs rechaçam decisão do STF, criticam instabilidade e preveem judicialização em massa (https://tinyurl.com/22s2y3sf)
Partidos
Valor: Candidato de Lula é favorito para dirigir partido (https://tinyurl.com/23vgoy5v)
O Globo: Eleição no PT: ‘Governo Lula é maior patrimônio do partido’, diz Edinho Silva (https://tinyurl.com/25hvtnfn)
O Globo: Eleição no PT: ‘Depender de acordos com a direita é suicídio’, diz Rui Falcão (https://tinyurl.com/269gbvkz)
Relações internacionais
G1: Cúpula do Mercosul tem primeira viagem de Lula a Buenos Aires após posse de Milei; veja os temas de interesse para o Brasil (https://tinyurl.com/246x42vw)
EUA
Estadão: Canadá retoma negociações comerciais com os EUA após revogar lei do imposto sobre tecnologia (https://tinyurl.com/24pgwkug)
O Globo: Canadá elimina imposto sobre empresas de tecnologia dos EUA, visando acordo comercial com Trump (https://tinyurl.com/2yeqmjvu)
Estadão: Trump: ‘Tarifas vão subir para países que se aproveitam dos EUA’ (https://tinyurl.com/28xw8mgp)
O Globo: Trump afirma que não pretende adiar prazo de 9 de julho para as tarifas (https://tinyurl.com/2ype6zjs)
Folha: Projeto de gastos e corte de impostos de Trump avança no Senado dos EUA (https://tinyurl.com/277fut7g)
Folha: Trump interrompe negociações com Canadá e abala otimismo sobre acordos tarifários (https://tinyurl.com/yp5l7v5z)
Folha: Ameaças de Trump estimulam Canadá a remover barreiras comerciais internas (https://tinyurl.com/29znvdwh)
O Globo: G7 anuncia acordo para isentar multinacionais dos EUA de imposto mínimo global (https://tinyurl.com/2y3zn5p4)
Valor: Lei de corte de gastos de Trump supera desafio inicial no Senado (https://tinyurl.com/27o39c4k)
Valor: Análise: Taxação das big techs pode reacender guerra comercial de Trump (https://tinyurl.com/29s9mpa8)
O Globo: ‘Temos um comprador para o TikTok’, diz Trump (https://tinyurl.com/2aolpekt)
Folha: França e Argentina assinam acordo sobre minerais críticos (https://tinyurl.com/29cmugvn)
Estadão: Brinquedos e jogos estão ficando mais caros nos EUA com a cobrança das tarifas de Trump (https://tinyurl.com/22usbx26)
Irã-Israel
Valor: Irã poderá produzir urânio enriquecido em ‘questão de meses’, diz chefe da AIEA (https://tinyurl.com/22nohpvl)
Valor: FT: China reavalia reações de Trump após os ataques dos EUA ao Irã (https://tinyurl.com/244gpv7o)
Valor: Israel e Irã avaliam danos da guerra (https://tinyurl.com/26svqf4y)
Valor: Líderes ‘duros’ fragilizam negociações entre EUA, Irã e Israel, diz especialista (https://tinyurl.com/24etzvlq)
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!