XP Expert

News XPress – 30/06/2025

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Brasil

Os jornais seguem dando destaque para a possibilidade de o governo acionar o STF para reverter a derrubada do decreto do IOF. De acordo com alguns veículos, a decisão já foi tomada pelo presidente Lula (https://tinyurl.com/23p56rpk), que aguarda apenas o aval da Advocacia-Geral da União para dar prosseguimento à ação (https://tinyurl.com/22gjqf8p) – ainda na sexta-feira, a AGU disse ter dado início, por determinação do chefe do Executivo, a uma avaliação técnica sobre as medidas jurídicas que podem ser adotadas, mas que uma decisão só seria anunciada após a conclusão da análise. A CNN afirma que as áreas jurídica e econômica do governo são favoráveis à judicialização, diante da avaliação de que é necessário declarar a inconstitucionalidade do ato do Congresso, em usurpação às competências do Poder Executivo com a derrubada do decreto. A ideia, no entanto, encontraria oposição da articulação política, sob o risco de escalar a crise política (https://tinyurl.com/2cldju2e). Ainda segundo o veículo, a ideia de Lula é se reunir com os presidentes da Câmara e do Senado e consultar ministros do STF antes de anunciar a decisão. Nesta linha, o jornal O Globo reporta que a ação só vai andar se o Planalto tiver certeza que vai ganhar e aponta que a temperatura na Corte é de tendência de vitória do governo em caso de judicialização (https://tinyurl.com/24xjnkjq).

Antes de uma decisão ser de fato tomada pelo Executivo, o Psol se antecipou e ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF. O caso foi encaminhado pelo ministro Gilmar Mendes à presidência da Corte para avaliação da necessidade de redistribuição para o ministro Alexandre de Moraes, alegando haver “coincidência parcial de objetos” com o processo movido pelo PL no início do mês, pela derrubada do decreto do IOF – ação esta relatada por Moraes (https://tinyurl.com/2dfrhjlv).

Em paralelo à possível judicialização, o governo também busca fontes de receita para compensar a perda de arrecadação com a derrubada do decreto. Segundo o Valor, ampliar os cortes em benefícios tributários é uma das opções em análise pela equipe econômica, com uma eventual elevação no percentual de 10% para o corte linear em incentivos não protegidos pela Constituição. Também estariam no rol de possibilidades medidas como o leilão de áreas do pré-sal, um recolhimento maior de dividendos dos bancos, a intensificação de congelamento das despesas e revisões de gastos (https://tinyurl.com/279bthw6). Enquanto a proposta do governo para o corte de benefícios fiscais não é apresentada, a Câmara pautou para terça-feira a análise do requerimento de urgência a um projeto de lei complementar (41/2019) que trata do tema, de autoria do senador Esperidião Amin (https://tinyurl.com/26bd4mtq) — o texto, já aprovado no Senado, pretende alterar a LRF e reavaliar o alcance dos benefícios e seus impactos (https://tinyurl.com/234z5kxt). Outra matéria que ganhará a atenção do Planalto nesta semana é a MP do Fundo Social, que também autoriza o governo a leiloar o petróleo excedente do pré-sal. Aprovada na Câmara na semana passada, a medida aguarda votação no Senado e precisa ser aprovada até quinta-feira para não perder a validade (https://tinyurl.com/28qux357).

Como pano de fundo das discussões, os jornais destacam a orientação de Lula para que ministros e aliados exponham as divergências com o Congresso, sob argumentação que parlamentares de centro e direita resistem à implementação de justiça tributária no país (https://tinyurl.com/2b4wy52o). Ontem a Federação União Progressista divulgou propaganda em resposta ao vídeo publicado pelo PT – defendendo a taxação dos “BBBs”, “bilionários, bancos e bets” (https://tinyurl.com/22vnlv3w), dando mais um passo na crise instalada na semana passada e mostrando que o centrão não aceitará passivamente a tentativa do governo de intensificar a versão do “nós contra eles”. Como escreveu o time XP Política ontem, o movimento foi interpretado por PP e União Brasil como um ensaio da estratégia petista para 2026 e ganhou peso adicional porque o ministro Fernando Haddad e sua equipe — até então vistos como interlocutores distintos do restante do governo — passaram também a ser identificados com a comunicação mais à esquerda do governo. A dificuldade de interlocução adiciona ainda mais pressão para a discussão da medida provisória que alterou a tributação de produtos financeiros e tem expectativa de análise no segundo semestre (app: https://bit.ly/4kgHsaT | desktop: https://tinyurl.com/388hxraz).

Agenda BCB: Diogo Guillen participa de recepção e jantar do fórum do ECB às 14h30 (horário de Brasília). Nilton David se reúne individualmente com gestoras às 9h e às 10h para tratar de conjuntura econômica.

Agendas de Lula e Haddad: Lula se reúne ao longo do dia com o vice-presidente Geraldo Alckmin e com os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário). Também participa, ao lado do ministro Fernando Haddad, da cerimônia de lançamento do Plano Safra 2025/2026, às 11h.

Agenda local de dados: Às 8h25 o BCB divulga o PDF do Focus e às 9h, os dados completos. Às 8h30 teremos o resultado do setor público de maio, com o mercado projetando déficit primário de BRL 42,7 bi e a XP, déficit primário de BRL 43,8 bi. Às 14h30 teremos o Caged também de maio, com o mercado antevendo criação líquida de 176k vagas e a XP, de 168k.

Internacional

A Bloomberg reporta que o líder da maioria no Senado John Thune está buscando aprovar o chamado One Big Beautiful Bill até o feriado de sexta-feira nos EUA, mas enfrenta oposição de oito senadores republicanos que se mostram contra trechos do projeto – os Republicanos têm 53 das 100 cadeiras no Senado, de forma que no máximo poderiam ter três deles votando contra o projeto; cenário em que o vice-presidente JD Vance daria o voto de desempate (https://tinyurl.com/dp97472y) .

Agenda internacional de dados: Na China, o PMI de manufatura subiu de 49,5 em maio para 49,7 em junho (exp. 49,6), com o de não manufatura avançando de 50,3 para 50,5 (exp. 50,3). O composto subiu de 50,4 para 50,7. No Japão, a produção industrial subiu 0,5% m/m segundo os dados preliminares de maio (exp. 3,5% m/m). Na Alemanha, as vendas no varejo caíram 1,6% m/m em maio (exp. -0,5%). Tivemos os CPI regionais de junho, com o nacional a ser divulgado às 9h. No Reino Unido, tivemos a leitura final do PIB do primeiro trimestre, com o headline ficando inalterado frente à leitura anterior em 0,7% t/t.

Nos EUA, o Chicago PMI de junho (exp. 42,9) será divulgado às 10h45 e o indicador de atividade manufatureira do Fed Dallas do mesmo mês (exp. -12,0) às 11h30. Teremos dois fedspeakers durante o dia (Bostic às 11h e Goolsbee às 14h).

Bons negócios!

XP Política & Macro Strategy

Clipping de notícias

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/49f5e8wj

IOF

Valor: Alternativa a IOF inclui ampliar cortes de incentivos (https://tinyurl.com/279bthw6)

Valor: Área técnica defende ação no STF e diálogo com Congresso (https://tinyurl.com/2cldju2e)

CNN: Lula aguarda sinal verde da AGU para recorrer de derrubada do IOF no STF (https://tinyurl.com/22gjqf8p)

O Globo: AGU vai definir estratégia para contestação de derrubada do IOF (https://tinyurl.com/23p56rpk)

Valor: AGU avalia medidas jurídicas que possam ser adotadas para manter vigência do decreto do IOF (https://tinyurl.com/2amf7988)

O Globo: O cálculo no STF sobre a chance do governo Lula reverter a derrota do IOF (https://tinyurl.com/24xjnkjq)

Valor: Gilmar encaminha ação do PSol sobre IOF para Presidência do STF e ação pode ficar com Moraes (https://tinyurl.com/2dfrhjlv)

Estadão: IOF: Gilmar pede a Barroso para decidir se ação sobre imposto no Supremo fica com ele ou Moraes (https://tinyurl.com/22usnfev)

XP Política: Haddad/IOF: Se a resposta da AGU for positiva, o governo terá de recorrer ao STF (app: https://bit.ly/4erdn7b | desktop: https://tinyurl.com/ysbe5hpd)

Valor: Indignação de Lula com usurpação de competência moveu decisão de judicializar decreto do IOF (https://tinyurl.com/ywpesk9g)

Folha: Especialistas divergem sobre eficácia de governo ir ao STF contra derrubada do IOF pelo Congresso (https://tinyurl.com/277e9rfx)

XP Política: Haddad/IOF: Tinha certeza que havíamos encaminhado as questões, não sei o que aconteceu (app: https://bit.ly/4ey1r3M | desktop: https://tinyurl.com/mst4sc4x)

O Globo: Legislativo ‘tem seus limites’ e decreto do IOF cumpriu a lei, diz Rui Costa (https://tinyurl.com/27mz9k2y)

Valor: Governo ‘embaralha papéis’ ao acionar STF na briga do IOF, diz presidente do Republicanos (https://tinyurl.com/ylr4jybt)

Outras de fiscal

Valor: Agenda de política: Câmara discute revisão de incentivos fiscais (https://tinyurl.com/26bd4mtq)

O Globo: Câmara não espera Haddad e pauta urgência de projeto sobre corte de benefícios tributários de autoria parlamentar (https://tinyurl.com/234z5kxt)

Folha: Dívida pública federal sobe 0,71% em maio, para R$ 7,670 trilhões (https://tinyurl.com/yu6l5g6s)

O Globo: Cortes no Orçamento já afetam dia a dia de agências reguladoras, INSS e universidades (https://tinyurl.com/2czy5yes)

G1: Vitrine do governo, obras do PAC têm restrições de recursos e paralisações (https://tinyurl.com/23od2x23)

XP Política: Haddad: Como vamos tratar de temas estruturais em um ambiente que não conseguimos aprovar outras iniciativas? (app: https://bit.ly/4nqvTRj | desktop: https://tinyurl.com/3rrr9tyj)

O Globo: Congresso aprova medidas que vão custar R$ 106 bilhões aos cofres públicos neste ano (https://tinyurl.com/2ct5b796)

Folha: A MP do pré-sal será protagonista dos próximos capítulos da crise política (https://tinyurl.com/28qux357)

Folha: Gasto de estados e municípios cresce 2 pontos do PIB e preocupa especialistas (https://tinyurl.com/2bpksogj)

O Globo: ‘A semana mostrou que o Congresso não está interessado em reequilibrar as contas públicas. O foco é 2026’, diz economista (https://tinyurl.com/27r7cu7l)

Valor: PGFN amplia chances de transação tributária

(https://tinyurl.com/2bm43crw)

BC

Valor: BC mira 2026 com juro alto por muito tempo (https://tinyurl.com/23e3k9bj)

Folha: BC discute teto para taxa do cartão de crédito (https://tinyurl.com/27vdn6q5)

Governo/Congresso

XP Política: A batalha do governo pós-derrota no decreto do IOF (app: https://bit.ly/4kgHsaT | desktop: https://tinyurl.com/388hxraz)

Frequência Política: #251 – Cenários após a derrubada do decreto do IOF (app: https://bit.ly/40iWrtZ | desktop: https://tinyurl.com/322fdbus)

Folha: Lula instrui aliados a se contrapor a centrão após base frustrar governo (https://tinyurl.com/2b4wy52o)

Valor: Governistas acionam guerrilha digital contra Congresso (https://tinyurl.com/2ya7z7dn)

Valor: União Brasil e Progressistas lançam vídeo contra campanha do PT e criticam tamanho do Estado (https://tinyurl.com/2bhtjwv4)

Valor: PT faz campanha estimulando disputa entre pobre e ricos, mas não fala em medidas estruturais (https://tinyurl.com/22vnlv3w)

CNN: Em meio a polêmica sobre IOF, Tebet é aguardada em Comissão de Orçamento (https://tinyurl.com/27x9oar2)

Folha: Derrota do governo coroa dobradinha Motta-Alcolumbre e abre fase inédita em Lula 3 (https://tinyurl.com/2a8cjz48)

CNN: “Anistia não é a pauta do povo”, diz Gleisi Hoffmann à CNN (https://tinyurl.com/27houbly)

Energia

Estadão: Adicional na conta de luz: bandeira tarifária permanece vermelha patamar 1 em julho, anuncia Aneel (https://tinyurl.com/2a8mq8ar)

Folha: Ministros operaram em alta da conta de luz, diz Prates (https://tinyurl.com/23kndory)

Folha: Ibama dá licença prévia para primeiras turbinas eólicas offshore no Brasil (https://tinyurl.com/24vpface)

Reforma tributária

Valor: Governos começam a se mexer para elevar receita com reforma tributária (https://tinyurl.com/2d96o5nv)

Folha: Teste do portal da reforma tributária começa nesta terça com 66 empresas (https://tinyurl.com/26ysdmoh)

Folha: Que imposto é esse: Reforma tributária: novos tributos CBS e IBS não são melhor instrumento para financiar política ambiental, diz Appy (https://tinyurl.com/ymy8pebv)

2026

O Globo: Centrão tenta convencer Bolsonaro a abrir mão da presidência em 2026 e atua por Tarcísio na disputa ao Planalto (https://tinyurl.com/22fvbfzj)

Estadão: Bolsonaro exigirá mais que o compromisso de indulto para apoiar Tarcísio à Presidência em 2026 (https://tinyurl.com/2xsbw44w)

Valor: PT teme derrota e busca estratégia para 2026 (https://tinyurl.com/25t932t2)

O Globo: Em ato esvaziado na Paulista, Bolsonaro pede a apoiadores para elegerem 50% do Congresso e diz que ‘nem precisa ser presidente’ (https://tinyurl.com/258l6nb5)

Estadão: Bolsonaro usa manifestação na Paulista para pedir ‘50% da Câmara e do Senado para mudar o Brasil’ (https://tinyurl.com/27kpqzvg)

Folha: Derrota no Congresso agrava dificuldade eleitoral de Lula para 2026 (https://tinyurl.com/28352nmg)

O Globo: Governo dobra discurso ‘ricos contra pobres’ em rixa com o Congresso, mas tenta manter pontes para 2026 (https://tinyurl.com/29rpye4v)

Estadão: Lula 3 tem base mais infiel em 30 anos e enfrenta risco político na corrida para 2026 (https://tinyurl.com/23wefmyo)

CNN: 2026: Ciro Gomes deve discutir filiação ao PSDB e candidatura pelo partido (https://tinyurl.com/26xgoyn9)

Reforma administrativa

Folha: Reforma administrativa deverá permitir contratação de servidor em níveis mais altos da carreira, diz relator (https://tinyurl.com/22rfksyz)

Emendas

Folha: Dino nega culpa por atraso em emendas após Alcolumbre e Motta cancelarem ida ao STF (https://tinyurl.com/22qwyt9c)

O Globo: Congresso reduz fiscalização do Orçamento enquanto bate recorde em indicação de emendas (https://tinyurl.com/2bbzhcoz)

O Globo: Senhores das emendas: Motta e Alcolumbre escaparam de constrangimento no STF (https://tinyurl.com/2ah6roqy)

Estadão: Congresso envia R$ 31,6 mi em emendas para festas juninas, mas governo não paga; ‘Incompetência’ (https://tinyurl.com/2aosrsm4)

Mercados

Valor: Dólar mais fraco ‘anestesia’ mercado local, mas risco fiscal pesa, dizem economistas ao BC (https://tinyurl.com/26xpda2n)

Valor: Distorção em taxas de títulos públicos longos (https://tinyurl.com/2clh4kjz)

Valor: Com alta do Ibovespa, prêmio de risco das ações fica abaixo da média dos últimos 6 anos (https://tinyurl.com/276y6kng)

Agro

XP Política: Lula: Segunda vamos anunciar o terceiro maior Plano Safra da história (app: https://bit.ly/4keXWQU | desktop: https://tinyurl.com/3vz63w6p)

Valor: Déficit de armazenagem afeta áreas-chave da produção (https://tinyurl.com/23xe2bnq)

Infra

Folha: China faz pente-fino em projetos de transportes para entrar em concessões no Brasil (https://tinyurl.com/2atmjqhk)

Estadão: Falta de verba do governo Lula compromete marco regulatório do transporte rodoviário e concorrência (https://tinyurl.com/22vlldg7)

XP Política: Monitor agências reguladoras/SP (app: https://bit.ly/449E1hA | desktop: https://tinyurl.com/yd63mjvc)

Planos de saúde

O Globo: Setor de saúde discute novo modelo de plano restrito a consultas e exames (https://tinyurl.com/28d37vkt)

Valor: Ações contra planos de saúde sobem 6,8% (https://tinyurl.com/25yo4uhu)

Bolsonaro

Valor: Ministros do STF veem ‘desespero’ e ‘cansaço’ (https://tinyurl.com/2clv9fmy)

Estadão: Bolsonaro tenta pressionar STF em menor ato na Paulista desde o fim de seu mandato (https://tinyurl.com/28twwyw9)

Estadão: ‘A gente está aqui para pedir anistia e pacificação’, diz Tarcísio em ato pró-Bolsonaro (https://tinyurl.com/2cejvff5)

Folha: Tarcísio afaga Bolsonaro em protesto, critica governo Lula e poupa STF (https://tinyurl.com/2964u7ov)

G1: No ápice, ato com Bolsonaro na Av. Paulista reuniu 12,4 mil pessoas, segundo metodologia da USP (https://tinyurl.com/22ngs82x)

STF

Folha: Big techs rechaçam decisão do STF, criticam instabilidade e preveem judicialização em massa (https://tinyurl.com/22s2y3sf)

Partidos

Valor: Candidato de Lula é favorito para dirigir partido (https://tinyurl.com/23vgoy5v)

O Globo: Eleição no PT: ‘Governo Lula é maior patrimônio do partido’, diz Edinho Silva (https://tinyurl.com/25hvtnfn)

O Globo: Eleição no PT: ‘Depender de acordos com a direita é suicídio’, diz Rui Falcão (https://tinyurl.com/269gbvkz)

Relações internacionais

G1: Cúpula do Mercosul tem primeira viagem de Lula a Buenos Aires após posse de Milei; veja os temas de interesse para o Brasil (https://tinyurl.com/246x42vw)

EUA

Estadão: Canadá retoma negociações comerciais com os EUA após revogar lei do imposto sobre tecnologia (https://tinyurl.com/24pgwkug)

O Globo: Canadá elimina imposto sobre empresas de tecnologia dos EUA, visando acordo comercial com Trump (https://tinyurl.com/2yeqmjvu)

Estadão: Trump: ‘Tarifas vão subir para países que se aproveitam dos EUA’ (https://tinyurl.com/28xw8mgp)

O Globo: Trump afirma que não pretende adiar prazo de 9 de julho para as tarifas (https://tinyurl.com/2ype6zjs)

Folha: Projeto de gastos e corte de impostos de Trump avança no Senado dos EUA (https://tinyurl.com/277fut7g)

Folha: Trump interrompe negociações com Canadá e abala otimismo sobre acordos tarifários (https://tinyurl.com/yp5l7v5z)

Folha: Ameaças de Trump estimulam Canadá a remover barreiras comerciais internas (https://tinyurl.com/29znvdwh)

O Globo: G7 anuncia acordo para isentar multinacionais dos EUA de imposto mínimo global (https://tinyurl.com/2y3zn5p4)

Valor: Lei de corte de gastos de Trump supera desafio inicial no Senado (https://tinyurl.com/27o39c4k)

Valor: Análise: Taxação das big techs pode reacender guerra comercial de Trump (https://tinyurl.com/29s9mpa8)

O Globo: ‘Temos um comprador para o TikTok’, diz Trump (https://tinyurl.com/2aolpekt)

Folha: França e Argentina assinam acordo sobre minerais críticos (https://tinyurl.com/29cmugvn)

Estadão: Brinquedos e jogos estão ficando mais caros nos EUA com a cobrança das tarifas de Trump (https://tinyurl.com/22usbx26)

Irã-Israel

Valor: Irã poderá produzir urânio enriquecido em ‘questão de meses’, diz chefe da AIEA (https://tinyurl.com/22nohpvl)

Valor: FT: China reavalia reações de Trump após os ataques dos EUA ao Irã (https://tinyurl.com/244gpv7o)

Valor: Israel e Irã avaliam danos da guerra (https://tinyurl.com/26svqf4y)

Valor: Líderes ‘duros’ fragilizam negociações entre EUA, Irã e Israel, diz especialista (https://tinyurl.com/24etzvlq)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.