XP Expert

News XPress: 28/08/2026

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

News XPress

Brasil

A semana se encerra com a sabatina de Lula no Jornal Nacional e com o início do horário eleitoral gratuíto no rádio e na TV, sob forte influência da guerra de narrativas em torno das investigações dos casos Lulinha e Dark Horse (https://tinyurl.com/5n6swcp4).

Com relação à entrevista do chefe do Executivo à TV Globo, os jornais destacam trecho no qual o petista diz que as acusações contra Lulinha não passam de “ilações”, embora ressalte que se ele cometeu ilícitos será tratado como qualquer outro cidadão e que não haverá nenhuma tentativa de blindagem por parte do governo federal (https://tinyurl.com/2cqsjh32). Lula também criticou a conduta de Marcola, seu ex-chefe de gabinete, pela relação mantida com a empresária e lobista Roberta Luchsinger, e se disse decepcionado ao admitir que as acusações atingem a presidência (https://tinyurl.com/2ypthfg4).

Outro trecho que ganhou maior evidência diz respeito ao momento em que o presidente diz não conhecer e nunca ter visto Roberta Luchsinger (https://tinyurl.com/22vd9t8f). Nas redes sociais da empresária, no entanto, há fotos de ocasiões em que estiveram juntos — entre elas, um registro de junho de 2022, em que ambos aparecem ao lado da advogada Daniela Teixeira, que veio a ser indicada como ministra do STJ. Ao Estadão, a ministra afirmou que o registro ocorreu num jantar organizado pelo grupo Prerrogativas e disse ter sido apresentada a Roberta naquele dia pelo advogado Marco Aurélio Carvalho, que hoje atua na defesa de Lulinha (https://tinyurl.com/29vfherq). A contradição já está sendo explorada pela oposição, incluindo o senador Flávio Bolsonaro, que publicou um vídeo com fotos em que Lula aparece ao lado de Luchsinger (https://tinyurl.com/5n7w4zct).

É neste ambiente que tem início o horário eleitoral gratuito de rádio e televisão, com a exibição das primeiras inserções nesta sexta-feira (https://tinyurl.com/29u8qq9v). O programa dos presidenciáveis estreia apenas no sábado, em uma disputa marcada por trocas de acusações e pela concentração do tempo de propaganda entre as campanhas do PT e do PL (https://tinyurl.com/2cjnsqcj). Amanhã a propaganda de Flávio vai anteceder a de Lula, que fecha o horário eleitoral, segundo o revezamento sorteado pelo TSE. Além de falar por último, o petista também conta com mais tempo que o senador – 5 minutos e 31 segundos vs 4 minutos e 20 segundos (https://tinyurl.com/28cltd7h).

Na tentativa de neutralizar a artilharia preparada em torno do caso Lulinha, o governo aposta nos recentes acordos com o Congresso para criar uma nova agenda positiva após o esforço concentrado previsto para a próxima semana (https://tinyurl.com/26xc9pnw). A principal aposta, obviamente, recai sobre a PEC da escala 6×1, que teve parecer divulgado ontem pelo senador Omar Aziz (PSD) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, com a manutenção da versão aprovada na Câmara. Dessa forma, a matéria fica pronta para ser votada no colegiado na próxima quarta-feira (https://tinyurl.com/2ddvdx6v).

A CNN registra que o presidente Lula vai insistir para que a proposta seja levada ao plenário já na semana que vem, diante da avaliação que há uma margem segura de votos para aprovação do texto (https://tinyurl.com/2ym923lh). Ainda assim, o veículo pontua que, na leitura de líderes partidários, Alcolumbre pode deixar a votação para outubro, após o primeiro turno do processo eleitoral (https://tinyurl.com/286vusr9). Omar Aziz disse acreditar que o texto será aprovado na CCJ na quarta-feira, mas evitou prever uma data para a análise em plenário. Ainda assim, ressaltou que nenhum senador será “louco” de votar contra a proposta (https://tinyurl.com/22y6aemk). 

Por fim, os jornais trazem detalhes do jantar de Flávio Bolsonaro com banqueiros e empresários realizado na noite de ontem em São Paulo, com a presença de Daniella Marques (https://tinyurl.com/22leckx6). Segundo o Metrópoles, o candidato tentou moderar seu discurso e evitou fazer críticas mais contundentes a ministros do STF e defendeu que o caminho para a crise entre os Poderes deve ser pela política – em mais uma tentativa de marcar diferença em relação ao pai (https://tinyurl.com/26ap5cnq).

Já a Bloomberg sustenta que Daniella Marques mantém o protagonismo como principal assessora econômica de Flávio, mesmo após a entrada de novos nomes à campanha. Ainda assim, segundo a nota, a avaliação de aliados da ex-presidente da Caixa é que ela terá papel de destaque em um eventual governo, mas sem clareza se à frente do Ministério da Fazenda (https://tinyurl.com/4sfwps23).

Faltam 37 dias para o primeiro turno das eleições.

Monitor de Pesquisas: Para a próxima semana estão previstas Atlas e Nexus, na segunda-feira, Real Time Big Data, na terça, e Quaest, na quarta.

Agenda BCB: O diretor Nilton David se reúne com grupos de investidores estrangeiros às 9h e às 10h30 para tratar de conjuntura.

Agenda local de dados: Às 8h a FGV divulga o IGP-M de agosto (consenso: -0,30% m/m e 2,10% a/a; XP: -0,23% m/m e 2,15% a/a). Às 8h30 o BCB publica a nota de crédito de julho e às 14h30 teremos o Caged também de julho (consenso: 115k; XP: 91k). Hoje também será divulgada a bandeira tarifária a ser adotada em setembro; nosso cenário contempla bandeira amarela.

Internacional

Ativos operam em compasso de espera no aguardo da fala de Kevin Warsh nesta manhã.

Agenda internacional de dados: Na Alemanha, a taxa de desemprego ficou estável em 6,4% em agosto. Nos EUA, às 10h45 teremos o Chicago PMI e, às 11h, os dados finais de agosto da sondagem ao consumidor da Universidade de Michigan. O evento mais importante do dia também acontece às 11h, que é a fala de Kevin Warsh no Simpósio de Jackson Hole.

Bons negócios!

XP Política & Macro Strategy

XP News Clipping

Capas dos jornaishttps://tinyurl.com/34vr35es

Lula/JN

Valor: Lula diz que acusação a filho é ilação e vê erro de Marcola (https://tinyurl.com/2cqsjh32)

Estadão: Lula disse que lobista nunca esteve ao lado dele, mas Roberta postou fotos com presidente (https://tinyurl.com/29vfherq)

O Globo: Lula na TV Globo: presidente chama acusações de ‘ilações’ e diz que Lulinha provará inocência, mas nega blindagem (https://tinyurl.com/27hcggpe)

Folha: Lula diz que acusações contra filho ainda são ilações e que ex-chefe de gabinete agiu de modo ‘totalmente errado’ (https://tinyurl.com/2ypthfg4)

Folha: Uso do termo ‘pilantra’ para se referir a lobista surpreendeu campanha de Lula (https://tinyurl.com/2bn7ckr7)

Folha: Lobista tem fotos ao lado de Lula e contraria o que disse presidente ao JN (https://tinyurl.com/22vd9t8f)

CNN: Lula diz não se preocupar com dívida pública e rejeita vender Correios (https://tinyurl.com/28zudzb9)

O Globo: Lula estreia em sabatinas na defensiva durante entrevista à TV Globo (https://tinyurl.com/23ceq8ko)

G1: Lula diz que Marcola errou ao pedir dinheiro a lobista, que filho vai pagar se cometeu ilícitos e que deseja ‘recuperar território’ do crime (https://tinyurl.com/229k8ley)

O Globo: Comparação com a Lava-Jato e ‘deprimido’ com aliados investigados: a entrevista de Lula à TV Globo em seis pontos (https://tinyurl.com/266fyttl)

Eleição presidencial

Folha: Lula e Flávio Bolsonaro partem para ofensiva em programa eleitoral com ‘Dark Horse’ e endividamento (https://tinyurl.com/23uwufn6)

Estadão: Lula e Flávio Bolsonaro estreiam na TV com defesa de legado, economia e ataques calibrados (https://tinyurl.com/2cjnsqcj)

Metrópoles: Com banqueiros e empresários, Flávio evitou falar de impeachment contra ministros do STF e defendeu a política como solução de crises (https://tinyurl.com/26ap5cnq)

Bloomberg: O efeito campanha na economia de Lula (https://tinyurl.com/4sfwps23)

Valor: Candidatos traçam estratégias para TV (https://tinyurl.com/29u8qq9v)

O Globo: Quem terá maior tempo de propaganda na TV? Veja como fica a divisão do horário eleitoral entre os candidatos à Presidência (https://tinyurl.com/28cltd7h)

O Globo: Campanha de Flávio terá transmissão 24 horas e tenta recuperar impacto digital da era Bolsonaro para encurtar distância a Lula (https://tinyurl.com/2c5vhj2l)

O Globo: O jantar de Flávio Bolsonaro com a turma da Faria Lima na casa de um dos cotados para a Fazenda (https://tinyurl.com/26o8dzhl)

O Globo: Flávio prepara peça para se defender do caso ‘Dark Horse’ e adota ‘respostas curtas’ para evitar repercussão (https://tinyurl.com/2xrkmabh)

CNN: Governo mira agenda positiva no Congresso para desviar foco do caso Lulinha (https://tinyurl.com/26xc9pnw)

O Globo: Faria Lima em peso no jantar de Kayath para Flávio Bolsonaro (https://tinyurl.com/22leckx6)

O Globo: Vantagem lulista no Nordeste e quadro favorável ao bolsonarismo no Sudeste: eleição começa mais acirrada do que em 2022 (https://tinyurl.com/28bkf4d4)

Metrópoles: Presidente Lula se disse decepcionado com alguns dos banqueiros que participaram de um jantar com Flávio Bolsonaro (PL) em São Paulo (https://tinyurl.com/28nl6ujx)

Folha: Lula vai associar Flávio Bolsonaro a rachadinha, Vorcaro e miliciano em estreia de propaganda eleitoral (https://tinyurl.com/26o5bqjg)

O Globo: A campanha de Lula e os milhões que Flávio Bolsonaro pediu a Vorcaro para o ‘Dark Horse’ (https://tinyurl.com/2236uck2)

O Globo: Lula x Bolsonaro: como estavam as pesquisas no início da propaganda eleitoral na TV em 2022? (https://tinyurl.com/24uelhh4)

Folha: Flávio Bolsonaro terá propaganda citando pai, segurança e aceno mulheres: ‘Lá em casa, quem manda são elas’ (https://tinyurl.com/27jt6qkw)

CNN: Campanha de Lula lança ofensiva com caso Dark Horse (https://tinyurl.com/272gd2q9)

O Globo: Diferente de Flávio, Eduardo Bolsonaro não poupará Michelle na campanha ao Senado (https://tinyurl.com/2aac9zrl)

Folha: PT escala Janja e responde com chumbinho ao canhão da direita evangélica (https://tinyurl.com/23l6fsyy)

Valor: Percalços de Lula e Flávio pelos votos do Nordeste (https://tinyurl.com/2cyzualf)

O Globo: Maioria dos candidatos ao governo apoiados pelo PL deve evitar usar Flávio na estreia da propaganda eleitoral (https://tinyurl.com/23wn7vml)

Estadão: Quaest: como está a disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro em 23 Estados e no DF? Veja os números (https://tinyurl.com/29bdfczt)

O Globo: Campanha de Flávio Bolsonaro teme que senador repita erro sobre Vorcaro (https://tinyurl.com/2953slva)

Estadão: Marqueteiro de Flávio molda soberania em discurso, e campanha evita Trump para não ceder tema a Lula (https://tinyurl.com/2a9tztby)

CNN: Faria Lima segue cética sobre ajuste fiscal após acenos da campanha de Lula (https://tinyurl.com/26fg2zvj)

CNN: Flávio tenta reforçar imagem popular para fazer frente a Lula (https://tinyurl.com/29wa6w8a)

O Globo: Flávio se reúne com ministro de El Salvador após se inspirar em ‘modelo de Bukele’ no plano de segurança (https://tinyurl.com/2a2ugdgk)

O Globo: Propaganda de Flávio mira filme de Lula e faz ligação com Venezuela e Maduro (https://tinyurl.com/233svj4j)

Estadão: Horário eleitoral testará força da polarização entre Lula e Bolsonaro (https://tinyurl.com/2xjc8bru)

Valor: Flávio assinou proposta de redução de jornada em 2025 (https://tinyurl.com/23x6k68x)

Metrópoles: Ao longo dos 40 minutos de entrevista no Jornal Nacional, o nome de Flávio Bolsonaro não foi citado uma única vez por Lula (https://tinyurl.com/25vann4b)

G1: Flávio Bolsonaro participa de entrevista da Globo nesta sexta-feira, saiba como assistir (https://tinyurl.com/2cg9epvw)

G1: Horário eleitoral começa sem definição do TSE sobre limites para uso de IA e deepfakes (https://tinyurl.com/2y4jw757)

CNN: Rádio e TV ainda podem ajudar a definir eleições, avaliam especialistas (https://tinyurl.com/2bvqvkd7)

CNN: Após acordo, Lula planeja viagem a reduto eleitoral de Hugo Motta (https://tinyurl.com/2calu64o)

O Globo: Flávio Bolsonaro e Eduardo Cunha trocam apoios em vídeo dirigido a eleitores de Minas (https://tinyurl.com/2bsqevp4)

CNN: Sem Malafaia, aliados de Flávio se reúnem para organizar 7 de Setembro (https://tinyurl.com/2bynasv3)

Estadão: Governo usa reforma tributária em narrativa eleitoral e informações confundem contribuinte (https://tinyurl.com/2bwxwfnq)

CNN: Real Time Big Data: em MG, Lula tem 46%, e Flávio, 44% no 2º turno (https://tinyurl.com/28hcwcbf)

CNN: Tarcísio joga com Flávio sem tirar os olhos de 2030, avalia centrão (https://tinyurl.com/2b3aqbrj)

Estadão: Tarcísio atuou para baixar fervura de declaração de Flávio Bolsonaro sobre etanol, leia bastidor (https://tinyurl.com/2bpuqwhu)

CNN: TSE publica plano de mídia e não inclui fiscalização sugerida pelo PL (https://tinyurl.com/2b4crwwl)

Estadão: Renan Santos diz buscar ‘olhar generoso’ de ‘pessoas ótimas’ que quer em eventual governo (https://tinyurl.com/2ybfz8pt)

CNN: Caiado diz que CLT se tornou ‘arcaica’ e defende escala 5×2 (https://tinyurl.com/2c3x2uvt)

O Globo: Renan se diz ‘um democrata’, e promete compor com partidos: ‘Eleitor vai meter pelo menos 300 bandidos no Congresso’ (https://tinyurl.com/22sh9g2y)

Valor: Disputa em GO coloca capital político de Caiado em evidência (https://tinyurl.com/2y9k6tax)

O Globo: Renan Santos diz que era ‘SUScético até estudar’ e defende sistema de saúde baseado em modelo adotado em El Salvador (https://tinyurl.com/25swcshh)

O Globo: Renan Santos critica 6×1, defende jornada de 44 horas e diz que Justiça do Trabalho é a ‘pior do mundo’ (https://tinyurl.com/2c9px4oy)

G1: TSE julga na terça ação do PT sobre vídeo de Bolsonaro feito por IA e deve definir deepfake (https://tinyurl.com/22xvxel7)

G1: Flávio Bolsonaro aciona TSE contra Lula por uso do Palácio do Alvorada em período eleitoral (https://tinyurl.com/24obq7y2)

6×1

G1: Escala 6×1: Aziz entrega à CCJ do Senado relatório com mesmo teor de texto aprovado pela Câmara (https://tinyurl.com/2bc3dubr)

Folha: Senador rejeita emendas, entrega relatório e fim da escala 6×1 fica pronto para votação na CCJ (https://tinyurl.com/2ddvdx6v)

CNN: Lula atua para Senado aprovar fim 6×1 já na semana que vem (https://tinyurl.com/2ym923lh)

CNN: Lula busca margem segura para garantir aprovação do fim da 6×1 (https://tinyurl.com/286vusr9)

CNN: Fim da 6×1: votação em plenário ainda é dúvida e depende de quórum (https://tinyurl.com/23g6po3u)

CNN: Relator da PEC 6 x 1 diz à CNN que “nenhum senador é louco de votar contra” (https://tinyurl.com/22y6aemk)

Poder: Leia a íntegra do relatório do fim da escala 6 X 1 na CCJ no Senado (https://tinyurl.com/2c6o9o7p)

PIB

Valor: Juro alto, endividamento pesado e El Niño colocam em xeque o crescimento de 2027 (https://tinyurl.com/2bg4jodk)

Outras de governo/Congresso

O Globo: Alcolumbre escolhe relatores aliados de Lula para MP do fim da taxa das blusinhas e projetos sobre minerais críticos e datacenters (https://tinyurl.com/2954z3u6)

O Globo: Congresso instala hoje comissão mista para analisa MP da ‘taxa das blusinhas’ (https://tinyurl.com/227nsdx2)

Folha: Comissão da MP das Blusinhas é antecipada e presidente do colegiado quer votar texto na terça (https://tinyurl.com/2yeyec7q)

CNN: Lula indica apoio à reeleição de Hugo Motta e Alcolumbre no Congresso (https://tinyurl.com/23gsxuak)

G1: Congresso antecipa comissão da MP da taxa das blusinhas após reunião de Lula, Alcolumbre e Motta (https://tinyurl.com/29x2m2lj)

Poder: Leila do Vôlei será relatora da MP da taxa das blusinhas (https://tinyurl.com/268o5c6e)

Poder: Eduardo Braga vai relatar o projeto sobre minerais críticos (https://tinyurl.com/26e7lp2x)

CNN: Alcolumbre escolhe relatores de prioridades do governo no Senado (https://tinyurl.com/253j3zj8)

Folha: Entidades que defendem taxar ‘super-ricos’ se reúnem com coordenador do programa de governo de Lula (https://tinyurl.com/22o5vafk)

Combustíveis

XP Política: Camex prorroga Imposto de Exportação do petróleo por mais 60 dias; equipe econômica vê boa possibilidade de derrubada de liminar contra o tributo (app: https://bit.ly/3UEEc1S | desktop: https://tinyurl.com/2ypklpjs)

Folha: Governo prorroga imposto de exportação a petroleiras, mas Justiça barra cobrança (https://tinyurl.com/2dlhmjkr)

Poder: Lula sanciona lei complementar dos combustíveis com “jabutis” fiscais (https://tinyurl.com/23jduq5b)

Estadão: Imposto de exportação de petróleo é suspenso por decisão liminar da Justiça do DF (https://tinyurl.com/24a727ve)

G1: Justiça do DF suspende imposto de exportação de 12% sobre petróleo, arrecadação já chega a R$ 7,9 bilhões (https://tinyurl.com/2ys6qpe7)

Poder: Tesouro cita PLP após liminar suspender imposto sobre petróleo (https://tinyurl.com/25u543uu)

O Globo: Mercado ilegal: Crime organizado avança sobre cadeia de combustíveis e exige ação integrada, dizem especialistas (https://tinyurl.com/26sevdon)

Eleições estaduais

O Globo: Aécio será candidato ao Senado (https://tinyurl.com/282hmyn2)

Folha: Aécio deve anunciar candidatura ao Senado por MG usando brecha na lei eleitoral (https://tinyurl.com/28hcgpys)

O Globo: PDT anuncia desistência de candidatura ao Senado em Minas e articula entrada de Aécio Neves na chapa de Kalil (https://tinyurl.com/285dj4qw)

O Globo: Tarcísio faz mistério, Haddad leva tropa: como será o primeiro dia de propaganda na TV dos candidatos ao governo de SP (https://tinyurl.com/26waylx5)

O Globo: De Cabral a Castro e Witzel: no Rio, horário eleitoral começa com Paes e Ruas buscando associar rival a antigos aliados (https://tinyurl.com/2d5cxjrv)

Estadão: Adversários do PT no Nordeste apostam em ‘voto casado’ com Lula e desafiam palanques de Flávio (https://tinyurl.com/2yukj9ws)

Folha: Propaganda no rádio e na TV começa nesta sexta (28) com Haddad pressionado e Tarcísio cauteloso (https://tinyurl.com/2d79tsky)

Folha: Eduardo Leite tem dificuldade para emplacar vice como sucessor e vê grupo político ameaçado no RS (https://tinyurl.com/29y6vmsa)

Folha: Lula vai à Bahia turbinar Jerônimo e conter avanço do ‘voto LuNeto’ (https://tinyurl.com/2y2m4cdl)

Metrópoles: Agendas de Lula com Haddad estão previstas para acontecer em Santos, na Baixada Santista, e em Sorocaba, no interior de São Paulo (https://tinyurl.com/285akj67)

O Globo: Haddad e Tarcísio marcam posição no interior de SP e prometem melhorar acesso por estradas e trens (https://tinyurl.com/2dlnzqqc)

CNN: Senadores de Tarcísio terão mais tempo de TV que Haddad em SP (https://tinyurl.com/25y34lkl)

G1: Tebet critica Derrite e diz que ele ‘precisa explicar as denúncias seríssimas’ de corrupção nas polícias de SP enquanto era secretário (https://tinyurl.com/26q3jehm)

O Globo: PL injeta R$ 10,8 milhões em campanha de Moro, maior aporte entre candidatos a governador (https://tinyurl.com/259x58gx)

CNN: Haddad anuncia plano para agricultura com seguro contra eventos climáticos (https://tinyurl.com/24dr9sxq)

O Globo: MPE pede, em novo parecer, indeferimento da candidatura de Garotinho ao governo do Rio (https://tinyurl.com/2csjq42g)

O Globo: TRE-RJ suspende repasses, horário eleitoral e presença em debates de Anthony Garotinho (https://tinyurl.com/2b8plnsn)

O Globo: Sem Castro, primeiras peças de Douglas Ruas na TV terão ‘Rio real’, vinculação sutil a Bolsonaro e associação de Paes a Cabral (https://tinyurl.com/26nh8kt4)

O Globo: Justiça Eleitoral rejeita denúncia contra Crivella no caso do ‘QG da propina’ e mantém caminho aberto para candidatura (https://tinyurl.com/24xkghuk)

Fiscal

O Globo: Governo deve prever superávit ‘real’ de cerca de R$ 10 bilhões em 2027 (https://tinyurl.com/28d47x47)

Folha: Orçamento de 2027 terá superávit mesmo considerando gastos fora da meta, diz ministro (https://tinyurl.com/2cpcm9fc)

O Globo: Contas do governo têm superávit de R$ 10,8 bi em julho, em 2026, déficit é de R$ 81,3 bi (https://tinyurl.com/254lepmg)

Estadão: Contas do governo têm superávit de R$ 10,8 bi, no acumulado do ano, rombo é de R$ 81,3 bi (https://tinyurl.com/2d4fmsxp)

Valor: Pela primeira vez em 6 meses, déficit externo supera investimento (https://tinyurl.com/2ymfkdzz)

Folha: Contas externas do Brasil têm maior déficit para julho em 7 anos (https://tinyurl.com/26jjpys9)

Valor: Receita Federal cobrará IRPF sobre resgates de aplicações no exterior menores de R$ 35 mil (https://tinyurl.com/29srvbmb)

Valor: Judiciário livra recursos de VGBL do IRPF (https://tinyurl.com/222kotge)

Valor: Com receitas recordes, União poderia obter superávits fiscais (https://tinyurl.com/2bj797j3)

O Globo: Governo amplia em R$ 3 bilhões limite para estados e municípios tomarem empréstimo em 2026 (https://tinyurl.com/2cwmm5c2)

Estadão: Grupo desenha proposta de reforma da Previdência para o próximo governo com idade mínima de 67 anos (https://tinyurl.com/29wowx28)

Poder: Grupo liderado por Armínio Fraga propõe nova reforma da Previdência (https://tinyurl.com/29tldbxo)

Dark Horse

Folha: Produtora de ‘Dark Horse’ pede a Mendonça que suspenda investigação em SP e leve caso ao STF (https://tinyurl.com/246nuxcw)

Estadão: ‘Dark Horse’: CEO de produtora pede a Mendonça que leve inquérito sobre desvios em SP ao STF (https://tinyurl.com/2c5y7abt)

CNN: Produtora de Dark Horse atribui denúncias a ex-marido e ex-fornecedor (https://tinyurl.com/28rumeas)

Lulinha/INSS

Folha: Lobista tratou com ex-chefe de gabinete de Lula sobre tentativa de acelerar compra de kits de dengue, diz PF (https://tinyurl.com/25b9be3m)

O Globo: Lobista do INSS deu quadro a número 2 do Ministério do Saúde de aniversário, diz PF (https://tinyurl.com/297mqetx)

CNN: INSS: empresário entrega organograma e delação entra em fase final (https://tinyurl.com/22v3g2z3)

Brasil/EUA

CNN: Brasil não prevê avanço de negociação do tarifaço antes de eleições (https://tinyurl.com/2dpr53cm)

Poder: Elias Rosa diz estar otimista com retomada de conversa com EUA (https://tinyurl.com/269ayc5w)

O Globo: Tarifaço: ministro prevê reunião ‘difícil’ com os EUA na semana que vem e diz que nenhum tema será evitado (https://tinyurl.com/27opo9nr)

CNN: Brasil está preparado para trabalhar com EUA contra narcotráfico, diz Lula (https://tinyurl.com/25ltfwfm)

O Globo: Acordo da Meta nos EUA: lei brasileira pode exigir adaptações semelhantes em Instagram e Facebook no país (https://tinyurl.com/2yvra7vx)

Indicadores

XP Macro – Brazil Week Ahead: What we expect from the economic indicators due next week (https://tinyurl.com/25h5jdha)

Emprego

Estadão: Pnad Contínua: desemprego no País fica em 5,3% no trimestre encerrado em julho, diz IBGE (https://tinyurl.com/29j4uusj)

Folha: Desemprego recua a 5,3%, menor taxa até julho na série histórica, e renda fica estável (https://tinyurl.com/28pzr66h)

O Globo: Emprego com carteira bate recorde em julho, mas número de informais também segue em alta, diz IBGE (https://tinyurl.com/2xqx7yw9)

Valor: Emprego resiste, mas aposta ainda é de desaceleração (https://tinyurl.com/2c5scrda)

Folha: Falta de mão de obra faz supermercados buscarem formação prática para novos funcionários (https://tinyurl.com/27sztyyn)

Energia

Folha: Leilão de baterias vive indefinição sobre quem paga a conta, e parte do setor vê adiamento como certo (https://tinyurl.com/2adux2vl)

Habitação

O Globo: Caixa atinge pela primeira vez a marca de R$ 1 trilhão no crédito habitacional, alta de 15% em 12 meses (https://tinyurl.com/22t4o7lk)

Folha: ‘Teto de 12% é desafiador’, aponta Caixa sobre limite no juro habitacional (https://tinyurl.com/2bxddftq)

Endividamento

Valor: Indicadores de inadimplência do setor privado batem recorde (https://tinyurl.com/2yfk8qbq)

Move Brasil

Estadão: Governo amplia prazo e valor financiável do Move Brasil para taxistas e motoristas de aplicativos (https://tinyurl.com/2bgwkmt9)

O Globo: Atto 2, Boreal e Captiva entram no Move Brasil, veja outros carros que devem ser aprovados (https://tinyurl.com/2anfcrjy)

STF

CNN: Messias se reúne com Fachin em meio a impasse entre PF e Mendonça (https://tinyurl.com/29dmqmfx)

O Globo: Lula tentar conter crise entre Mendonça e diretor-geral da PF e defende reunião para reduzir arestas (https://tinyurl.com/2yvw5h6f)

O Globo: STF tem maioria a favor da tributação de lucros de controladas no exterior por empresas brasileiras (https://tinyurl.com/2y4esm6w)

Estadão: STF forma maioria para tributar lucros da Vale no exterior (https://tinyurl.com/256wxt3x)

Estadão: Bem-vindo ao Brasil, ministro André Mendonça (https://tinyurl.com/26l7tduy)

CNN: STF retoma julgamento de plano estratégico da Corte até 2031 (https://tinyurl.com/2doz35nl)

CNN: STF suspende julgamento sobre limite para polícia acessar dados de cidadãos (https://tinyurl.com/2asczlxz)

Agro

O Globo: Governo amplia financiamento para empresas de fertilizantes e reduz encargos para minerais críticos (https://tinyurl.com/2czlbqd6)

Valor: Moinhos podem repassar alta dos preços do trigo no país (https://tinyurl.com/22szlcyp)

CNN: ‘Agro paga um preço caríssimo da porteira para fora’, diz Zema em MG (https://tinyurl.com/2dloozkj)

Minerais críticos

Folha: Brasil não precisa processar todo mineral crítico que produz, diz líder de fundo de investimento (https://tinyurl.com/24wut3av)

Fundo britânico pensa em explorar terras raras no Brasil, mas vê minerais críticos como prioridade (https://tinyurl.com/29nwcpoe)

Infra

Folha: Consórcio Rota Mogiana assina com governo de SP concessão de rodovias com investimentos de R$ 9,4 bi (https://tinyurl.com/22czwkvo)

Poder: Governo avança para integrar Leste-Oeste e quer 8 chamamentos de ferrovias (https://tinyurl.com/26c3oscm)

Master

O Globo: Vorcaro deve prestar depoimento à PF nesta sexta sobre fraudes no Master após adiamentos (https://tinyurl.com/27cmgoqx)

Folha: Depoimento de Vorcaro à PF é adiado após problema técnico (https://tinyurl.com/2a7bswor)

Estadão: Depoimento de Vorcaro à PF é adiado após problemas técnicos em audiência (https://tinyurl.com/2cyd259y)

CNN: PF faz nova tentativa de ouvir Vorcaro após adiamento por problema técnico (https://tinyurl.com/22t56upa)

CNN: Vorcaro será questionado pela PF sobre ‘Projeto DV’, entenda (https://tinyurl.com/2bn4mdnb)

CNN: Vorcaro pretende responder à PF, mas sem avançar sobre delação (https://tinyurl.com/2agf3x8n)

CNN: Master: PF questionará Vorcaro sobre ‘espiões’ no BC (https://tinyurl.com/2a9jodyv)

G1: PF deve ouvir Daniel Vorcaro nesta quinta sobre suspeita de favorecimento ao Banco Master (https://tinyurl.com/24zf43p6)

BRB

O Globo: Sem cargo no GDF, vice de Celina despachou no STF sobre ação que impactava socorro ao BRB (https://tinyurl.com/247l57dz)

Mercados

O Globo: S&P e Nasdaq sobem impulsionados pela Nvidia. Ações da companhia saltam 7,7% (https://tinyurl.com/2c6gzt2o)

O Globo: Ameaça cibernética: OpenAI e Anthropic pedem que empresas e governos aumentem proteção contra ataques com IA (https://tinyurl.com/2boe3vuq)

Internacional

Folha: EUA avaliam determinar tarifas sobre semicondutores, diz site (https://tinyurl.com/227ncmtc)

Valor: Guerra no Irã completa 6 meses, reconfigura o Oriente Médio e ameaça influência dos EUA (https://tinyurl.com/252sprum)

Valor: Com alta da gasolina, estrago político para Trump já está feito (https://tinyurl.com/233nehfw)

O Globo: Com aproximação dos EUA, Venezuela avalia deixar a Opep, após 60 anos (https://tinyurl.com/29wgajto)

CNN: Retaliação comercial do Canadá aos Estados Unidos tem forte apoio nacional (https://tinyurl.com/28xgzqu9)

Estadão: Trump assina ordem executiva para renomear ‘imediatamente’ o Lago Ontário para ‘Lago América’ (https://tinyurl.com/2dchjoyl)

O Globo: Deputados argentinos aprovam reforma que proíbe BC de financiar gasto público (https://tinyurl.com/2xkses2f)

Folha: Câmara da Argentina aprova reforma do Banco Central na tentativa de reduzir inflação (https://tinyurl.com/26nrv5ey)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.