Brasil
O governo entra na última semana de julho na tentativa de realizar um esforço final para evitar que a tarifa adicional de 50% anunciada pelos EUA às importações brasileiras entre em vigor, no dia 1º de agosto, enquanto finaliza o plano de contingência para mitigar os efeitos da sobretaxa. Neste domingo, o presidente Donald Trump e o secretário de Comércio, Howard Lutnick, confirmaram que as tarifas entrarão em vigor nesta sexta-feira (1º), como planejado (https://tinyurl.com/224pf8qn e https://tinyurl.com/259tls56). Mesmo após os sinais negativos enviados por Washington, a Folha registra que integrantes do Executivo vão passar a semana insistindo em contatos com a Casa Branca (https://tinyurl.com/27guaxbt). Após as falas de Trump, o Mdic reafirmou em nota que o governo brasileiro segue aberto ao debate comercial (https://tinyurl.com/29w8uz6w). O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está em Nova York para reunião da ONU e pretende aproveitar a oportunidade para um encontro com o governo norte-americano para destravar as negociações. Segundo o jornal O Globo, no entanto, até agora não houve qualquer sinalização por parte da Casa Branca sobre a possibilidade do encontro (https://tinyurl.com/28ktngdq). Como escrevemos na sexta-feira, o Planalto também admite iniciar conversas sobre o interesse dos EUA na exploração de minerais críticos do Brasil, embora qualquer tratativa ainda esteja em estágio inicial (app: https://bit.ly/419yPIo | desktop: https://tinyurl.com/wv9p85rt). Nesta semana senadores brasileiros ainda se reúnem com representantes do setor privado em Washington, na tentativa de viabilizar um acordo (https://tinyurl.com/2yvz56nj).
Em paralelo, o Executivo trabalha em um pacote de medidas para reagir aos efeitos da tarifa. Segundo os jornais, o plano deve conter um pacote de crédito subsidiado, compras públicas de produtos afetados e um fundo privado temporário para auxiliar empresas (https://tinyurl.com/22py4f5j), incluindo medidas para a manutenção de emprego – o Valor ainda afirma que, na avaliação de técnicos do governo, a entrada em vigor da tarifa pode pressionar para baixo não apenas a atividade, mas também a inflação (https://tinyurl.com/23h2ppfg). Nesta segunda o presidente Lula ainda irá sancionar o programa Acredita Exportação, que oficialmente não faz parte do plano de contingência, mas tem foco na atuação das micro e pequenas empresas no mercado internacional e prevê a restituição de 3% das receitas com vendas para o exterior (https://tinyurl.com/2b5x6zbk). Em outra frente discutida no Planalto está um eventual acordo de bitributação, que poderia ser operacionalizado por meio do comitê estabelecido na Lei de Reciprocidade. A ideia seria adotar o modelo aplicado pela OCDE, que estabelece regras para evitar a bitributação em itens como lucros, dividendos, royalties, ganhos de capital, além de pensões e benefícios tributários. Eventuais medidas de retaliação não estão descartadas, mas o tom vai mais na linha de uma aplicação seletiva da Lei da Reciprocidade, com a lista de itens ainda em aberto (app: https://bit.ly/419yPIo | desktop: https://tinyurl.com/wv9p85rt).
Sobre as eleições de 2026, a Folha reporta que aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro estão vendo a disputa pela sucessão do seu espólio eleitoral se afunilar entre Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, embora o discurso oficial ainda seja de Bolsonaro candidato (https://tinyurl.com/2yvyjdbr). Durante painel na Expert XP neste final de semana, o governador de São Paulo rechaçou a possibilidade de haver um “racha na direita” e reforçou que “se engana quem acha que Bolsonaro vai ficar de fora desse processo”, seja da forma que for. Os governadores Ronaldo Caiado e Ratinho Jr. também disseram ser natural que cada partido busque sua própria candidatura para o primeiro turno, mas que será plenamente viável unificar a direita em torno de um único nome a partir do segundo turno (app: https://bit.ly/4mcKLkC | desktop: https://tinyurl.com/czeprwm5).
Na mesma linha, Antônio Rueda, presidente do União Brasil, defendeu a “unificação da centro-direita” para 2026. Já o presidente eleito do PT, Edinho Silva, disse não haver a possibilidade de o presidente Lula não concorrer à reeleição no ano que vem (app: https://bit.ly/457W4Uo | desktop: https://tinyurl.com/2zw3ehhw). A Folha também afirma que membros do PT e do próprio governo já consideram que o ministro Fernando Haddad não conseguirá recusar os apelos para ser candidato por São Paulo. Segundo a nota, embora haja resistência por parte do ministro, a pressão sobre ele tem aumentado, unindo figuras de Edinho Silva a José Dirceu. Ainda assim, a decisão definitiva passará por Lula (https://tinyurl.com/23adumst).
Agenda BCB: Presidente e diretores respeitam o período de silêncio do Copom.
Agendas de Lula e Haddad: Lula participa de cerimônia no Rio de Janeiro, às 11h. Às 16h, ele e Haddad comparecem à sanção do PLP que institui o programa Acredita Exportação (https://tinyurl.com/2asfmp3x).
Agenda local de dados: Às 8h25 o BCB divulga o PDF do Focus e às 9h, os dados completos. Às 8h30 teremos os dados de crédito de junho, às 14h30, o Relatório Mensal da Dívida do mesmo mês, e, às 15h, a balança comercial semanal.
Internacional
EUA e União Europeia chegaram a um acordo ontem, com imposição de tarifa de 15% aos produtos exportados da União Europeia para os EUA. Segundo Trump, em contrapartida, a União Europeia concordou em comprar USD 750 bilhões em energia, investir USD 600 bilhões nos EUA e adquirir “enormes quantidades” de equipamentos militares, no valor de centenas de bilhões de dólares (https://tinyurl.com/52yxmdec e https://tinyurl.com/bddpbbjh).
O presidente americano ainda afirmou que o prazo de 1º de agosto para que as tarifas entrem vigor – o que incluiria os 50% a serem cobrados do Brasil – não será postergado (https://tinyurl.com/yxdv5r4d). Enquanto isso, jornais reportam que a EUA e China devem decidir estender a trégua tarifaria entre os países por 90 dias (https://tinyurl.com/2dv3h332).
Agenda internacional de dados: Na China, os lucros industriais caíram 4,3% a/a em junho. Nos EUA, às 11h30 teremos o indicador de atividade manufatureira do Fed Dallas referente a julho. Às 12h30 o Tesouro faz leilão de USD 69 bi de títulos de 2 anos e às 14h, de USD 70 bi de títulos de 5 anos.
Bons negócios!
XP Política & Macro Strategy
XP News Clipping
Capas dos jornais: https://tinyurl.com/z4he8nvp
Brasil/EUA
Folha: Trump confirma tarifas que atingem o Brasil para 1º de agosto (https://tinyurl.com/224pf8qn)
O Globo: Secretário de Trump confirma que tarifas dos EUA entrarão em vigor em 1º de agosto (https://tinyurl.com/259tls56)
XP Política: Os caminhos diante da taxação dos EUA (app: https://bit.ly/419yPIo | desktop: https://tinyurl.com/wv9p85rt)
Valor: Plano contra tarifa busca mitigar efeito sobre atividade (https://tinyurl.com/23h2ppfg)
Estadão: Brasil segue aberto a debate comercial com os Estados Unidos, diz MDIC após fala de Trump (https://tinyurl.com/29w8uz6w)
Valor: Pacote tem semelhanças com medidas para enchentes (https://tinyurl.com/274h543v)
O Globo: Governo Lula entra em semana decisiva contra tarifaço de Trump e deve finalizar plano de contingência (https://tinyurl.com/22py4f5j)
Estadão: Tarifaço de Trump entra na semana decisiva e perspectiva de acordo com os EUA fica mais distante (https://tinyurl.com/25sgvquv)
O Globo: Chanceler de Lula vai aos EUA e tenta destravar negociações às vésperas do tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/28ktngdq)
Folha: Chanceler brasileiro chega aos EUA, mas sem sinal de que será recebido pela gestão Trump para discutir tarifas (https://tinyurl.com/27guaxbt)
Estadão: Senadores tentam interceder por Brasil nos EUA em semana crucial do tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/2yvz56nj)
Folha: Casa Branca avalia que Brasil não se engajou nem fez propostas significativas para reduzir tarifas (https://tinyurl.com/232ypp78)
Estadão: Lourival Sant’Anna: EUA vão tirar vistos do governo e usar Lei Magnitsky contra ministros do STF (https://tinyurl.com/293x3trw)
CNN: Missão de senadores nos EUA discute tarifaço na véspera de negociações (https://tinyurl.com/222uqfws)
Folha: Governo espera equilíbrio de senadores nos EUA e ajuda para desfazer intrigas (https://tinyurl.com/22y772mu)
XP Política: Lula: Trump, quando você quiser conversar, o Brasil estará pronto (app: https://bit.ly/44O9Wo2 | desktop: https://tinyurl.com/3srm5hsb)
Valor: Embraer busca solução com autoridades americanas (https://tinyurl.com/2xtk5sj2)
Valor: Retaliação ‘olho por olho’ traria perda ao PIB (https://tinyurl.com/28n8h5rf)
Valor: Asean é oportunidade para Brasil, mas não substitui EUA (https://tinyurl.com/2bofchuq)
Estadão: Tarifaço dos EUA: Brasil deve ficar dependente da pressão local dos importadores norte-americanos (https://tinyurl.com/253vubad)
Folha: Multinacionais americanas preferem sigilo em negociação com Trump (https://tinyurl.com/2ywz7mk3)
Estadão: STF se preocupa mais com crise entre Brasil e EUA do que com medidas contra ministros; veja bastidor (https://tinyurl.com/286ukc9z)
Folha: Única mineradora de terras raras no Brasil é dos EUA e exporta sobretudo para China (https://tinyurl.com/2xm7dn5y)
O Globo: Ministro da AGU rebate crítica de governadores de direita sobre o ‘tarifaço’ dos EUA (https://tinyurl.com/243owxkk)
Estadão: Tarcísio: tarifaço deve causar impacto de até 2,7% no PIB de São Paulo e perda de 120 mil empregos (https://tinyurl.com/2yopwcy8)
CNN: Gleisi rebate Tarcísio: “Seu aliado Bolsonaro” bloqueia negociação com EUA (https://tinyurl.com/26s3sque)
O Globo: Amorim diz que acordo entre Trump e Europa não tem comparação com tarifaço sobre o Brasil (https://tinyurl.com/2clrqdlf)
Folha: ‘Nem a União Soviética’ faria o que Trump está fazendo com o Brasil, diz Amorim ao Financial Times (https://tinyurl.com/2ym7tn6f)
O Globo: Tarcísio, Ratinho Jr e Caiado criticam reação de Lula ao tarifaço e investida em discurso sobre soberania nacional (https://tinyurl.com/22jhhgyv)
Estadão: Trump embola minerais, desmatamento, STF, big techs, tarifas e mexe com Defesa e Segurança Nacional (https://tinyurl.com/25xjvaw6)
Folha: Taxas de 50% a produtos brasileiros são ‘absolutamente insanas’, diz Al Gore em evento da XP (https://tinyurl.com/46t8u5dm)
Estadão: Prazo encerrado: Produtos embarcados agora só chegarão aos EUA depois da data prevista do tarifaço (https://tinyurl.com/2ycva3pl)
O Globo: Com prazo apertado, Brasil não tem margem de manobra para evitar tarifa de Trump, diz especialista (https://tinyurl.com/2dl8fylo)
Folha: Às vésperas de tarifaço, aeroportos brasileiros relatam alta nos envios de cargas aos EUA (https://tinyurl.com/2xtbk5y5)
Folha: Tarifaço de Trump ameaça retomada de exportação de produtos tecnológicos do Brasil (https://tinyurl.com/2yrkbjur)
Estadão: Tarifaço: Como exportadoras de menor porte estão lidando com a ameaça do governo Trump (https://tinyurl.com/24tokm9r)
BC
Valor: Mercado espera manutenção da Selic em 15% (https://tinyurl.com/2ymlkylh)
Folha: BC deve manter Selic em 15% ao ano e encerrar ciclo de alta de juros, dizem economistas (https://tinyurl.com/25xfcljv)
Valor: Aposta em queda dos juros no Brasil vira consenso entre gestores locais (https://tinyurl.com/2yur8xra)
Valor: Análise: Desafio do Copom será incorporar tarifas dos EUA a cenário (https://tinyurl.com/2xszohsk)
Fiscal
Folha: Aperto no Orçamento multiplica uso de brechas para gastar fora das regras (https://tinyurl.com/26ucdmtn)
Valor: Nova regra acaba com 10 milhões de execuções fiscais (https://tinyurl.com/24gfe7vg)
Valor: Empresas tentam evitar perda de bilhões em créditos de ICMS (https://tinyurl.com/2yfj6xdh)
Combustíveis
O Globo: Brasil pode reduzir importações de gasolina com aumento da mistura com etanol (https://tinyurl.com/265ar7np)
Folha: Indústria avança em projetos de combustível limpo de avião e planeja início de produção comercial (https://tinyurl.com/2d2e2zac)
INSS
Estadão: Escândalo do INSS: relator quer confiscar recurso de entidades para reduzir impacto fiscal (https://tinyurl.com/2djg78hn)
2026
Folha: Aliados de Bolsonaro veem sucessão se afunilar entre Flávio e Tarcísio para 2026 (https://tinyurl.com/2yvyjdbr)
Folha: PT avalia que Haddad será candidato em 2026, apesar de resistência de ministro (https://tinyurl.com/23adumst)
XP Política: Presidente do PT afirma que Lula irá concorrer à reeleição; presidente do União defende corte de gastos (app: https://bit.ly/457W4Uo | desktop: https://tinyurl.com/2zw3ehhw)
XP Política: Governadores defendem equilíbrio das contas e negam “racha” da direita para 2026 (app: https://bit.ly/4mcKLkC | desktop: https://tinyurl.com/czeprwm5)
Estadão: Engana-se quem pensa que haverá racha na direita, diz Tarcísio em evento com Ratinho Jr. e Caiado (https://tinyurl.com/29thceg6)
O Globo: Michelle assume viagens e agendas de Bolsonaro após restrições impostas ao ex-presidente; veja roteiro (https://tinyurl.com/2y3dr8zy)
O Globo: Flávio e Eduardo Bolsonaro se alinham contra STF, mas têm posturas distintas com Centrão e aliados por 2026 (https://tinyurl.com/22f47h6k)
O Globo: Alckmin usa protagonismo na negociação do tarifaço de Trump para tentar manter a vice de Lula em 2026 (https://tinyurl.com/2dh4cqgf)
O Globo: PT privilegia palanques para Lula e deve ter em 2026 o menor número de candidatos a governador de sua história (https://tinyurl.com/25pz6y5b)
Valor: Lula aposta em Pacheco e direita rachada em Minas (https://tinyurl.com/28qkyeq8)
Folha: Lula mira antigo cinturão vermelho do PT em SP com aliados cotados para 2026 e sem oposição (https://tinyurl.com/28lqdkb4)
Folha: Base de Lula tem impasses nos estados do Nordeste para eleições de 2026 (https://tinyurl.com/22qytgzb)
Folha: João Campos quer palanque único com Lula e faz incursões por PE mirando 2026 (https://tinyurl.com/27yl64xx)
Folha: Dirceu confirma que será candidato a deputado e defende que Haddad dispute eleição (https://tinyurl.com/26ctbv86)
Estadão: PT e PL disputam Centrão para ampliar força no Senado (https://tinyurl.com/299tmz6a)
Estadão: Percepção dos eleitores sobre a economia está longe de ser positiva, e eleição não está definida (https://tinyurl.com/2xz42l2o)
Governo/Congresso
O Globo: De vale-gás a crédito para reforma de moradias, Lula prepara pacotão eleitoral que mira classe média e periferia (https://tinyurl.com/2xmws4hx)
Poder: Lula planeja ao menos 6 novos programas sociais (https://tinyurl.com/27ccarhz)
O Globo: Às vésperas de tarifaço de Trump, Lula sanciona lei para incentivar exportação de micro e pequenas empresas (https://tinyurl.com/2asfmp3x)
Estadão: Lula vai sancionar programa Acredita Exportação, que permite devolução de tributos para empresas (https://tinyurl.com/2b5x6zbk)
O Globo: Conflito na base: indefinição sobre presidência dos Correios alimenta disputa entre PT e União Brasil pelo cargo (https://tinyurl.com/2blkllmj)
Folha: Centrão marca distância em relação a Bolsonaro e vê com cautela recuperação de Lula (https://tinyurl.com/26wh6t76)
CNN: Líder do governo na Câmara é internado para procedimento no coração (https://tinyurl.com/2avtgkn6)
CNN: Governo espera saída do Brasil do Mapa da Fome (https://tinyurl.com/2d5qbuf3)
Bolsonaro
Estadão: Proximidade de julgamento de Bolsonaro com Sete de Setembro preocupa STF (https://tinyurl.com/2bd34yv8)
Estadão: Fux rompe padrão punitivista e lidera divergências contra Moraes em processos contra bolsonaristas (https://tinyurl.com/2cuqkb3y)
O Globo: Como Bolsonaro virou a ‘razão’ do tarifaço de Trump, para os senadores que vão aos EUA (https://tinyurl.com/2dndleb8)
O Globo: Bolsonaro diz que foi orientado por advogados a não dar declarações públicas: ‘Nada mudou’ (https://tinyurl.com/2avh44cp)
O Globo: Após falar em uso da força contra o STF, Flávio Bolsonaro pede internação compulsória de Moraes (https://tinyurl.com/2cgvp7dv)
O Globo: Declaração de Eduardo Bolsonaro sobre punição dos EUA a Alcolumbre e Motta é ‘crime intolerável’, diz Gleisi (https://tinyurl.com/2cplkehq)
Estadão: Eduardo critica Tarcísio e Ratinho Júnior por falarem de tarifaço de Trump sem defender Bolsonaro (https://tinyurl.com/22cj3kmp)
Folha: Eduardo Bolsonaro retoma críticas a Tarcísio por evitar falar de anistia às vésperas do tarifaço (https://tinyurl.com/2co6gen8)
Relações internacionais
Valor: Crise com Trump reacende debate sobre ampliação do Brics (https://tinyurl.com/22fvtxh9)
Automóveis
Estadão: Indústria automotiva vai rever investimentos de R$ 180 bi se governo aceitar pleito da BYD (https://tinyurl.com/2a5ehlhj)
STF
Valor: STF acelera julgamento da trama golpista (https://tinyurl.com/2b92s8wd)
Valor: Fachin pode deixar relatoria da Lava-Jato (https://tinyurl.com/22ueb7zl)
CNN: Moraes ordena retirada de deputados em frente ao STF e proíbe acampamentos (https://tinyurl.com/2bgtmbsz)
CNN: Especialista sobre decisão de Moraes: Não se limita direitos fundamentais (https://tinyurl.com/26w9cejb)
Estadão: Defesa diz que general ‘não confessou plano de matar ninguém’ e pede para STF revogar prisão (https://tinyurl.com/2acy8npo)
Internacional
Valor: Casa Branca pressiona Fed por juros ‘drasticamente mais baixos’ às vésperas de reunião (https://tinyurl.com/2ax4jxnf)
Estadão: Trump fecha acordo com UE e EUA reduzem tarifa do bloco para 15% (https://tinyurl.com/2d4juumh)
O Globo: EUA e China devem prorrogar trégua tarifária por mais 90 dias, diz Jornal (https://tinyurl.com/2dlfydbt)
Folha: Von der Leyen, da UE, diz que tarifa de 15% foi ‘o melhor que conseguimos’ (https://tinyurl.com/22ohf3y9)
Estadão: “Quão estúpido o Irã tem que ser para querer enriquecer urânio?”, diz Trump (https://tinyurl.com/24bmmjcd)
Folha: Tentativa de Trump de impedir evasão de tarifas pela China arrisca cadeia de suprimentos (https://tinyurl.com/282cvxku)
Estadão: Líderes europeus e americanos celebram o acordo comercial entre UE e EUA em meio a tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/2baffjo9)
Folha: Milei reduz imposto de exportação de carne e grãos (https://tinyurl.com/24r6c7ql)
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!