XP Expert

News XPress – 28/07/2025

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Brasil

O governo entra na última semana de julho na tentativa de realizar um esforço final para evitar que a tarifa adicional de 50% anunciada pelos EUA às importações brasileiras entre em vigor, no dia 1º de agosto, enquanto finaliza o plano de contingência para mitigar os efeitos da sobretaxa. Neste domingo, o presidente Donald Trump e o secretário de Comércio, Howard Lutnick, confirmaram que as tarifas entrarão em vigor nesta sexta-feira (1º), como planejado (https://tinyurl.com/224pf8qn e https://tinyurl.com/259tls56). Mesmo após os sinais negativos enviados por Washington, a Folha registra que integrantes do Executivo vão passar a semana insistindo em contatos com a Casa Branca (https://tinyurl.com/27guaxbt). Após as falas de Trump, o Mdic reafirmou em nota que o governo brasileiro segue aberto ao debate comercial (https://tinyurl.com/29w8uz6w). O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está em Nova York para reunião da ONU e pretende aproveitar a oportunidade para um encontro com o governo norte-americano para destravar as negociações. Segundo o jornal O Globo, no entanto, até agora não houve qualquer sinalização por parte da Casa Branca sobre a possibilidade do encontro (https://tinyurl.com/28ktngdq). Como escrevemos na sexta-feira, o Planalto também admite iniciar conversas sobre o interesse dos EUA na exploração de minerais críticos do Brasil, embora qualquer tratativa ainda esteja em estágio inicial (app: https://bit.ly/419yPIo | desktop: https://tinyurl.com/wv9p85rt). Nesta semana senadores brasileiros ainda se reúnem com representantes do setor privado em Washington, na tentativa de viabilizar um acordo (https://tinyurl.com/2yvz56nj).

Em paralelo, o Executivo trabalha em um pacote de medidas para reagir aos efeitos da tarifa. Segundo os jornais, o plano deve conter um pacote de crédito subsidiado, compras públicas de produtos afetados e um fundo privado temporário para auxiliar empresas (https://tinyurl.com/22py4f5j), incluindo medidas para a manutenção de emprego – o Valor ainda afirma que, na avaliação de técnicos do governo, a entrada em vigor da tarifa pode pressionar para baixo não apenas a atividade, mas também a inflação (https://tinyurl.com/23h2ppfg). Nesta segunda o presidente Lula ainda irá sancionar o programa Acredita Exportação, que oficialmente não faz parte do plano de contingência, mas tem foco na atuação das micro e pequenas empresas no mercado internacional e prevê a restituição de 3% das receitas com vendas para o exterior (https://tinyurl.com/2b5x6zbk). Em outra frente discutida no Planalto está um eventual acordo de bitributação, que poderia ser operacionalizado por meio do comitê estabelecido na Lei de Reciprocidade. A ideia seria adotar o modelo aplicado pela OCDE, que estabelece regras para evitar a bitributação em itens como lucros, dividendos, royalties, ganhos de capital, além de pensões e benefícios tributários. Eventuais medidas de retaliação não estão descartadas, mas o tom vai mais na linha de uma aplicação seletiva da Lei da Reciprocidade, com a lista de itens ainda em aberto (app: https://bit.ly/419yPIo | desktop: https://tinyurl.com/wv9p85rt).

Sobre as eleições de 2026, a Folha reporta que aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro estão vendo a disputa pela sucessão do seu espólio eleitoral se afunilar entre Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, embora o discurso oficial ainda seja de Bolsonaro candidato (https://tinyurl.com/2yvyjdbr). Durante painel na Expert XP neste final de semana, o governador de São Paulo rechaçou a possibilidade de haver um “racha na direita” e reforçou que “se engana quem acha que Bolsonaro vai ficar de fora desse processo”, seja da forma que for. Os governadores Ronaldo Caiado e Ratinho Jr. também disseram ser natural que cada partido busque sua própria candidatura para o primeiro turno, mas que será plenamente viável unificar a direita em torno de um único nome a partir do segundo turno (app: https://bit.ly/4mcKLkC | desktop: https://tinyurl.com/czeprwm5).

Na mesma linha, Antônio Rueda, presidente do União Brasil, defendeu a “unificação da centro-direita” para 2026. Já o presidente eleito do PT, Edinho Silva, disse não haver a possibilidade de o presidente Lula não concorrer à reeleição no ano que vem (app: https://bit.ly/457W4Uo | desktop: https://tinyurl.com/2zw3ehhw). A Folha também afirma que membros do PT e do próprio governo já consideram que o ministro Fernando Haddad não conseguirá recusar os apelos para ser candidato por São Paulo. Segundo a nota, embora haja resistência por parte do ministro, a pressão sobre ele tem aumentado, unindo figuras de Edinho Silva a José Dirceu. Ainda assim, a decisão definitiva passará por Lula (https://tinyurl.com/23adumst).

Agenda BCB: Presidente e diretores respeitam o período de silêncio do Copom.

Agendas de Lula e Haddad: Lula participa de cerimônia no Rio de Janeiro, às 11h. Às 16h, ele e Haddad comparecem à sanção do PLP que institui o programa Acredita Exportação (https://tinyurl.com/2asfmp3x).

Agenda local de dados: Às 8h25 o BCB divulga o PDF do Focus e às 9h, os dados completos. Às 8h30 teremos os dados de crédito de junho, às 14h30, o Relatório Mensal da Dívida do mesmo mês, e, às 15h, a balança comercial semanal.

Internacional

EUA e União Europeia chegaram a um acordo ontem, com imposição de tarifa de 15% aos produtos exportados da União Europeia para os EUA. Segundo Trump, em contrapartida, a União Europeia concordou em comprar USD 750 bilhões em energia, investir USD 600 bilhões nos EUA e adquirir “enormes quantidades” de equipamentos militares, no valor de centenas de bilhões de dólares (https://tinyurl.com/52yxmdec e https://tinyurl.com/bddpbbjh).

O presidente americano ainda afirmou que o prazo de 1º de agosto para que as tarifas entrem vigor – o que incluiria os 50% a serem cobrados do Brasil – não será postergado (https://tinyurl.com/yxdv5r4d). Enquanto isso, jornais reportam que a EUA e China devem decidir estender a trégua tarifaria entre os países por 90 dias (https://tinyurl.com/2dv3h332).

Agenda internacional de dados: Na China, os lucros industriais caíram 4,3% a/a em junho. Nos EUA, às 11h30 teremos o indicador de atividade manufatureira do Fed Dallas referente a julho. Às 12h30 o Tesouro faz leilão de USD 69 bi de títulos de 2 anos e às 14h, de USD 70 bi de títulos de 5 anos.

Bons negócios!

XP Política & Macro Strategy

XP News Clipping

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/z4he8nvp

Brasil/EUA

Folha: Trump confirma tarifas que atingem o Brasil para 1º de agosto (https://tinyurl.com/224pf8qn)

O Globo: Secretário de Trump confirma que tarifas dos EUA entrarão em vigor em 1º de agosto (https://tinyurl.com/259tls56)

XP Política: Os caminhos diante da taxação dos EUA (app: https://bit.ly/419yPIo | desktop: https://tinyurl.com/wv9p85rt)

Valor: Plano contra tarifa busca mitigar efeito sobre atividade (https://tinyurl.com/23h2ppfg)

Estadão: Brasil segue aberto a debate comercial com os Estados Unidos, diz MDIC após fala de Trump (https://tinyurl.com/29w8uz6w)

Valor: Pacote tem semelhanças com medidas para enchentes (https://tinyurl.com/274h543v)

O Globo: Governo Lula entra em semana decisiva contra tarifaço de Trump e deve finalizar plano de contingência (https://tinyurl.com/22py4f5j)

Estadão: Tarifaço de Trump entra na semana decisiva e perspectiva de acordo com os EUA fica mais distante (https://tinyurl.com/25sgvquv)

O Globo: Chanceler de Lula vai aos EUA e tenta destravar negociações às vésperas do tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/28ktngdq)

Folha: Chanceler brasileiro chega aos EUA, mas sem sinal de que será recebido pela gestão Trump para discutir tarifas (https://tinyurl.com/27guaxbt)

Estadão: Senadores tentam interceder por Brasil nos EUA em semana crucial do tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/2yvz56nj)

Folha: Casa Branca avalia que Brasil não se engajou nem fez propostas significativas para reduzir tarifas (https://tinyurl.com/232ypp78)

Estadão: Lourival Sant’Anna: EUA vão tirar vistos do governo e usar Lei Magnitsky contra ministros do STF (https://tinyurl.com/293x3trw)

CNN: Missão de senadores nos EUA discute tarifaço na véspera de negociações (https://tinyurl.com/222uqfws)

Folha: Governo espera equilíbrio de senadores nos EUA e ajuda para desfazer intrigas (https://tinyurl.com/22y772mu)

XP Política: Lula: Trump, quando você quiser conversar, o Brasil estará pronto (app: https://bit.ly/44O9Wo2 | desktop: https://tinyurl.com/3srm5hsb)

Valor: Embraer busca solução com autoridades americanas (https://tinyurl.com/2xtk5sj2)

Valor: Retaliação ‘olho por olho’ traria perda ao PIB (https://tinyurl.com/28n8h5rf)

Valor: Asean é oportunidade para Brasil, mas não substitui EUA (https://tinyurl.com/2bofchuq)

Estadão: Tarifaço dos EUA: Brasil deve ficar dependente da pressão local dos importadores norte-americanos (https://tinyurl.com/253vubad)

Folha: Multinacionais americanas preferem sigilo em negociação com Trump (https://tinyurl.com/2ywz7mk3)

Estadão: STF se preocupa mais com crise entre Brasil e EUA do que com medidas contra ministros; veja bastidor (https://tinyurl.com/286ukc9z)

Folha: Única mineradora de terras raras no Brasil é dos EUA e exporta sobretudo para China (https://tinyurl.com/2xm7dn5y)

O Globo: Ministro da AGU rebate crítica de governadores de direita sobre o ‘tarifaço’ dos EUA (https://tinyurl.com/243owxkk)

Estadão: Tarcísio: tarifaço deve causar impacto de até 2,7% no PIB de São Paulo e perda de 120 mil empregos (https://tinyurl.com/2yopwcy8)

CNN: Gleisi rebate Tarcísio: “Seu aliado Bolsonaro” bloqueia negociação com EUA (https://tinyurl.com/26s3sque)

O Globo: Amorim diz que acordo entre Trump e Europa não tem comparação com tarifaço sobre o Brasil (https://tinyurl.com/2clrqdlf)

Folha: ‘Nem a União Soviética’ faria o que Trump está fazendo com o Brasil, diz Amorim ao Financial Times (https://tinyurl.com/2ym7tn6f)

O Globo: Tarcísio, Ratinho Jr e Caiado criticam reação de Lula ao tarifaço e investida em discurso sobre soberania nacional (https://tinyurl.com/22jhhgyv)

Estadão: Trump embola minerais, desmatamento, STF, big techs, tarifas e mexe com Defesa e Segurança Nacional (https://tinyurl.com/25xjvaw6)

Folha: Taxas de 50% a produtos brasileiros são ‘absolutamente insanas’, diz Al Gore em evento da XP (https://tinyurl.com/46t8u5dm)

Estadão: Prazo encerrado: Produtos embarcados agora só chegarão aos EUA depois da data prevista do tarifaço (https://tinyurl.com/2ycva3pl)

O Globo: Com prazo apertado, Brasil não tem margem de manobra para evitar tarifa de Trump, diz especialista (https://tinyurl.com/2dl8fylo)

Folha: Às vésperas de tarifaço, aeroportos brasileiros relatam alta nos envios de cargas aos EUA (https://tinyurl.com/2xtbk5y5)

Folha: Tarifaço de Trump ameaça retomada de exportação de produtos tecnológicos do Brasil (https://tinyurl.com/2yrkbjur)

Estadão: Tarifaço: Como exportadoras de menor porte estão lidando com a ameaça do governo Trump (https://tinyurl.com/24tokm9r)

BC

Valor: Mercado espera manutenção da Selic em 15% (https://tinyurl.com/2ymlkylh)

Folha: BC deve manter Selic em 15% ao ano e encerrar ciclo de alta de juros, dizem economistas (https://tinyurl.com/25xfcljv)

Valor: Aposta em queda dos juros no Brasil vira consenso entre gestores locais (https://tinyurl.com/2yur8xra)

Valor: Análise: Desafio do Copom será incorporar tarifas dos EUA a cenário (https://tinyurl.com/2xszohsk)

Fiscal

Folha: Aperto no Orçamento multiplica uso de brechas para gastar fora das regras (https://tinyurl.com/26ucdmtn)

Valor: Nova regra acaba com 10 milhões de execuções fiscais (https://tinyurl.com/24gfe7vg)

Valor: Empresas tentam evitar perda de bilhões em créditos de ICMS (https://tinyurl.com/2yfj6xdh)

Combustíveis

O Globo: Brasil pode reduzir importações de gasolina com aumento da mistura com etanol (https://tinyurl.com/265ar7np)

Folha: Indústria avança em projetos de combustível limpo de avião e planeja início de produção comercial (https://tinyurl.com/2d2e2zac)

INSS

Estadão: Escândalo do INSS: relator quer confiscar recurso de entidades para reduzir impacto fiscal (https://tinyurl.com/2djg78hn)

2026

Folha: Aliados de Bolsonaro veem sucessão se afunilar entre Flávio e Tarcísio para 2026 (https://tinyurl.com/2yvyjdbr)

Folha: PT avalia que Haddad será candidato em 2026, apesar de resistência de ministro (https://tinyurl.com/23adumst)

XP Política: Presidente do PT afirma que Lula irá concorrer à reeleição; presidente do União defende corte de gastos (app: https://bit.ly/457W4Uo | desktop: https://tinyurl.com/2zw3ehhw)

XP Política: Governadores defendem equilíbrio das contas e negam “racha” da direita para 2026 (app: https://bit.ly/4mcKLkC | desktop: https://tinyurl.com/czeprwm5)

Estadão: Engana-se quem pensa que haverá racha na direita, diz Tarcísio em evento com Ratinho Jr. e Caiado (https://tinyurl.com/29thceg6)

O Globo: Michelle assume viagens e agendas de Bolsonaro após restrições impostas ao ex-presidente; veja roteiro (https://tinyurl.com/2y3dr8zy)

O Globo: Flávio e Eduardo Bolsonaro se alinham contra STF, mas têm posturas distintas com Centrão e aliados por 2026 (https://tinyurl.com/22f47h6k)

O Globo: Alckmin usa protagonismo na negociação do tarifaço de Trump para tentar manter a vice de Lula em 2026 (https://tinyurl.com/2dh4cqgf)

O Globo: PT privilegia palanques para Lula e deve ter em 2026 o menor número de candidatos a governador de sua história (https://tinyurl.com/25pz6y5b)

Valor: Lula aposta em Pacheco e direita rachada em Minas (https://tinyurl.com/28qkyeq8)

Folha: Lula mira antigo cinturão vermelho do PT em SP com aliados cotados para 2026 e sem oposição (https://tinyurl.com/28lqdkb4)

Folha: Base de Lula tem impasses nos estados do Nordeste para eleições de 2026 (https://tinyurl.com/22qytgzb)

Folha: João Campos quer palanque único com Lula e faz incursões por PE mirando 2026 (https://tinyurl.com/27yl64xx)

Folha: Dirceu confirma que será candidato a deputado e defende que Haddad dispute eleição (https://tinyurl.com/26ctbv86)

Estadão: PT e PL disputam Centrão para ampliar força no Senado (https://tinyurl.com/299tmz6a)

Estadão: Percepção dos eleitores sobre a economia está longe de ser positiva, e eleição não está definida (https://tinyurl.com/2xz42l2o)

Governo/Congresso

O Globo: De vale-gás a crédito para reforma de moradias, Lula prepara pacotão eleitoral que mira classe média e periferia (https://tinyurl.com/2xmws4hx)

Poder: Lula planeja ao menos 6 novos programas sociais (https://tinyurl.com/27ccarhz)

O Globo: Às vésperas de tarifaço de Trump, Lula sanciona lei para incentivar exportação de micro e pequenas empresas (https://tinyurl.com/2asfmp3x)

Estadão: Lula vai sancionar programa Acredita Exportação, que permite devolução de tributos para empresas (https://tinyurl.com/2b5x6zbk)

O Globo: Conflito na base: indefinição sobre presidência dos Correios alimenta disputa entre PT e União Brasil pelo cargo (https://tinyurl.com/2blkllmj)

Folha: Centrão marca distância em relação a Bolsonaro e vê com cautela recuperação de Lula (https://tinyurl.com/26wh6t76)

CNN: Líder do governo na Câmara é internado para procedimento no coração (https://tinyurl.com/2avtgkn6)

CNN: Governo espera saída do Brasil do Mapa da Fome (https://tinyurl.com/2d5qbuf3)

Bolsonaro

Estadão: Proximidade de julgamento de Bolsonaro com Sete de Setembro preocupa STF (https://tinyurl.com/2bd34yv8)

Estadão: Fux rompe padrão punitivista e lidera divergências contra Moraes em processos contra bolsonaristas (https://tinyurl.com/2cuqkb3y)

O Globo: Como Bolsonaro virou a ‘razão’ do tarifaço de Trump, para os senadores que vão aos EUA (https://tinyurl.com/2dndleb8)

O Globo: Bolsonaro diz que foi orientado por advogados a não dar declarações públicas: ‘Nada mudou’ (https://tinyurl.com/2avh44cp)

O Globo: Após falar em uso da força contra o STF, Flávio Bolsonaro pede internação compulsória de Moraes (https://tinyurl.com/2cgvp7dv)

O Globo: Declaração de Eduardo Bolsonaro sobre punição dos EUA a Alcolumbre e Motta é ‘crime intolerável’, diz Gleisi (https://tinyurl.com/2cplkehq)

Estadão: Eduardo critica Tarcísio e Ratinho Júnior por falarem de tarifaço de Trump sem defender Bolsonaro (https://tinyurl.com/22cj3kmp)

Folha: Eduardo Bolsonaro retoma críticas a Tarcísio por evitar falar de anistia às vésperas do tarifaço (https://tinyurl.com/2co6gen8)

Relações internacionais

Valor: Crise com Trump reacende debate sobre ampliação do Brics (https://tinyurl.com/22fvtxh9)

Automóveis

Estadão: Indústria automotiva vai rever investimentos de R$ 180 bi se governo aceitar pleito da BYD (https://tinyurl.com/2a5ehlhj)

STF

Valor: STF acelera julgamento da trama golpista (https://tinyurl.com/2b92s8wd)

Valor: Fachin pode deixar relatoria da Lava-Jato (https://tinyurl.com/22ueb7zl)

CNN: Moraes ordena retirada de deputados em frente ao STF e proíbe acampamentos (https://tinyurl.com/2bgtmbsz)

CNN: Especialista sobre decisão de Moraes: Não se limita direitos fundamentais (https://tinyurl.com/26w9cejb)

Estadão: Defesa diz que general ‘não confessou plano de matar ninguém’ e pede para STF revogar prisão (https://tinyurl.com/2acy8npo)

Internacional

Valor: Casa Branca pressiona Fed por juros ‘drasticamente mais baixos’ às vésperas de reunião (https://tinyurl.com/2ax4jxnf)

Estadão: Trump fecha acordo com UE e EUA reduzem tarifa do bloco para 15% (https://tinyurl.com/2d4juumh)

O Globo: EUA e China devem prorrogar trégua tarifária por mais 90 dias, diz Jornal (https://tinyurl.com/2dlfydbt)

Folha: Von der Leyen, da UE, diz que tarifa de 15% foi ‘o melhor que conseguimos’ (https://tinyurl.com/22ohf3y9)

Estadão: “Quão estúpido o Irã tem que ser para querer enriquecer urânio?”, diz Trump (https://tinyurl.com/24bmmjcd)

Folha: Tentativa de Trump de impedir evasão de tarifas pela China arrisca cadeia de suprimentos (https://tinyurl.com/282cvxku)

Estadão: Líderes europeus e americanos celebram o acordo comercial entre UE e EUA em meio a tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/2baffjo9)

Folha: Milei reduz imposto de exportação de carne e grãos (https://tinyurl.com/24r6c7ql)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.