XP Expert

News XPress – 28/01/2026

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Brasil

O Copom publica a partir das 18h30 sua decisão de política monetária e 83% dos 75 investidores institucionais que responderam à nossa sondagem pré-Copom esperam manutenção da Selic em 15,00% – este também é o cenário-base do time XP Macro. O time ainda antevê a projeção de IPCA em 3,1% no horizonte relevante (3T27), em linha com 39% dos economistas que responderam a sondagem, enquanto 54% projetam 3,2%. Em relação ao comunicado, o time XP Macro acredita que o documento deixará alguma margem para eventual corte de juros em março. Uma forma de fazê-lo seria reforçar a necessidade de manutenção de uma política monetária contracionista, mas não “significativamente contracionista”, como o Comitê vem afirmando.

Para março, o cenário base para 55% dos respondentes é um corte de 50 bps, para 33%, um corte de 25 bps, enquanto 9% não esperam corte em março. Quanto às probabilidades para cada cenário, eles atribuem 38% de chance de um corte de 50 bps, 35% de um corte de 25 bps e 24% de manutenção da taxa Selic. Sobre o tamanho do ciclo de cortes, a resposta mediana foi de 300 bps, a mesma das duas últimas pesquisas – o time XP Macro tem no cenário-base 5 cortes de 50 bps, começando em março. Veja o relatório completo com as expectativas do time XP Macro para o Copom: https://tinyurl.com/mr342jky e os resultados da sondagem: https://tinyurl.com/35eazfja.

Entrando na seara eleitoral, o G1 reporta que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, decidiu ir para o “tudo ou nada” no projeto da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro. De acordo com a nota, além de vender a imagem do senador como uma versão moderada do pai, Valdemar estaria apostando na conversa entre Tarcísio e Jair Bolsonaro para criar unidade e eliminar os ruídos que surgiram ao longo das últimas semanas. A ideia seria utilizar um trio de cabos eleitorais, formado por Michelle Bolsonaro e Nikolas Ferreira, para além do próprio Tarcísio, para nacionalizar a campanha e alavancar o nome do senador (https://tinyurl.com/nsvx8w79).

Ontem Tarcísio avaliou que a candidatura de Flávio “já está decidida” e está “se consolidando rapidamente”. Ainda disse que recusaria um eventual pedido de Bolsonaro para que ele concorresse à presidência nas eleições deste ano (https://tinyurl.com/ftyb9hd4). Flávio, por sua vez, adotou um tom mais conciliador desta vez ao comentar a visita que Tarcísio fará ao ex-presidente amanhã. Disse que os dois terão a oportunidade de “bater um papo entre amigos” e que, se depender dele, “a direita vai estar unida” (https://tinyurl.com/2kbvxvn8). A defesa de Bolsonaro também pediu autorização ao STF para que o ex-mandatário receba a visita de Valdemar, bem como de deputados e senadores do PL (https://tinyurl.com/3xedeyer).

Já o governador e pré-candidato à presidência, Ronaldo Caiado, anunciou que deixará o União Brasil e se filiará ao PSD. O comunicado foi feito em um vídeo publicado nas redes sociais, em que aparece ao lado dos governadores Eduardo Leite e Ratinho Jr., ambos cotados para concorrer ao Planalto pela legenda. Segundo Caiado, quem se viabilizar dentro desse grupo terá o apoio dos demais (https://tinyurl.com/j4n4bsn7). O Metrópoles afirma que Flávio Bolsonaro tem dito a aliados estar “tranquilo” com as pré-candidaturas de Romeu Zema e Ratinho, por ter um acordo para que ambos o apoiem em um eventual segundo turno contra Lula (https://tinyurl.com/49ftbaua).

Flávio, que está em Israel como parte da articulação de sua pré-candidatura, se reuniu com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu (https://tinyurl.com/29td6e3p) e participou da conferência internacional contra o antissemitismo (https://tinyurl.com/23nb7f8w) – de acordo com o jornal O Globo, o senador antecipará sua volta ao Brasil, com retorno previsto no final de semana (https://tinyurl.com/krrp6k5n).

Lula, por sua vez, viajou ao Panamá, onde participa de fórum econômico internacional nesta quarta. Ao desembarcar no país, afirmou que pretende ir a Washington no começo de março para ter um encontro “olho no olho” com Donald Trump e conversar sobre “as boas relações entre Brasil e Estados Unidos” (https://tinyurl.com/yk6yt2ed e https://tinyurl.com/yk6yt2ed). Na avaliação do Planalto, segundo a CNN, o encontro será uma oportunidade para o brasileiro reforçar que é um interlocutor confiável ao americano, o que serviria de “vacina” contra uma eventual interferência dos EUA na eleição presidencial deste ano (https://tinyurl.com/h35ez4te).

Hoje o presidente da Câmara, Hugo Motta, realiza a primeira reunião de líderes do ano, antes da retomada dos trabalhos na próxima semana. Como escrevemos ontem, a tendência é que o foco desse primeiro encontro recaia sobre questões administrativas dos deputados, como comando de comissões e lideranças de bancada. Temas mais sensíveis só devem ser levados adiante depois do Carnaval, o que inclui a análise do veto ao PL da dosimetria, emendas e discussão de bandeiras eleitorais do governo. No curto prazo, antes do feriado, há a intenção de líderes da base governista em discutir as Medidas Provisórias do Gás do Povo e do Redata, que perdem a validade em fevereiro (app: https://bit.ly/4q3W5kL | desktop: https://tinyurl.com/yytusdsw).

Além disso, os jornais reportam que o ministro Fernando Haddad indicou Dario Durigan para seu lugar na Fazenda, assim como Rogério Ceron para o posto de secretário-executivo (https://tinyurl.com/2s3te3ds). A ideia, segundo o G1, seria sinalizar ao mercado que não haverá guinada na política de consolidação fiscal (https://tinyurl.com/46j86kxn). Para substituir Gleisi Hoffmann na articulação política do governo, Lula teria escolhido Olavo Noleto, secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável. Antes de chefiar o Conselhão, Noleto foi secretário-executivo da SRI quando Alexandre Padilha era o ministro e chegou a comandar a pasta temporariamente em determinados momentos (https://tinyurl.com/29465pa8 e https://tinyurl.com/2xu892nr).

Monitor de pesquisas: Para esta semana, levantamentos nacionais conduzidos por Paraná Pesquisas e Jota podem ser divulgados a partir de amanhã e domingo, respectivamente. Outras duas pesquisas estaduais, com perguntas sobre a eleição presidencial, devem ser divulgadas hoje (São Paulo) e amanhã (Paraná) — a pesquisa de São Paulo poderia ter sido divulgada ontem.

Agenda BCB: Hoje é o segundo dia de reunião do Copom.

Agendas de Lula e Haddad: No Panamá, Lula participa de sessão do Fórum Econômico Internacional da América Latina, às 10h30, e de cerimônia para assinatura de atos, seguida de declaração à imprensa, às 16h10. A agenda de Haddad não havia sido atualizada até a publicação deste material.

Agenda local de dados: Às 14h30 será divulgado o Relatório Anual da Dívida de 2025 (RAD) e o Plano Anual de Financiamento (PAF) de 2026. Segundo as nossas estimativas, o Tesouro teria que emitir BRL 32 bi/semana para manter o colchão de liquidez constante. Mesmo em cenário otimista – como a manutenção do ritmo e composição de emissões de 2025 -, o percentual de LFT na dívida deve subir e de NTN-B, cair, devido ao perfil de vencimentos. Publicamos na segunda-feira relatório detalhando esses pontos e tratando também da dinâmica de emissões em ano eleitorais (https://tinyurl.com/mssxvbp7). A partir das 18h30 o Copom divulga sua decisão de política monetária.

Internacional

Questionado sobre as perdas recentes do dólar, o presidente Donald Tump afirmou ontem que a moeda está “indo muito bem” e que deve “encontrar seu próprio nível, que é o justo” (https://tinyurl.com/2t53zfxz). Também disse ter um “plano B” caso tarifas sejam bloqueadas pela Suprema Corte americana (https://tinyurl.com/mr22my9m).

Agenda internacional de dados: Na Alemanha, a confiança do consumidor subiu de -26,9 em janeiro para -24,1 em fevereiro (exp. -25,5). Nos EUA, o FOMC divulga sua decisão de política monetária às 16h, com consenso no mercado pela manutenção das fed funds estáveis. Jerome Powell concede coletiva de imprensa às 16h30, onde deve receber perguntas sobre a independência do Fed – essa é a primeira fala pública dele após tornar pública a investigação do Departamento de Justiça americano contra ele. Veja mais detalhes sobre a reunião no Decision-Day Guide, da Bloomberg (https://tinyurl.com/2s66d9fa).

XP News Clipping

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/tma4vh8x

Copom

XP Macro – Esquenta do Copom – Juros menos contracionistas adiante (mas não agora) (https://tinyurl.com/mr342jky)

XP Macro Strategy: January Pre Copom Survey Results (https://tinyurl.com/35eazfja)

PAF

XP Macro Strategy: Perspectivas para o PAF 2026 (https://tinyurl.com/mssxvbp7)

Governo/Congresso

G1: Lula diz que vai aos EUA em março para encontro ‘olho no olho’ com Donald Trump (https://tinyurl.com/yk6yt2ed)

Valor: Relações com EUA vão voltar ‘logo’ ao normal, afirma Lula (https://tinyurl.com/bdz2h23p)

CNN: Visita de Lula a Trump pode servir como “vacina” contra influência dos EUA (https://tinyurl.com/h35ez4te)

G1: Lula fala com 14 chefes de Estado em meio à incerteza internacional com Venezuela, Gaza e Groenlândia (https://tinyurl.com/27nw2yzz)

CNN: Dario Durigan é escolhido por Haddad para assumir Ministério da Fazenda (https://tinyurl.com/2s3te3ds)

G1: Número 2 de Haddad, Dario Durigan deve assumir a Fazenda; Rogério Ceron será secretário-executivo (https://tinyurl.com/46j86kxn)

CNN: Lula deve promover secretários-executivos a ministros para manter entregas (https://tinyurl.com/2k4y8xzb)

XP Política: A retomada do Congresso (app: https://bit.ly/4q3W5kL | desktop: https://tinyurl.com/yytusdsw)

G1: Congresso começa o ano com caso Master e eleições no centro das atenções (https://tinyurl.com/uyftbfyu)

Valor: Master pauta articulações entre Poderes no recesso (https://tinyurl.com/5y2xc5v4)

O Globo: Motta se reúne nesta quarta com líderes para fechar acordo sobre comissões e organizar a pauta do ano (https://tinyurl.com/3awjnnve)

Folha: Motta reúne líderes sob pressão para pautar propostas anti-STF e bandeiras do governo (https://tinyurl.com/57d5x5ft)

G1: Para acelerar trabalhos na Câmara, Motta quer manter partidos no comando das comissões (https://tinyurl.com/cjaavstx)

CNN: Hugo deu sinalização “positiva” sobre debate da escala 6×1, diz Guimarães (https://tinyurl.com/bdd56m6a)

O Globo: Governo busca se afastar da crise do Master e evitar CPI em ano de eleição (https://tinyurl.com/yzykp6pa)

CNN: Lula atua para afastar crise do Banco Master do Planalto e cobra apurações (https://tinyurl.com/3jn4ebhp)

CNN: Lula quer governo fora da defensiva em caso Master (https://tinyurl.com/bdprvd7z)

Folha: Lewandowski é liberado para advogar sem quarentena, mas terá restrição em casos da PF como o Master (https://tinyurl.com/55xnrsrt)

Valor: Comissão de Ética da Presidência libera Lewandowski de cumprir quarentena (https://tinyurl.com/432vea6c)

CNN: Líder do governo confirma ter sugerido Lewandowski a Banco Master (https://tinyurl.com/mv6yhx2x)

O Globo: Contrato de R$ 6,5 milhões do Master com Lewandowski passou para filho quando ele se tornou ministro (https://tinyurl.com/543y36t3)

CNN: Governo diz que não sabia de contrato de Lewandowski com Banco Master (https://tinyurl.com/338v23a5)

CNN: Fontes: Contrato com Master acelerou saída de Lewandowski da Justiça (https://tinyurl.com/mryf6zu5)

Valor: Líderes do governo ‘batem cabeça’ sobre CPI do Master (https://tinyurl.com/ksdzrnsd)

Estadão: CPI no Senado deve incluir Master e relator quer quebrar sigilo de resorts de irmãos de Toffoli (https://tinyurl.com/3m9w7ay5)

Folha: Relator da CPI do Crime Organizado quer apurar ligação entre Master e ministros do STF (https://tinyurl.com/muxzepz7)

CNN: Oposição espera sensibilizar Hugo junto à Davi por CPMI do Master (https://tinyurl.com/mv34df9h)

Valor: Lula deve indicar secretário-executivo do Conselhão para substituir Gleisi na articulação política (https://tinyurl.com/y8yz53km)

O Globo: À espera de decisão de Haddad, Lula ainda não buscou Marina e número 2 do Meio Ambiente para tratar de sucessão na pasta (https://tinyurl.com/2s4acbjw)

Folha: Lula publica nota em memória ao Holocausto após Flávio Bolsonaro acusá-lo de antissemitismo (https://tinyurl.com/yxmnznyb)

STF

G1: Ala do Supremo reage a Planalto e vê Lula ‘lavando as mãos’ no caso Toffoli (https://tinyurl.com/mu3kdxxb)

G1: Há uma tendência de que caso Master não fique no STF, diz Fachin (https://tinyurl.com/56cdw7pm)

O Globo: Resistência no STF: saiba quais são as ressalvas de ministros ao Código de Conduta de Fachin (https://tinyurl.com/bdfzdbtw)

Folha: Fachin avalia deixar código de conduta para depois da eleição em tentativa de obter unanimidade (https://tinyurl.com/43crwhx2)

O Globo: Conduta no STF: sugestões a Fachin se alinham a exemplos mundiais, mas ministros resistem a quarentena e regras para palestras (https://tinyurl.com/yc2af6m9)

O Globo: Pressão da opinião pública e sugestões externas sobre código de conduta geram incômodo entre ministros do STF (https://tinyurl.com/bdembhbt)

Eleições

Poder360: Lula entra no ano da eleição reprovado por 57%, diz PoderData (https://tinyurl.com/yfc8wvuu)

Folha: Mobilização de empresários por candidatura de Tarcísio entra em compasso de espera (https://tinyurl.com/2bf9efux)

Valor: Tarcísio diz que recusaria pedido de Bolsonaro para ser candidato à Presidência (https://tinyurl.com/ftyb9hd4)

Estadão: Tarcísio diz que candidatura de Flávio está se ‘consolidando rapidamente’ e nega atritos (https://tinyurl.com/7hwst4cc)

O Globo: Flávio muda o tom e diz que visita de Tarcísio a Bolsonaro será ‘papo entre amigos’ (https://tinyurl.com/2kbvxvn8)

Metrópoles: Flávio Bolsonaro diz a aliados ter acerto com Zema e Ratinho Jr (https://tinyurl.com/49ftbaua)

O Globo: Flávio Bolsonaro antecipa volta do exterior (https://tinyurl.com/krrp6k5n)

G1: Valdemar vai para o tudo ou nada na candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência e quer combo Tarcísio, Michelle e Nikolas (https://tinyurl.com/nsvx8w79)

O Globo: Pesquisa que mostra Flávio à frente de Lula no 2º turno é divulgada por empresa mexicana sem registro no TSE (https://tinyurl.com/58fxxere)

Folha: Caiado se filia ao PSD e passa a disputar candidatura presidencial com Ratinho Jr. e Leite (https://tinyurl.com/yyexww44)

Valor: Ao lado de Ratinho e Leite, Caiado anuncia filiação ao PSD (https://tinyurl.com/j4n4bsn7)

Estadão: PT prefere Haddad a Tebet para governo de SP e rejeita dividir recursos com ministra na campanha (https://tinyurl.com/yr7s7fsu)

O Globo: Sem vice no Rio, presidente do TJ discute regras de eleição com Castro antes de ‘ensaio’ como governador (https://tinyurl.com/4h3kehk2)

Folha: Acusação de espionagem acirra embate entre João Campos e Raquel Lyra em Pernambuco (https://tinyurl.com/3tekt9c4)

Estadão: Ibaneis reafirma pré-candidatura ao Senado em meio às repercussões do caso Banco Master (https://tinyurl.com/rckc6ykz)

Valor: Desinformação é o desafio das eleições em 2026, diz Cármen Lúcia (https://tinyurl.com/t3mjnbam)

O Globo: Com até metade dos governadores de saída, base frágil nas redes desafia vices que assumirão o cargo de olho na sucessão (https://tinyurl.com/mrxwu5p9)

Bolsonaro

G1: Bolsonaro pede autorização para receber visitas de deputados, senadores e de Valdemar Costa Neto (https://tinyurl.com/3xedeyer)

Estadão: Bolsonaro pede ao STF autorização para receber Valdemar na Papudinha (https://tinyurl.com/43fwp4fj)

Fiscal

Folha: INSS lança nova edição de plano para reduzir a fila (https://tinyurl.com/2svterwf)

Valor: Novas fontes de energia podem ser desafio à arrecadação dos Estados (https://tinyurl.com/2abnusjs)

Valor: Mendonça valida repactuação da dívida de São Paulo com a União e barra sanções (https://tinyurl.com/3ku6bu9a)

IPCA-15

XP Macro: January IPCA-15 came in close to expectations, with mixed signals (app: https://bit.ly/3NLJ3Li | desktop: https://tinyurl.com/4v2t62ye)

Valor: Prévia mostra inflação mais comportada, mas cenário é incerto (https://tinyurl.com/bdf6c8cu)

Energia

XP Macro: Bem Público: propostas de -9bps ou -11bps no IPCA ganham força (app: https://bit.ly/4qE3M2a | desktop: https://tinyurl.com/bd5fx4b5)

CNN: Aneel adia decisão sobre tarifas de energia de 21 distribuidoras em 2026 (https://tinyurl.com/2cjkfdzh)

Folha: Aneel aumenta peso da satisfação dos consumidores no cálculo da tarifa de energia (https://tinyurl.com/mupuw52v)

CNN: Aneel nega pedido da Light para revisão tarifária extraordinária (https://tinyurl.com/3eb2c5bu)

Petrobras

Folha: Petrobras reduz em 7,8% preço do gás natural para distribuidoras (https://tinyurl.com/4pkzvcb2)

Mercado

Valor: Preço justo para o dólar seria na casa de R$ 4,40, diz Stuhlberger, do fundo Verde (https://tinyurl.com/4h8d57ez)

Valor: Fluxo externo leva Ibovespa a recorde e derruba dólar a R$ 5,20 (https://tinyurl.com/478cke77)

Valor: Dólar vai à mínima em 20 meses e derruba juros futuros (https://tinyurl.com/2hh7hbe6)

Valor: Analistas elevam preços-alvo à espera de queda da Selic (https://tinyurl.com/mushtd8s)

Master

O Globo: Master: STF esconde informações sobre tramitação de ação que tirou caso da 1ª instância (https://tinyurl.com/2mum4fyj)

Estadão: Campos Neto sabia dos problemas do Master, mas evitou intervir no banco em seu último ano no BC (https://tinyurl.com/ebpmfpjk)

O Globo: Quem mais estimula no bastidor a atuação de Toffoli no caso Master (https://tinyurl.com/5fpc8xvd)

Valor: Menção a Ibaneis não deve levar caso Master ao STJ (https://tinyurl.com/yc8prbh5)

Folha: Master usou fundos com empréstimos em atraso e imóveis da família Vorcaro para pagar BRB (https://tinyurl.com/mr27rubj)

CNN: Mantega defendeu Vorcaro em grupos petistas (https://tinyurl.com/2m4benbm)

Internacional

O Globo/Bloomberg: Trump diz que não está preocupado com a desvalorização do dólar (https://tinyurl.com/2t53zfxz)

Valor: Moeda americana desaba em meio a rumor sobre intervenção (https://tinyurl.com/mf8ksbpa)

Estadão: Trump diz ter ‘plano B’ caso tarifas sejam bloqueadas pela Suprema Corte (https://tinyurl.com/mr22my9m)

Valor: EUA vinculam garantia de segurança à Ucrânia a acordo de paz com cessão de território (https://tinyurl.com/4ft5e4p5)

Valor: Índia e UE fecham acordo histórico de livre comércio (https://tinyurl.com/43czvp9x)

Valor: FT: Irã adota medidas emergenciais por ameaça cada vez mais próxima de conflito com os EUA (https://tinyurl.com/mwbafsya)

Folha/NYT: Dívida recorde de nações mais ricas do mundo ameaça crescimento global (https://tinyurl.com/yw45nsaj)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.