XP Expert

News XPress – 27/01/2026

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Brasil

Sem grandes movimentações no tabuleiro eleitoral neste início de semana, o jornal O Globo reporta que aliados do senador Flávio Bolsonaro têm intensificado as buscas por um marqueteiro para compor sua equipe de campanha, diante da necessidade de diminuir sua rejeição e reduzir as resistências fora do núcleo bolsonarista. Segundo a nota, Flávio tem conversado com diferentes profissionais em busca de alguém que consiga oferecer um roteiro consistente para a disputa presidencial. A avaliação é que a campanha precisará sair de pautas identitárias para ganhar força e que é preciso profissionalizar a produção de conteúdo, integrando redes, imprensa e agenda territorial – pontos vistos como falhas recorrentes nas campanhas anteriores do campo bolsonarista (https://tinyurl.com/mryrybju). Fora da publicidade, há o desafio de avançar eleitoralmente no Nordeste, onde historicamente Lula leva vantagem. A CNN, contudo, registra que Flávio tem enfrentado dificuldade para viabilizar palanques na região, onde candidatos de centro-direita estariam ponderando o impacto que um apoio ao filho de Bolsonaro poderia trazer (https://tinyurl.com/2dgv78ss). No centro dessas articulações também aparece Rogério Marinho. Em entrevista ao Valor, ele disse que “a arrumação dos palanques está acontecendo” e que a prioridade será aprofundar conversas com partidos como PP, União Brasil, Republicanos e Podemos (https://tinyurl.com/yt36x4ww).

Em paralelo, segue a expectativa pela visita de Tarcísio de Freitas a Jair Bolsonaro, remarcada para esta quinta-feira. A CNN registra que o ex-presidente deve aproveitar a oportunidade para pedir um maior engajamento do governador na pré-candidatura de Flávio. De acordo com a nota, Bolsonaro quer que Tarcísio “entre de cabeça” na campanha presidencial do senador, visando fortalecer a unidade da direita para a disputa de outubro (https://tinyurl.com/28kovczz). O governador voltou a afirmar ontem que que vai “continuar lutando” para que o ex-presidente possa cumprir sua sentença em regime domiciliar. Apesar de não ter participado da manifestação organizada por Nikolas Ferreira, elogiou o deputado e disse que o ato não atrapalha a relação com o STF (https://tinyurl.com/mr3bwjh3).

Do outro lado, o presidente Lula também mantém a atuação para viabilizar palanques estaduais, mas com olhar especial à região Sudeste. As indefinições seguem tanto em Minas Gerais quanto em São Paulo (https://tinyurl.com/mvx8b4hv). Para o Palácio dos Bandeirantes, o jornal O Globo reporta que governo e PT têm intensificado a pressão sobre Fernando Haddad e que, apesar da contrariedade que o ministro vem demonstrando em concorrer nas eleições deste ano, Lula tem avançado no processo de convencimento para que ele encare a campanha ao governo estadual (https://tinyurl.com/ueucb98u). Já o Estadão pontua que Lula convidou Haddad para integrar sua comitiva na viagem à Índia, que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de fevereiro. O ministro da Fazenda, portanto, deve permanecer no cargo até lá (https://tinyurl.com/3eypa2ed).

Destaque também para a conversa por telefone realizada ontem entre os presidentes Lula e Donald Trump (https://tinyurl.com/5a5veb4h). De acordo com as informações divulgadas pelo Planalto, em cerca de 50 minutos os dois líderes conversaram sobre temas como economia, o Conselho da Paz, a reforma da ONU, o combate ao crime organizado e a situação da Venezuela (https://tinyurl.com/mw6zzrxx) – nesta que foi a primeira conversa entre ambos desde que a operação americana retirou Nicolás Maduro do poder. Ainda segundo a Secom, os dois chefes de Estado concordaram com uma visita do presidente Lula a Washington, após a viagem do brasileiro à Índia e à Coreia do Sul, em data a ser fixada em breve (https://tinyurl.com/3srwb9kb). A CNN afirma que a conversa foi avaliada como positiva pelo governo brasileiro e que a visita de Lula aos Estados Unidos acontecerá no mês de março (https://tinyurl.com/5yz3thr3).

Com relação ao Conselho da Paz, Lula teria proposto que a iniciativa seja limitada à situação na Faixa de Gaza e preveja um assento para a Palestina (https://tinyurl.com/2s493h9c). Segundo o Valor, o ajuste proposto é tratado como essencial nos bastidores do Planalto para que o Brasil aceite o convite. A avaliação no entorno de Lula é que o Brasil não poderá apoiar a criação de um órgão que enfraqueça instâncias da ONU e que, caso Trump não aceite fazer esse tipo de distinção, dificilmente haverá espaço para que o presidente brasileiro aceite a proposta (https://tinyurl.com/5n6vvdn7).

Por fim, o G1 sustenta que o caso no Supremo relativo às emendas de relator, que está sob relatoria do ministro Flávio Dino, foi tema de conversas entre magistrados da Corte e deve entrar em votação ainda no primeiro semestre do ano. Segundo o veículo, ministros do STF defenderam pautar o caso ainda em março, antes do fim do prazo de desincompatibilização para quem irá concorrer a cargos na eleição de outubro, previsto para começar em abril. A presidência do tribunal, entretanto, teria como avaliação que um atraso de alguns meses evitaria pedidos de vista e a paralisação da votação (https://tinyurl.com/22uzph52).

Monitor de pesquisas: Para esta semana, levantamentos nacionais conduzidos pelo Paraná Pesquisas e pelo Jota podem ser divulgados a partir de quinta-feira e domingo, respectivamente. Outras duas pesquisas estaduais, com perguntas sobre a eleição presidencial, devem ser divulgadas hoje (São Paulo) e quinta-feira (Paraná).

Agenda BCB: Hoje é o primeiro dia de reunião do Copom.

Agendas de Lula e Haddad: Lula viaja hoje ao Panamá, onde participa do Fórum Econômico Internacional, na quarta-feira (https://tinyurl.com/ye24zdrz). A agenda de Haddad não havia sido atualizada até a publicação deste material.

Agenda local de dados: Às 9h o IBGE divulga o IPCA-15 de janeiro, com o mercado e a XP antevendo uma alta de 0,22% m/m. Na média móvel de três meses, dessazonalizada e anualizada, a média dos núcleos deve ficar estável em 3,5%, enquanto serviços subjacentes devem recuar na margem (de 5,8% para 5,4%) e serviços intensivos em mão de obra devem avançar de 7,4% para 7,8%. Para “emplacamento e licença”, antevemos queda de 0,05% m/m – este subitem é particularmente importante nesta leitura, pois, por questões metodológicas, sua variação é repetida em todos os demais meses do ano. Na sexta-feira publicamos um breve resumo sobre o que esperar da leitura do IPCA-15 (https://tinyurl.com/mwep9k9d). Às 10h30 o Tesouro publica o edital do leilão de NTN-B e LFT.

Internacional

O presidente Donald Trump anunciou ontem que está elevando para 25% as tarifas sobre a Coreia do Sul relacionadas a importações de automóveis, madeira e produtos farmacêuticos, ao acusar o Legislativo do país aliado de “não cumprir” o acordo comercial firmado com Washington (https://tinyurl.com/pp7ffw35).

Agenda internacional de dados: Os lucros industriais da China fecharam o ano de 2025 com alta de 0,6% ante 2024. Nos EUA, teremos ADP semanal, às 10h15, preços de imóveis, às 11h00 e confiança do consumidor do Conference Board, às 12h.

XP News Clipping

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/mvzuu9cj

IPCA-15

XP Macro & XP Macro Strategy: What to Expect from the January IPCA-15 (https://tinyurl.com/mwep9k9d)

Copom

XP Macro – Esquenta do Copom – Juros menos contracionistas adiante (mas não agora) (https://tinyurl.com/mr342jky)

XP Macro Strategy: Rebuilding the Curve: What moved Copom odds since the last meeting (https://tinyurl.com/2s4z4x6b)

Valor: É difícil encontrar motivo para não cortar a Selic em janeiro, diz ex-BC Tiago Berriel (https://tinyurl.com/4few6sb3)

Eleições

Valor: Direita vive impasse sobre unificação na disputa presidencial após Flávio se lançar (https://tinyurl.com/yt36x4ww)

O Globo: Flávio Bolsonaro enfrenta impasse na busca por marqueteiro, tem dificuldade de montar palanques e tenta reduzir rejeição (https://tinyurl.com/mryrybju)

Estadão: Netanyahu dá boas-vindas a filhos de Bolsonaro e ministro de Israel deseja sorte a Flávio na eleição (https://tinyurl.com/yc5bedce)

Folha: Lula ainda sem palanque em Minas (https://tinyurl.com/mvx8b4hv)

O Globo: Visto como plano A para disputar governo de São Paulo, governo aumenta pressão sobre Haddad (https://tinyurl.com/ueucb98u)

Folha: PP recua e diz que apoiará reeleição de Tarcísio em SP (https://tinyurl.com/22vup83j)

Folha: Valdemar prevê 2 milhões de votos para Nikolas e diz que ele não usará fundo eleitoral (https://tinyurl.com/2b6vc8et)

Folha: Direita avalia que ato posiciona Nikolas como cabo eleitoral de Flávio, e governo minimiza (https://tinyurl.com/mvxz46b5)

Governo

Secom: Presidente Lula conversa por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (https://tinyurl.com/5a5veb4h)

O Globo: Tarifaço: Lula e Trump ‘saudaram o bom relacionamento’ e brasileiro acerta visita aos EUA em ligação (https://tinyurl.com/mw6zzrxx)

CNN: Em conversa com Trump, Lula confirma viagem a Washington (https://tinyurl.com/3srwb9kb)

CNN: Ida de Lula a Washington deve ocorrer em março (https://tinyurl.com/5yz3thr3)

O Globo: Lula discute combate ao crime organizado em ligação com Trump (https://tinyurl.com/zw8a7rab)

G1: Conselho da Paz: Lula tenta evitar negativa direta e propõe mudanças a Trump durante telefonema (https://tinyurl.com/2s493h9c)

Valor: Lula prevê condições para participar de conselho de Trump (https://tinyurl.com/5n6vvdn7)

Estadão: Lula convida Haddad para viagem à Índia em comitiva presidencial (https://tinyurl.com/3eypa2ed)

G1: Lula viaja para o Panamá com abertura de novos mercados e contexto regional na agenda (https://tinyurl.com/ye24zdrz)

O Globo: Lula escolhe ex-número 2 de Padilha para comandar a articulação política do governo (https://tinyurl.com/3e9yv6n6)

Metrópoles: Lula e Galípolo omitiram de agenda encontro com dono do Master (https://tinyurl.com/bdcpve4)

Folha: Lula recebeu Vorcaro e Galípolo em reunião no Palácio do Planalto no fim de 2024 (https://tinyurl.com/2yt3ezk8)

CNN: Vorcaro se apresentou a Lula como a pessoa que incomodava a Faria Lima (https://tinyurl.com/34fkjxmu)

O Globo: Master tinha contrato com escritório de Lewandowski, que foi indicado ao banco pelo líder do governo Lula no Senado (https://tinyurl.com/ynn6tt6y)

Folha: Master pagou por consultoria de escritório de Lewandowski quando ele era ministro da Justiça (https://tinyurl.com/py8nnu5v)

CNN: Lewandowski diz que prestou consultoria jurídica ao Banco Master (https://tinyurl.com/4dyjkrps)

Estadão: Lula tenta descolar governo do Master após encontros com Toffoli e Vorcaro fora da agenda (https://tinyurl.com/437b2zfw)

CNN: Lula está preocupado com desdobramentos do caso Master, dizem aliados (https://tinyurl.com/3jz5a97c)

CNN: PSB tenta atrair ministros de Lula que enfrentam impasses em siglas atuais (https://tinyurl.com/58p6jmse)

Oposição

Folha: Moraes manda PM fornecer relatório completo sobre rotina de Bolsonaro na Papudinha (https://tinyurl.com/mrx94svr)

Valor: Após ataques de bolsonaristas, Tarcísio faz gestos a ex-presidente e defende prisão domiciliar (https://tinyurl.com/mr3bwjh3)

Estadão: Tarcísio elogia ato de Nikolas Ferreira e diz que pior que a crise fiscal é a ‘crise moral’ (https://tinyurl.com/4jw8hr3u)

O Globo: Tarcísio troca secretários para tentar melhorar relação com deputados após embates com bolsonarismo (https://tinyurl.com/k8zzkftk)

Emendas

G1: Orçamento secreto: STF deve votar caso das emendas de relator antes das eleições (https://tinyurl.com/32mkayn9)

Petrobras

XP Macro: Petrobras corta gasolina em 5,2%. Impacto de -7bps em fevereiro (app: https://bit.ly/49NTq8A | desktop: https://tinyurl.com/mtazy955)

Valor: Petrobras reduz gasolina em 5,2% no 1º corte em 2026 (https://tinyurl.com/ynmabwpt)

Valor: Baixa de preço pode tirar até 0,26 p.p. do IPCA no ano (https://tinyurl.com/yckf74zm)

O Globo: Mesmo após reduzir preço da gasolina, Petrobras ainda está acima do nível internacional, dizem importadores (https://tinyurl.com/5t4794jr)

PAF

XP Macro Strategy: Perspectivas para o PAF 2026 (https://tinyurl.com/mssxvbp7)

Setor externo

Valor: Contas externas mostram maior déficit desde 2014 (https://tinyurl.com/4a2p8a9h)

Confiança do consumidor

Valor: Confiança do consumidor em janeiro tem pior queda em 1 ano, aponta FGV (https://tinyurl.com/mryahs4k)

IBGE

O Globo: A 1 mês da divulgação do PIB de 2025, principais responsáveis no IBGE deixam cargos. Entenda a crise (https://tinyurl.com/vj9ed256)

Mercado

Valor: Iene avança com rumor de intervenção no câmbio (https://tinyurl.com/uaefc3mr)

Valor: Juros futuros recuam pela 4ª sessão (https://tinyurl.com/5x4sr4sx)

STF

O Globo: Entrevista: ‘Não vou cruzar os braços. Doa a quem doer’, diz Edson Fachin, presidente do STF (https://tinyurl.com/mwan69ja)

O Globo: As reações opostas dos ministros do STF ao código de conduta de Fachin (https://tinyurl.com/2kfhnrx9)

CNN: Fachin busca ex-ministros por apoio a código de conduta para STF (https://tinyurl.com/3urr5znr)

Valor: Ex-ministros do STF e outros juristas propõem código de conduta para a corte em meio ao caso Master (https://tinyurl.com/3m4a3tj5)

G1: OAB-SP propõe código de ética ao STF: ‘Necessidade de adequar judiciário a novos tempos’ (https://tinyurl.com/4echcx22)

Folha/BBC News: Oito ministros do STF têm parentes advogados com processos na corte (https://tinyurl.com/kw654n2a)

G1: STF vai continuar ‘sangrando’ enquanto Toffoli for relator do caso Master (https://tinyurl.com/5d7xs567)

Folha: Gilmar Mendes defende Toffoli e diz que ministro tem ‘compromisso com a Constituição’ (https://tinyurl.com/22nskp87)

Folha: Partido Novo aciona PGR por atuação de Toffoli no caso Master (https://tinyurl.com/3h96p98d)

Master

O Globo: Os planos de Toffoli para as investigações do Master (https://tinyurl.com/3bs8sncs)

Valor: Lula teria recebido banqueiro Daniel Vorcaro em dezembro de 2024 (https://tinyurl.com/2s39vv6f)

Folha/The Economist: Liquidação do Banco Master expõe vínculos com políticos e juízes (https://tinyurl.com/ypncdyra)

O Globo: Diretor-geral da PF diz que peritos já tiveram acesso a provas obtidas em operação envolvendo Banco Master (https://tinyurl.com/3un7y83k)

Estadão: Bancada do Novo volta a acionar PGR e PF contra Toffoli por suposta interferência no caso Master (https://tinyurl.com/42yfhnn7)

Folha: BRB vai contratar empresa para recuperar ativos e compensar perdas com Master (https://tinyurl.com/mw7mhbmb)

Internacional

Valor/Reuters: Trump eleva tarifas sobre a Coreia do Sul para 25% (https://tinyurl.com/pp7ffw35)

Valor: Sob pressão, Trump sinaliza recuo após segundo assassinato em Mineápolis (https://tinyurl.com/3wu28bhb)

CNN: Governador de Minnesota diz que houve uma “mudança de tom” de Trump (https://tinyurl.com/2p9u8km9)

CNN: Apostas de novo shutdown nos EUA sobem com risco de bloqueio por democratas (https://tinyurl.com/2uwed3xu)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.