XP Expert

News XPress – 25/11/2025

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

News XPress

Brasil

Após a Primeira Turma do STF confirmar por unanimidade a prisão preventiva de Jair Bolsonaro (https://tinyurl.com/29w9scoh), a defesa do ex-presidente optou por não apresentar novos embargos de declaração no processo da trama golpista, que teve o prazo encerrado às 23h59 de ontem (https://tinyurl.com/2abdmmab). Segundo os jornais, a estratégia adotada foi voltar as atenções aos embargos infringentes (https://tinyurl.com/2yhx33ml), que devem ser apresentados pelos advogados de Bolsonaro até sexta-feira (https://tinyurl.com/22pjbkwm). Com a desistência dos novos embargos de declaração, contudo, integrantes do Supremo avaliam que há possibilidade de o ministro Alexandre de Moraes já determinar a execução imediata da pena (https://tinyurl.com/2chaerpq) – neste caso, o ministro poderia tanto manter o ex-presidente na Superintendência da Polícia Federal quanto determinar sua transferência para outra unidade prisional (https://tinyurl.com/27jucut4).

Folha, G1 e CNN afirmam que lideranças de centro veem na prisão de Bolsonaro, bem como na violação da tornozeleira eletrônica, uma chance de intensificar a pressão para emplacar uma chapa presidencial sem integrantes da família Bolsonaro no ano que vem, encabeçada por Tarcísio de Freitas e com um nome do próprio grupo como vice (https://tinyurl.com/2dxux987 e https://tinyurl.com/2929zrfj) – até aliados mais pragmáticos do ex-presidente estariam defendendo essa possibilidade (https://tinyurl.com/22a2cykk), com críticas à justificativa de uma suposta alucinação para a tentativa de rompimento da tornozeleira (https://tinyurl.com/24olwwpp e https://tinyurl.com/2az6uhku). Segundo a imprensa, Tarcísio tem conversado com interlocutores junto ao STF (https://tinyurl.com/2bjormvt) e pretende visitar o ex-presidente nas próximas semanas (https://tinyurl.com/24n85w5m). A CNN também reporta que, às vésperas de sua prisão preventiva, Bolsonaro ouviu de aliados próximos e de Flávio Bolsonaro a avaliação de que era preciso decidir “rápido” sobre as escolhas políticas para 2026 – após indicar que só tomaria uma decisão mais para frente, provavelmente em fevereiro (https://tinyurl.com/246vex48).

Em paralelo, o PL convocou reunião de emergência em Brasília nesta segunda para definir uma estratégia de defesa a Bolsonaro (https://tinyurl.com/24338wkt). Flávio Bolsonaro, escolhido como porta-voz do pai (https://tinyurl.com/26up77tr), disse que o “objetivo único” da oposição agora será aprovar a anistia no Congresso (https://tinyurl.com/2ytxy9k7). De acordo com as informações, o grupo pretende aproveitar o tensionamento da relação entre Planalto e a cúpula do Legislativo para fazer a matéria avançar (https://tinyurl.com/29rd5vyd). Os jornais dão amplo destaque para o anúncio do rompimento das relações políticas entre o presidente da Câmara, Hugo Motta, e o líder do PT na Casa, Lindbergh Farias – poucos dias depois de o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, dizer a interlocutores que não tratará mais com o líder do governo, Jaques Wagner (https://tinyurl.com/2btnkhhe e https://tinyurl.com/2cj689mn). A crise também acontece no momento em que o governo precisa aprovar projetos da pauta econômica, bem como barrar o avanço de pautas-bomba (https://tinyurl.com/232pbb96).

Neste terça o Senado pode votar o projeto que trata da aposentadoria de agentes comunitários de saúde (https://tinyurl.com/2dlktzs2) – o jornal O Globo fala em um impacto fiscal de R$ 40 bilhões nos próximos dez anos (https://tinyurl.com/29lj63sd). Ontem durante coletiva sobre o bimestral de novembro (app: https://bit.ly/4igA0gy | desktop: https://tinyurl.com/38kcfw52), Dario Durigan fez um apelo para que o Senado não aprove o projeto – disse não ter os números fechados do impacto da medida, mas avaliou ser “um número muito grande, muito salgado”. Se o texto avançar, afirmou que o governo será obrigado a “fazer o veto e, se o veto cair, ir ao Supremo, para restabelecer o precedente de exigir o cumprimento das regras fiscais básicas do país” (app: https://bit.ly/4igpeXw | desktop: https://tinyurl.com/4cp62ymx).

Olhando para o ano que vem, Durigan apontou para a necessidade de aprovar R$ 30 bilhões em receitas para fechamento das contas (https://tinyurl.com/2brug627) – com os projetos que preveem a ampliação da taxação de bets e fintechs e o corte linear nos benefícios tributários. Ainda disse que a crise dos Correios pode provocar “um impacto fiscal ainda maior em 2026”. Caso o cenário se confirme, afirmou que, para além de um congelamento extra de recursos, a equipe econômica poderá “usar os outros resultados de empresas, usar o orçamento fiscal e da seguridade, para compensar o problema” (app: https://bit.ly/4rkfBeH | desktop: https://tinyurl.com/bdcpmp2z).

Por fim, o governo sancionou a reforma do setor elétrico com 20 vetos. Entre eles a compensação mais ampla aos cortes de geração (curtailment) das usinas eólicas e solares e a mudança no preço de referência do petróleo (app: https://bit.ly/4ik2syf | desktop: https://tinyurl.com/3kfjd4dr).

Agenda BCB: Gabriel Galípolo participa às 10h da audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Nilton David palestra em evento com transmissão ao vivo às 9h. Diogo Guillen se reúne individualmente com banco às 11h.

Agendas de Lula e Haddad: Nenhuma das agendas havia sido atualizada até a publicação deste material.

Agenda local de dados: Às 8h30 o BCB divulga o balanço de pagamentos de outubro, com o mercado projetando déficit em conta corrente de USD 4,7 bi e IDP de USD 6,0 bi, enquanto a XP projeta USD 4,4 bi de déficit em conta corrente e USD 6,7 bi de IDP.

Internacional

As ações da Nvidia operam em queda e as da Alphabet sobem após relatório da Meta apontar que a empresa está negociando gastar bilhões de dólares para comprar chips produzidos pela Google – o que indicaria que a Google está escalando para rivalizar com a Nvidia na produção de chips (https://tinyurl.com/58ua8jea).

Agenda internacional de dados: Na Alemanha, a leitura final do PIB do 3º trimestre indicou estabilidade, em linha com a leitura preliminar.

Nos EUA, às 10h30 teremos as vendas no varejo e o PPI, ambos referentes a setembro. Às 12h serão divulgados a confiança do consumidor do Conference Board de novembro e os dados de outubro de vendas de casas pendentes. Às 15h teremos leilão de USD 70 bi de títulos de 5 anos.

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/bdhab27j

Bolsonaro

Folha: STF referenda prisão de Bolsonaro, e decisão de Moraes para cumprimento da pena é iminente (https://tinyurl.com/2chaerpq)

Estadão: Bolsonaro não apresenta novos recursos no STF para evitar antecipação da prisão definitiva; entenda (https://tinyurl.com/2yhx33ml)

CNN: Defesa de Bolsonaro promete embargos infringentes até sexta-feira (https://tinyurl.com/22pjbkwm)

G1: Prazo termina, e Bolsonaro decide não apresentar segundos embargos de declaração; veja próximos passos (https://tinyurl.com/2abdmmab)

Estadão: Prisão definitiva ou mais prazo: o que Moraes pode decidir após Bolsonaro abrir mão de recurso (https://tinyurl.com/27jucut4)

Folha: Aliados de Bolsonaro fazem paralelo com Lula e torcem por permanência na PF, mas temem Papuda (https://tinyurl.com/222x8rsx)

Estadão: Votos de ministros da 1ª Turma do STF fecham portas para Bolsonaro retornar à prisão domiciliar (https://tinyurl.com/225gycxv)

G1: Mudança de versão sobre tornozeleira dificulta defesa de Bolsonaro (https://tinyurl.com/24cb2p85)

Valor: 1ª Turma do STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro (https://tinyurl.com/29w9scoh)

G1: PF conclui primeira fase de perícia na tornozeleira de Bolsonaro e conclui tentativa de violação por ‘instrumento capaz de gerar calor’ (https://tinyurl.com/27chvsv5)

CNN: Tarcísio participa de ofensiva por prisão domiciliar de Bolsonaro (https://tinyurl.com/2bjormvt)

XP Política – Monitor de redes: Bolsonarismo busca reação, mas cenário após prisão de Bolsonaro se mostra delicado (app: https://bit.ly/43J77nm | desktop: https://tinyurl.com/yck6n454)

CNN: Michelle e Valdemar avaliam situação de Bolsonaro com advogados (https://tinyurl.com/2b7onssa)

O Globo: Bolsonaro violou ‘dolosa e conscientemente’ a tornozeleira eletrônica, diz Moraes ao votar para manter prisão do ex-presidente (https://tinyurl.com/2yj7gou2)

O Globo: Dino aponta perigo de novas mobilizações e risco a agentes ao votar para manter prisão de Bolsonaro (https://tinyurl.com/29rkrog8)

Estadão: Escada, ferro quente, curiosidade e paranoia: as versões de Bolsonaro sobre violação em tornozeleira (https://tinyurl.com/227dn6c4)

O Globo: Bolsonaro toma banho de sol na PF e mantém rotina com visitas e comida levada pela família (https://tinyurl.com/2cvp9xsq)

Estadão: STF vai descontar da pena de Bolsonaro tempo de prisão preventiva? Entenda (https://tinyurl.com/24bnqnnl)

Estadão: PF instala película espelhada na Superintendência em Brasília após Bolsonaro ser flagrado no local (https://tinyurl.com/23x4h7t7)

2026

CNN: Centrão vê chance de pressionar por nome ao Planalto fora do clã Bolsonaro (https://tinyurl.com/2929zrfj)

Folha: Centrão vê nova janela para chapa presidencial com apoio de Bolsonaro, mas sem Bolsonaros (https://tinyurl.com/2dxux987)

O Globo: Tarcísio articulou no Supremo por domiciliar de Bolsonaro e vai requerer visita ao ex-presidente (https://tinyurl.com/24n85w5m)

O Globo: À espera de aval para disputar a presidência, Tarcísio deve visitar Bolsonaro no regime fechado, dizem aliados (https://tinyurl.com/2a4eevfb)

G1: Aliados veem prisão de Bolsonaro como presente para adversários (https://tinyurl.com/22a2cykk)

CNN: PL mira 2026 “mais forte e unido” e promete decisões alinhadas a Bolsonaro (https://tinyurl.com/28593lxl)

CNN: Flávio e aliados alertam Bolsonaro sobre nome da direita em 2026 (https://tinyurl.com/246vex48)

Estadão: Relato de ‘alucinação’ e ‘paranoia’ fragiliza Bolsonaro como líder da direita, reconhecem aliados (https://tinyurl.com/2az6uhku)

G1: Aliados defendem Bolsonaro, mas criticam ex-presidente e admitem que prisão domiciliar pode demorar (https://tinyurl.com/24olwwpp)

CNN: Aliados contavam com visitas a Bolsonaro para definições políticas (https://tinyurl.com/29wchpjh)

Valor: Fatores decisivos nas eleições de 2026 (https://tinyurl.com/29oj72cq)

G1: Prisão de Bolsonaro e o futuro da direita nas eleições 2026 (https://tinyurl.com/27om9h8c)

O Globo: Bolsonaro preso: Carlos, Flavio e Jair Renan vão visitar o pai em horários diferentes; saiba quando (https://tinyurl.com/24gfgoqu)

Folha: Investigações atingem aliados de Ciro Nogueira e o afastam de eleição presidencial (https://tinyurl.com/2a4spenr)

Anistia/PL

Valor: PL da Anistia volta a ser tema de discussões após prisão de Bolsonaro (https://tinyurl.com/24338wkt)

CNN: PL quer usar racha entre governo e cúpula do Congresso para votar anistia (https://tinyurl.com/29rd5vyd)

G1: Aliados de Bolsonaro dizem que vão tentar resgatar anistia após prisão do ex-presidente (https://tinyurl.com/25rvkgyv)

Folha: PL e filhos de Bolsonaro articulam reação no Congresso a prisão, com nova pressão por anistia (https://tinyurl.com/2922ap8b)

Estadão: PL aposta em discurso de intolerância religiosa na prisão de Bolsonaro e retoma pressão por anistia (https://tinyurl.com/24hv7s93)

Estadão: Bastidor: Reunião do PL tem bronca de Michelle, Flávio ungido porta-voz de Bolsonaro e reconciliação (https://tinyurl.com/26up77tr)

O Globo: Escolhido porta-voz do pai após a prisão, Flávio diz que ‘objetivo único’ da oposição é aprovar anistia (https://tinyurl.com/2ytxy9k7)

CNN: Flávio descarta discutir dosimetria e mira exclusivamente a anistia (https://tinyurl.com/25zoptwu)

CNN: PL anuncia mobilização pela anistia após reunião sobre prisão de Bolsonaro (https://tinyurl.com/2yr9eta9)

Folha: Michelle e filhos de Bolsonaro participam de reunião do PL após prisão de ex-presidente (https://tinyurl.com/29kglbg6)

O Globo: PL discute estratégias após prisão de Bolsonaro em reunião com Michelle, Flávio, Carlos e Jair Renan (https://tinyurl.com/2aq2su8r)

Estadão: PL convoca lideranças para dar ‘freio de arrumação’ no discurso após prisão de Bolsonaro (https://tinyurl.com/24t828yf)

CNN: Hugo tem um combinado de votar a anistia, diz Sóstenes à CNN (https://tinyurl.com/2bmnjusu)

IPCA

XP Macro & XP Macro Strategy: What to Expect from the November IPCA-15 (https://tinyurl.com/murbn98z)

Fiscal

O Globo: Senado deve votar nesta terça pauta-bomba que prevê aposentadoria integral para agentes de saúde (https://tinyurl.com/2dlktzs2)

O Globo: Governo tenta evitar nova derrota no Congresso e barrar ‘pauta-bomba’ de Alcolumbre com impacto de R$ 40 bi em dez anos (https://tinyurl.com/29lj63sd)

Valor: Cenário deixa dúvida sobre cumprimento da meta fiscal em 2026 (https://tinyurl.com/2brug627)

Folha: Orçamento da União para 2026 ainda tem R$ 40 bi em receitas sem confirmação (https://tinyurl.com/2amk9cz8)

XP Política: Durigan: Sobre a receita, nosso desafio é de R$ 30 bi para o ano que vem (app: https://bit.ly/4igpeXw | desktop: https://tinyurl.com/4cp62ymx)

Estadão: Desafio do governo é garantir R$ 30 bi em receitas extras para 2026 com projetos no Congresso (https://tinyurl.com/2ax4weng)

XP Política: Durigan/Correios: A empresa tem problemas graves e isso pode trazer um impacto fiscal ainda maior para 2026 (app: https://bit.ly/4rkfBeH | desktop: https://tinyurl.com/bdcpmp2z)

O Globo: Previsão de resultado fiscal piora em 13 estatais e situação agrava contas da União (https://tinyurl.com/2ap2hmup)

Estadão: Durigan diz que governo irá ao STF se ‘pauta-bomba’ de agentes comunitários passar no Congresso (https://tinyurl.com/22c2z6ed)

O Globo: Número 2 da Fazenda faz apelo para que Senado não vote ‘pauta-bomba’ (https://tinyurl.com/2bpxr9sv)

XP Política: Durigan: Pontos positivos como a revisão de gastos acabam anulando pontos negativos como o resultado das estatais (app: https://bit.ly/4igA0gy | desktop: https://tinyurl.com/38kcfw52)

Folha: Situação dos Correios pode ter impacto ainda maior nas contas em 2026, diz número 2 da Fazenda (https://tinyurl.com/28gdpgvm)

Valor: Fazenda e Congresso reagem a PEC que cria novos fundos (https://tinyurl.com/278aav9o)

O Globo: Bancos têm até esta terça para enviar propostas de empréstimos aos Correios (https://tinyurl.com/2cn76by7)

Valor: País precisa reduzir rigidez do Orçamento, defende Dario Durigan (https://tinyurl.com/23gn3wnv)

O Globo: Em almoço de CEOs de bancos, Durigan defende ajuste fiscal e Tebet diz que governo andou mais lento do que se esperava (https://tinyurl.com/22l2l2xj)

Estadão: Tebet diz que governo não terá novos gastos e pede que mercado convença Congresso sobre cortes (https://tinyurl.com/28pexkze)

Folha: Tebet critica Congresso e diz que lobby impediu avanço de reformas fiscais (https://tinyurl.com/29qnxgbe)

Estadão: Arrecadação com impostos soma R$ 262 bi em outubro, maior valor para o mês desde 1995 (https://tinyurl.com/2ddm4ors)

Folha: Arrecadação federal cresce 0,92% em outubro e bate recorde com ajuda do IOF (https://tinyurl.com/24jynzr7)

Valor: Com queda no Sudeste, Nordeste passa a liderar investimento estadual (https://tinyurl.com/2d7wf9f8)

Valor: Carf condena distribuição indireta de dividendos originados de subvenções (https://tinyurl.com/23t27htc)

BC

Folha: Banco Central vende US$ 2 bilhões em leilões de linha para rolagem de janeiro (https://tinyurl.com/227mhw5e)

Folha: Economistas reduzem previsão para taxa de juros em 2026 e 2028 (https://tinyurl.com/22fyknqc)

O Globo: Febraban elogia Galípolo e parte do mercado vê estocada em Campos Neto (https://tinyurl.com/2dg52qjz)

O Globo: Galípolo participa de comissão do Senado para explicar acordo de R$ 300 mil de Campos Neto com BC (https://tinyurl.com/287hz836)

Estadão: Galípolo diz que críticas do governo Lula à taxa de juros não o incomodam (https://tinyurl.com/275mkrzx)

O Globo: Presidente do BC diz que bancos são falíveis e é preciso aprender para não repetir problemas do passado (https://tinyurl.com/2bm7xcrk)

Governo/Congresso

Valor: Tensão com o Congresso escala e põe em risco agenda do governo federal (https://tinyurl.com/232pbb96)

G1: Cúpula do Congresso rompe com líderes do governo, e pesa clima na relação com o Planalto (https://tinyurl.com/2btnkhhe)

O Globo: Cúpula do Congresso corta relações com líderes de Lula e deixa Planalto sob alerta (https://tinyurl.com/2cj689mn)

Valor: Crise escala após Motta romper com líder do PT na Câmara (https://tinyurl.com/2cvjyugm)

Estadão: Cúpula do Congresso entra em rota de colisão com Planalto (https://tinyurl.com/26j9pwcs)

O Globo: Líder do governo não vê tempo para votar indicação de Messias em 2025 e diz que crise com Alcolumbre se deve a ‘erro de comunicação’ (https://tinyurl.com/285clbhp)

Folha: Tensão entre governo e Congresso é criticada por senadores de oposição em Roma (https://tinyurl.com/224yfcna)

O Globo: Lindbergh responde Hugo Motta e diz que presidente da Câmara tem agido na surdina (https://tinyurl.com/25aujt42)

Folha: Líder do PT rebate Motta e fala em ‘reação imatura’ (https://tinyurl.com/2cj9ge8l)

STF

O Globo: A ameaça de Alcolumbre pela rejeição de Messias no STF (https://tinyurl.com/28ravu6j)

Folha: Após elogio de Messias, Alcolumbre diz que Senado analisará indicação ‘no momento oportuno’ (https://tinyurl.com/2am4xz2b)

O Globo: Em meio a resistência no Senado, Jorge Messias emite nota endereçada a Alcolumbre em tentativa de reduzir tensões (https://tinyurl.com/2ba3hz8w)

Folha: Alcolumbre ironiza aceno de Messias e diz que indicado ao STF ‘começou bem’ (https://tinyurl.com/27u75gke)

Estadão: ‘Não acho que teremos tempo hábil para votar Messias ainda em dezembro, diz líder do governo Lula (https://tinyurl.com/224g6zab)

CNN: Senado fala em “impeachment simbólico” de Messias e sabatina só em 2026 (https://tinyurl.com/22gydzkt)

G1: Presidente da CPMI do INSS afirma que vai pautar votação da convocação de Jorge Messias (https://tinyurl.com/27gkexbv)

Estadão: Líder do PL no Senado diz que Messias terá de conseguir votos com governo: ‘Oposição será oposição’ (https://tinyurl.com/24hovayc)

Estadão: Tensões com o Congresso reacendem debate sobre ‘politização’ do STF, avaliam juristas (https://tinyurl.com/2czq49n7)

Brasil/EUA

O Globo: Alckmin diz que empenho do governo agora é para ampliar produtos fora do tarifaço de Trump, especialmente manufaturados (https://tinyurl.com/2439t2pr)

Estadão: Tarifaço: Governo pode editar nova MP ainda em 2025, caso atual caduque no Congresso, diz Alckmin (https://tinyurl.com/2ahytsqk)

Folha: Governo avalia nova medida provisória contra tarifaço se Congresso deixar texto caducar, diz Alckmin (https://tinyurl.com/258rxnx4)

O Globo: Lula afirma que Brasil não será mero exportador de minerais críticos (https://tinyurl.com/247zp3bv)

Estadão: The New York Times: Brasil desafiou Trump e venceu (https://tinyurl.com/24ywsycl)

IR

Folha: Governo confirma sanção da reforma do Imposto de Renda na quarta (26) (https://tinyurl.com/2bdmktdn)

Folha: Sanção da isenção do IR terá cara de comício e presença maciça de sindicatos e movimentos sociais (https://tinyurl.com/2bln66q6)

Energia

Folha: Governo Lula veta alteração em royalties do petróleo e mudança com impacto de R$ 7 bi na conta de luz (https://tinyurl.com/26jjxheo)

Estadão: Custo de MP do setor elétrico para a conta de luz equivale a metade da economia com isenção do IR (https://tinyurl.com/28qw2uan)

Gás do povo

Folha: Governo reajusta preço do botijão para revendedoras do Gás do Povo; veja novo valor por estado (https://tinyurl.com/23alk8ra)

Estadão: Governo Lula dá pontapé a eventos em capitais para marcar início do programa ‘Gás do Povo’ (https://tinyurl.com/234raj9r)

Relações internacionais

XP Política: Lula: O Brasil tem uma dívida histórica com a África, que pode ser paga em transferência de tecnologia (app: https://bit.ly/48k6FgR | desktop: https://tinyurl.com/4nd9b734)

O Globo: Lula defende que BNDES volte a financiar internacionalização de empresas brasileiras (https://tinyurl.com/2yhrawpj)

Estadão: Lula diz que Petrobras ‘se trancou no Brasil’ e defende perfurar gás na África (https://tinyurl.com/2cfjxu4j)

Valor: Lula fala em ‘ciumeira’ da China e quer Mercosul mais perto da África (https://tinyurl.com/28laux4q)

XP Política: Lula: Não haverá prosperidade em um mundo onde o unilateralismo e as guerras prevalecem (app: https://bit.ly/48EbqlB | desktop: https://tinyurl.com/34f3u86b)

O Globo: Diplomacia brasileira marca ponto decisivo em Acordo Mercosul-UE (https://tinyurl.com/26z2wvqg)

Estadão: Lula assina acordos de cooperação entre Brasil e Moçambique (https://tinyurl.com/2933qnzh)

Mineração

XP Política: Lula: Não seremos exportadores de minerais críticos, quem quiser terá que industrializar o nosso país (app: https://bit.ly/4pnihpW | desktop: https://tinyurl.com/2twcxmwr)

Valor: Terras raras do Brasil atraem interesse do Ocidente (https://tinyurl.com/2aplxhga)

Axia/Eletrobras

O Globo: Governo negocia com a Axia para retomar o nome Eletrobras (https://tinyurl.com/24bobcne)

Reforma administrativa

Folha: Ministra da Gestão critica proposta de reforma administrativa na Câmara e aponta falta de consenso (https://tinyurl.com/2agkulu4)

Agro

Folha: Acordo da soja dos EUA com China afeta pouco o mercado do Brasil (https://tinyurl.com/258546ep)

Globo Rural: Maioria no Cade nega pedido do presidente para recurso judicial sobre Moratória da Soja (https://tinyurl.com/25dja5d2)

Globo Rural: Juros altos provocam restrição de recursos para inovação no campo (https://tinyurl.com/296p7jcl)

Combustíveis

Valor: Cade vê avanços no setor de combustível após novas regras (https://tinyurl.com/22pkfzkv)

Master

O Globo: Master: Vem aí uma nova leva de investigações do Banco Central (https://tinyurl.com/2y43qdz2)

Estadão: CVM avalia acordo de R$ 13,86 milhões envolvendo o Banco Master e Daniel Vorcaro (https://tinyurl.com/27sqwofv)

Folha: Indignação com Master marca almoço de fim de ano de banqueiros (https://tinyurl.com/28e8aanq)

O Globo: Caso de fraude no Master se arrasta há anos na CVM com pedidos de vista de diretores (https://tinyurl.com/2c65r935)

Estadão: PF vê ‘amadorismo’ e falhas graves de governança do BRB em operações com o Master (https://tinyurl.com/28g5kl5o)

O Globo: Master e BRB fizeram negócio de R$ 303 milhões com empresa de atendente de lanchonete investigada por golpe (https://tinyurl.com/27y66ply)

Estadão: A bronca dos banqueiros com Campos Neto no caso Master (https://tinyurl.com/29owa3d8)

O Globo: Master: senador tenta ‘ressuscitar’ CPI após operação que levou à prisão de CEO (https://tinyurl.com/2d6l8z3u)

Estadão: Vorcaro é transferido de cela da PF para presídio em Guarulhos (https://tinyurl.com/29y9mjof)

Estadão: Defesa de Vorcaro apresenta reserva de hotel em Dubai e nega fuga: ‘Não planejava permanecer’ (https://tinyurl.com/25zd9jzh)

IA

Folha: Venda de chip de IA no Brasil vai deslanchar com isenção tributária a data center, diz Nvidia (https://tinyurl.com/22h6e7f6)

Copasa

XP Política: Copasa: ALMG avança mais uma etapa em PL para privatização da empresa (app: https://bit.ly/4pAEBwF | desktop: https://tinyurl.com/2798a4bd)

Segurança

Estadão: Lula defende atuação da PF no combate a organizações criminosas em meio à discussão do PL Antifacção (https://tinyurl.com/249gdun4)

Infra

Folha: Governo redesenha marco ferroviário e impõe novas regras para autorizações privadas (https://tinyurl.com/22ea4frr)

Estadão: Casa Civil entra em cena no julgamento do Tecon 10 e pode reverter resultado no TCU (https://tinyurl.com/2cc5xonn)

Folha: Ministro vê com surpresa apoio da Casa Civil a leilão do porto de Santos sem restrições (https://tinyurl.com/2d45yajf)

ANS

Folha: Cartão de desconto não é plano de saúde, mas ANS vai regular, diz presidente da agência (https://tinyurl.com/26gvzq4u)

Contribuição assistencial

Folha: STF forma maioria para limitar cobrança de contribuição assistencial (https://tinyurl.com/28jnmm5w)

Estadão: Desconto no salário: STF tem maioria para fixar regras para cobrança assistencial por sindicatos (https://tinyurl.com/2cq65fgj)

COP

Folha: Empresas dos EUA mantêm negociações climáticas na COP30 apesar de Trump (https://tinyurl.com/272lzml8)

Valor: ‘Terminou com um soluço’, diz The Economist sobre a COP30; veja repercussão internacional (https://tinyurl.com/2az4el5r)

Internacional

Valor: Trump conversa com Xi e anuncia visita à China (https://tinyurl.com/224b6bcl)

Folha: Trump fala em ‘grande acordo’ com China para agricultura após ‘conversa muito boa’ com Xi (https://tinyurl.com/2abjhhbe)

O Globo: Europa rejeita pedido dos EUA para afrouxar regras sobre big techs em troca de redução das tarifas do aço (https://tinyurl.com/243hp9nz)

Valor: Novo plano de paz na Ucrânia deixa pontos-chave em aberto (https://tinyurl.com/2b89cj8x)

Valor: Venezuela responde à classificação de ‘Cartel de los Soles’ como grupo terrorista pelo EUA: ‘infame e vil’ (https://tinyurl.com/2bb9dhpd)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.