XP Expert

News XPress – 18/12/2025

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

News XPress

Brasil

A semana avança com aprovação do projeto que trata do corte de benefícios fiscais e do PL da Dosimetria no Congresso, e com novos movimentos de Flávio Bolsonaro como parte do esforço para reduzir as resistências em torno de sua pré-candidatura à presidência.

Os jornais registram que o senador novamente se reuniu com empresários em São Paulo, onde teria se colocado mais uma vez como o “Bolsonaro moderado, equilibrado e centrado” e mencionado o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, como referência para suas políticas de segurança pública, caso venha a se eleger (https://tinyurl.com/3v7dj65y). A jornalistas, disse que a conversa teve o objetivo de “mostrar que, a cada dia que passa, é uma candidatura mais forte, mais viável”, e que as pesquisas de intenção de voto “vão refletir isso” (https://tinyurl.com/3rs2pfx7). Também garantiu que não haverá “animosidade entre Bolsonaro, Tarcísio e outros partidos como União Brasil, Progressistas, PSD e Republicanos” (https://tinyurl.com/543sycwe). Na sequência, Flávio compareceu a um evento de mentoria de Pablo Marçal, onde ouviu palavras de apoio à sua candidatura ao Planalto (https://tinyurl.com/ywxzprjd).

O noticiário também segue trazendo desdobramentos em torno da pesquisa Quaest divulgada nesta semana. Segundo o jornal O Globo, o resultado abriu nova frente de pressão sobre Tarcísio de Freitas, que estaria sendo cobrado por bolsonaristas a apoiar de forma contundente Flávio Bolsonaro. O movimento, no entanto, enfrentaria resistências não apenas entre partidos de centro, mas até mesmo em parte da oposição (https://tinyurl.com/2bcb9wzw). Pelo lado do presidente Lula, o G1 reporta que, na visão de assessores presidenciais, a pesquisa mostra que o ano de 2025, que começou péssimo, terminou bom para o governo, ao mesmo tempo em que reforça a candidatura de Flávio, o que, para eles, também se desenha como um cenário bom para Lula – e ruim para Tarcísio (https://tinyurl.com/2bub2q3g).

Ontem Lula comandou a última reunião ministerial do ano, onde mostrou já estar olhando para 2026 ao antecipar um tom eleitoral em sua fala. Afirmou, por exemplo, que o governo termina o ano em situação “amplamente favorável”, mas ressaltou que este cenário “não aparece com a força que deveria nas pesquisas de opinião”. A partir disso, cobrou os ministros para que divulguem as entregas do governo e disse que os partidos de cada um dos integrantes da Esplanada terão que “definir de que lado estão” (app: https://bit.ly/4pO1QUo | desktop: https://tinyurl.com/3y2jd5s6). O presidente também defendeu a redução da jornada de trabalho – o que, segundo ele, não traria nenhum impacto negativo para a economia –, e disse que precisa “fazer algo novo” caso seja reeleito. Revelou ainda ter solicitado estudos sobre as políticas sociais implementadas pelos governadores que podem concorrer ao Planalto no ano que vem – mencionando, além de Tarcísio, Romeu Zema, Ratinho Jr. e Ronaldo Caiado (app: https://bit.ly/3KYh1Lp | desktop: https://tinyurl.com/336a56f4).

Pesquisa Atlas divulgada há pouco traz Lula liderando com quase 48% das intenções de voto em cenário de primeiro turno, de acordo com matéria publicada pela Bloomberg. Em segundo lugar ficaria Flávio Bolsonaro, com 21%, seguido por Tarcísio de Freitas, com 15%. Em um eventual segundo turno contra Tarcísio, Lula teria dianteira de 4 pp, enquanto, contra Flávio, a vantagem seria de 12 pp (53% x 41%) (app: https://bit.ly/3YlLB53 | desktop: https://tinyurl.com/r6c2py6v).

Indo ao Congresso, ontem o Senado manteve o texto aprovado pela Câmara e aprovou o PLP 128/2025, que trata do corte de benefícios fiscais e amplia a taxação sobre bets, fintechs e o Imposto de Renda sobre JCP – publicamos aqui um descritivo com a estimativa de impacto fiscal de cada ponto da proposta (https://tinyurl.com/3ewedw82). A manutenção integral do texto, que segue para sanção presidencial, foi previamente acordada pelo governo com a maioria das lideranças partidárias, com o objetivo de assegurar previsibilidade ao PLOA. A sessão destinada à votação do Orçamento está prevista para hoje, mas líderes já admitem a possibilidade de o cronograma escorregar para sexta, diante do prazo curto para a consolidação do relatório (app: https://bit.ly/48Yyn2H | desktop: https://tinyurl.com/2996bhrk).

O Senado também aprovou o PL da Dosimetria, que agora segue para análise do presidente Lula, com tendência de veto. O presidente tem 15 dias úteis para tomar sua decisão e a expectativa é que use todo o prazo previsto. Com isso, eventual análise do veto pelo Congresso deve ficar para 2026. Reforçamos que o avanço do tema não parece ser um gatilho para uma eventual desistência da candidatura de Flávio Bolsonaro — ainda mais diante da melhora nas intenções de voto registradas na pesquisa. A tendência é que o senador use o avanço do projeto para abastecer a base mais ideológica do bolsonarismo em torno da própria candidatura, que, em um cenário de vitória, poderia resultar em uma anistia ao ex-presidente Bolsonaro (app: https://bit.ly/3YlLB53 | desktop: https://tinyurl.com/r6c2py6v).

Agenda BCB: Gabriel Galípolo, Diogo Guillen, Nilton David e Paulo Pichetti participam de confraternização anual com jornalistas, às 10h. Na sequência, às 11h, Galípolo e Guillen concedem entrevista coletiva (os dois eventos serão abertos à imprensa). Pichetti também se reúne com representantes de gestora, às 14h30.

Agendas de Lula e Haddad: Lula concede entrevista coletiva, às 11h, e comparece a cerimônia para apresentação de oficiais-generais promovidos, às 12h30. Na parte da tarde, se reúne individualmente com os ministros Jader Filho e Gleisi Hoffmann. Haddad, por sua vez, participa de café com setoristas do Ministério da Fazenda, às 15h.

Agenda local de dados: O BC divulga o Relatório de Política Monetária às 8h, com coletiva às 11h e transmissão no YouTube. O Tesouro publica o edital do leilão de pré-fixados às 10h30.

Internacional

Sem notícias relevantes na manhã de hoje.

Agenda internacional de dados: O BoE decide sobre juros às 9h (est corte de 25 bps), o ECB divulga comunicado às 10h15 e, nos EUA, teremos publicação do CPI de novembro às 10h30 (est 3,1% a/a e 3,0% para o núcleo)

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/yc3scpxt

2026

O Globo: Tarcísio é pressionado a apoiar Flávio Bolsonaro, que sofre com resistência de aliados (https://tinyurl.com/2bcb9wzw)

CNN: “Flávio é um Bolsonaro que se vacinou”, diz Ciro Nogueira (https://tinyurl.com/3jy335b2)

G1: Centrão vê cálculo financeiro na insistência de Bolsonaro e PL na candidatura de Flávio (https://tinyurl.com/t8e4maf4)

O Globo: De Malafaia a líderes do Centrão: quem já se manifestou contra a candidatura de Flávio Bolsonaro nos 12 últimos dias (https://tinyurl.com/53vz98fj)

Valor: A investidores da Faria Lima, Flávio diz ser ‘Bolsonaro moderado, equilibrado e centrado’ (https://tinyurl.com/3rs2pfx7)

Folha: Flávio encontra empresários em São Paulo e diz ser ‘Bolsonaro moderado’ (https://tinyurl.com/543sycwe)

Metrópoles: Flávio aumenta presença em SP para ganhar terreno em setor pró-Tarcísio (https://tinyurl.com/32hyzd3h)

Estadão: Flávio Bolsonaro cita Bukele em almoço com empresários e vai a encontro com Pablo Marçal (https://tinyurl.com/3v7dj65y)

Folha: Flávio Bolsonaro recebe apoio de Marçal em evento de mentoria (https://tinyurl.com/ywxzprjd)

Folha: Malafaia diz que Flávio Bolsonaro não ganha eleição e não soube articular (https://tinyurl.com/ycyf5zfr)

Valor: Lula antecipa bandeiras para 2026 a ministros (https://tinyurl.com/483djjj6)

Folha: Lula diz que ministros terão que definir lado na eleição e que 2026 será ‘hora da verdade’ (https://tinyurl.com/39n7kfua)

Folha: Lula pressiona por neutralidade de MDB e PSD com ultimato sobre apoio em 2026 (https://tinyurl.com/3nu74py4)

Pesquisas

Monitor de pesquisas: PoderData: Aprovação de Lula recua 2 pp desde setembro (app: https://bit.ly/4an2Gm9 | desktop: https://tinyurl.com/24b9g87c)

Monitor de pesquisas: Real Time Big Data: Lula lidera no primeiro turno; Flávio ocupa a segunda posição em cenário com Ratinho Jr. (app: https://bit.ly/4pK1TAJ | desktop: https://tinyurl.com/27stfln8)

Fiscal

XP Política: Congresso conclui votação do PLP 128/2025, mantendo os itens da pauta BBB (app: https://bit.ly/48Yyn2H | desktop: https://tinyurl.com/2996bhrk)

XP Macro: Complementary bill could boost revenue by up to BRL 20.3 billion in 2026 (https://tinyurl.com/3ewedw82)

XP Política e Macro: Os impactos fiscais e as negociações políticas do PLP que corta benefícios e tributa os BBBs (app: https://bit.ly/4qdJwDV | desktop: https://tinyurl.com/27pf9s3c)

Valor: Senado aprova projeto que corta 10% dos benefícios fiscais e eleva taxação de bets, fintechs e JCP (https://tinyurl.com/2re2ay5c)

Folha: Senado aprova redução de benefícios fiscais e livra governo de cortar R$ 20 bi no Orçamento (https://tinyurl.com/4crddzfd)

O Globo: O ‘jabuti’ que ajuda a explicar a aprovação do corte de incentivos fiscais (https://tinyurl.com/4aa66654)

G1: Congresso aprova liberar emendas não pagas; expectativa do relator é pagar R$ 3 bilhões em recursos cancelados (https://tinyurl.com/4t92dufh)

Valor: Deputados e senador começam a analisar Ploa para não repetir atraso (https://tinyurl.com/528unz8m)

O Globo: Congresso vota Orçamento nesta quinta-feira após destravar arrecadação para fechar contas de 2026 (https://tinyurl.com/ymef95kd)

O Globo: STF retoma hoje julgamento sobre aposentadoria por invalidez: veja como está o placar para derrubar mudança da Reforma da Previdência (https://tinyurl.com/yc7af5kw)

PL da Dosimetria

XP Política: Senado aprova PL da Dosimetria; matéria vai à sanção (app: https://bit.ly/48XNauD | desktop: https://tinyurl.com/224dgkdv)

Folha: Senado aprova redução de penas que beneficia Bolsonaro, e Lula deve vetar (https://tinyurl.com/yz7652jf)

G1: Contrariado com acordo que permitiu votação do PL da Dosimetria, Lula diz que vai vetar a proposta (https://tinyurl.com/3tbeemnt)

G1: Base do governo não obstruiu dosimetria em nome de protagonismo a Lula em veto (https://tinyurl.com/jhnbp8b3)

Metrópoles: Dosimetria: bolsonaristas preparam reação a provável veto de Lula (https://tinyurl.com/46w7asah)

CNN: Governistas acionam STF contra PL da dosimetria e pedem veto de Lula (https://tinyurl.com/36mwrxcz)

CNN: Flávio agradece parlamentares e chama dosimetria de “primeiro degrau” (https://tinyurl.com/5n843w96)

O Globo: Renan diz que líder do governo no Senado pediu avanço da dosimetria para destravar projeto de benefícios fiscais (https://tinyurl.com/bdn6zewz)

CNN: Governo tenta trocar PL da Dosimetria por agenda econômica (https://tinyurl.com/yscsasrz)

CNN: “Não me envergonho do que fiz”, diz Jaques Wagner sobre votar Dosimetria (https://tinyurl.com/3wvmjrm6)

Folha: Acordo de líder do governo para votar redução de penas do 8/1 gera mal-estar entre aliados de Lula (https://tinyurl.com/bdhtbhd4)

Folha: Aliados de Lula criticam Jaques Wagner por acordo sobre dosimetria (https://tinyurl.com/ttc8d78c)

O Globo: Gleisi diz que Jaques Wagner ‘errou’ no acordo por dosimetria, mas nega saída da liderança do governo (https://tinyurl.com/5n7c6r5t)

Estadão: Gleisi diz que Lula vai vetar projeto de redução de penas pelo 8/1 e critica líder do governo (https://tinyurl.com/yykw6d67)

Folha: Líder do PT nega acordo sobre redução de penas e diz que Lula é radicalmente contra dosimetria (https://tinyurl.com/h2hzzjhm)

Governo/Congresso

Folha: Lula chama Motta e Alcolumbre de amigos e diz estar disposto a ‘aparar arestas’ com Congresso (https://tinyurl.com/mr2ncnz3)

Valor: Motta e Lula discutem ‘calibragem’ na relação política (https://tinyurl.com/yc7a8b5d)

Valor: Governo libera R$ 1,74 bi em emendas às vésperas da votação do projeto de corte em benefícios fiscais (https://tinyurl.com/ymbnzbec)

O Globo: Com veto de Lula e ida ao STF contra redução de pena a Bolsonaro, governo contrapõe Congresso e pode ter novo embate (https://tinyurl.com/bdhbcevj)

O Globo: Como deve ficar nova formação da equipe econômica com a possível saída de Fernando Haddad (https://tinyurl.com/25av876b)

O Globo: Haddad elogia esforço de Motta e Alcolumbre por pauta econômica em meio a tensão com o Congresso (https://tinyurl.com/3r6982yz)

Estadão: Haddad diz que relação com mercado é ‘muito difícil’ e que 2026 será ‘guerra de narrativas’ (https://tinyurl.com/3end3ac9)

Folha: Sabino deixa Turismo e diz que União Brasil volta à base do governo Lula (https://tinyurl.com/3uwskwrs)

O Globo: Lula anuncia saída de Sabino do Ministério do Turismo, e ala do União Brasil indica filho de deputado como substituto (https://tinyurl.com/3h2s2acn)

Folha: Lula anuncia saída de Celso Sabino do Turismo, e União Brasil indica novo nome (https://tinyurl.com/y9m8hz5n)

O Globo: Gleisi se reuniu com Rueda para ter aval a novo ministro do Turismo (https://tinyurl.com/yc3p5t5u)

CNN: Troca no Turismo sinaliza reaproximação de Lula com Motta (https://tinyurl.com/3cdh48y6)

O Globo: Lula pede a ministros que liguem a senadores para pedir apoio à indicação de Messias para o STF (https://tinyurl.com/bct8yzjf)

O Globo: Jaques Wagner pediu a senadores para ‘amolecer o coração’ com Messias em negociação por dosimetria (https://tinyurl.com/yjc46wvw)

XP Política: Lula: Terminamos o ano em uma situação amplamente favorável, embora isso não apareça nas pesquisas (app: https://bit.ly/4pO1QUo | desktop: https://tinyurl.com/3y2jd5s6)

XP Política: Lula: A redução da jornada de trabalho não pesa nada do ponto de vista econômico (app: https://bit.ly/3KYh1Lp | desktop: https://tinyurl.com/336a56f4)

XP Política: Haddad: Dizem que o governo está desarrumando as contas públicas, quando é exatamente o oposto (app: https://bit.ly/458p7rN | desktop: https://tinyurl.com/yacej7h6)

Dividendos

XP Política: Dividendos: Receita adota entendimento de que remessa ao exterior também seguirá regra de 2028 (app: https://bit.ly/494yTMZ | desktop: https://tinyurl.com/2xlhokrm)

Correios

O Globo: Correios: conselho da estatal aprova empréstimo de R$ 12 bi. Veja o que ainda falta para o socorro financeiro (https://tinyurl.com/5cy93ax9)

Acordo UE-Mercosul

Estadão: UE-Mercosul: Von der Leyen vê momento para fechar acordo; decisão pode ser na quinta ou na sexta (https://tinyurl.com/4h36ad8x)

Folha: Lula diz que não fará mais acordo com a UE se europeus adiarem votação (https://tinyurl.com/34av63xj)

O Globo: Lula põe em dúvida acordo UE-Mercosul por resistência de Itália e França: ‘Se não fizer agora, não fará mais’ (https://tinyurl.com/58uscx6k)

XP Política: Lula: Se o acordo Mercosul-UE não sair agora, não vamos mais assinar enquanto eu for presidente (app: https://bit.ly/44zf2E8 | desktop: https://tinyurl.com/285ancbu)

Estadão: UE aprova medidas de proteção ao agro europeu para abrir caminho ao acordo com o Mercosul (https://tinyurl.com/ydww87zz)

Folha: Agricultores franceses bloqueiam estradas em protesto contra acordo UE-Mercosul (https://tinyurl.com/2e477xdw)

Folha: Macron promete ‘forte oposição’ ao acordo entre UE e Mercosul (https://tinyurl.com/yua8w9zr)

Estadão: Macron: França vai se opor de maneira firme ao acordo Mercosul-UE se for forçada a assinar (https://tinyurl.com/bdc4ww7u)

Folha: Acordo UE-Mercosul pode ser adiado após Meloni confirmar oposição italiana (https://tinyurl.com/3553uhmr)

Valor: Assinar acordo UE-Mercosul é prematuro, diz premiê italiana (https://tinyurl.com/4e4rwb43)

O Globo: Por que, depois da França, a Itália virou a nova pedra no sapato de Lula para concretizar acordo UE-Mercosul (https://tinyurl.com/y6bza768)

Valor: 26 anos de descompasso entre a UE e o Mercosul (https://tinyurl.com/yc49f229)

Copasa

XP Política: Copasa: Assembleia aprova projeto de privatização em 2º turno (app: https://bit.ly/48VB6Kj | desktop: https://tinyurl.com/26ta9wwd)

Folha: Privatização da Copasa é aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (https://tinyurl.com/err6fz2k)

Estadão: Privatização da Copasa: Assembleia de Minas aprova em 2º turno projeto que autoriza desestatização (https://tinyurl.com/3y2ehrwe)

BNDES

Folha: Nova linha do BNDES para caminhoneiros deve ter R$ 10 bi em crédito (https://tinyurl.com/ywnb92dj)

Petrobras

Folha: Greve atinge 100% da Petrobras na Bacia de Campos e refinarias; estatal age para evitar impacto (https://tinyurl.com/2pazwnfe)

Enel

Valor: Crise da Enel em SP atrai interessadas na concessão (https://tinyurl.com/msdev58z)

Valor: Prefeitura de SP não define plano de ação, mas quer processo rápido (https://tinyurl.com/5xhvjcra)

Valor: Complexa, caducidade é inédita para distribuidoras (https://tinyurl.com/34sjcc56)

Valor: Decisão sobre caducidade da Enel não será no curto prazo, diz diretor da Aneel (https://tinyurl.com/4ddm4j3v)

Internacional

O Globo: Na TV, Trump culpa Biden por inflação, diz que tarifas geram investimentos e empregos e anuncia ‘cheque’ para militares (https://tinyurl.com/39ykbxwp)

Valor: Como a alta de juro no Japão afetará os mercados mundiais (https://tinyurl.com/6txjk29a)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.