News XPress
Brasil
A semana avança com aprovação do projeto que trata do corte de benefícios fiscais e do PL da Dosimetria no Congresso, e com novos movimentos de Flávio Bolsonaro como parte do esforço para reduzir as resistências em torno de sua pré-candidatura à presidência.
Os jornais registram que o senador novamente se reuniu com empresários em São Paulo, onde teria se colocado mais uma vez como o “Bolsonaro moderado, equilibrado e centrado” e mencionado o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, como referência para suas políticas de segurança pública, caso venha a se eleger (https://tinyurl.com/3v7dj65y). A jornalistas, disse que a conversa teve o objetivo de “mostrar que, a cada dia que passa, é uma candidatura mais forte, mais viável”, e que as pesquisas de intenção de voto “vão refletir isso” (https://tinyurl.com/3rs2pfx7). Também garantiu que não haverá “animosidade entre Bolsonaro, Tarcísio e outros partidos como União Brasil, Progressistas, PSD e Republicanos” (https://tinyurl.com/543sycwe). Na sequência, Flávio compareceu a um evento de mentoria de Pablo Marçal, onde ouviu palavras de apoio à sua candidatura ao Planalto (https://tinyurl.com/ywxzprjd).
O noticiário também segue trazendo desdobramentos em torno da pesquisa Quaest divulgada nesta semana. Segundo o jornal O Globo, o resultado abriu nova frente de pressão sobre Tarcísio de Freitas, que estaria sendo cobrado por bolsonaristas a apoiar de forma contundente Flávio Bolsonaro. O movimento, no entanto, enfrentaria resistências não apenas entre partidos de centro, mas até mesmo em parte da oposição (https://tinyurl.com/2bcb9wzw). Pelo lado do presidente Lula, o G1 reporta que, na visão de assessores presidenciais, a pesquisa mostra que o ano de 2025, que começou péssimo, terminou bom para o governo, ao mesmo tempo em que reforça a candidatura de Flávio, o que, para eles, também se desenha como um cenário bom para Lula – e ruim para Tarcísio (https://tinyurl.com/2bub2q3g).
Ontem Lula comandou a última reunião ministerial do ano, onde mostrou já estar olhando para 2026 ao antecipar um tom eleitoral em sua fala. Afirmou, por exemplo, que o governo termina o ano em situação “amplamente favorável”, mas ressaltou que este cenário “não aparece com a força que deveria nas pesquisas de opinião”. A partir disso, cobrou os ministros para que divulguem as entregas do governo e disse que os partidos de cada um dos integrantes da Esplanada terão que “definir de que lado estão” (app: https://bit.ly/4pO1QUo | desktop: https://tinyurl.com/3y2jd5s6). O presidente também defendeu a redução da jornada de trabalho – o que, segundo ele, não traria nenhum impacto negativo para a economia –, e disse que precisa “fazer algo novo” caso seja reeleito. Revelou ainda ter solicitado estudos sobre as políticas sociais implementadas pelos governadores que podem concorrer ao Planalto no ano que vem – mencionando, além de Tarcísio, Romeu Zema, Ratinho Jr. e Ronaldo Caiado (app: https://bit.ly/3KYh1Lp | desktop: https://tinyurl.com/336a56f4).
Pesquisa Atlas divulgada há pouco traz Lula liderando com quase 48% das intenções de voto em cenário de primeiro turno, de acordo com matéria publicada pela Bloomberg. Em segundo lugar ficaria Flávio Bolsonaro, com 21%, seguido por Tarcísio de Freitas, com 15%. Em um eventual segundo turno contra Tarcísio, Lula teria dianteira de 4 pp, enquanto, contra Flávio, a vantagem seria de 12 pp (53% x 41%) (app: https://bit.ly/3YlLB53 | desktop: https://tinyurl.com/r6c2py6v).
Indo ao Congresso, ontem o Senado manteve o texto aprovado pela Câmara e aprovou o PLP 128/2025, que trata do corte de benefícios fiscais e amplia a taxação sobre bets, fintechs e o Imposto de Renda sobre JCP – publicamos aqui um descritivo com a estimativa de impacto fiscal de cada ponto da proposta (https://tinyurl.com/3ewedw82). A manutenção integral do texto, que segue para sanção presidencial, foi previamente acordada pelo governo com a maioria das lideranças partidárias, com o objetivo de assegurar previsibilidade ao PLOA. A sessão destinada à votação do Orçamento está prevista para hoje, mas líderes já admitem a possibilidade de o cronograma escorregar para sexta, diante do prazo curto para a consolidação do relatório (app: https://bit.ly/48Yyn2H | desktop: https://tinyurl.com/2996bhrk).
O Senado também aprovou o PL da Dosimetria, que agora segue para análise do presidente Lula, com tendência de veto. O presidente tem 15 dias úteis para tomar sua decisão e a expectativa é que use todo o prazo previsto. Com isso, eventual análise do veto pelo Congresso deve ficar para 2026. Reforçamos que o avanço do tema não parece ser um gatilho para uma eventual desistência da candidatura de Flávio Bolsonaro — ainda mais diante da melhora nas intenções de voto registradas na pesquisa. A tendência é que o senador use o avanço do projeto para abastecer a base mais ideológica do bolsonarismo em torno da própria candidatura, que, em um cenário de vitória, poderia resultar em uma anistia ao ex-presidente Bolsonaro (app: https://bit.ly/3YlLB53 | desktop: https://tinyurl.com/r6c2py6v).
Agenda BCB: Gabriel Galípolo, Diogo Guillen, Nilton David e Paulo Pichetti participam de confraternização anual com jornalistas, às 10h. Na sequência, às 11h, Galípolo e Guillen concedem entrevista coletiva (os dois eventos serão abertos à imprensa). Pichetti também se reúne com representantes de gestora, às 14h30.
Agendas de Lula e Haddad: Lula concede entrevista coletiva, às 11h, e comparece a cerimônia para apresentação de oficiais-generais promovidos, às 12h30. Na parte da tarde, se reúne individualmente com os ministros Jader Filho e Gleisi Hoffmann. Haddad, por sua vez, participa de café com setoristas do Ministério da Fazenda, às 15h.
Agenda local de dados: O BC divulga o Relatório de Política Monetária às 8h, com coletiva às 11h e transmissão no YouTube. O Tesouro publica o edital do leilão de pré-fixados às 10h30.
Internacional
Sem notícias relevantes na manhã de hoje.
Agenda internacional de dados: O BoE decide sobre juros às 9h (est corte de 25 bps), o ECB divulga comunicado às 10h15 e, nos EUA, teremos publicação do CPI de novembro às 10h30 (est 3,1% a/a e 3,0% para o núcleo)

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/yc3scpxt
2026
O Globo: Tarcísio é pressionado a apoiar Flávio Bolsonaro, que sofre com resistência de aliados (https://tinyurl.com/2bcb9wzw)
CNN: “Flávio é um Bolsonaro que se vacinou”, diz Ciro Nogueira (https://tinyurl.com/3jy335b2)
G1: Centrão vê cálculo financeiro na insistência de Bolsonaro e PL na candidatura de Flávio (https://tinyurl.com/t8e4maf4)
O Globo: De Malafaia a líderes do Centrão: quem já se manifestou contra a candidatura de Flávio Bolsonaro nos 12 últimos dias (https://tinyurl.com/53vz98fj)
Valor: A investidores da Faria Lima, Flávio diz ser ‘Bolsonaro moderado, equilibrado e centrado’ (https://tinyurl.com/3rs2pfx7)
Folha: Flávio encontra empresários em São Paulo e diz ser ‘Bolsonaro moderado’ (https://tinyurl.com/543sycwe)
Metrópoles: Flávio aumenta presença em SP para ganhar terreno em setor pró-Tarcísio (https://tinyurl.com/32hyzd3h)
Estadão: Flávio Bolsonaro cita Bukele em almoço com empresários e vai a encontro com Pablo Marçal (https://tinyurl.com/3v7dj65y)
Folha: Flávio Bolsonaro recebe apoio de Marçal em evento de mentoria (https://tinyurl.com/ywxzprjd)
Folha: Malafaia diz que Flávio Bolsonaro não ganha eleição e não soube articular (https://tinyurl.com/ycyf5zfr)
Valor: Lula antecipa bandeiras para 2026 a ministros (https://tinyurl.com/483djjj6)
Folha: Lula diz que ministros terão que definir lado na eleição e que 2026 será ‘hora da verdade’ (https://tinyurl.com/39n7kfua)
Folha: Lula pressiona por neutralidade de MDB e PSD com ultimato sobre apoio em 2026 (https://tinyurl.com/3nu74py4)
Pesquisas
Monitor de pesquisas: PoderData: Aprovação de Lula recua 2 pp desde setembro (app: https://bit.ly/4an2Gm9 | desktop: https://tinyurl.com/24b9g87c)
Monitor de pesquisas: Real Time Big Data: Lula lidera no primeiro turno; Flávio ocupa a segunda posição em cenário com Ratinho Jr. (app: https://bit.ly/4pK1TAJ | desktop: https://tinyurl.com/27stfln8)
Fiscal
XP Política: Congresso conclui votação do PLP 128/2025, mantendo os itens da pauta BBB (app: https://bit.ly/48Yyn2H | desktop: https://tinyurl.com/2996bhrk)
XP Macro: Complementary bill could boost revenue by up to BRL 20.3 billion in 2026 (https://tinyurl.com/3ewedw82)
XP Política e Macro: Os impactos fiscais e as negociações políticas do PLP que corta benefícios e tributa os BBBs (app: https://bit.ly/4qdJwDV | desktop: https://tinyurl.com/27pf9s3c)
Valor: Senado aprova projeto que corta 10% dos benefícios fiscais e eleva taxação de bets, fintechs e JCP (https://tinyurl.com/2re2ay5c)
Folha: Senado aprova redução de benefícios fiscais e livra governo de cortar R$ 20 bi no Orçamento (https://tinyurl.com/4crddzfd)
O Globo: O ‘jabuti’ que ajuda a explicar a aprovação do corte de incentivos fiscais (https://tinyurl.com/4aa66654)
G1: Congresso aprova liberar emendas não pagas; expectativa do relator é pagar R$ 3 bilhões em recursos cancelados (https://tinyurl.com/4t92dufh)
Valor: Deputados e senador começam a analisar Ploa para não repetir atraso (https://tinyurl.com/528unz8m)
O Globo: Congresso vota Orçamento nesta quinta-feira após destravar arrecadação para fechar contas de 2026 (https://tinyurl.com/ymef95kd)
O Globo: STF retoma hoje julgamento sobre aposentadoria por invalidez: veja como está o placar para derrubar mudança da Reforma da Previdência (https://tinyurl.com/yc7af5kw)
PL da Dosimetria
XP Política: Senado aprova PL da Dosimetria; matéria vai à sanção (app: https://bit.ly/48XNauD | desktop: https://tinyurl.com/224dgkdv)
Folha: Senado aprova redução de penas que beneficia Bolsonaro, e Lula deve vetar (https://tinyurl.com/yz7652jf)
G1: Contrariado com acordo que permitiu votação do PL da Dosimetria, Lula diz que vai vetar a proposta (https://tinyurl.com/3tbeemnt)
G1: Base do governo não obstruiu dosimetria em nome de protagonismo a Lula em veto (https://tinyurl.com/jhnbp8b3)
Metrópoles: Dosimetria: bolsonaristas preparam reação a provável veto de Lula (https://tinyurl.com/46w7asah)
CNN: Governistas acionam STF contra PL da dosimetria e pedem veto de Lula (https://tinyurl.com/36mwrxcz)
CNN: Flávio agradece parlamentares e chama dosimetria de “primeiro degrau” (https://tinyurl.com/5n843w96)
O Globo: Renan diz que líder do governo no Senado pediu avanço da dosimetria para destravar projeto de benefícios fiscais (https://tinyurl.com/bdn6zewz)
CNN: Governo tenta trocar PL da Dosimetria por agenda econômica (https://tinyurl.com/yscsasrz)
CNN: “Não me envergonho do que fiz”, diz Jaques Wagner sobre votar Dosimetria (https://tinyurl.com/3wvmjrm6)
Folha: Acordo de líder do governo para votar redução de penas do 8/1 gera mal-estar entre aliados de Lula (https://tinyurl.com/bdhtbhd4)
Folha: Aliados de Lula criticam Jaques Wagner por acordo sobre dosimetria (https://tinyurl.com/ttc8d78c)
O Globo: Gleisi diz que Jaques Wagner ‘errou’ no acordo por dosimetria, mas nega saída da liderança do governo (https://tinyurl.com/5n7c6r5t)
Estadão: Gleisi diz que Lula vai vetar projeto de redução de penas pelo 8/1 e critica líder do governo (https://tinyurl.com/yykw6d67)
Folha: Líder do PT nega acordo sobre redução de penas e diz que Lula é radicalmente contra dosimetria (https://tinyurl.com/h2hzzjhm)
Governo/Congresso
Folha: Lula chama Motta e Alcolumbre de amigos e diz estar disposto a ‘aparar arestas’ com Congresso (https://tinyurl.com/mr2ncnz3)
Valor: Motta e Lula discutem ‘calibragem’ na relação política (https://tinyurl.com/yc7a8b5d)
Valor: Governo libera R$ 1,74 bi em emendas às vésperas da votação do projeto de corte em benefícios fiscais (https://tinyurl.com/ymbnzbec)
O Globo: Com veto de Lula e ida ao STF contra redução de pena a Bolsonaro, governo contrapõe Congresso e pode ter novo embate (https://tinyurl.com/bdhbcevj)
O Globo: Como deve ficar nova formação da equipe econômica com a possível saída de Fernando Haddad (https://tinyurl.com/25av876b)
O Globo: Haddad elogia esforço de Motta e Alcolumbre por pauta econômica em meio a tensão com o Congresso (https://tinyurl.com/3r6982yz)
Estadão: Haddad diz que relação com mercado é ‘muito difícil’ e que 2026 será ‘guerra de narrativas’ (https://tinyurl.com/3end3ac9)
Folha: Sabino deixa Turismo e diz que União Brasil volta à base do governo Lula (https://tinyurl.com/3uwskwrs)
O Globo: Lula anuncia saída de Sabino do Ministério do Turismo, e ala do União Brasil indica filho de deputado como substituto (https://tinyurl.com/3h2s2acn)
Folha: Lula anuncia saída de Celso Sabino do Turismo, e União Brasil indica novo nome (https://tinyurl.com/y9m8hz5n)
O Globo: Gleisi se reuniu com Rueda para ter aval a novo ministro do Turismo (https://tinyurl.com/yc3p5t5u)
CNN: Troca no Turismo sinaliza reaproximação de Lula com Motta (https://tinyurl.com/3cdh48y6)
O Globo: Lula pede a ministros que liguem a senadores para pedir apoio à indicação de Messias para o STF (https://tinyurl.com/bct8yzjf)
O Globo: Jaques Wagner pediu a senadores para ‘amolecer o coração’ com Messias em negociação por dosimetria (https://tinyurl.com/yjc46wvw)
XP Política: Lula: Terminamos o ano em uma situação amplamente favorável, embora isso não apareça nas pesquisas (app: https://bit.ly/4pO1QUo | desktop: https://tinyurl.com/3y2jd5s6)
XP Política: Lula: A redução da jornada de trabalho não pesa nada do ponto de vista econômico (app: https://bit.ly/3KYh1Lp | desktop: https://tinyurl.com/336a56f4)
XP Política: Haddad: Dizem que o governo está desarrumando as contas públicas, quando é exatamente o oposto (app: https://bit.ly/458p7rN | desktop: https://tinyurl.com/yacej7h6)
Dividendos
XP Política: Dividendos: Receita adota entendimento de que remessa ao exterior também seguirá regra de 2028 (app: https://bit.ly/494yTMZ | desktop: https://tinyurl.com/2xlhokrm)
Correios
O Globo: Correios: conselho da estatal aprova empréstimo de R$ 12 bi. Veja o que ainda falta para o socorro financeiro (https://tinyurl.com/5cy93ax9)
Acordo UE-Mercosul
Estadão: UE-Mercosul: Von der Leyen vê momento para fechar acordo; decisão pode ser na quinta ou na sexta (https://tinyurl.com/4h36ad8x)
Folha: Lula diz que não fará mais acordo com a UE se europeus adiarem votação (https://tinyurl.com/34av63xj)
O Globo: Lula põe em dúvida acordo UE-Mercosul por resistência de Itália e França: ‘Se não fizer agora, não fará mais’ (https://tinyurl.com/58uscx6k)
XP Política: Lula: Se o acordo Mercosul-UE não sair agora, não vamos mais assinar enquanto eu for presidente (app: https://bit.ly/44zf2E8 | desktop: https://tinyurl.com/285ancbu)
Estadão: UE aprova medidas de proteção ao agro europeu para abrir caminho ao acordo com o Mercosul (https://tinyurl.com/ydww87zz)
Folha: Agricultores franceses bloqueiam estradas em protesto contra acordo UE-Mercosul (https://tinyurl.com/2e477xdw)
Folha: Macron promete ‘forte oposição’ ao acordo entre UE e Mercosul (https://tinyurl.com/yua8w9zr)
Estadão: Macron: França vai se opor de maneira firme ao acordo Mercosul-UE se for forçada a assinar (https://tinyurl.com/bdc4ww7u)
Folha: Acordo UE-Mercosul pode ser adiado após Meloni confirmar oposição italiana (https://tinyurl.com/3553uhmr)
Valor: Assinar acordo UE-Mercosul é prematuro, diz premiê italiana (https://tinyurl.com/4e4rwb43)
O Globo: Por que, depois da França, a Itália virou a nova pedra no sapato de Lula para concretizar acordo UE-Mercosul (https://tinyurl.com/y6bza768)
Valor: 26 anos de descompasso entre a UE e o Mercosul (https://tinyurl.com/yc49f229)
Copasa
XP Política: Copasa: Assembleia aprova projeto de privatização em 2º turno (app: https://bit.ly/48VB6Kj | desktop: https://tinyurl.com/26ta9wwd)
Folha: Privatização da Copasa é aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (https://tinyurl.com/err6fz2k)
Estadão: Privatização da Copasa: Assembleia de Minas aprova em 2º turno projeto que autoriza desestatização (https://tinyurl.com/3y2ehrwe)
BNDES
Folha: Nova linha do BNDES para caminhoneiros deve ter R$ 10 bi em crédito (https://tinyurl.com/ywnb92dj)
Petrobras
Folha: Greve atinge 100% da Petrobras na Bacia de Campos e refinarias; estatal age para evitar impacto (https://tinyurl.com/2pazwnfe)
Enel
Valor: Crise da Enel em SP atrai interessadas na concessão (https://tinyurl.com/msdev58z)
Valor: Prefeitura de SP não define plano de ação, mas quer processo rápido (https://tinyurl.com/5xhvjcra)
Valor: Complexa, caducidade é inédita para distribuidoras (https://tinyurl.com/34sjcc56)
Valor: Decisão sobre caducidade da Enel não será no curto prazo, diz diretor da Aneel (https://tinyurl.com/4ddm4j3v)
Internacional
O Globo: Na TV, Trump culpa Biden por inflação, diz que tarifas geram investimentos e empregos e anuncia ‘cheque’ para militares (https://tinyurl.com/39ykbxwp)
Valor: Como a alta de juro no Japão afetará os mercados mundiais (https://tinyurl.com/6txjk29a)
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!