News XPress
Brasil
O STF publicou na noite de ontem o acórdão do julgamento que rejeitou os primeiros recursos apresentados pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro no processo da trama golpista – a ata do julgamento, que antecede o acórdão, havia sido publicada pela manhã. A partir de agora, começa a valer o prazo para a apresentação dos novos recursos (https://tinyurl.com/3ksu2nve). Segundo o G1, a defesa do ex-mandatário irá entrar com os embargos infringentes, mas acredita que os recursos serão novamente rejeitados e que o STF irá de fato determinar a prisão de Bolsonaro (https://tinyurl.com/ydwwnnv4). Diante disso, os advogados já estariam, inclusive, preparando os laudos médicos para solicitar de imediato a prisão domiciliar para o cumprimento da sentença (https://tinyurl.com/2fwatpsx).
O time XP Política escreveu há pouco que, após a conclusão do processo, o entorno do ex-presidente tem apostado em um pedido de revisão criminal. Nesse caso, como a condenação de Bolsonaro ocorreu na Primeira Turma da Corte, um novo relator seria escolhido na Segunda Turma. Aliados do ex-mandatário não esperam a reversão da condenação, mas demonstram otimismo com as chances de o relator, sorteado em uma Turma composta por ministros com trânsito no bolsonarismo, ser menos hostil — o que daria um novo fôlego à narrativa política mirando 2026. Assim, é possível que — caso isso aconteça — este grupo ganhe forças para fazer com que a decisão sobre a sucessão de Bolsonaro aguarde o esgotamento de sua situação no STF antes de ser anunciada (app: https://bit.ly/47XodyV | desktop: https://tinyurl.com/4kadae3n).
Ainda olhando para 2026, a CNN afirma que Bolsonaro não pretende avalizar a candidatura presidencial de Tarcísio de Freitas no encontro que terá com o governador em dezembro, conforme autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes. De acordo com a nota, o objetivo do encontro será discutir o cenário eleitoral em São Paulo e esboçar um discurso em defesa do ex-presidente (https://tinyurl.com/2x4azbzu) – nesta linha, o jornal O Globo aponta que bolsonaristas estariam irritados com a “postura pouco assertiva” de Tarcísio em relação a prisão do ex-mandatário (https://tinyurl.com/4k3878ch). Para além de Tarcísio, a CNN também registra que Flávio Bolsonaro tem ganhado força para ser escolhido representante da direita nas eleições presidenciais de 2026, diante de sua capacidade de diálogo com diferentes setores políticos, incluindo o centrão, e por manter relações menos conflituosas com lideranças do grupo (https://tinyurl.com/3y223jkk).
Nesta terça-feira também há expectativa pela votação do PL Antifacção na Câmara dos Deputados, que foi confirmada ontem por Hugo Motta (https://tinyurl.com/2fujxz5h). Ainda assim, Planalto e oposição seguem demonstrando insatisfação em torno da última versão do parecer apresentado pelo deputado Guilherme Derrite e se mobilizam para viabilizar novas alterações (https://tinyurl.com/yyp4sndc). Segundo o jornal O Globo, a equipe do governo terá reunião com Motta e Derrite para debater os pontos de uma quinta versão do projeto. A ministra Gleisi Hoffmann disse ontem que, do modo como o texto está, não há acordo com a base aliada para sua aprovação em plenário (https://tinyurl.com/ybah9bfc).
Com a segurança pública em foco, pautas ligadas à agenda econômica seguem em segundo plano no Congresso. O esforço do governo é para viabilizar a aprovação, na semana que vem, do PLP 458/2021, que trata da limitação da compensação tributária, ponto originalmente previsto na MP 1303 – a expectativa é analisar o texto antes da divulgação do relatório bimestral, prevista até o dia 22. Outros pontos que originalmente seriam endereçados na MP 1303, como aumento da CSLL, JCP e taxação de bets, devem tramitar por meio do PL 5.473/2025, relatado por Eduardo Braga. O senador tem indicado que o texto pode ir a votação na CAE na semana que vem, mas ainda discute a calibragem da proposta com o governo (app: https://bit.ly/4i3inka | desktop: https://tinyurl.com/2p82pxh).
Além disso, a Reuters reporta que o governo estuda a possibilidade de taxar o uso de criptomoedas para pagamentos internacionais via IOF. Segundo a nota, a Fazenda avalia aplicar o imposto sobre transferências internacionais que utilizem ativos virtuais e stablecoins, classificadas este mês como operações cambiais pelo Banco Central – as transações com criptomoedas atualmente não estão sujeitas à incidência de IOF (https://tinyurl.com/5n7kcrtt).
Por fim, o Banco Central decretou há pouco a liquidação extrajudicial do Banco Master (https://tinyurl.com/4u6rrtwz). O jornal O Globo ainda destaca que a prisão de Daniel Vorcaro, dono do Master, foi determinada pela Justiça Federal de Brasília, numa ação em que há outros mandados de prisão sendo executados pela PF (https://tinyurl.com/mrymcufw).
Agenda BCB: Gabriel Galípolo, Nilton David e Paulo Pichetti participam ao longo do dia de reunião do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef), fechada à imprensa.
Agendas de Lula e Haddad: Lula participa de cerimônia de inauguração de ponte no Tocantins, às 11h. Na sequência, retorna a Brasília, onde terá reuniões com os ministros José Múcio (Defesa) e Esther Dweck (Gestão). Haddad, por sua vez, se reúne com a ministra Margareth Menezes (Cultura), às 9h.
Agenda local de dados: Às 10h30 o Tesouro divulga os editais do leilão de NTN-B e LFT.
Internacional
O presidente Donald Trump sugeriu ontem a possibilidade de lançar ataques contra o México como parte da campanha militar para conter o tráfico de drogas aos EUA. Ainda sinalizou que a Colômbia poderia ser um alvo e não descartou a hipótese de enviar soldados para a Venezuela, foco da ofensiva do país no Caribe (https://tinyurl.com/hu7ktjhu).
Agenda internacional de dados: Nos EUA, tem NAHB de novembro (est 37) e dados de encomendas às fábricas (est 1,4%) ainda de agosto ao meio-dia e 3 FED speakers.

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/39p3c2kf
Fiscal
Valor: TCU deve liberar leilão previsto para pré-sal (https://tinyurl.com/2ep2tuf2)
BC
Valor: Análise: Guillen e o limite da comunicação – quando transparência vira ruído (https://tinyurl.com/mrebtv9y)
Folha: Empresários temem que efeito eleitoral adie queda dos juros (https://tinyurl.com/3u3c34uu)
Brasil-EUA
Estadão: Tarifaço de Trump: ‘Estamos trabalhando para reduzir mais as tarifas dos EUA’, diz Alckmin (https://tinyurl.com/3cmvp7x2)
Bolsonaro
XP Política: O fim do julgamento de Bolsonaro no STF (app: https://bit.ly/4ibS23K | desktop: https://tinyurl.com/muhzp3dp)
Folha: STF divulga acórdão que abrirá contagem de prazos para novos recursos da defesa de Bolsonaro (https://tinyurl.com/yjrv6f7n)
O Globo: STF publica acórdão de julgamento que mantém condenação de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe (https://tinyurl.com/3ksu2nve)
O Globo: Prazo para novos recursos de Bolsonaro ao STF começa nesta quarta (https://tinyurl.com/3c62xwas)
O Globo: Trama golpista: a previsão da defesa para a prisão de Bolsonaro (https://tinyurl.com/3v52khru)
G1: Defesa de Bolsonaro deve entrar com novos recursos, mas está pessimista quanto decisão da Primeira Turma do STF (https://tinyurl.com/5av7z8p4)
G1: Defesa de Bolsonaro vai entrar com novos recursos, mas já prepara laudos médicos para prisão domiciliar (https://tinyurl.com/9muat4ja)
CNN: Aliados de Bolsonaro fazem vistoria na Papuda (https://tinyurl.com/mv3ydd47)
2026
CNN: Eleições 2026: Flávio Bolsonaro ganha força entre os bolsonaristas (https://tinyurl.com/3y223jkk)
CNN: Bolsonaro não planeja avalizar nome de Tarcísio em reunião com o governador (https://tinyurl.com/3n6a6bex)
O Globo: Bolsonaristas irritados com Tarcísio (https://tinyurl.com/4k3878ch)
CNN: Bolsonaro mantém a direita em compasso de espera por nome ao Planalto (https://tinyurl.com/pvc4jhjp)
Valor: Líderes veem estratégia de Tarcísio com Derrite como relator do PL antifacção (https://tinyurl.com/5n8namxt)
Folha: Tarcísio aposta em aprovação de PL Antifacção para evitar contaminação por desgaste de Derrite (https://tinyurl.com/46pkxwzn)
Folha: Alvo da família Bolsonaro, deputada de SC sugere que Carlos se candidate por um estado do Norte (https://tinyurl.com/s2smzs2y)
Governo/Congresso
XP Política: A agenda do Congresso (app: https://bit.ly/4i3inka | desktop: https://tinyurl.com/2p82pxh)
O Globo: Quem substituirá Haddad? Veja os cotados pelo mercado se o ministro trocar cargo por eleição em 2026 (https://tinyurl.com/3vxhwyah)
O Globo: Governo admite minoria na Câmara na pauta da Segurança e agora avalia área fora da meta fiscal (https://tinyurl.com/sh8ftsbm)
O Globo: Comissão do Senado pode votar projeto que aumenta taxação de bets e fintechs (https://tinyurl.com/35hjnvp3)
Globo Rural: Taxação de bets e fintechs pode ‘bancar’ despesa obrigatória do seguro rural (https://tinyurl.com/44z4arfu)
Estadão: Câmara deve retomar debate sobre PL da Anistia nos próximos dias, diz Hugo Motta (https://tinyurl.com/nwba4xtp)
G1: Lula decide retornar à COP30 nesta quarta na reta final das negociações sobre o clima (https://tinyurl.com/4and4da9)
CNN: Governo vê “grosseria” e defende que chanceler alemão explique crítica (https://tinyurl.com/5n6p2ym8)
XP Política: Lula: A cultura precisa ser a base da politização de uma nova sociedade que nós precisamos criar (app: https://bit.ly/47ShciM | desktop: https://tinyurl.com/mrysufzb)
PL Antifacção
Valor: Motta confirma que PL antifacção vai a voto; PT ataca Derrite (https://tinyurl.com/2fujxz5h)
CNN: PL Antifacção: Entorno de Hugo Motta minimiza desgaste com Lula (https://tinyurl.com/25vnj227)
Estadão: Governadores reduzem pressão em Brasília por projeto antifacção e temem ‘risco Derrite’ (https://tinyurl.com/4d6e9h72)
O Globo: Motta insiste em votação de projeto Antifacção, e governo e oposição se mobilizam para alterar texto (https://tinyurl.com/yyp4sndc)
Estadão: Motta diz confiar que relatório do projeto antifacção terá apoio amplo no plenário da Câmara (https://tinyurl.com/fdh9x2bz)
Valor: Relatório de Derrite do PL Antifacção pode drenar recursos de fundos de segurança (https://tinyurl.com/3s5h9v69)
G1: Com apelo de Motta, Câmara tenta votar projeto antifacção nesta 3ª, mas PT, PL e ala do Centrão querem mudanças no texto (https://tinyurl.com/4w84tjth)
O Globo: Líder do PL diz que vai insistir em mudar projeto Antifacção para incluir equiparação a terrorismo (https://tinyurl.com/4d44ymuu)
Estadão: Gleisi diz que Hugo Motta prometeu nova versão do projeto Antifacção nesta terça-feira (https://tinyurl.com/59aehwrz)
O Globo: Gleisi marca reunião com Derrite para debater novas alterações no projeto Antifacção (https://tinyurl.com/ybah9bfc)
Estadão: Líder do governo diz que PL Antifacção só será aprovado se não houver disputa eleitoral (https://tinyurl.com/57nf8uys)
STF
Valor: Líder do governo diz não haver entraves a indicação ao STF (https://tinyurl.com/4t2pjrzb)
CNN: Lula ainda quer Messias no STF, mas Senado segue resistindo à indicação (https://tinyurl.com/mrxu34cc)
CNN: Messias segue favorito ao STF; Lula deve se reunir com Pacheco esta semana (https://tinyurl.com/3nsewt5y)
Energia
Folha: MP de reforma do setor elétrico pode custar R$ 16 bi na conta de luz sem vetos de Lula (https://tinyurl.com/8ky437ba)
Folha: Brasil e Paraguai retomam negociação de Itaipu após explicações sobre espionagem da Abin (https://tinyurl.com/3cue7v73)
INSS
Estadão: AGU sabia de problema no INSS e Messias ignorou alerta sobre sindicato de irmão de Lula no esquema (https://tinyurl.com/2jn8psy7)
Master
Valor: Pouco conhecido, Fictor faz proposta pelo Master com promessa de aporte de R$ 3 bi (https://tinyurl.com/3bnxh3ms)
Câmbio
Valor: Aperto na liquidez nos EUA pode pressionar o real (https://tinyurl.com/2s45hbcy)
Petrobras
Estadão: Petrobras faz nova descoberta de petróleo na Bacia de Campos (https://tinyurl.com/vfu64ad3)
SP
O Globo: Maioria dos projetos vetados por Tarcísio em São Paulo são sobre saúde, autismo e educação (https://tinyurl.com/4y2uvhxt)
Internacional
Valor: Trump sugere que pode atacar México e Colômbia para conter tráfico de drogas (https://tinyurl.com/hu7ktjhu)
O Globo: Adriana Kugler, ex-governadora do Fed, renunciou ao cargo após violar regras de ética (https://tinyurl.com/yr69rs3f)
Valor: Congresso dividido é desafio para o próximo presidente do Chile (https://tinyurl.com/4bte36d3)
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!