XP Expert

News XPress – 16/07/2025

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem a PEC 66, que altera as regras para o pagamento de precatórios por parte da União, estados e municípios. O texto, agora, retorna para nova análise do Senado, o que pode ocorrer já nesta quarta (https://tinyurl.com/4wfb9rvk). A nova redação do texto, costurada em parceria com o Planejamento, retira precatórios e RPVs do limite de despesas a partir de 2026 – com relação à meta primária, seguiriam valendo as regras baseadas no waiver concedido pelo STF. Já a partir de 2027, quando acaba o waiver, o governo teria de incorporar gradualmente as despesas na meta. Isso seria feito de forma cumulativa, a cada exercício, em no mínimo 10% do montante previsto para esses valores. Já em relação ao limite de gastos, as despesas ficariam definitivamente fora da contabilidade (app: https://bit.ly/4kCM0Zd | desktop: https://tinyurl.com/vvv6ee3m).

Em outro tema relevante na seara fiscal, ontem também foi realizada a audiência de conciliação no Supremo entre governo e Congresso a respeito do IOF. Mas o encontro acabou sem acordo entre as partes, que sinalizaram preferência por uma decisão judicial sobre o impasse (https://tinyurl.com/5fdej5hu). A decisão caberá ao ministro Alexandre de Moraes, que, segundo o Estadão, pode tomar uma decisão intermediária que atenda aos interesses parciais de ambos os lados (https://tinyurl.com/mpkny69w). De acordo com as informações, Moraes pode derrubar o aumento do IOF sobre operações de risco sacado e previdência privada do tipo VGBL, mas manter o restante do decreto de majoração das alíquotas. Se o ministro decidir durante o recesso de julho, o caso só deve ser levado a plenário a partir de agosto, quando o STF retomar as atividades (https://tinyurl.com/2k54a6n4).

Com relação às tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump, o governo realizou nesta terça a primeira rodada de reuniões com o setor produtivo para discutir uma possível resposta brasileira (https://tinyurl.com/4pmce897), na qual empresários pediram para o Executivo não retaliar os EUA e defenderam um pedido de adiamento das tarifas em 90 dias (https://tinyurl.com/f36buv9j). De acordo com as informações, o Executivo pretende enviar uma nova carta ao governo norte-americano como forma de retomar as negociações (https://tinyurl.com/mpvunyw6). O vice-presidente Geraldo Alckmin, que coordenou os encontros, disse que a prioridade é reverter a tarifa antes do início de sua validade, em 1º de agosto, mas admitiu que, caso o cenário não se concretize, o governo poderá pedir a prorrogação do prazo (https://tinyurl.com/ye23j299) – segundo o Estadão, a ideia do Planalto é manter conversas de alto nível também com empresários do país, mostrando os impactos no emprego e na economia dos EUA como um todo (https://tinyurl.com/4dn468sk). Nesta quarta Alckmin se reúne novamente com representantes do setor produtivo (https://tinyurl.com/yc2zahuw), bem como com os presidentes da Câmara e do Senado, para tratar do assunto (https://tinyurl.com/48seyndt).

Apesar da tentativa de retomada de diálogo, ontem o USTR (Escritório do Representante de Comércio dos EUA) abriu investigação “sobre os ataques do Brasil às empresas de rede social americanas e outras práticas comerciais injustas”, em áreas como comércio eletrônico e tecnologia, taxas de importação e desmatamento (https://tinyurl.com/4rz42ya2), incluindo até mesmo o Pix como uma possível prática desleal em relação a serviços de pagamentos eletrônicos (https://tinyurl.com/y2pepy35). O presidente Donald Trump, por sua vez, defendeu as tarifas como forma de aumentar a arrecadação e de incentivar empresas a produzirem nos EUA, aumentando a geração de empregos (https://tinyurl.com/3anwv8xk). Também disse não ser amigo de Jair Bolsonaro, mas voltou a criticar a investigação sobre tentativa de golpe contra o ex-presidente (https://tinyurl.com/5ycctnwh). Já o Itamaraty chamou de “intromissão indevida e inaceitável” as críticas à alegada “perseguição” a Bolsonaro e ao STF (https://tinyurl.com/2sm8c8h8).

Por fim, destaque para pesquisa Quaest divulgada na manhã de hoje, que indica melhora na avaliação do presidente Lula. A diferença entre aprovação e desaprovação, agora, é de 10 pontos, a menor desde janeiro (https://tinyurl.com/2nae26af).

Agenda BCB: Presidente e diretores não possuem agendas abertas ou reuniões com o mercado.

Agendas de Lula e Haddad: Lula se reúne com os presidentes dos bancos públicos, às 9h, ao lado dos ministros Fernando Haddad, Rui Costa, Geraldo Alckmin e Esther Dweck. Na sequência, participa de cerimônia para assinatura do decreto de regulamentação do BR do Mar. No final do dia ainda recebe o ministro da Educação, Camilo Santana. A agenda de Haddad não havia sido atualizada até a publicação deste material.

Agenda local de dados: Sem dados relevantes nesta quarta.

Internacional

A Bloomberg reporta que Kevin Hassett, um dos assessores econômicos mais antigos do presidente Donald Trump, é o favorito para substituir Jerome Powell na presidência do Fed. A nota ainda coloca no páreo Kevin Warsh e, como azarão, Christopher Waller. A escolha estaria sendo assessorada por Scott Bessent (https://tinyurl.com/2s4sfrfj).

Agenda internacional de dados: No Reino Unido o CPI de junho variou 3,6% a/a (est 3,4%), com núcleo em 3,7% a/a (est 3,5%). Nos EUA, teremos PPI de junho, às 9h30 (est 2,5% a/a), produção industrial às, 10h15 (est 0,1% m/m), e o livro Bege de atividade regional, às 15h, além de 5 FED speakers.

Bons negócios!

XP Política & Macro Strategy

Clipping de notícias

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/2acfz259

Tarifas – Brasil

Folha: ‘Porque posso’, responde Trump sobre aplicar tarifas de 50% ao Brasil (https://tinyurl.com/3anwv8xk)

Folha: Governo dos EUA abre investigação comercial contra o Brasil (https://tinyurl.com/4rz42ya2)

Folha: EUA reclamam de Pix e pirataria e falam até da 25 de Março em investigação sobre o Brasil (https://tinyurl.com/y2pepy35)

Folha: Governo Lula volta a criticar EUA por nota sobre Moraes: ‘intromissão indevida e inaceitável’ (https://tinyurl.com/2sm8c8h8)

CNN: Brasil descarta retaliação a tarifa dos EUA e aposta em via diplomática (https://tinyurl.com/y4pnnupt)

Valor: Brasil quer reabrir diálogo sobre tarifas e pode pedir prazo maior (https://tinyurl.com/mpvunyw6)

Folha: Alckmin diz que prioridade é reverter sobretaxa até agosto, mas não descarta pedido para prorrogar prazo (https://tinyurl.com/ye23j299)

Estadão: Ideia do governo não é pedir mais prazo para tarifas, mas resolver o problema neste mês, diz Alckmin (https://tinyurl.com/5e3ydxze)

Estadão: Alckmin e Tarcísio fazem reuniões separadas com empresários para discutir tarifas; veja quem foi (https://tinyurl.com/muykcv5x)

O Globo: Após reunião com agro, Alckmin se reúne hoje novamente com empresários para discutir tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/yc2zahuw)

Valor: Retaliação seria ‘pior saida’, defendem empresários (https://tinyurl.com/4wc98jvh)

Estadão: Governo Lula tentará sensibilizar opinião pública americana sobre efeito do tarifaço; leia bastidor (https://tinyurl.com/4dn468sk)

CNN: Governo vê irrelevância de embaixada dos EUA para negociar crise (https://tinyurl.com/3hej65re)

Valor: Bolsonaro se diz contra tarifaço de Trump e afirma que pacificou relação entre Eduardo e Tarcísio (https://tinyurl.com/3e57y368)

O Globo: Bolsonaro se alinha a Tarcísio no embate com Eduardo, mas diz que situação está pacificada: ‘Coloquei uma pedra em cima’ (https://tinyurl.com/mwrwpknf)

Folha: Bolsonaro diz ter paixão por Trump, pede passaporte para falar com ele e nega ação de Eduardo (https://tinyurl.com/mrxae6e7)

Folha: Eduardo volta a se reunir com governo Trump e insiste em sanções a Moraes (https://tinyurl.com/yhz4t45d)

Valor: Eduardo Bolsonaro diz que Tarcísio é ‘servil às elites’, após reunião com empresários para discutir tarifaço (https://tinyurl.com/3v5uzyu3)

Folha: Tarcísio diz a empresários que procurará diretamente governadores nos EUA (https://tinyurl.com/45ut48y7)

Folha: Tarcísio ignora Bolsonaro e fala em cooperar com Itamaraty (https://tinyurl.com/3k3fdkzy)

Folha: Bolsonaristas apelidam Tarcísio de ‘intérprete de Libras’ por excesso de gestos na crise do tarifaço (https://tinyurl.com/yz5ana2s)

Folha: Flávio Bolsonaro defende Tarcísio após críticas do irmão Eduardo (https://tinyurl.com/ymkdxze7)

Estadão: Alcolumbre recebe Alckmin, Gleisi e Motta nesta quarta para discutir tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/48seyndt)

Estadão: Senado prepara comitiva para os EUA sobre tarifas de Trump e tenta se descolar de Lula e Bolsonaro (https://tinyurl.com/7xt5b2ae)

Folha: Sobretaxa de Trump já impacta exportações de pescados, manga e carnes (https://tinyurl.com/29d4tbsb)

Folha: Setor de pescados vai suspender exportações aos EUA e cobra governo por adiamento de tarifaço (https://tinyurl.com/34s9p6ve)

Valor: Brasil, China e Índia podem ser atingidos por sanções secundárias à Rússia, diz Otan (https://tinyurl.com/3x5xsckz)

Fiscal

XP Política: Câmara conclui votação da PEC 66 e texto segue para o Senado (app: https://bit.ly/4nSal06 | desktop: https://tinyurl.com/mvfmfbhf)

XP Política: O impacto da PEC 66 nos precatórios (app: https://bit.ly/4kCM0Zd | desktop: https://tinyurl.com/vvv6ee3m)

Valor: Câmara aprova PEC dos Precatórios em segundo turno; texto retorna ao Senado (https://tinyurl.com/4wfb9rvk)

Folha: Nova PEC retira precatórios do teto de despesas e prevê transição para entrar na meta fiscal a partir de 2027 (https://tinyurl.com/36etec99)

Estadão: Câmara aprova PEC que atrasa em dez anos a inclusão total de precatórios na meta fiscal (https://tinyurl.com/2x2a9nmr)

Valor: Audiência de conciliação sobre IOF termina sem acordo entre governo e Congresso (https://tinyurl.com/5fdej5hu)

Folha: Reunião no STF termina sem definição, e Moraes vai decidir sobre validade de decreto do IOF (https://tinyurl.com/2ndh37mx)

O Globo: Reunião no STF termina sem acordo entre governo e Congresso sobre IOF. Moraes vai decidir sobre validade de decretos (https://tinyurl.com/bddspf9h)

Estadão: IOF: Risco sacado e previdência privada teriam maior chance de cair por indicativo de Moraes (https://tinyurl.com/2k54a6n4)

Estadão: IOF: Após tentativa frustrada de conciliação, Moraes deve tomar decisão intermediária; leia bastidor (https://tinyurl.com/mpkny69w)

Estadão: IOF: ‘Tem questão pendente de risco sacado, que será resolvida por Moraes’, diz Haddad (https://tinyurl.com/23y5aehh)

CNN: AGU pede liminar de Moraes para restaurar decreto do IOF (https://tinyurl.com/yx52yknv)

Estadão: Arrecadação projetada pelo governo com IOF para 2026 equivale a esforço para cumprir meta fiscal (https://tinyurl.com/56v6hswh)

O Globo: Comissão da Câmara vota hoje aumento da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil (https://tinyurl.com/4vvjrrcu)

Valor: Comissão de Orçamento aprova relatório preliminar da LDO 2026 (https://tinyurl.com/3c9w6nt7)

O Globo: Congresso instala comissão para analisar MP apresentada pelo governo para compensar recuo parcial no IOF (https://tinyurl.com/yswpen2c)

Valor: União honra R$ 6 bilhões em garantias até junho (https://tinyurl.com/4ar6pyy)

2026

Folha: Michelle pode se beneficiar de embate Eduardo-Tarcísio, dizem aliados de Bolsonaro (https://tinyurl.com/mu69fc6d)

CNN: Bolsonaro sobre eleição: “Não penso em segundo nome, eu sou a alternativa” (https://tinyurl.com/hdtbmu7f)

O Globo: A reunião de Zema e Bolsonaro em Brasília (https://tinyurl.com/ynfbh4hr)

Pesquisas

G1: Quaest divulga nesta quarta-feira pesquisa com opinião dos brasileiros sobre tarifa de Trump (https://tinyurl.com/2mkte6d5)

CNN: Atlas: avaliação negativa do governo Lula é de 49,4%; positiva vai a 43,4% (https://tinyurl.com/3wvbcntt)

STF/Bolsonaro

XP Política: PGR pede condenação de Bolsonaro; cronograma segue inalterado no STF (app: https://bit.ly/40j4x5H | desktop: https://tinyurl.com/y2haxw7s)

XP Política – Monitor de redes: Pedido de condenação feito pela PGR é novo golpe no bolsonarismo (app: https://bit.ly/4nPTmLZ | desktop: https://tinyurl.com/37uvpwhx)

O Globo: Ministros do STF veem ‘acusações contundentes’ em parecer da PGR que pede condenação de Bolsonaro na trama golpista (https://tinyurl.com/2ysf882w)

Reforma administrativa

Valor: Proposta para reforma administrativa está pronta, diz relator (https://tinyurl.com/ythxd6j7)

Folha: Reforma administrativa vai propor unificação de tabelas salariais e CNU para estados e municípios (https://tinyurl.com/3c6pkfym)

BC

Folha: Galípolo participa de sessão de cinema com Lula no Alvorada (https://tinyurl.com/36sj7cw4)

Energia

XP Macro: Aneel define que Bônus de Itaipu será de R$ 883 milhões em agosto (app: https://bit.ly/4kMvMNt | desktop: https://tinyurl.com/3nz8x7jc)

Folha: Aneel aprova bônus de Itaipu de R$ 883 milhões para crédito na conta de luz em agosto (https://tinyurl.com/43357fkx)

Valor: Consumidor vai pagar R$ 47 bi em subsídios na conta de energia (https://tinyurl.com/4yraa673)

Preços

Folha: Preço da gasolina não cai e setor diz que etanol e inflação pressionam custos(https://tinyurl.com/2p9zehd4)

Folha: Após pedalada, Correios anunciam retomada de repasses de ICMS (https://tinyurl.com/23hp3txc)

Governo/Congresso

Folha: Lula deve vetar projeto que amplia deputados na Câmara; prazo termina nesta quarta (16) (https://tinyurl.com/35wnj2hj)

O Globo: Lula deixará lei que aumenta número de deputados ser promulgada pelo Congresso, dizem auxiliares (https://tinyurl.com/3jmudst5)

O Globo: O fim do prazo de Lula para sancionar ou vetar o aumento do número de deputados (https://tinyurl.com/yhb42mb4)

Folha: Câmara suspende mandato de Janones por entrevero e poupa aliados de Nikolas (https://tinyurl.com/mryk25us)

Ciro/PSDB

Folha: Ciro Gomes se reúne com cúpula do PSDB e sinaliza retorno ao partido (https://tinyurl.com/59vuvrhe)

PIB

Valor: Para FGV Ibre, nova base do PIB pode ficar com dados defasados (https://tinyurl.com/2umxtuud)

Crédito imobiliário

Valor: Lula se reunirá com bancos públicos para discutir novo modelo de crédito imobiliário (https://tinyurl.com/56ty6kxn)

Mercado

Valor: Câmbio reflete chance de vitória de Lula, diz Kanczuk (https://tinyurl.com/5hy8zbue)

Agências reguladoras

XP Política: Agências reguladoras: governo encaminha mais cinco indicações ao Senado, com Gentil e Willamy na Aneel (app: https://bit.ly/40ncGpP | desktop: https://tinyurl.com/4f2m3uz6)

Estadão: Lula envia ao Senado lista de indicados para agências reguladoras após acordo com Alcolumbre (https://tinyurl.com/yspzdyvp)

Internacional

Valor: Tarifas começam a elevar inflação nos EUA (https://tinyurl.com/yref6eby)

Valor: Taxa de Treasuries e DXY avançam com indícios de repasse na inflação (https://tinyurl.com/38z6udz6)

O Globo: Processo para substituir Powell na presidência do Fed já começou, diz secretário americano (https://tinyurl.com/2r3wdahc)

CNN: Trump diz que Bessent é opção para substituir Powell no Fed (https://tinyurl.com/2kvsbx7c)

Valor: EUA tiram proibição e Nvidia volta à China (https://tinyurl.com/yem2cnud)

Valor: PIB chinês surpreende, mas demanda fraca preocupa analistas (https://tinyurl.com/yc5v353a)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.