Brasil
A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem a PEC 66, que altera as regras para o pagamento de precatórios por parte da União, estados e municípios. O texto, agora, retorna para nova análise do Senado, o que pode ocorrer já nesta quarta (https://tinyurl.com/4wfb9rvk). A nova redação do texto, costurada em parceria com o Planejamento, retira precatórios e RPVs do limite de despesas a partir de 2026 – com relação à meta primária, seguiriam valendo as regras baseadas no waiver concedido pelo STF. Já a partir de 2027, quando acaba o waiver, o governo teria de incorporar gradualmente as despesas na meta. Isso seria feito de forma cumulativa, a cada exercício, em no mínimo 10% do montante previsto para esses valores. Já em relação ao limite de gastos, as despesas ficariam definitivamente fora da contabilidade (app: https://bit.ly/4kCM0Zd | desktop: https://tinyurl.com/vvv6ee3m).
Em outro tema relevante na seara fiscal, ontem também foi realizada a audiência de conciliação no Supremo entre governo e Congresso a respeito do IOF. Mas o encontro acabou sem acordo entre as partes, que sinalizaram preferência por uma decisão judicial sobre o impasse (https://tinyurl.com/5fdej5hu). A decisão caberá ao ministro Alexandre de Moraes, que, segundo o Estadão, pode tomar uma decisão intermediária que atenda aos interesses parciais de ambos os lados (https://tinyurl.com/mpkny69w). De acordo com as informações, Moraes pode derrubar o aumento do IOF sobre operações de risco sacado e previdência privada do tipo VGBL, mas manter o restante do decreto de majoração das alíquotas. Se o ministro decidir durante o recesso de julho, o caso só deve ser levado a plenário a partir de agosto, quando o STF retomar as atividades (https://tinyurl.com/2k54a6n4).
Com relação às tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump, o governo realizou nesta terça a primeira rodada de reuniões com o setor produtivo para discutir uma possível resposta brasileira (https://tinyurl.com/4pmce897), na qual empresários pediram para o Executivo não retaliar os EUA e defenderam um pedido de adiamento das tarifas em 90 dias (https://tinyurl.com/f36buv9j). De acordo com as informações, o Executivo pretende enviar uma nova carta ao governo norte-americano como forma de retomar as negociações (https://tinyurl.com/mpvunyw6). O vice-presidente Geraldo Alckmin, que coordenou os encontros, disse que a prioridade é reverter a tarifa antes do início de sua validade, em 1º de agosto, mas admitiu que, caso o cenário não se concretize, o governo poderá pedir a prorrogação do prazo (https://tinyurl.com/ye23j299) – segundo o Estadão, a ideia do Planalto é manter conversas de alto nível também com empresários do país, mostrando os impactos no emprego e na economia dos EUA como um todo (https://tinyurl.com/4dn468sk). Nesta quarta Alckmin se reúne novamente com representantes do setor produtivo (https://tinyurl.com/yc2zahuw), bem como com os presidentes da Câmara e do Senado, para tratar do assunto (https://tinyurl.com/48seyndt).
Apesar da tentativa de retomada de diálogo, ontem o USTR (Escritório do Representante de Comércio dos EUA) abriu investigação “sobre os ataques do Brasil às empresas de rede social americanas e outras práticas comerciais injustas”, em áreas como comércio eletrônico e tecnologia, taxas de importação e desmatamento (https://tinyurl.com/4rz42ya2), incluindo até mesmo o Pix como uma possível prática desleal em relação a serviços de pagamentos eletrônicos (https://tinyurl.com/y2pepy35). O presidente Donald Trump, por sua vez, defendeu as tarifas como forma de aumentar a arrecadação e de incentivar empresas a produzirem nos EUA, aumentando a geração de empregos (https://tinyurl.com/3anwv8xk). Também disse não ser amigo de Jair Bolsonaro, mas voltou a criticar a investigação sobre tentativa de golpe contra o ex-presidente (https://tinyurl.com/5ycctnwh). Já o Itamaraty chamou de “intromissão indevida e inaceitável” as críticas à alegada “perseguição” a Bolsonaro e ao STF (https://tinyurl.com/2sm8c8h8).
Por fim, destaque para pesquisa Quaest divulgada na manhã de hoje, que indica melhora na avaliação do presidente Lula. A diferença entre aprovação e desaprovação, agora, é de 10 pontos, a menor desde janeiro (https://tinyurl.com/2nae26af).
Agenda BCB: Presidente e diretores não possuem agendas abertas ou reuniões com o mercado.
Agendas de Lula e Haddad: Lula se reúne com os presidentes dos bancos públicos, às 9h, ao lado dos ministros Fernando Haddad, Rui Costa, Geraldo Alckmin e Esther Dweck. Na sequência, participa de cerimônia para assinatura do decreto de regulamentação do BR do Mar. No final do dia ainda recebe o ministro da Educação, Camilo Santana. A agenda de Haddad não havia sido atualizada até a publicação deste material.
Agenda local de dados: Sem dados relevantes nesta quarta.
Internacional
A Bloomberg reporta que Kevin Hassett, um dos assessores econômicos mais antigos do presidente Donald Trump, é o favorito para substituir Jerome Powell na presidência do Fed. A nota ainda coloca no páreo Kevin Warsh e, como azarão, Christopher Waller. A escolha estaria sendo assessorada por Scott Bessent (https://tinyurl.com/2s4sfrfj).
Agenda internacional de dados: No Reino Unido o CPI de junho variou 3,6% a/a (est 3,4%), com núcleo em 3,7% a/a (est 3,5%). Nos EUA, teremos PPI de junho, às 9h30 (est 2,5% a/a), produção industrial às, 10h15 (est 0,1% m/m), e o livro Bege de atividade regional, às 15h, além de 5 FED speakers.
Bons negócios!
XP Política & Macro Strategy
Clipping de notícias
Capas dos jornais: https://tinyurl.com/2acfz259
Tarifas – Brasil
Folha: ‘Porque posso’, responde Trump sobre aplicar tarifas de 50% ao Brasil (https://tinyurl.com/3anwv8xk)
Folha: Governo dos EUA abre investigação comercial contra o Brasil (https://tinyurl.com/4rz42ya2)
Folha: EUA reclamam de Pix e pirataria e falam até da 25 de Março em investigação sobre o Brasil (https://tinyurl.com/y2pepy35)
Folha: Governo Lula volta a criticar EUA por nota sobre Moraes: ‘intromissão indevida e inaceitável’ (https://tinyurl.com/2sm8c8h8)
CNN: Brasil descarta retaliação a tarifa dos EUA e aposta em via diplomática (https://tinyurl.com/y4pnnupt)
Valor: Brasil quer reabrir diálogo sobre tarifas e pode pedir prazo maior (https://tinyurl.com/mpvunyw6)
Folha: Alckmin diz que prioridade é reverter sobretaxa até agosto, mas não descarta pedido para prorrogar prazo (https://tinyurl.com/ye23j299)
Estadão: Ideia do governo não é pedir mais prazo para tarifas, mas resolver o problema neste mês, diz Alckmin (https://tinyurl.com/5e3ydxze)
Estadão: Alckmin e Tarcísio fazem reuniões separadas com empresários para discutir tarifas; veja quem foi (https://tinyurl.com/muykcv5x)
O Globo: Após reunião com agro, Alckmin se reúne hoje novamente com empresários para discutir tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/yc2zahuw)
Valor: Retaliação seria ‘pior saida’, defendem empresários (https://tinyurl.com/4wc98jvh)
Estadão: Governo Lula tentará sensibilizar opinião pública americana sobre efeito do tarifaço; leia bastidor (https://tinyurl.com/4dn468sk)
CNN: Governo vê irrelevância de embaixada dos EUA para negociar crise (https://tinyurl.com/3hej65re)
Valor: Bolsonaro se diz contra tarifaço de Trump e afirma que pacificou relação entre Eduardo e Tarcísio (https://tinyurl.com/3e57y368)
O Globo: Bolsonaro se alinha a Tarcísio no embate com Eduardo, mas diz que situação está pacificada: ‘Coloquei uma pedra em cima’ (https://tinyurl.com/mwrwpknf)
Folha: Bolsonaro diz ter paixão por Trump, pede passaporte para falar com ele e nega ação de Eduardo (https://tinyurl.com/mrxae6e7)
Folha: Eduardo volta a se reunir com governo Trump e insiste em sanções a Moraes (https://tinyurl.com/yhz4t45d)
Valor: Eduardo Bolsonaro diz que Tarcísio é ‘servil às elites’, após reunião com empresários para discutir tarifaço (https://tinyurl.com/3v5uzyu3)
Folha: Tarcísio diz a empresários que procurará diretamente governadores nos EUA (https://tinyurl.com/45ut48y7)
Folha: Tarcísio ignora Bolsonaro e fala em cooperar com Itamaraty (https://tinyurl.com/3k3fdkzy)
Folha: Bolsonaristas apelidam Tarcísio de ‘intérprete de Libras’ por excesso de gestos na crise do tarifaço (https://tinyurl.com/yz5ana2s)
Folha: Flávio Bolsonaro defende Tarcísio após críticas do irmão Eduardo (https://tinyurl.com/ymkdxze7)
Estadão: Alcolumbre recebe Alckmin, Gleisi e Motta nesta quarta para discutir tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/48seyndt)
Estadão: Senado prepara comitiva para os EUA sobre tarifas de Trump e tenta se descolar de Lula e Bolsonaro (https://tinyurl.com/7xt5b2ae)
Folha: Sobretaxa de Trump já impacta exportações de pescados, manga e carnes (https://tinyurl.com/29d4tbsb)
Folha: Setor de pescados vai suspender exportações aos EUA e cobra governo por adiamento de tarifaço (https://tinyurl.com/34s9p6ve)
Valor: Brasil, China e Índia podem ser atingidos por sanções secundárias à Rússia, diz Otan (https://tinyurl.com/3x5xsckz)
Fiscal
XP Política: Câmara conclui votação da PEC 66 e texto segue para o Senado (app: https://bit.ly/4nSal06 | desktop: https://tinyurl.com/mvfmfbhf)
XP Política: O impacto da PEC 66 nos precatórios (app: https://bit.ly/4kCM0Zd | desktop: https://tinyurl.com/vvv6ee3m)
Valor: Câmara aprova PEC dos Precatórios em segundo turno; texto retorna ao Senado (https://tinyurl.com/4wfb9rvk)
Folha: Nova PEC retira precatórios do teto de despesas e prevê transição para entrar na meta fiscal a partir de 2027 (https://tinyurl.com/36etec99)
Estadão: Câmara aprova PEC que atrasa em dez anos a inclusão total de precatórios na meta fiscal (https://tinyurl.com/2x2a9nmr)
Valor: Audiência de conciliação sobre IOF termina sem acordo entre governo e Congresso (https://tinyurl.com/5fdej5hu)
Folha: Reunião no STF termina sem definição, e Moraes vai decidir sobre validade de decreto do IOF (https://tinyurl.com/2ndh37mx)
O Globo: Reunião no STF termina sem acordo entre governo e Congresso sobre IOF. Moraes vai decidir sobre validade de decretos (https://tinyurl.com/bddspf9h)
Estadão: IOF: Risco sacado e previdência privada teriam maior chance de cair por indicativo de Moraes (https://tinyurl.com/2k54a6n4)
Estadão: IOF: Após tentativa frustrada de conciliação, Moraes deve tomar decisão intermediária; leia bastidor (https://tinyurl.com/mpkny69w)
Estadão: IOF: ‘Tem questão pendente de risco sacado, que será resolvida por Moraes’, diz Haddad (https://tinyurl.com/23y5aehh)
CNN: AGU pede liminar de Moraes para restaurar decreto do IOF (https://tinyurl.com/yx52yknv)
Estadão: Arrecadação projetada pelo governo com IOF para 2026 equivale a esforço para cumprir meta fiscal (https://tinyurl.com/56v6hswh)
O Globo: Comissão da Câmara vota hoje aumento da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil (https://tinyurl.com/4vvjrrcu)
Valor: Comissão de Orçamento aprova relatório preliminar da LDO 2026 (https://tinyurl.com/3c9w6nt7)
O Globo: Congresso instala comissão para analisar MP apresentada pelo governo para compensar recuo parcial no IOF (https://tinyurl.com/yswpen2c)
Valor: União honra R$ 6 bilhões em garantias até junho (https://tinyurl.com/4ar6pyy)
2026
Folha: Michelle pode se beneficiar de embate Eduardo-Tarcísio, dizem aliados de Bolsonaro (https://tinyurl.com/mu69fc6d)
CNN: Bolsonaro sobre eleição: “Não penso em segundo nome, eu sou a alternativa” (https://tinyurl.com/hdtbmu7f)
O Globo: A reunião de Zema e Bolsonaro em Brasília (https://tinyurl.com/ynfbh4hr)
Pesquisas
G1: Quaest divulga nesta quarta-feira pesquisa com opinião dos brasileiros sobre tarifa de Trump (https://tinyurl.com/2mkte6d5)
CNN: Atlas: avaliação negativa do governo Lula é de 49,4%; positiva vai a 43,4% (https://tinyurl.com/3wvbcntt)
STF/Bolsonaro
XP Política: PGR pede condenação de Bolsonaro; cronograma segue inalterado no STF (app: https://bit.ly/40j4x5H | desktop: https://tinyurl.com/y2haxw7s)
XP Política – Monitor de redes: Pedido de condenação feito pela PGR é novo golpe no bolsonarismo (app: https://bit.ly/4nPTmLZ | desktop: https://tinyurl.com/37uvpwhx)
O Globo: Ministros do STF veem ‘acusações contundentes’ em parecer da PGR que pede condenação de Bolsonaro na trama golpista (https://tinyurl.com/2ysf882w)
Reforma administrativa
Valor: Proposta para reforma administrativa está pronta, diz relator (https://tinyurl.com/ythxd6j7)
Folha: Reforma administrativa vai propor unificação de tabelas salariais e CNU para estados e municípios (https://tinyurl.com/3c6pkfym)
BC
Folha: Galípolo participa de sessão de cinema com Lula no Alvorada (https://tinyurl.com/36sj7cw4)
Energia
XP Macro: Aneel define que Bônus de Itaipu será de R$ 883 milhões em agosto (app: https://bit.ly/4kMvMNt | desktop: https://tinyurl.com/3nz8x7jc)
Folha: Aneel aprova bônus de Itaipu de R$ 883 milhões para crédito na conta de luz em agosto (https://tinyurl.com/43357fkx)
Valor: Consumidor vai pagar R$ 47 bi em subsídios na conta de energia (https://tinyurl.com/4yraa673)
Preços
Folha: Preço da gasolina não cai e setor diz que etanol e inflação pressionam custos(https://tinyurl.com/2p9zehd4)
Folha: Após pedalada, Correios anunciam retomada de repasses de ICMS (https://tinyurl.com/23hp3txc)
Governo/Congresso
Folha: Lula deve vetar projeto que amplia deputados na Câmara; prazo termina nesta quarta (16) (https://tinyurl.com/35wnj2hj)
O Globo: Lula deixará lei que aumenta número de deputados ser promulgada pelo Congresso, dizem auxiliares (https://tinyurl.com/3jmudst5)
O Globo: O fim do prazo de Lula para sancionar ou vetar o aumento do número de deputados (https://tinyurl.com/yhb42mb4)
Folha: Câmara suspende mandato de Janones por entrevero e poupa aliados de Nikolas (https://tinyurl.com/mryk25us)
Ciro/PSDB
Folha: Ciro Gomes se reúne com cúpula do PSDB e sinaliza retorno ao partido (https://tinyurl.com/59vuvrhe)
PIB
Valor: Para FGV Ibre, nova base do PIB pode ficar com dados defasados (https://tinyurl.com/2umxtuud)
Crédito imobiliário
Valor: Lula se reunirá com bancos públicos para discutir novo modelo de crédito imobiliário (https://tinyurl.com/56ty6kxn)
Mercado
Valor: Câmbio reflete chance de vitória de Lula, diz Kanczuk (https://tinyurl.com/5hy8zbue)
Agências reguladoras
XP Política: Agências reguladoras: governo encaminha mais cinco indicações ao Senado, com Gentil e Willamy na Aneel (app: https://bit.ly/40ncGpP | desktop: https://tinyurl.com/4f2m3uz6)
Estadão: Lula envia ao Senado lista de indicados para agências reguladoras após acordo com Alcolumbre (https://tinyurl.com/yspzdyvp)
Internacional
Valor: Tarifas começam a elevar inflação nos EUA (https://tinyurl.com/yref6eby)
Valor: Taxa de Treasuries e DXY avançam com indícios de repasse na inflação (https://tinyurl.com/38z6udz6)
O Globo: Processo para substituir Powell na presidência do Fed já começou, diz secretário americano (https://tinyurl.com/2r3wdahc)
CNN: Trump diz que Bessent é opção para substituir Powell no Fed (https://tinyurl.com/2kvsbx7c)
Valor: EUA tiram proibição e Nvidia volta à China (https://tinyurl.com/yem2cnud)
Valor: PIB chinês surpreende, mas demanda fraca preocupa analistas (https://tinyurl.com/yc5v353a)
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!