Brasil
O governo discute hoje com o setor produtivo uma possível resposta à tarifa de 50% anunciada pelos EUA, após o presidente Lula assinar o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade, estabelecendo os procedimentos que devem ser adotados para a aplicação da nova lei (https://tinyurl.com/bdfx9rp3). Os encontros serão realizados pela manhã, com representantes da indústria, pela tarde, com o agronegócio, e serão coordenados por um comitê interministerial, comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e com a participação de pastas como Fazenda, Casa Civil e Relações Exteriores (https://tinyurl.com/zr8nv55m). Ontem a CNN reportou que o Executivo trabalha com alguns cenários para reagir à taxação, incluindo a possibilidade de negociar com os EUA um adiamento da imposição do novo imposto, que entraria em vigor a partir do dia 1º de agosto, bem como uma redução da tarifa para 30%, incluindo a criação de cotas de exportação para, pelo menos, café e laranja (https://tinyurl.com/2hmumtm6). Segundo o Broadcast, no entanto, um cenário só deve ser desenhado com mais clareza pelo Planalto após a reunião desta terça, onde seria alinhado um plano de ação entre setor público e privado (https://tinyurl.com/yjx366nb). Nesta linha, Alckmin negou que o governo trabalhe com um pedido de extensão do prazo para negociação ou redução da tarifa para 30%, destacando que “todo o empenho está em rever essa questão” (https://tinyurl.com/2t6j637u).
Em paralelo ao encontro organizado pelo governo federal, o governador Tarcísio de Freitas também agendou encontro com empresários do setor industrial nesta terça para tratar do assunto, no Palácio dos Bandeirantes (https://tinyurl.com/3pzjenk3). De acordo com a imprensa, a reunião deve contar com a presença de 15 nomes do setor com atuação no Estado e com o encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar (https://tinyurl.com/23nj9z8r). Os jornais registram que os movimentos de Tarcísio têm gerado desconforto entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas que o governador tem manifestado necessidade de se afastar do embate político para levar adiante a defesa dos interesses dos exportadores do estado (https://tinyurl.com/229632un e https://tinyurl.com/y9pr6zyj).
Já sobre a reunião de conciliação no STF entre governo e Congresso acerca do IOF, o ministro Rui Costa disse ontem que o Executivo não vai apresentar alternativa ao decreto derrubado e que irá insistir na proposta já apresentada (https://tinyurl.com/4v7am2u8). A Folha, por outro lado, sustenta que houve avanço nas negociações por uma solução intermediária e que a Fazenda deve apresentar na reunião de hoje uma nova proposta com recuo na tributação sobre o risco sacado, mantendo os demais pontos do decreto (https://tinyurl.com/mr3j6j2x). O jornal O Globo também afirma que lideranças da Câmara podem aceitar um “meio-termo”, no qual apenas as operações em que o tributo já é cobrado possam ter aumento de alíquota, desde que o imposto seja descartado para as operações atualmente isentas (https://tinyurl.com/3rk2vz9b).
Em outras frentes, nesta terça ainda deve ser aprovada na Câmara a PEC 66, que já foi incluída na sessão do plenário antes mesmo de sua votação na comissão especial. Segundo o time XP Política, no entanto, não está descartado que o governo ainda faça alguma sugestão no texto, com ajuste de interpretação que pudesse valer a partir de 2027 (app: https://bit.ly/3GK0UiA | desktop: https://tinyurl.com/mr2me378). Já a reforma do IR deve ser votada apenas na comissão especial nesta quarta-feira, com a análise em plenário ficando para depois do recesso (https://tinyurl.com/3n275kbw). Também está na pauta da reunião da Aneel de hoje a distribuição do bônus de Itaipu (https://tinyurl.com/4pxu9jmp). Cenário-base do time XP Macro é impacto de cerca de 30 bps no IPCA de agosto, com payback no mês seguinte.
Por fim, ontem a PGR pediu a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por participar de alegada tentativa de golpe de Estado. Segundo a imprensa, a expectativa no Supremo é que o processo esteja pronto para ir a julgamento no início de setembro (https://tinyurl.com/bdc346wn). Reforçamos que Bolsonaro não parece ter incentivos para avançar publicamente na discussão sobre uma substituição de seu nome na eleição de 2026 enquanto seu caso não tiver transitado em julgado. Os movimentos recentes em que o julgamento foi colocado em evidência por Trump destacam ainda mais sua centralidade na disputa e tumultuam o cenário para definição da oposição, mesmo com o processo no Supremo mais próximo do fim.
Agenda BCB: Galípolo se reúne com representantes de gestora, às 14h. Nilton David faz o mesmo às 9h e às 15h.
Agendas de Lula e Haddad: Lula recebe ao longo do dia os ministros Sidônio Palmeira (Secom), Esther Dweck (Gestão), Frederico de Siqueira Filho (Comunicações) e Rui Costa (Casa Civil). Haddad, por sua vez, se reúne com a diretora executiva do Green Climate Fund, às 17h30.
Agenda local de dados: O Tesouro divulga os editais do leilão de NTN-B e LFT às 10h30.
Internacional
Bolsas americanas operam em alta nesta manhã reagindo à notícia de que a Nvidia pretende retomar as vendas de seu chip H20 AI para a China após Washington assegurar que as remessas seriam aprovadas (https://tinyurl.com/4333u8wb). Ontem o presidente Donald Trump também anunciou o envio de mais armas à Ucrânia e ameaçou impor tarifas de 100% à Rússia caso Moscou não aceite um acordo de paz em 50 dias (https://tinyurl.com/4wj4jd9a).
Agenda internacional de dados: Na China, o PIB do 2º tri cresceu 1,1% t/t e 5,2% a/a (est 0,9% e 5,1%, respectivamente). No mês de junho as vendas no varejo expandiram 4,8% a/a (est 5,3%), a indústria 6,8% (vs 6,2%) e os investimentos 2,8% (3,6%). Na Zona do Euro o dado de produção industrial de maio cresceu 1,7% m/m (est 1%). Na Alemanha o ZEW de julho marcou -59,5 na situação atual (est -66) e 52,7 nas expectativas (est 50,4).
Nos EUA teremos a divulgação do CPI de junho, às 9h30 (est 2,6% a/a no headline e 2,9% no núcleo). Por lá ainda tem Empire Manufacturing, também às 9h30, e 5 FED speakers ao longo do dia.
Bons negócios!
XP Política & Macro Strategy
Clipping de notícias
Capas dos jornais: https://tinyurl.com/2jv4tbu5
Tarifas – Brasil
Folha: Lula assina decreto que regulamenta Lei de Reciprocidade após sobretaxa de Trump (https://tinyurl.com/bdfx9rp3)
Estadão: ‘Taxação é consequência de ataques de Moraes e Lula a Bolsonaro’, diz agente do alto escalão dos EUA (https://tinyurl.com/2k2wm7py)
O Globo: Governo dos EUA volta a mencionar Bolsonaro para atacar Lula e Moraes em rede social (https://tinyurl.com/yvvdw34d)
Poder360: Embaixada dos EUA diz que STF é “Supremo Tribunal de Moraes” (https://tinyurl.com/2kd6zkz7)
Estadão: Tarifa: Todo o empenho é para rever medida, diz Alckmin, que nega pedido de novo prazo ou taxa menor (https://tinyurl.com/2t6j637u)
O Globo: Alckmin lidera reação ao tarifaço de Trump e se reúne hoje com empresários da indústria e do agro (https://tinyurl.com/zr8nv55m)
O Globo: Governo Lula se aproxima de empresariado para mapear perdas e espera exceções a tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/crmb9hrv)
Folha: Tarcísio seguirá com plano de redução de tarifaço dos EUA (https://tinyurl.com/y9pr6zyj)
CNN: Tarcísio reúne empresários e incomoda bolsonaristas (https://tinyurl.com/229632un)
O Globo: Tarifaço de Trump dá nó em estratégia de bolsonaristas para enfrentar o STF (https://tinyurl.com/ykjkpf8t)
Estadão: Governos Lula e Tarcísio marcam reuniões com empresários sobre tarifas nesta terça no mesmo horário (https://tinyurl.com/3pzjenk3)
Folha: Governos Lula e Tarcísio recebem empresários sobre tarifas nesta terça; chefe de embaixada dos EUA vai a reunião em SP (https://tinyurl.com/yb6x48jt)
O Globo: Representante dos EUA deve ir a reunião de Tarcísio com empresários em SP na terça-feira (https://tinyurl.com/23nj9z8r)
Valor: Governo começa a debater resposta aos EUA com empresários (https://tinyurl.com/22eeswcv)
Estadão: Em reunião de emergência, empresários defendem adiamento de 90 dias do tarifaço dos EUA (https://tinyurl.com/y875yayc)
CNN: Câmara rejeita pressão com tarifaço e descarta votar anistia (https://tinyurl.com/2hau9bzm)
Folha: Alexandre de Moraes abriu divergência no STF e defendeu resposta rápida contra Trump (https://tinyurl.com/2ud3akum)
Folha: Em artigo no New York Times, AGU diz que sobretaxas são infundadas e defende medidas recíprocas (https://tinyurl.com/yr2av6zr)
Fiscal
XP Política: A agenda da semana (app: https://bit.ly/3GK0UiA | desktop: https://tinyurl.com/mr2me378)
Folha: Nova PEC dos precatórios pode abrir espaço no Orçamento para Lula e aumentar dívida de estados e municípios (https://tinyurl.com/5bvzaktd)
Folha: Acordo sobre IOF avança, e governo deve abrir mão de tributar risco sacado (https://tinyurl.com/mr3j6j2x)
Estadão: Governistas admitem meio-termo no IOF no STF e derrubada do trecho do risco sacado; leia bastidores (https://tinyurl.com/3fvp5znj)
Valor: STF tenta conciliação para decreto que aumentou IOF (https://tinyurl.com/4v7am2u8)
O Globo: IOF: representantes de governo e Congresso se encontram hoje no STF em audiência de conciliação (https://tinyurl.com/2vyfvbup)
G1: Crise do IOF: Executivo e Legislativo participam de audiência de conciliação no STF nesta terça (https://tinyurl.com/kbzs4ssd)
O Globo: IOF: governo descarta recuo e defenderá em audiência no STF manutenção de decreto para garantir R$ 31,3 bi em 2026 (https://tinyurl.com/4stkw2zp)
Folha: Rui Costa diz que governo não negocia decreto do IOF e descarta proposta alternativa (https://tinyurl.com/2kyxdc33)
O Globo: Líderes da Câmara discutem ‘meio-termo’ para alta do IOF (https://tinyurl.com/3rk2vz9b)
Estadão: IOF: Empresas se preparam para recorrer à Justiça seja qual for o resultado de mediação do STF (https://tinyurl.com/p2zrjb5s)
Valor: Votação da reforma do IR deve ficar para depois do recesso parlamentar, avalia Lira (https://tinyurl.com/3n275kbw)
O Globo: Lira quer votar projeto que amplia isenção do IR nesta quarta-feira (https://tinyurl.com/bdhw9mcx)
G1: Ministério da Educação quer ampliar Pé-de-Meia para todos do ensino médio; ação custaria R$ 5 bilhões (https://tinyurl.com/29s8e3c7)
Estadão: Projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte tem aprovação por unanimidade na Câmara (https://tinyurl.com/5fay4zsn)
Valor: Precatórios revelam colapso fiscal e jurídico (https://tinyurl.com/3rtxuk4y)
Eduardo Bolsonaro/Tarcísio
O Globo: O lado de Bolsonaro na briga de Eduardo com Tarcísio (https://tinyurl.com/y4fbdvmf)
Estadão: Tarifa de Trump acirra disputa entre Tarcísio e Eduardo e expõe divergência sobre próximos passos (https://tinyurl.com/2s3vkd3a)
O Globo: Entre farpas: tarifaço de Trump escala disputa entre Eduardo e Tarcísio, que buscam bênção de Bolsonaro para 2026 (https://tinyurl.com/2w7tand4)
Folha: Eduardo Bolsonaro critica Tarcísio por negociar com EUA: ‘É um desrespeito comigo’ (https://tinyurl.com/5d28fezb)
O Globo: Eduardo Bolsonaro critica Tarcísio por interlocução com Embaixada dos EUA após tarifaço: ‘Faltou inteligência e respeito’ (https://tinyurl.com/y74hh58w)
CNN: À CNN, Tarcísio minimiza críticas de Eduardo Bolsonaro: “Sem problema” (https://tinyurl.com/2t5zchm4)
Estadão: Eduardo Bolsonaro afirma que ‘lamenta’, mas vai ‘sacrificar’ mandato e continuar nos EUA (https://tinyurl.com/45evdzdf)
Valor: Eduardo Bolsonaro tenta manter mandato e articula mudança para trabalhar dos EUA (https://tinyurl.com/36v58rkr)
O Globo: A estratégia de aliados para Eduardo Bolsonaro manter o mandato sem retornar dos EUA (https://tinyurl.com/ycwdyc6m)
Folha: Líder do PL defende Tarcísio e Eduardo e nega racha na direita por tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/4msw74u6)
2026
Valor: Com ‘tarifaço’, investidor troca convicção por dúvida sobre 2026 (https://tinyurl.com/52s63wwf)
Estadão: PT apresenta novo projeto contra supersalários e reforça estratégia de Lula para 2026 (https://tinyurl.com/3ukec92m)
Estadão: ‘O que o Tarcísio pedir, eu não tenho como negar’, diz Nunes sobre candidatura ao governo de SP (https://tinyurl.com/sdkd35tb)
Folha: Nunes repete Trump e Tarcísio, contesta TSE e defende candidatura de Bolsonaro em 2026 (https://tinyurl.com/3pm8ad5y)
O Globo: Nunes defende candidatura de Bolsonaro em 2026: ‘Ele deveria disputar a eleição e a população definir’ (https://tinyurl.com/ya636z68)
Jair Bolsonaro
Estadão: Em resposta pragmática a Trump, STF e Gonet aceleram processos sobre trama golpista (https://tinyurl.com/2e73wpk2)
Estadão: PGR quer Bolsonaro condenado a 43 anos de prisão; saiba as penas de cada crime (https://tinyurl.com/3bf5acnm)
Folha: PGR reitera pedido de condenação de Bolsonaro e outros 7 réus em alegações finais (https://tinyurl.com/bdc346wn)
CNN: Querem me destruir por completo, diz Bolsonaro antes de alegação da PGR (https://tinyurl.com/37cz6zkf)
Governo/Congresso
XP Política: Cenário para eventual revisão da taxa das “blusinhas” (app: https://bit.ly/452HiiX | desktop: https://tinyurl.com/3t39yxka)
Folha: PT retomará vídeos de ‘ricos x pobres’ depois de pausa para Trump e alta nas pesquisas (https://tinyurl.com/2dd7r7zk)
O Globo: Projeto de Reforma Administrativa será apresentado hoje a Hugo Motta. Veja os detalhes (https://tinyurl.com/3btbyujb)
Estadão: Às vésperas do recesso parlamentar, deputados vão poder ficar fora de Brasília e votar remotamente (https://tinyurl.com/muuyw5cw)
Mercado
Valor: Com escassez de ofertas, Brasil perde relevância em renda variável (https://tinyurl.com/mddktcf9)
Conjuntura
Valor: Setor de serviços dá sinais de desaceleração e já afeta o emprego (https://tinyurl.com/nhaveud6)
Valor: IBC-Br mostra freio generalizado na atividade (https://tinyurl.com/yc5x8mdw)
Internacional
Valor: Apostas em remoção de Powell sobem a 20% (https://tinyurl.com/mrxdpz7x)
Valor: Trump ameaça Rússia com mais sanções e promete armas a Kiev (https://tinyurl.com/4wj4jd9a)
Valor: UE diz que tarifas são inaceitáveis e ameaça retaliar (https://tinyurl.com/4yxnx8e8)
Valor: FT: A aposta arriscada de Javier Milei em um peso forte para vencer a eleição (https://tinyurl.com/cu57m66c)
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!