XP Expert

News XPress – 14/07/2025

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Brasil

A semana começa com expectativa pela sequência dos debates em torno das tarifas anunciadas pelos EUA às importações brasileiras e da reunião de conciliação entre governo e Congresso sobre o IOF, marcada para terça-feira.

Começando pelo primeiro tema, o presidente Lula se reuniu com ministros neste domingo para discutir a reação do Planalto à taxação imposta pelo presidente Donald Trump. Segundo o Estadão, houve alinhamento entre os presentes para a necessidade de fazer a decisão ser vista como um ataque ao país e para que o chefe do Executivo lidere a resposta brasileira (https://tinyurl.com/3yn2zh8u). Mais cedo, o vice-presidente Geraldo Alckmin disse que a regulamentação da Lei da Reciprocidade será feita até terça-feira via decreto, acrescentando que o governo continuará trabalhando junto ao setor privado para reverter a taxação (https://tinyurl.com/2hbj7j6x) – ainda na sexta-feira, Lula também reforçou que brigará “em todas as esferas” para que haja um recuo dos EUA, mas que, caso não haja solução, irá aplicar a reciprocidade (app: https://bit.ly/4eKsTer | desktop: https://tinyurl.com/4kwhe2z9); Trump, por outro lado, disse que não pretende conversar com Lula por enquanto, mas admitiu que isso pode acontecer “em algum momento” (https://tinyurl.com/2ddpnrtu). Em paralelo, o presidente brasileiro ainda determinou a criação de um comitê interministerial para debater com os setores mais afetados uma eventual resposta à sobretaxa de 50% (https://tinyurl.com/n2zchm64).

Já o Valor reporta que o Planalto vê o cenário como uma janela de oportunidade para uma correção de rumos para 2026, a partir de uma reaproximação com o setor produtivo e com o Congresso (https://tinyurl.com/ys587vy4). O ex-presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, reconheceu os impactos negativos da tarifa, mas repetiu o discurso de que um recuo passa pela anistia (https://tinyurl.com/rdhdbbnh) – segundo a Folha, entre aliados de Hugo Motta há o entendimento que não há chance de votar a proposta antes do recesso, sob risco de parecer que o Congresso cedeu à ameaça estrangeira (https://tinyurl.com/pe9cm57m). Os jornais também destacam os movimentos de Tarcísio de Freitas na busca por uma solução para o tema. De acordo com as informações, o governador de São Paulo procurou ao menos dois ministros do STF para consultá-los sobre a possibilidade de a Corte autorizar uma viagem de Bolsonaro aos EUA para negociar com Trump (https://tinyurl.com/2h7mvvcb) – na sexta ele já havia se encontrado com o encarregado de negócios da embaixada dos EUA em Brasília (https://tinyurl.com/u7uudprn). No entanto, o jornal O Globo afirma que as iniciativas geraram descontentamento no entorno de Bolsonaro (https://tinyurl.com/2ndvzzrv).

Para além das tarifas, amanhã governo e Congresso participam de audiência de conciliação no STF na tentativa de resolver o impasse do IOF (https://tinyurl.com/ycmx376z). Embora integrantes do Executivo defendam a retomada completa do decreto, a CNN reporta que uma das alternativas discutidas pelos líderes para avançar sobre um consenso é aceitar a majoração do tributo apenas em certos casos, desde que novas cobranças sejam descartadas, como no caso do risco sacado – neste desenho, a arrecadação do prevista com o IOF cairia para cerca de R$ 5 bilhões, mas outras medidas seriam discutidas para recompor as contas, como o corte linear em benefícios tributários (https://tinyurl.com/2kfu8s7t). Já o Valor sustenta que a tendência mais forte no radar da equipe econômica, caso não seja possível manter o aumento do tributo, é o aprofundamento no congelamento das despesas previstas para este ano (https://tinyurl.com/2cbpbrt4).

Nesta última semana antes do recesso parlamentar também deve haver esforço concentrado na Câmara, com a previsão de votação de temas caros ao Planalto, como a reforma do Imposto de Renda na comissão especial e a PEC da Segurança Pública na CCJ (https://tinyurl.com/45dv6x7s). Na terça-feira os deputados ainda podem votar em plenário a PEC 66, que altera as regras para pagamento de precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPVs) da União, reclassificando os gastos com juros e correção monetária como despesa financeira, fora da meta fiscal (https://tinyurl.com/57s4r9np).

Agenda BCB: Presidente e diretores não possuem agendas abertas ou com o mercado.

Agendas de Lula e Haddad: Lula despacha nesta manhã com o ministro Sidônio Palmeira (Secom) e com o chefe de seu gabinete pessoal. Também assina Medida Provisória que concede isenção da taxa de serviço metrológico para verificação de taxímetros, às 15h, e se reúne com o ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), às 16h.

Agenda local de dados: O BC divulga o PDF do relatório Focus às 8h25 e o IBC-Br de maio às 9h (est zero m/m e 4,1% a/a; XP 0,3% m/m e 4,9% a/a).

Internacional

No final de semana o presidente Donald Trump prometeu impor tarifas de 30% sobre produtos de México e União Europeia a partir do próximo dia 1º (https://tinyurl.com/4yj4y3te). Em busca de um acordo com os EUA, a UE suspendeu “até o começo de agosto” a aplicação de tarifas às importações de produtos americanos em retaliação, que entraria em vigor nesta terça-feira (https://tinyurl.com/3rtncf2k).

Agenda internacional de dados: Na China, a balança comercial de junho registrou variação de 5,8% a/a nas exportações (est 5,0%) e 1,1% nas importações (est 0,3%). Nos agregados monetários, o M1 expandiu 4,6% (est 2,8%) e o M2 8,3% (est 8,2%), com crédito tradicional marcando 12,92 tri (est 12,7) e o ampliado 22,83 tri (est 22,43).

Bons negócios!

XP Política & Macro Strategy

Clipping de notícias

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/ypfvhj2c

Tarifas – Brasil

Estadão: Lula se reúne com Alckmin, Haddad, Gleisi, Fávaro e Sidônio para acertar reação a Trump (https://tinyurl.com/3yn2zh8u)

O Globo: Lula convoca reunião com Alckmin e técnicos para tratar sobre tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/3dpkbptv)

Folha: Lula convoca reunião no Alvorada para discutir tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/yc38nvzd)

Valor: Regulamentação da reciprocidade econômica sai até terça, diz Alckmin (https://tinyurl.com/2hbj7j6x)

Folha: Lula cria comitê para avaliar sobretaxa de Trump e conversará pessoalmente com empresários (https://tinyurl.com/n2zchm64)

O Globo: Governo e Centrão se alinham contra taxação de Trump após tensão escalar na crise do IOF (https://tinyurl.com/y238tafj)

CNN: Rui Costa: reciprocidade aos EUA “não serão apenas taxas” (https://tinyurl.com/39n6r5ev)

XP Política – Monitor de Redes: Lula desponta como ator central na defesa da soberania brasileira; Bolsonaro segue alvo de críticas (app: https://bit.ly/3U5aWOb | desktop: https://tinyurl.com/mtezheey)

Folha: Lula brinca com Trump e diz que quem come jabuticaba de manhã não precisa de briga tarifária; veja vídeo (https://tinyurl.com/yck7mkbc)

XP Política: Lula: Vou brigar em todas as esferas para que não tenha taxação, senão vamos estabelecer a reciprocidade (app: https://bit.ly/4eKsTer | desktop: https://tinyurl.com/4kwhe2z9)

O Globo/Bloomberg: Trump diz que pode conversar com o Brasil ‘em algum momento’ (https://tinyurl.com/299u7ajj)

NY Times: Behind Trump’s Decision to Tax Brazil to Save Bolsonaro (https://tinyurl.com/3kh3n4r9)

Valor: Assessor da Casa Branca atrela taxação alta ao Brasil a situação de Bolsonaro (https://tinyurl.com/3a5ctjsk)

Valor: Planalto vê tarifaço de Trump como oportunidade (https://tinyurl.com/ys587vy4)

Folha: Câmara resiste a pressão bolsonarista por anistia em troca do fim do tarifaço (https://tinyurl.com/pe9cm57m)

G1: Aliados dizem a Motta que não cabe pautar anistia para barrar tarifaço porque tema diz respeito à soberania (https://tinyurl.com/bdedw2e6)

O Globo: A conversa de Lula com Moraes, Gilmar e outros ministros do STF após o tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/muebvsw4)

Folha: Bolsonaro admite pela 1ª vez impacto do tarifaço, mas insiste em anistia como prioridade (https://tinyurl.com/rdhdbbnh)

O Globo: Fazenda vê espaço para redirecionar exportações, mas admite risco para setores com tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/43pew65p)

Folha: Fazenda prevê impacto de tarifas de Trump concentrado em setores específicos (https://tinyurl.com/yc6p3cp2)

Estadão: Líder da bancada agro defende que Brasil esgote diplomacia com EUA: ‘Se retaliar, vai ser pior’ (https://tinyurl.com/2s3cyjbe)

Folha: Presidente da bancada ruralista pede negociação com Trump, poupa Bolsonaro e defende anistia (https://tinyurl.com/ruasnpw8)

Folha: Empresários querem saída diplomática para tarifaço de Trump e temem politização (https://tinyurl.com/ms5cucmr)

Folha: Barroso rebate Trump em carta e diz que sanções são fundadas em ‘compreensão imprecisa dos fatos’ (https://tinyurl.com/5b9vayzw)

Estadão: Barroso responde a ataques de Trump: ‘No Brasil de hoje, não se persegue ninguém’ (https://tinyurl.com/yp9j5bru)

Estadão: Michelle ignora anistia defendida por Eduardo e pede a Lula ‘diálogo’ para resolver sanções de Trump (https://tinyurl.com/4ava2vc2)

Folha: Preço do café pode baixar, mas não por causa de Trump; setores de carnes e sucos miram a Ásia (https://tinyurl.com/5fm7v7jt)

Folha: Embraer é uma preocupação, diz ministro sobre taxa de Trump (https://tinyurl.com/2ucbxwha)

Tarcísio

O Globo: Tarcísio tenta se equilibrar entre reagir a tarifaço e não desagradar clã Bolsonaro (https://tinyurl.com/2ndvzzrv)

Folha: Tarcísio tentou convencer STF a autorizar viagem de Bolsonaro aos EUA para negociar com Trump (https://tinyurl.com/2h7mvvcb)

O Globo: Pressionado por tarifaço de Trump, Tarcísio procura ministros do STF e amplia movimentos para tentar reação (https://tinyurl.com/u7uudprn)

Estadão: Tarcísio apela a STF por passaporte de Bolsonaro, mas ministros descartam aval antes de julgamento (https://tinyurl.com/yzmu4ypc)

O Globo: Tarcísio minimiza ida ao STF e fala em ‘deixar política de lado’ para negociar tarifaço com EUA (https://tinyurl.com/3m335us9)

O Globo: PT entra com ação no STF contra Tarcísio e pede investigação por obstrução de justiça (https://tinyurl.com/2p9p3h4w)

O Globo: O desgaste de Tarcísio com ministros do STF após tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/yc49624n)

Folha: Reunião às pressas entre Bolsonaro e Tarcísio teve aval silencioso e temor com tarifaço (https://tinyurl.com/5fh27vuu)

Folha: Tarcísio é tachado de ‘bolsonarista de ocasião’ por postura ambígua sobre STF e anistia (https://tinyurl.com/3tamyjs9)

Folha: Tarcísio tenta reagir ao tarifaço, busca EUA, STF e Bolsonaro e vê pressão única de aliados por anistia (https://tinyurl.com/2s3p3j84)

CNN: “Precisamos deixar política de lado”, diz Tarcísio sobre tarifaço (https://tinyurl.com/mfent69a)

O Globo: Encontro de Tarcísio com representante dos EUA causa revolta no clã Bolsonaro (https://tinyurl.com/3pbfjjsu)

Folha: Governo Lula minimiza tentativa de Tarcísio de negociar com EUA e vê ação para reduzir críticas (https://tinyurl.com/yc5mef3r)

Fiscal

Valor: Impasse do IOF pode elevar corte no orçamento da União (https://tinyurl.com/2cbpbrt4)

O Globo: Aumento do IOF: Governo e Congresso participam de audiência de conciliação no STF nesta semana (https://tinyurl.com/ycmx376z)

CNN: Congresso admite manter IOF com ajustes (https://tinyurl.com/2kfu8s7t)

Estadão: Moraes recebe integrantes do governo e do Congresso para tentar aplacar crise do IOF (https://tinyurl.com/55j6wfzp)

Folha: Congresso pede que Moraes mantenha derrubada de decretos do IOF dias antes de audiência no STF (https://tinyurl.com/3wz6sy6x)

Folha: Projetos que impõem gastos bilionários para o governo avançam na Câmara (https://tinyurl.com/3nzch8ve)

Valor: Câmara vota PEC que retira juros de precatórios de meta fiscal (https://tinyurl.com/57s4r9np)

Folha – Marcos Mendes: PEC 66: um pacotão de leniência (https://tinyurl.com/5n7s6rhz)

Folha – Marcos Lisboa: O problema das contas públicas vai além do dilema entre política social e ajuste fiscal (https://tinyurl.com/bf5nbmw3)

Governo/Congresso

Estadão: Câmara terá ‘esforço concentrado’ para votar pautas do governo; saiba o que está na lista (https://tinyurl.com/45dv6x7s)

Folha: Projetos da agenda econômica travam em meio a conflito entre governo e Congresso (https://tinyurl.com/3b7ankn7)

Metrópoles: Governistas sondam Centrão sobre fim da “taxa das blusinhas” (https://tinyurl.com/mwk6bp9s)

O Globo: Em meio a tarifaço de Trump, pesquisa do governo mostra retomada de aprovação de Lula na maioria da população (https://tinyurl.com/kx23xruk)

O Globo: Lula cresce nas pesquisas dos… bolsonaristas (https://tinyurl.com/mr2ah8hb)

O Globo: A nova pesquisa Genial/Quaest que deixa o Planalto com alta expectativa (https://tinyurl.com/mrwfje4)

O Globo: Governo ganha fôlego com tarifaço e críticas a ricos, mas aliados temem mote ‘nós contra eles’ (https://tinyurl.com/3ej2x4j4)

Estadão: Sidônio muda slogan de governo e vai usar estratégia nacionalista por popularidade de Lula (https://tinyurl.com/39deefxe)

Folha: Governo quer facilitar retorno do BPC a quem perder emprego (https://tinyurl.com/4f9ydzeu)

Folha: Emendas crescem R$ 170 bi em 10 anos e expõem disputa entre governo, Congresso e STF (https://tinyurl.com/4pt2h94k)

O Globo: Ideia de levar Boulos para o Planalto dançou de vez (https://tinyurl.com/3t5uhhtr)

XP Política: Lula: Vamos ter que discutir a questão da jornada de trabalho nesse país (app: https://bit.ly/3GAdhhc | desktop: https://tinyurl.com/3c4chduz)

2026

Folha: Crise do tarifaço abala plano presidencial de Tarcísio sob questionamento de empresários (https://tinyurl.com/5ju9das6)

Valor: Direita já admite pulverizar candidaturas em 2026 (https://tinyurl.com/3npfrph6)

O Globo: Plano de Bolsonaro de eleger metade do Congresso esbarra em rachas e disputas estaduais (https://tinyurl.com/332he7uk)

O Globo: A chapa dos sonhos do novo presidente do PT para SP e MG em 2026 (https://tinyurl.com/279bw2bt)

Metrópoles: Os planos de Haddad para uma temporada no exterior (https://tinyurl.com/fu4xf6y6)

Mercado

Valor: Tarifa de 50% para o Brasil não tira viés otimista para ativos brasileiros como o real, mas traz volatilidade (https://tinyurl.com/3pmma38e)

Valor: Pimco vê rali dos mercados no Brasil ainda no início (https://tinyurl.com/26ku97hk)

Energia

XP Política: MP trava contratação de térmicas da Lei da Eletrobras, além de hidrogênio e eólicas; texto também altera regras do gás natural (app: https://bit.ly/3GFMpfI | desktop: https://tinyurl.com/4fh9nwyy)

Estadão: Governo publica MP com teto para subsídios que encarecem conta de luz a partir de 2026 (https://tinyurl.com/855dernh)

Folha: Governo publica MP que cria teto para subsídios de energia e altera ‘jabutis’ (https://tinyurl.com/5n7jpz7c)

Carro Sustentável

XP Política: Portaria do Carro Sustentável (app: https://bit.ly/4o1brqy | desktop: https://tinyurl.com/54ehn7jv)

Crédito imobiliário

Folha: Caixa deve injetar mais R$ 138 bi no crédito imobiliário em 2025, diz presidente (https://tinyurl.com/tbe4tjjr)

SP

XP Política: Monitor agências reguladoras/SP (app: https://bit.ly/4kFGPIj | desktop: https://tinyurl.com/5fbh7csu)

Internacional

Valor: China avança em bens de consumo e já detém 26% da importação brasileira (https://tinyurl.com/s5kw26m5)

Valor: UE adia retaliação aos EUA e prega negociações sobre tarifas (https://tinyurl.com/3rtncf2k)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.