XP Expert

News XPress – 12/09/2025

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

News XPress

Brasil

A Primeira Turma do STF condenou ontem o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar uma tentativa de golpe de Estado, pelo placar final de 4 votos a 1 (https://tinyurl.com/25x63o2f) – também foi considerado culpado pelos crimes de organização criminosa armada, abolição do Estado democrático de Direito, dano qualificado ao patrimônio público e deterioração do patrimônio tombado. Os ministros decidiram que ele irá cumprir 24 anos e nove meses de reclusão em regime inicial fechado e o restante de detenção (https://tinyurl.com/22myyjax). Como consequência, Bolsonaro pode ficar inelegível até 2062, isso porque será aplicada a inelegibilidade de 8 anos a partir do término da pena (https://tinyurl.com/288zahga). A equipe de defesa do ex-presidente manifestou “profunda indignação” com as penas “absurdamente excessivas” e disse que irá apresentar os “recursos cabíveis”, inclusive no âmbito internacional (https://tinyurl.com/27e8nwq9) – após a publicação do acórdão, os advogados terão cinco dias para apresentação dos embargos declaratórios e 15 dias para os embargos infringentes.

Mesmo com o placar em 4 a 1, o G1 afirma que a defesa de Bolsonaro usará o voto de Fux para pedir os embargos infringentes, que poderiam levar o caso ao plenário (https://tinyurl.com/29lzpeww) – embora parte do tribunal não pareça aberta à possibilidade de alongamento do julgamento a partir da apresentação do recurso com apenas um voto pela absolvição. Folha e CNN também apontam para a necessidade de ao menos dois votos divergentes para viabilizar o recurso (https://tinyurl.com/28ewh9kj e https://tinyurl.com/239cxmlk). Segundo o jornal O Globo, nesta fase os advogados de Bolsonaro ainda devem pedir ao STF a conversão da pena em prisão domiciliar, apontando riscos para a saúde do ex-mandatário (https://tinyurl.com/28twm28z). No âmbito internacional, o Estadão traz a avaliação de especialistas, de que a estratégia de recorrer a cortes internacionais teria poucas chances de se traduzir em efeito prático (https://tinyurl.com/2bt5aqmg).

Após a condenação, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou que os Estados Unidos responderão adequadamente a “essa caça às bruxas” (https://tinyurl.com/278nuddp) – mensagem republicada na noite de ontem pela Embaixada dos EUA no Brasil (https://tinyurl.com/23rsnv34). Eduardo Bolsonaro também disse esperar que novas sanções sejam aplicadas contra autoridades brasileiras (https://tinyurl.com/26ffdqa2). O presidente Donald Trump, por sua vez, lamentou o resultado do julgamento, mas não antecipou se pretende aplicar novas retaliações (https://tinyurl.com/2afey2b2). Questionado sobre o tema, Lula disse não temer eventuais sanções e disse que o Brasil tomará novas medidas de acordo com o que for anunciado pelo governo americano (https://tinyurl.com/24retjqw).

Diante da confirmação da condenação, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto afirmou que vai intensificar as articulações pela aprovação da anistia no Congresso e negociar o tema com Davi Alcolumbre (https://tinyurl.com/s32ktcvs). Segundo a CNN, a oposição vê uma “janela” para avançar com o tema e pretende votar ao menos a urgência do projeto na próxima terça-feira (https://tinyurl.com/2565z7sz). Na noite de ontem o deputado Sóstenes Cavalcante, líder do PL, se reuniu com os presidentes do União Brasil e do PP para tratar da proposta (https://tinyurl.com/28hlwykk). Em paralelo, Moraes disse na sessão de ontem não caber indulto, anistia ou perdão judicial por crimes de golpe de Estado (https://tinyurl.com/23f3s4bn). O jornal O Globo também afirma que sete dos 11 ministros do STF consideraram inconstitucional um perdão aos condenados do caso (https://tinyurl.com/2cm8hbhx). Diante disso, a discussão sobre dosimetrias de penas, que tem sido encabeçada por Alcolumbre, é vista com menos resistência e pode crescer nas próximas semanas — embora hoje esbarre na resistência de bolsonaristas que pressionam pelo texto mais amplo (app: https://bit.ly/45YgCR2 | desktop: https://tinyurl.com/342c6vp6).

Para além do tema, o jornal O Globo reporta que Hugo Motta pode pautar a reforma do IR já na próxima semana (https://tinyurl.com/22bnlzdv). Em paralelo, preocupado com a demora para a votação, o governo, segundo o Valor, articula para pautar na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado um projeto de autoria do senador Eduardo Braga, apresentado em 2019, que dispõe sobre o mesmo tema. De acordo com as informações, contudo, a estratégia seria apenas uma forma de pressionar Hugo Motta e a prioridade continua sendo votar o texto original proposto pelo Executivo (https://tinyurl.com/28y979h4).

Agenda BCB: Presidente e diretores cumprem período de silêncio do Copom.

Agendas de Lula e Haddad: Lula se reúne com os ministros Camilo Santana, Alexandre Padilha, e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), às 11h. Às 15h também recebe no Alvorada a ministra Anielle Franco. A agenda de Haddad ainda não havia sido atualizada até a publicação deste material.

Agenda local de dados: Às 9h o IBGE divulga a PMS de julho, com o mercado antevendo variações de 0,4% m/m e 2,7% a/a, e a XP, de 0,2% m/m e 2,5% a/a.

Internacional

Sem notícias relevantes nesta manhã.

Agenda internacional de dados: No Japão, os dados finais de julho apontaram queda na produção industrial de 1,2% m/m e de 0,4% a/a. Na Alemanha, a leitura final do CPI de agosto indicou alta de 0,1% m/m e 2,2% a/a, conforme a prévia e as expectativas do mercado. No Reino Unido, o PIB de julho ficou estável, em linha com as expectativas, enquanto a produção industrial caiu 0,9% m/m (exp. 0,0%).

Nos EUA, às 11h teremos os dados preliminares de setembro da sondagem ao consumidor da Universidade de Michigan.

Bons negócios!

XP News Clipping

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/u6yvh2va

Bolsonaro

Folha: STF condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por trama golpista, decisão inédita na história do país (https://tinyurl.com/22myyjax)

Estadão: STF condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses em sessão com tentativa de enterrar anistia (https://tinyurl.com/25x63o2f)

Folha: Bolsonaro pode ficar inelegível até 2062 após condenação por trama golpista (https://tinyurl.com/288zahga)

O Globo: Sequelas da facada de Bolsonaro serão base de pedido de prisão domiciliar ao STF (https://tinyurl.com/28twm28z)

Valor: Defesas de condenados por tentativa de golpe vão recorrer no STF; advogados de Bolsonaro se dizem indignados (https://tinyurl.com/27e8nwq9)

Folha: Defesa de Bolsonaro diz que pena é desproporcional e que vai recorrer (https://tinyurl.com/2aavchv8)

Folha: Placar de 4 a 1 em julgamento restringe recursos de Bolsonaro no STF (https://tinyurl.com/239cxmlk)

G1: Defesa de Bolsonaro comemora voto de Fux, e vai usá-lo para pedir até embargos infringentes, que podem levar ação ao plenário (https://tinyurl.com/29lzpeww)

CNN: Defesa de Bolsonaro e outros condenados avaliam recursos no STF (https://tinyurl.com/28ewh9kj)

Estadão: ‘Penas absurdamente excessivas’, protesta defesa de Bolsonaro, que estuda ir a Cortes internacionais (https://tinyurl.com/25yyde7e)

Estadão: Fux dá fôlego para Bolsonaro recorrer de eventual condenação fora do País; efeito prático é dúvida (https://tinyurl.com/2bt5aqmg)

O Globo: Transparência Internacional diz que STF ‘cumpre seu papel’ ao condenar Bolsonaro e recrimina ‘discussão sobre anistia’ (https://tinyurl.com/2ypxcy88)

Estadão: Tarcísio fala em sentença ‘injusta’ com pena ‘desproporcional’ após condenação de Bolsonaro (https://tinyurl.com/2bams8v9)

O Globo: Bolsonaro reagiu com indignação à condenação de 27 anos, dizem aliados (https://tinyurl.com/28zqmtwg)

Folha: Dino pede e Moraes aceita dobrar multa de Bolsonaro por alta capacidade econômica (https://tinyurl.com/2anw34fw)

O Globo: Multas aos condenados da trama golpista somam mais de R$ 1 milhão (https://tinyurl.com/25e24xp5)

Folha: STF determina perda de cargos de condenados e pede retirada de patente de Bolsonaro e generais (https://tinyurl.com/28hnmbmg)

XP Política – Monitor de redes: Bolsonarismo enaltece voto de Fux, mas narrativa não é majoritária para além do cluster (app: https://bit.ly/4gkgyyB | desktop: https://tinyurl.com/5dvk67hp)

Valor: Ministros desconstroem voto de Fux com críticas indiretas e imagens no telão, avaliam especialistas (https://tinyurl.com/283yft6p)

Estadão: Ministros apostam em ‘dobradinhas’ e vídeo para mirar Fux em voto que sela condenação de Bolsonaro (https://tinyurl.com/24fpcu8p)

Folha: Fux fica de cabeça baixa enquanto Moraes rebate suas declarações (https://tinyurl.com/2ydjn4gb)

Folha: ‘Se o Fux não quiser provas, é um problema dele’, diz Lula (https://tinyurl.com/26glalxd)

Folha: Barroso diz que julgamento da trama golpista foi divisor de águas e sem perseguição política (https://tinyurl.com/2cqwp3ky)

Folha: Temer diz que voto de Fux é fundamental para Bolsonaro e que Tarcísio não foi feliz ao atacar Moraes (https://tinyurl.com/23hygvmt)

Estadão: Dino aciona Polícia Federal por ameaças recebidas após voto por condenação de réus na trama golpista (https://tinyurl.com/24yrk8rx)

Brasil/EUA

Estadão: Rubio diz que EUA responderão adequadamente a ‘essa caça às bruxas’, após condenação de Bolsonaro (https://tinyurl.com/278nuddp)

O Globo: Embaixada dos EUA no Brasil reproduz ameaças de secretário de Trump após julgamento de Bolsonaro (https://tinyurl.com/23rsnv34)

O Globo: Trump lamenta condenação de Bolsonaro mas não responde se considera novas tarifas (https://tinyurl.com/2afey2b2)

Estadão: Lula diz que se Trump vai tomar outras atitudes ‘é problema dele’, mas que vai reagir (https://tinyurl.com/24retjqw)

Folha: Lula diz que porta-voz de Trump ‘falou bobagem’ sobre uso de poderio militar contra o Brasil (https://tinyurl.com/23yosw4r)

CNN: Eduardo Bolsonaro diz esperar mais sanções dos EUA após condenação do pai (https://tinyurl.com/26ffdqa2)

G1: Relação entre Brasil e EUA estão no ‘ponto mais sombrio’, diz secretário (https://tinyurl.com/2c67pt8w)

Folha: Defesas apostam que tom jocoso e ‘exagero’ de penas vão gerar reação de Trump (https://tinyurl.com/29f6u7f5)

Estadão: ‘É muito parecido com o que tentaram fazer comigo’, diz Trump sobre condenação de Bolsonaro (https://tinyurl.com/2bdc92ua)

Estadão: Itamaraty reage à ameaça de Rubio após condenação de Bolsonaro: ‘Não intimidarão a nossa democracia’ (https://tinyurl.com/2at7dytu)

O Globo: Celulose e ferro-níquel estão fora do tarifaço de Trump, diz governo brasileiro (https://tinyurl.com/29b6tqv7)

Estadão: Fazenda estima impacto de 0,2 ponto no PIB com tarifaço, reduzido à metade com pacote de socorro (https://tinyurl.com/2adbvj3w)

O Globo: Fazenda prevê perda de 65 mil empregos com tarifaço de Trump, com impacto concentrado na indústria (https://tinyurl.com/28yb6odo)

Estadão: Exportações brasileiras para os EUA caem 18,5% em agosto, com impacto do aumento das tarifas (https://tinyurl.com/2yrmh4gx)

Estadão: Tarifaço: Retirada de celulose foi ‘avanço’, mas café e cacau seguem tarifados, aponta MDIC (https://tinyurl.com/2ax85az4)

Estadão: Tarifas para carnes e café devem ser as próximas a cair, diz ministro após decisão sobre celulose (https://tinyurl.com/23fxysog)

Folha: Brasil rebate queixas de entidades dos EUA e diz que disputas devem ser resolvidas por negociação (https://tinyurl.com/28rjg9au)

Folha: Condenação de Bolsonaro só reforça estratégia de diversificação de exportações (https://tinyurl.com/2a69hhsw)

Anistia

CNN: Após condenação de Bolsonaro, oposição intensifica articulação por anistia (https://tinyurl.com/25jf3nxm)

CNN: Oposição articula para votar urgência da anistia na próxima terça (16) (https://tinyurl.com/2565z7sz)

O Globo: Líder do PL se reúne com presidentes de União e PP após condenação de Bolsonaro para tratar de anistia (https://tinyurl.com/28hlwykk)

Estadão: Líder do PL na Câmara diz que articula no STF para evitar que anistia seja barrada (https://tinyurl.com/252a7mx9)

O Globo: STF: 7 dos 11 ministros consideram inconstitucional anistiar ato antidemocrático (https://tinyurl.com/2cm8hbhx)

Estadão: Moraes: ‘Não cabe indulto, anistia e perdão judicial em crimes contra a Democracia’ (https://tinyurl.com/23f3s4bn)

Estadão: Oposição diz que não se intimidará e defende anistia ampla e irrestrita após condenação de Bolsonaro (https://tinyurl.com/2c9kqlzd)

O Globo: Após condenação de Bolsonaro, presidente do PL diz que vai negociar anistia com Alcolumbre (https://tinyurl.com/24frekep)

O Globo: Lula diz que governo vai ‘trabalhar contra a anistia’ discutida no Congresso (https://tinyurl.com/2xrh5o68)

Valor: Barrar tramitação da anistia é prioridade do Executivo, diz Gleisi (https://tinyurl.com/2yp4yhof)

G1: Bolsonaristas afinam texto de anistia ampla e aguardam Tarcísio para negociar (https://tinyurl.com/27733bow)

Folha: Bolsonaristas já admitem que relator de anistia no Congresso deve ser do centrão (https://tinyurl.com/266pamxz)

CNN: Por anistia, temos condições de obstruir trabalhos no Senado, diz Valdemar (https://tinyurl.com/26r4ufs9)

Metrópoles: Planalto já calcula impacto do voto de Fux na anistia (https://tinyurl.com/mzt8dpm)

O Globo: ‘Rejeitem qualquer possibilidade de anistia light’, cobra Eduardo Bolsonaro após STF formar maioria para condenar o pai (https://tinyurl.com/28f5embc)

Estadão: Flávio Bolsonaro chama Moraes de ‘psicopata’ e defende anistia total (https://tinyurl.com/2al64jwr)

Fiscal

O Globo: Motta pode pautar isenção do IR na próxima semana (https://tinyurl.com/22bnlzdv)

Valor: Ampliação da isenção do IR pode ter texto alternativo (https://tinyurl.com/28y979h4)

Valor: Incentivo bilionário para setor químico pressiona governo Lula (https://tinyurl.com/25d7gdbm)

Estadão: Relator da MP alternativa ao IOF vai retirar cobrança de IR sobre debêntures incentivadas (https://tinyurl.com/2xkvb47e)

Folha: Brasil precisa reduzir dívida, não apenas estabilizá-la, para retomar grau de investimento, diz Fitch (https://tinyurl.com/2cfxs8ow)

Valor: Receita prevê R$ 1 bi com operação (https://tinyurl.com/28v6sa4w)

Folha: Economistas veem melhora em resultado primário do governo em 2025 e piora em 2026, mostra Prisma (https://tinyurl.com/28awgt3l)

BC

Valor: BC se esquiva de disputa entre dealers de câmbio sobre linha de dólares (https://tinyurl.com/2bbhhlll)

Estadão: Lula: Galípolo sabe que taxa de juros está alta; ela pode começar a baixar ainda este ano (https://tinyurl.com/2c2wwgst)

Folha: BC aprova norma que obriga instituições a rejeitar pagamentos para contas usadas em fraudes (https://tinyurl.com/29q3zlbv)

Estadão: Proibição de transferência é primeiro passo do BC no combate a contas laranja; leia bastidor (https://tinyurl.com/24dv8qen)

Estadão: ‘Norma do BC é avanço para impedir que contas sejam canal para o crime’, diz presidente da Febraban (https://tinyurl.com/2xvu5gdo)

PIB

Folha: Fazenda reduz previsão de crescimento do PIB em 2025 de 2,5% para 2,3% (https://tinyurl.com/2bu2p9zo)

2026

CNN: Valdemar: Tarcísio será bem-vindo, mas Bolsonaro que decidirá candidato (https://tinyurl.com/29qs8smu)

Estadão: Centrão aproveita voto de Fux para isolar Eduardo Bolsonaro; entenda (https://tinyurl.com/2dp5vgja)

Estadão: Maior desafio de Bolsonaro é se manter no jogo político após condenação por golpe no STF (https://tinyurl.com/274kux8z)

Folha: Flávio diz que pai está de cabeça erguida, defende anistia ampla e fala em união da direita em 2026 (https://tinyurl.com/26jj4lb7)

Folha: Lula afirma que Tarcísio é serviçal de Bolsonaro e critica fala sobre Moraes (https://tinyurl.com/22hr96rv)

O Globo: PT divulga propaganda contra Tarcísio em SP, ‘adversário’ de Lula em 2026: ‘Está do lado do Trump e dos bilionários’ (https://tinyurl.com/26frpg9l)

Estadão: ‘Se chegar à Presidência, assinarei a anistia’, avisa Caiado após Bolsonaro ser condenado a 27 anos (https://tinyurl.com/23z8oznp)

Pesquisas

Valor: Avaliação do governo Lula tem melhora em meio a julgamento e tarifas, dizem pesquisas (https://tinyurl.com/2cxtnbok)

Folha: Datafolha: Aprovação de Lula sobe para 33%, pico do ano, e se aproxima de reprovação, com 38% (https://tinyurl.com/22ozybbk)

CNN: Ipsos-Ipec: aprovação de Lula cresce e alcança 44%; 51% desaprovam gestão | CNN Brasil (https://tinyurl.com/2anfob6u)

Estadão: Pesquisa Ipsos-Ipec: 38% avaliam governo Lula como ‘ruim ou péssimo’ e 30% como ‘ótimo ou bom’ (https://tinyurl.com/29uou9mr)

Governo/Congresso

Band: Entrevista exclusiva: Lula comenta Fux, critica Tarcísio e fala sobre juros; assista (https://tinyurl.com/mrxatx3j)

Valor: Governo estuda retirar apoio a projeto que altera Lei das Sociedades por Ação (https://tinyurl.com/25mtmnuk)

Folha: PSD e União Brasil preparam candidaturas ao TCU e buscam minar acordo de Motta com PT (https://tinyurl.com/24l6gebf)

Folha: Setor produtivo quer barrar projeto da economia circular (https://tinyurl.com/263xbuy4)

UE/Mercosul

Estadão: Em telefonema, Lula e chanceler alemão reforçam apoio à assinatura do acordo Mercosul-UE neste ano (https://tinyurl.com/24q7merj)

Receita/Fintechs

Folha: Norma da Receita contra crime organizado deve afetar principalmente fintechs menores (https://tinyurl.com/23869zvc)

O Globo: Receita mira fraudes bilionárias no setor de combustíveis (https://tinyurl.com/2aqoe8ne)

Folha: Operação contra o PCC vai pegar coisas ainda não divulgadas, diz Lula (https://tinyurl.com/23dbyps6)

Folha: Distribuidora investigada por ligação com o PCC pede recuperação judicial (https://tinyurl.com/27r3jgpm)

INSS

Folha: CPI pede quebra de sigilo de ex-presidente do INSS e de sindicato do irmão de Lula, mas livra ministros de Bolsonaro e Lula (https://tinyurl.com/28qja2g6)

O Globo: CPI aprova quebra de sigilos de ‘Careca do INSS’ e sindicato que tem irmão de Lula como dirigente (https://tinyurl.com/2a22uqju)

Metrópoles: INSS: depoimentos mostram governo Lula ignorando alertas de desvios (https://tinyurl.com/3km29d5d)

Estadão: Ex-ministro de Bolsonaro diz que acordos com entidades eram ‘automáticos’ e INSS não tinha estrutura (https://tinyurl.com/2c6wnjtu)

Energia

O Globo: Consumidores vão pagar R$ 103,6 bilhões por ineficiências e subsídios do setor elétrico em 2025, mostra estudo (https://tinyurl.com/2dljyy8o)

Agro

Folha: Brasil bate recorde de safra e atinge 350,2 milhões de toneladas de grãos no ciclo 2024/2025 (https://tinyurl.com/25pvje3m)

Estadão: Safra agrícola brasileira recua 3,9% em 2024; Sorriso, em MT, mantém liderança em produção (https://tinyurl.com/26hn2buu)

Folha: Soja cai em 2024, mas ainda gera um terço do valor da produção agrícola no Brasil (https://tinyurl.com/2a8yytbr)

Folha: Preços do café disparam nos EUA após tarifas de Trump sobre Brasil (https://tinyurl.com/2daax33g)

CNN: China sinaliza que pode retomar compra de frango em breve, diz Fávaro (https://tinyurl.com/2dgqfgs5)

O Globo: Preço do suco de laranja dispara com praga em safra brasileira (https://tinyurl.com/26poaqsx)

Combustíveis/Petrobras

Folha: ANP desiste de criar calendário para suspender venda de diesel mais poluente (https://tinyurl.com/25p2eozv)

O Globo: Tubos e conexões para poços: empresa francesa anuncia ‘grande contrato’ com a Petrobras (https://tinyurl.com/27wwz7wn)

Reforma tributária

Valor: Possibilidade de inclusão do IBS e CBS no cálculo de outros tributos poderá gerar judicialização (https://tinyurl.com/93kjpmbm)

Reforma administrativa

O Globo: Reforma Administrativa vai tratar de fundo bilionário de advogados públicos; entenda (https://tinyurl.com/27nnesk4)

BRB/Master

Folha: BRB agora avalia comprar ativos menores do Master; foco é o consignado (https://tinyurl.com/23qkfr8k)

Infra

Folha: Ministério dos Transportes aciona AGU e avalia retomar ferrovia de Carajás da Vale (https://tinyurl.com/2ytzo8of)

Folha: Mercado vê lições a serem aprendidas pelos governos após leilão de túnel Santos-Guarujá (https://tinyurl.com/2acrvfg8)

Mercados

Valor: Megaleilão de NTN-B gera críticas ao Tesouro (https://tinyurl.com/2ddtwblw)

Valor: Mercado questiona se eleição já está nos preços de ativos (https://tinyurl.com/2ycdsaz5)

Internacional

Estadão: Trump pede ao tribunal de apelações que permita a demissão de Lisa Cook antes de reunião importante (https://tinyurl.com/23y7d87g)

O Globo: Trump pede à Justiça dos EUA a suspensão imediata da ordem que mantém diretora no Fed e mira na Suprema Corte (https://tinyurl.com/29xexjsh)

Estadão: Alta da inflação nos EUA deve manter Fed cauteloso quanto ao ritmo dos cortes nos juros (https://tinyurl.com/2dq7n7gr)

Valor: FT: EUA pedem ao G7 que imponha tarifas à China e Índia sobre compras de petróleo russo (https://tinyurl.com/223v3655)

Folha: Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA sobem com desaceleração do mercado de trabalho (https://tinyurl.com/2c9xu4p7)

Folha: BCE mantém taxa de juros em 2% com economia mostrando resiliência (https://tinyurl.com/2bdpqho3)

O Globo: Banco Central Europeu eleva a previsão de inflação para 2025 e reduz a para 2026 (https://tinyurl.com/26j8hgps)

Folha: Aproximação de Trump com as big techs gera críticas do ‘Maga’ (https://tinyurl.com/2caryz3g)

O Globo: Intervencionismo na América: como o secretário de Comércio de Trump pressiona empresas privadas nos EUA (https://tinyurl.com/2yyox8lw)

O Globo: Presidente do México tenta reduzir mal-estar com a China, provocado por aumento de tarifas de importação (https://tinyurl.com/24aetyl8)

O Globo: Pequim considera como ‘coerção’ proposta do México de elevar tarifas para carros chineses (https://tinyurl.com/27qkqzwm)

O Globo: Coreia do Sul alerta os EUA que investimentos estão sob risco, após detenção de centenas de trabalhadores (https://tinyurl.com/2deelreg)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.