XP Expert

News XPress – 11/08/2025

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Brasil

A semana começa com expectativa pelo anúncio do plano de contingência elaborado pelo governo para socorrer as empresas afetadas pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos às exportações brasileiras (https://tinyurl.com/3arx74ky). Segundo o Valor, o pacote de ações deve ser apresentado até terça-feira, com linhas de crédito subsidiado, mecanismos de proteção ao emprego e compras governamentais para produtos que não puderem ser exportados (https://tinyurl.com/mvmnze7s). Para além do que já foi noticiado na semana passada, a Folha afirma que o pacote deve prever o diferimento de impostos federais, com adiamento de no máximo de 90 dias (https://tinyurl.com/y99ubkh4). Ainda de acordo com a imprensa, as medidas dessa primeira fase do plano serão apresentadas a Lula nesta segunda (https://tinyurl.com/3wm8zxp5) – na agenda do presidente consta reunião com Geraldo Alckmin às 17h. Em outra frente, nesta semana o ministro Fernando Haddad deve conversar por telefone com o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, aposta do Planalto para ampliar a interlocução com a Casa Branca (https://tinyurl.com/2vmetznc).

O Estadão, por outro lado, reporta que o governo brasileiro já teme uma nova escalada do presidente Donald Trump a partir de setembro, com a eventual condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo STF. Neste caso, a Lei da Reciprocidade estaria sendo enxergada como uma possível “carta na manga” para ser usada mais à frente (https://tinyurl.com/55mshyfu) – segundo a Folha, Lula teria inclusive pedido para a Fazenda a elaboração de uma lista de possíveis medidas retaliatórias (https://tinyurl.com/3dhrh2e7). No sábado, Alckmin reforçou que a prioridade do governo brasileiro “não é retaliar”, é “resolver, procurar ampliar o número de setores que sejam excluídos” do tarifaço (https://tinyurl.com/yc7m3nb4). Já a CNN registra que o governo dos EUA convidou Eduardo Bolsonaro para mais uma rodada de conversas (https://tinyurl.com/yp6u7668), mas que a Casa Branca não pretende impor novas sanções contra autoridades brasileiras neste momento (https://tinyurl.com/yhkfsumm).

O noticiário também dá destaque para a pressão da oposição no Congresso para o avanço de pautas como a anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro, o fim do foro privilegiado e a blindagem de parlamentares contra ações do STF (https://tinyurl.com/bdamu5d5), temas que, de acordo com a CNN, devem ser debatidos na próxima reunião de líderes da Câmara, na terça-feira (https://tinyurl.com/3wtfeyyw). Na avaliação de integrantes do Executivo, Hugo Motta saiu fragilizado após a obstrução conduzida pela oposição na semana passada, aumentando o temor de instabilidade no Congresso (https://tinyurl.com/jswedeze). Neste cenário, segundo a Folha, aliados do presidente da Câmara articulam a aprovação de requerimento de urgência para o PL da Anistia, em uma sinalização a deputados bolsonaristas. Por outro lado, não haveria compromisso de Motta em colocar o projeto para votação, nem de estabelecer um calendário para apreciação do tema (https://tinyurl.com/4bh9zjf7).

E, olhando para 2026, a Bloomberg reporta que, na visão de aliados de Jair Bolsonaro, as chances de o ex-presidente apoiar Tarcísio de Freitas como candidato nas eleições presidenciais do próximo ano estão diminuindo, ao passo que o ex-mandatário estaria inclinado a apoiar um membro de sua família para o pleito (https://tinyurl.com/2dzjnas7). Como reforçou o time XP Política, o contexto de crise com o STF serve de combustível para discursos na linha de um sucessor com perfil de mais enfrentamento, mas o processo de definição de Bolsonaro segue em aberto e a tendência é por um timing de negociação que pode se alongar entre entre o fim do ano e o limite dos prazos eleitorais, no início de 2026 (app: https://bit.ly/4fyH7zN | desktop: https://tinyurl.com/yjub6225) – segundo o jornal O Globo, lideranças como Valdemar Costa Neto e Ciro Nogueira defendem que Bolsonaro faça sua escolha até dezembro (https://tinyurl.com/br6wcpw9). O Estadão também afirma que Gilberto Kassab teria indicado a Lula que Tarcísio deve disputar a reeleição em São Paulo (https://tinyurl.com/348afcf7). No final de semana, Kassab disse que para o governador “deixar de lado uma provável reeleição, é por conta de uma situação muito favorável para se eleger presidente da República e também por conta de um chamamento muito expressivo das lideranças do Brasil” (https://tinyurl.com/mshx4cfm).

Agenda BCB: Galípolo palestra em evento, às 10h30 (link: https://tinyurl.com/arz7mjxx), se reúne com banco estrangeiro, às 16h30, e participa de reunião com presidentes de bancos nacionais, às 18h. Diogo Guillen se reúne individualmente com o mercado às 9h, às 10h e às 14h. Nilton David faz o mesmo às 9h, às 10h e às 15h. Paulo Picchetti também, mas apenas às 9h30.

Agendas de Lula e Haddad: Lula recebe nesta manhã os ministros Sidônio Palmeira (Secom) e Marina Silva (Meio Ambiente). Na parte da tarde, participa de cerimônia para entrega do Prêmio MEC, às 15h, e se reúne com vice-presidente Geraldo Alckmin, às 17h. A agenda de Haddad não havia sido atualizada até a publicação deste material.

Agenda local de dados: O BC divulga o PDF do Focus às 8h25 e os dados completos às 9h.

Internacional

O presidente Donald Trump disse esperar que a China “quadruplique rapidamente” suas compras de soja americana e que essa seria “uma forma de reduzir substancialmente o déficit comercial” do país asiático com os EUA – fala que acontece um dia antes do prazo de encerramento da trégua comercial entre os dois países (https://tinyurl.com/pzc37mwv).

Agenda internacional de dados: CPI de julho veio zerado a/a  (est -0,1%) e o PPI marcou deflação de 3,6% (est -3,3%).

Bons negócios!

XP Política & Macro Strategy

Clipping de notícias

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/4k8bvfsu

Brasil-EUA

Valor: Governo promete lançar plano de apoio até amanhã (https://tinyurl.com/mvmnze7s)

O Globo: Governo deve anunciar pacote de proteção ao tarifaço nesta semana; veja as medidas em discussão (https://tinyurl.com/3arx74ky)

Estadão: Alckmin diz que plano contra tarifaço será divulgado na próxima semana e nega retaliação aos EUA (https://tinyurl.com/yc7m3nb4)

Folha: Governo deve cobrar manutenção de emprego para setores que tiverem crédito contra tarifaço (https://tinyurl.com/y99ubkh4)

G1: Tarifaço: Lula se reúne com Alckmin nesta segunda para alinhar últimos detalhes do plano de contingência (https://tinyurl.com/3wm8zxp5)

CNN: Lula e Alckmin se reúnem nesta segunda para finalizar plano de contingência (https://tinyurl.com/2s39jf3x)

CNN: Alckmin desmarca agendas às vésperas de anúncio de socorro contra tarifaço (https://tinyurl.com/2s3d7env)

Estadão: Governo Lula prevê escalada de Trump por condenação de Bolsonaro e retaliação vira ‘carta na manga’ (https://tinyurl.com/55mshyfu)

Valor: Governo aposta em Bessent para abrir portas com EUA (https://tinyurl.com/2vmetznc)

CNN: Governo Trump chama Eduardo Bolsonaro para reunião em Washington (https://tinyurl.com/yp6u7668)

CNN – Lourival Sant’Anna: Análise: EUA não planejam novas sanções a autoridades do Brasil (https://tinyurl.com/yhkfsumm)

Folha: Número 2 da diplomacia dos EUA diz que Moraes destruiu relação do país com Brasil (https://tinyurl.com/yks6scze)

Estadão: Conselheiro de Trump diz que não vai parar até que Jair Bolsonaro ‘esteja livre’ (https://tinyurl.com/2n3ds7s9)

Folha: Sanção de Trump extrapola Moraes e coloca STF sob pressão inédita (https://tinyurl.com/4ex8s7kj)

Estadão: Gilmar Mendes e Alcolumbre serão foco de reunião de Eduardo Bolsonaro com EUA sobre sanções (https://tinyurl.com/2kmc5n4v)

O Globo: O que ministros do Supremo ouviram dos banqueiros em reunião tensa sobre crise com Trump (https://tinyurl.com/ydj7y2t7)

O Globo: O encontro fechado de André Esteves com Gilmar Mendes, Moraes e autoridades para debater sanções dos EUA e Lei Magnitsky (https://tinyurl.com/avuu4vxr)

O Globo: Ministros do STF estão ‘apavorados’ com Lei Magnitsky, diz político com acesso direto (https://tinyurl.com/354cszbs)

Folha – Marcos Mendes: O governo deve socorrer empresas afetadas pelo tarifaço? (https://tinyurl.com/yck585hz)

Estadão: ‘Os Estados Unidos estão copiando o Brasil. É inacreditável’, diz Marcos Lisboa (https://tinyurl.com/2ms58sr7)

Rússia

Valor: O que Putin quer de Trump em encontro no Alasca (https://tinyurl.com/4y7x4x37)

Folha: Possível sanção de Trump a diesel russo não afeta oferta no Brasil, mas elevará preço, dizem analistas (https://tinyurl.com/y67pprxz)

G1: Lula fala por telefone com Putin e discute guerra na Ucrânia (https://tinyurl.com/42r749z2)

Congresso

Valor: Após motim, Centrão vê ambiente para avançar em blindagem ao Supremo (https://tinyurl.com/bdamu5d5)

CNN: Após obstrução, Hugo mira normalidade e oposição pressiona por pautas (https://tinyurl.com/3wtfeyyw)

G1: Com liderança questionada, Motta tem semana decisiva à frente da presidência da Câmara (https://tinyurl.com/5589ruaw)

Folha: Centrão acelera pauta própria após prisão de Bolsonaro e preocupa governo Lula (https://tinyurl.com/jswedeze)

O Globo: Padrinho de Motta, Lira é acionado nos bastidores para resolver impasses na Câmara (https://tinyurl.com/4y8u9ffk)

Folha: Aliados de Motta defendem votar urgência de projeto da anistia (https://tinyurl.com/4bh9zjf7)

CNN: Mesa da Câmara encaminha denúncias contra deputados à Corregedoria (https://tinyurl.com/3kvcfabh)

Estadão: ‘Bolsonarismo descontrolado’ faz lideranças preverem mais hostilidades no Congresso (https://tinyurl.com/35xrk7mn)

Estadão: ‘Pacote da impunidade’ vai exigir aval do Congresso até para abrir inquérito sobre parlamentar (https://tinyurl.com/mv9n6t4t)

Valor: Planalto acena ao Congresso, mas parlamentares avaliam derrubar vetos de Lula (https://tinyurl.com/4zcvfyua)

Estadão: Deputados ignoram obras grandes e dedicam emendas para projetos simples e de impacto limitado (https://tinyurl.com/wu6tmzfb)

O Globo: Foro privilegiado: STF tem 35 apurações contra parlamentares, que articulam blindagem (https://tinyurl.com/yy87hpsp)

Fiscal

Metrópoles: Relator do Orçamento quer flexibilizar arcabouço fiscal de Haddad (https://tinyurl.com/247589tf)

Metrópoles: Governo estuda cobrança retroativa de bets e pode arrecadar R$ 12 bi (https://tinyurl.com/2vcxbe5s)

Valor: Nova regra para precatórios foi a possível, dizem técnicos (https://tinyurl.com/mmtv89wf)

Estadão: TCU: Repasses de fundo de ciência a estatal de fomento mascaram impacto fiscal e têm subsídio oculto (https://tinyurl.com/3t33bpd7)

Governo

Estadão: Lula acelera pacote social e mira classe média e periferia para tentar recuperar apoio até a eleição (https://tinyurl.com/3ehtt362)

Estadão: Com base infiel e impasse no Congresso, Lula é o presidente que mais governa por decretos desde 2003 (https://tinyurl.com/55tddcan)

O Globo: Lula ataca Trump, diz que Moraes ‘garante a democracia’ e pede impeachment de parlamentares que fizeram motim no Congresso (https://tinyurl.com/2u96anuh)

XP Política: Lula: O presidente da República não interfere na Suprema Corte, mas os americanos querem interferir (app: https://bit.ly/4mBh2lG | desktop: https://tinyurl.com/4csrb9ws)

XP Política: Lula: Devemos anunciar nos próximos dias um programa de gás, estamos apenas encontrando um jeito de distribuir (app: https://bit.ly/4ouTL6E | desktop: https://tinyurl.com/29v77xp8)

O Globo: Entenda em nove pontos os vetos de Lula ao projeto que flexibiliza o licenciamento ambiental (https://tinyurl.com/bp6eyvbv)

Ipsos-Ipec

O Globo: Pesquisa Ipsos-Ipec: os preferidos para substituir Lula em 2026, se ele não tentar reeleição (https://tinyurl.com/3fr8z9vb)

O Globo: Pesquisa Ipsos-Ipec: para maioria dos brasileiros, Lula não fez tudo o que podia para evitar tarifaço (https://tinyurl.com/3tw7ybry)

Bolsonaro/STF

Folha: Bolsonaro preso em casa tem crises de soluço, mudança de humor e visitante sem celular (https://tinyurl.com/3kvdmxs6)

Folha: Fux pode empurrar julgamento de Bolsonaro para 2026 (https://tinyurl.com/47xtj356)

Folha: Processo da trama golpista entra na reta final no STF com alegações finais de Bolsonaro e outros sete réus (https://tinyurl.com/2vk2kbux)

O Globo: Gilmar Mendes reconhece excessos em decisões, mas mantém blindagem a Moraes (https://tinyurl.com/59jkx9jz)

O Globo: Aliados de Bolsonaro sonham com negociação com o Supremo (https://tinyurl.com/4s7cr2ww)

O Globo: Eduardo Bolsonaro se irrita com Valdemar e consolida plano de deixar PL (https://tinyurl.com/y27uma8e)

O Globo: Michelle deu ‘chilique’ e correu risco de ser presa em operação da PF contra Bolsonaro (https://tinyurl.com/mt3yyckv)

2026

Bloomberg: Bolsonaro Unlikely to Back Investor Favorite in 2026 Brazil Vote (https://tinyurl.com/2dzjnas7)

XP Política: As discussões sobre 2026 (app: https://bit.ly/4fyH7zN | desktop: https://tinyurl.com/yjub6225)

O Globo: Aliados defendem que Bolsonaro antecipe escolha de nome que apoiará em 2026 (https://tinyurl.com/br6wcpw9)

Folha: Isolamento de Bolsonaro na prisão embaralha articulação da direita para 2026 (https://tinyurl.com/6w94tp7d)

Estadão: Kassab diz que Tarcísio pode ser o único nome de centro-direita para as eleições presidenciais (https://tinyurl.com/mshx4cfm)

O Globo: Ratinho Jr. intensifica agendas fora do Paraná de olho em corrida presidencial de 2026 (https://tinyurl.com/mrb4ek3u)

Estadão: Lula desiste de tentar apoio de evangélicos após aumento de rejeição e preocupa aliados (https://tinyurl.com/54wk3e9w)

Valor: Paes tem seis nomes na mira para formar chapa em 2026 (https://tinyurl.com/bcr8y5c7)

Estadão: Disputa na base de Lula para o Senado abre espaço para avanço da direita no Nordeste (https://tinyurl.com/55p22ey6)

Mercado

Valor: Mercado reforça aposta na queda dos juros no Brasil (https://tinyurl.com/4y5mtz8k)

Valor: Emissão de debêntures surpreende com corrida por títulos incentivados (https://tinyurl.com/3xk7yvz7)

Inflação

Folha: Projeções de inflação do Brasil caem, mas cenário tem desafios e não é tranquilo, dizem analistas (https://tinyurl.com/47cubwtd)

Setor externo

Valor: Tarifaço eleva temor de superávit comercial ainda menor em 2025 (https://tinyurl.com/ynmsmhd7)

Estadão – José Márcio Camargo: Trump, tarifas e incerteza no Fed tornam arriscado financiar o déficit com capital de curto prazo (https://tinyurl.com/5xvzrvv3)

Crédito

Valor: Bancos elevam provisões de crédito sob nova regra (https://tinyurl.com/2na7k3th)

Petrobras

Folha: Quem apostar contra a Petrobras vai perder dinheiro, diz Magda (https://tinyurl.com/ywsz46wj)

Energia

Estadão: Até dezembro de 2026, vamos acabar com ‘escuridão’ e ter 100% de interligação elétrica, diz Silveira (https://tinyurl.com/y3wv7vb9)

O Globo: Do poço ao posto: Petrobras planeja voltar a vender gás de botijão e combustível (https://tinyurl.com/y4jx5vyy)

Agências reguladoras – SP

XP Política: Monitor agências reguladoras/SP (app: https://bit.ly/4frcn3m | desktop: https://tinyurl.com/2ja36p6k)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.