XP Expert

News XPress – 11/02/2026

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Brasil

Os jornais continuam olhando para a possibilidade de o MDB ocupar a vice-presidência na chapa pela reeleição do presidente Lula, no lugar de Geraldo Alckmin (PSB). O senador Renan Calheiros (MDB) disse que a intenção foi manifestada pelo próprio presidente no final do ano passado, em conversas que também teriam a participação do senador Eduardo Braga (MDB). Segundo Renan, contudo, não houve a formalização do convite até o momento. Caso o convite se concretize, o Valor reporta que a expectativa é que o partido debata o tema em sua convenção nacional, provavelmente em agosto (https://tinyurl.com/5n8z5mf5). O jornal O Globo, por outro lado, reforça que a divisão interna no MDB deve fazer com que o partido caminhe para a neutralidade, deixando os estados livres para decidirem quem apoiar (https://tinyurl.com/4brfpyh4). Nesta linha, a Folha traz a avaliação de integrantes do PT, de que o presidente só deve bater o martelo sobre seu vice na última hora, às vésperas da convenção – assim como fez em 2006, quando também buscava a reeleição. Esses aliados acreditam, contudo, que a vice-presidência deve ficar com Geraldo Alckmin (https://tinyurl.com/bde83j26).

Para além do MDB, o G1 registra que o PP começa a ensaiar um movimento de aproximação com o PT em alguns estados estratégicos. De acordo com a nota, caciques da legenda também têm defendido a neutralidade nas eleições presidenciais, o que poderia abrir espaço para que a sigla ofereça palanque a Lula em ao menos seis estados do Nordeste (https://tinyurl.com/2zhmbab7).

O G1 ainda afirma que, na visão de aliados de Flávio Bolsonaro, o senador não deve reagir aos movimentos de Lula em direção ao centro, uma vez que uma reação neste sentido poderia acabar afastando ainda mais legendas como PP e União Brasil de sua candidatura. Esses interlocutores, contudo, acreditam que pelo menos uma boa parte dessas siglas acabará apoiando Flávio, considerando que esse diálogo com Lula já era esperado (https://tinyurl.com/2anrfwdb). Em paralelo, o jornal O Globo destaca que o senador ainda não possui nenhum direcionamento sobre o marketeiro que será escolhido para sua campanha, muito embora já tenha montado uma equipe jurídica, de redes sociais e um grupo de economistas que trabalham em seu programa de governo (https://tinyurl.com/cyuzz2fr).

Sobre a agenda econômica, o Valor sustenta que Flávio deve ter como proposta algo na linha do pagamento de um prêmio para quem deixar o Bolsa Família, além da redução de ministérios, subsídios e do número de empresas estatais. Ainda segundo o jornal, duas campanhas eleitorais recentes estão sendo estudadas por seus aliados: a de Pablo Marçal à Prefeitura de São Paulo, cuja estratégia digital impulsionou a candidatura do influenciador, e a de Javier Milei, presidente da Argentina, que passou a ter a motosserra como marca registrada (https://tinyurl.com/33dtkzzy).

Também ganha destaque fala do ministro Fernando Haddad, que defendeu uma “solução mais criativa” para o dispêndio social – discussão que, segundo ele, caminharia em direção a uma renda básica (app: https://bit.ly/4bNERos | desktop: https://tinyurl.com/558c3uun). Embora tenha ressaltado que nenhuma proposta foi submetida ao presidente Lula, uma vez que ainda não há programa de governo para seu projeto de reeleição, o jornal O Globo afirma que esse poderia ser o embrião da política fiscal em uma eventual reeleição do chefe do Executivo, ao passo que o debate sobre a unificação de programas sociais em um conceito de renda básica estaria sendo discutida reservadamente entre técnicos do governo desde a discussão do pacote de gastos (https://tinyurl.com/48emf5re).

Ontem o time XP Política também publicou um resumo das prioridades do governo federal para este ano, que incluem o fim da escala 6×1, a PEC da Segurança e a regulamentação do trabalho por aplicativos, além de temas regulatórios com impacto fiscal, como a consulta pública para cobrança de IOF sobre ativos virtuais e ajustes nas regras dos títulos isentos, como LCI e LCA. Sobre este último ponto, a opção por uma taxação via IOF, que seria viabilizada por decreto, segue na mesa (app: https://bit.ly/4ra08xc | desktop: https://tinyurl.com/2c2ydvbv).

Por fim, Hugo Motta defendeu ontem que o fim da escala 6×1 seja debatido por meio de PEC e disse esperar que a matéria tenha votação concluída na Câmara até o mês de maio (app: https://bit.ly/4kpeWpc | desktop: https://tinyurl.com/mrr58ajv). A CNN afirma que ele e o presidente Lula devem se reunir ainda essa semana para tratar do tema, incluindo o formato da proposta (https://tinyurl.com/5b8f2ybw). Motta disse que o relator na CCJ deve ser definido depois do carnaval. Segundo a CNN, a tendência é por um nome moderado de centro (https://tinyurl.com/4nxrwvcv).

Monitor de pesquisas: Levantamentos de Quaest e Colectta podem ser divulgados a partir de hoje.

Agenda BCB: Galípolo palestra em evento, às 9h (link: https://tinyurl.com/mr3z7x2p).

Agendas de Lula e Haddad: Lula participa de cerimônia para anúncio de investimentos para a modernização de aeroportos, às 11h. Haddad não possui compromissos oficiais até o momento.

Agenda local de dados: Sem dados nesta quarta.

Internacional

Noticiário internacional mais esvaziado na manhã de hoje.

Agenda internacional de dados: Na China, o CPI de janeiro ficou em 0,2% a/a (est 0,4%) e o PPI ficou em -1,4% (est -1,5%). Nos EUA, teremos payroll de janeiro às 10h30 (est 65k), com revisão do ano de 2025 (est redução de 825 mil vagas vs o divulgado mensalmente no ano passado), e taxa de desemprego (est 4,4%). Às 15h o Tesouro faz leilão de títulos de 10 anos e, às 16h, será publicado o resultado fiscal de janeiro (est -94,4 bi).

Bons negócios!

XP News Clipping

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/343yx53d

Eleições

Folha: PT aposta que Lula repetirá 2006, quando deixou vice para última hora (https://tinyurl.com/bde83j26)

Valor: Renan diz que Lula mencionou possibilidade de MDB ter vice na chapa (https://tinyurl.com/5n8z5mf5)

O Globo: Cortejado por Lula para a vice, MDB tem maioria dos estados contra alinhamento e mira neutralidade (https://tinyurl.com/4brfpyh4)

Folha: João Campos defende a Lula permanência de Alckmin e PSB como vice na chapa (https://tinyurl.com/2rj7yrpu)

G1: Integrantes do Judiciário veem risco de desfile parar na Justiça Eleitoral, e Planalto teme desgaste político (https://tinyurl.com/55jz7svx)

O Globo: Fala de Haddad sobre nova arquitetura de programas sociais é embrião de política fiscal em eventual reeleição de Lula (https://tinyurl.com/ytc98nv3)

G1: Flávio Bolsonaro não vai reagir à aproximação de partidos do Centrão com o presidente Lula (https://tinyurl.com/msbhy87j)

O Globo: Flávio encerra tour pelo exterior com encontros com extrema-direita e ataques a aliados de Lula (https://tinyurl.com/ypstpkba)

O Globo: O primeiro dilema da pré-campanha de Flávio Bolsonaro à presidência (https://tinyurl.com/cyuzz2fr)

Valor: O que esperar (e não esperar) de Flávio Bolsonaro na economia (https://tinyurl.com/33dtkzzy)

G1: PP deve abrir palanque para Lula em 6 estados; veja mapa de alianças com o PT (https://tinyurl.com/2zhmbab7)

O Globo: Ciro Nogueira fez mais de 90 postagens contra Lula até novembro de 2025, quando ataques pararam (https://tinyurl.com/4h2btjbn)

Monitor de Pesquisas: Futura: Flávio e Lula empatam tecnicamente em cenários de primeiro turno; senador permanece a frente em segundo turno (app: https://bit.ly/3MyYBSo | desktop: https://tinyurl.com/dnju8ybn)

Estadão: Haddad diz que discute eleições com Lula e afirma não ter data para deixar a Fazenda (https://tinyurl.com/bdzka7zt)

Folha: MDB explora desgaste de Kassab e tenta emplacar vice de Tarcísio (https://tinyurl.com/23akk7sr)

Valor: MDB entra na disputa pela vice de Tarcísio em SP (https://tinyurl.com/yc4t326p)

Valor: Novo aciona TSE contra homenagem de escola de samba para Lula (https://tinyurl.com/2zrrdz6t)

Governo/Congresso

XP Política: Agenda prioritária do governo: escala 6×1, cripto e incentivadas, Reiq e Redata (app: https://bit.ly/4ra08xc | desktop: https://tinyurl.com/2c2ydvbv)

Folha: Câmara aprova redução de imposto que custa R$ 3,1 bi e beneficia Braskem (https://tinyurl.com/n6bp638z)

CNN: Governo acerta pagamento de R$ 1,69 bilhão em emendas de anos anteriores (https://tinyurl.com/453tbfcz)

O Globo: Governo muda tom sobre redução da maioridade penal e tenta novo fôlego à PEC da Segurança por ativo eleitoral a Lula (https://tinyurl.com/bdef7sb5)

G1: Em desafio de articulação, Motta trabalha para honrar acordo com deputado do PT em vaga no TCU (https://tinyurl.com/bdzzxs84)

CNN: Fazenda fará consulta pública sobre operações com ativos virtuais (https://tinyurl.com/4cuevuhp)

Folha: Alcolumbre segura CPI do Master e ganha tempo para negociar abertura de comissões com o governo (https://tinyurl.com/3kp27h9n)

Folha: Relator no TSE vota para absolver senador Jorge Seif em ação de cassação (https://tinyurl.com/bdhdaa6k)

Escala 6×1

Estadão: Fim da escala 6×1: Motta afirma que pretende votar proposta em maio (https://tinyurl.com/h4vc8jn9)

XP Política: Motta/Escala 6×1: Quem sabe no mês de maio possamos ter a discussão concluída na Câmara (app: https://bit.ly/4kpeWpc | desktop: https://tinyurl.com/mrr58ajv)

CNN: Lula ainda aguarda resposta de Hugo Motta para encontro sobre escala 6×1 (https://tinyurl.com/5b8f2ybw)

CNN: CCJ deve optar por relator “moderado” para escala 6×1 (https://tinyurl.com/4nxrwvcv)

CNN: Oposição busca reagir ao fim da escala 6×1 com meios-termos em propostas (https://tinyurl.com/33cvkvbn)

Estadão: Fim da escala 6×1: Governo Lula e empresas divergem sobre impacto de redução da jornada de trabalho (https://tinyurl.com/29patv8z)

O Globo: Estimativas de custo de mão de obra sugerem que redução de jornada deve ser gradual, diz pesquisador do Ipea (https://tinyurl.com/5hcbcu9y)

Folha: Fim da escala 6×1 elevaria custo do trabalho em 7,84%, diz estudo do Ipea (https://tinyurl.com/49vvhyyk)

O Globo: Fim da escala 6×1: empresas conseguiriam acomodar alta do custo de mão de obra? Economistas se dividem (https://tinyurl.com/39cac56m)

Estadão: Fim da escala 6×1: entidades da indústria se dizem preocupadas e citam ‘graves prejuízos à economia’ (https://tinyurl.com/m3tdj932)

Fiscal

Valor: Brasil está ‘maduro’ para unificar programas sociais, afirma Haddad (https://tinyurl.com/294vc29c)

Folha: Haddad propõe modernização de gastos sociais e reacende debate sobre renda mínima (https://tinyurl.com/bdvhs3n5)

XP Política: Haddad: Olhando para o orçamento, talvez seja possível uma solução mais criativa para o dispêndio social (app: https://bit.ly/4bNERos | desktop: https://tinyurl.com/558c3uun)

Valor: Gatilhos’ devem ‘segurar’ arcabouço fiscal em 2027 (https://tinyurl.com/ytvzakkv)

Metrópoles: Governo Lula quer normalizar fila recorde de 3 milhões de pedidos até julho, diz presidente do INSS (https://tinyurl.com/yc8ejwbu)

Folha: STF julga se há direito à aposentadoria especial do INSS para vigilantes; entenda o que está em jogo (https://tinyurl.com/maywb5ks)

Valor: Combate ao desequilíbrio fiscal exige ação em múltiplas frentes (https://tinyurl.com/7y6mh2f8)

Valor: País tem encontro marcado com controle das despesas (https://tinyurl.com/5ejdkd5a)

Folha: Mansueto critica gestão econômica de Lula e atribui cenário melhor a fatores externos (https://tinyurl.com/zkk2n46v)

Valor: Ajuste fiscal pode melhorar juro e combate à desigualdade, diz Arminio (https://tinyurl.com/2thntkac)

FGC

Valor: Reforma mais estrutural do FGC após caso Master está sendo discutida, diz Haddad (https://tinyurl.com/4dcwv94k)

Estadão: FGC aprova plano para cobrir rombo do Master e quer garantir caixa já no 1º trimestre (https://tinyurl.com/55hax23t)

BC

Valor: Motta diz que não vai pautar nenhuma revisão sobre autonomia do Banco Central (https://tinyurl.com/7cw4udx3)

XP Política: Motta: Enquanto estivermos na presidência da Câmara, não pautaremos nenhuma revisão sobre a autonomia do BC (app: https://bit.ly/4aiAQqZ | desktop: https://tinyurl.com/4f8ewbct)

XP Política: Haddad/Autonomia do BC: Todo partido vai fazer discussão sobre o que achar pertinente (app: https://bit.ly/4rh3oao | desktop: https://tinyurl.com/ysdbvjy6)

Estadão: Autonomia financeira do BC: relator diz que há acordo para votar após o Carnaval (https://tinyurl.com/mtxmd82p)

Folha: Diretor da PF diz que caso Master ‘vem de outras gestões’ no BC (https://tinyurl.com/379j3xfx)

Valor: BC faz redução tímida em estoque de swap cambial (https://tinyurl.com/59nzy94b)

Agro

Valor: Parlamentares querem salvaguardas para agro no acordo com UE (https://tinyurl.com/ys7fnj5a)

Conjuntura

Valor: Apesar de gasolina e ônibus mais caros, inflação não surpreende em janeiro (https://tinyurl.com/b22cca83)

Valor: Produção da indústria tem queda disseminada em dezembro, mostra IBGE (https://tinyurl.com/4jj9vyfu)

Valor: Vendas do varejo iniciaram ano em queda, mostra indicador da Stone (https://tinyurl.com/yamk5jyp)

Energia

Estadão: Efeitos do El Niño podem reduzir nível dos reservatórios e aumentar preço da energia no Brasil (https://tinyurl.com/3w7fwfvw)

Crédito

Valor: Mercado de capitais ocupa espaço do BNDES no crédito (https://tinyurl.com/33neh4cs)

Valor: Desembolso do banco em 2025 atinge 1,3% do PIB (https://tinyurl.com/ysnkbdxt)

Mercado de trabalho

Valor: Mudança de emprego impulsiona melhora da renda em 2025 (https://tinyurl.com/yc74u6s7)

Mercado

Valor: Enquanto gringo entra, regra número 1 é comprar bolsa, diz Jakurski (https://tinyurl.com/4zuh6kdh)

Estadão: ‘Diversificação de investimentos globais está muito longe de terminar’, diz Stuhlberger (https://tinyurl.com/y7vdtjsm)

Valor: Agibank capta US$ 276 milhões em IPO nos EUA (https://tinyurl.com/y4yvmb7x)

Valor: Ventos econômicos são mais para dólar forte do que fraco em 2026, diz ex-BC (https://tinyurl.com/2uhvuv8b)

IBGE

Folha: Turbulência antes de divulgação do PIB reacende ataques contra IBGE (https://tinyurl.com/2tdczjdr)

STF

Folha: Decisão de Dino sobre penduricalhos é vista como recado a Fachin e expõe embate no STF (https://tinyurl.com/4p5peyet)

CVM

O Globo: O polêmico indicado de Lula à CVM e as menções a ele numa delação premiada (https://tinyurl.com/5dhe9ny8)

Master/BRB

Folha: Tesouro autoriza BRB a vender carteiras com empréstimos que têm garantia da União (https://tinyurl.com/yk25c9wa)

Folha: Participação oculta de Vorcaro no BRB coloca ex-gestores do banco na mira de investigação (https://tinyurl.com/5rhnt7x2)

Valor: Comissão do Senado quer ouvir dono do Master (https://tinyurl.com/rmv24rb3)

Valor: Área técnica do TCU apresenta parecer sobre liquidação do Master pelo BC na quinta-feira (https://tinyurl.com/mr3w2cfa)

O Globo: Master: Auditoria detectou ‘copia e cola’ em análises que autorizavam fundos de pensão a investir (https://tinyurl.com/yc464psu)

Internacional

Folha: ‘Não exigimos corte de juros, apenas mente aberta’, diz secretário dos EUA sobre novo presidente do Fed (https://tinyurl.com/44sxjbv6)

Valor/Bloomberg: Cuba está sem receber petróleo estrangeiro pela 1ª vez em uma década (https://tinyurl.com/2wc69skt)

O Globo/Bloomberg: Credores se preparam para negociar US$ 60 bi em dívidas que Venezuela não paga desde 2017 (https://tinyurl.com/bdex46zp)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.