XP Expert

News XPress – 10/12/2025

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

News XPress

Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta madrugada, com 291 votos favoráveis e 148 contrários, o chamado PL da Dosimetria, que altera o cálculo das penas dos envolvidos nos atos do 8 de janeiro, incluindo Jair Bolsonaro (https://tinyurl.com/5n8uwcpz). De acordo com o relator, deputado Paulinho da Força, o projeto pode reduzir a pena do ex-presidente de 27 anos e três meses de prisão para 20 anos. Assim, o tempo em regime fechado cairia de seis anos e dez meses para dois anos e quatro meses (https://tinyurl.com/4tyvnsbk) – o texto não inclui a anistia “ampla, geral e irrestrita”, como defendiam aliados do ex-mandatário (https://tinyurl.com/yyp6t3xr). O projeto, agora, segue para o Senado, onde, segundo o presidente Davi Alcolumbre, deve ser apreciado até o final deste ano (https://tinyurl.com/mw6w9ps9). O jornal O Globo, contudo, pontua que o avanço do texto na Casa ainda esbarra em resistências de bancadas expressivas como PSD e MDB (https://tinyurl.com/4wyzhmkd).

Pelo lado do STF, G1 e O Globo trazem a avaliação de ministros da Suprema Corte, de que as mudanças nas penas dependem que juízes façam a revisão de cada condenação – ou seja, caberia ao próprio STF rever a pena de Bolsonaro e dos demais condenados (https://tinyurl.com/42fantze e https://tinyurl.com/3v2abrp6). O Estadão, no entanto, reporta que o projeto tem chance de receber o aval de ministros do Supremo (https://tinyurl.com/2rw7phnx).

A aprovação do PL da Dosimetria na Câmara ocorre dias após Flávio Bolsonaro pressionar pela anistia, diante de sua pré-candidatura à presidência em 2026 (https://tinyurl.com/5bkv9znp). Ontem o senador visitou Jair Bolsonaro na superintendência da Polícia Federal em Brasília, pela primeira vez desde que anunciou sua intenção de concorrer ao Planalto. Segundo a Folha, o ex-presidente autorizou, por meio de seu filho, o PL a apoiar o projeto – teria dito que o texto não resolve seu problema, mas resolveria o de apoiadores e poderia reativar a militância bolsonarista (https://tinyurl.com/yeymtkxh). O líder do PL na Câmara disse que a votação da dosimetria reforça o nome de Flávio, mas que o partido não vai desistir da anistia (https://tinyurl.com/4sc7sfvt).

Após o encontro com o pai, Flávio reafirmou que sua candidatura é “irreversível” e disse que o ex-presidente ficou “muito feliz” com o que ouviu a respeito do impacto do lançamento de sua pré-candidatura (https://tinyurl.com/23x9pa7d). Também disse que o momento agora é de “conversar” para ter “as pessoas certas do nosso lado” e reforçou que contará com o governador Tarcísio de Freitas para que seu nome tenha sucesso nas urnas (https://tinyurl.com/2yepkqqj). O senador ainda destacou que tem conversado com pessoas que têm “um respeito importante” dentro do mercado financeiro e que irá dialogar “com quem estiver disposto” (https://tinyurl.com/2dzlvu5d).

Por outro lado, os jornais continuam trazendo resistências de partidos de centro à pré-candidatura de Flávio (https://tinyurl.com/y2hdceef e https://tinyurl.com/y6fu3p8x). Segundo a imprensa, Tarcísio teria dito a aliados que que não pretende participar da campanha do senador e que ainda vê espaço para uma eventual mudança que o leve à disputa nacional (https://tinyurl.com/2f9cwvar e https://tinyurl.com/4ycbw9te).

Na noite de ontem foi divulgada pesquisa Ipsos/Ipec, na qual foram simulados cenários de primeiro turno. Lula aparece com 38% dos votos, contra 19% de Flávio Bolsonaro. Quando Flávio é substituído por Tarcísio, o atual presidente mantém os 38%, contra 17% do governador de São Paulo (app: https://bit.ly/48ranq8 | desktop: https://tinyurl.com/mum4acrw). 42% dos entrevistados ainda disseram aprovar o governo Lula, ante 44% na sondagem de setembro. Os que desaprovam avançaram de 51% para 52% (app: https://bit.ly/44dWZTS | desktop: https://tinyurl.com/3hxkur75).

De volta ao Congresso, a Câmara aprovou na noite de ontem o PL do devedor contumaz, que segue para sanção presidencial (app: https://bit.ly/4rOPFrQ | desktop: https://tinyurl.com/3pattt23). Também publicamos um resumo sobre o que esperar da tramitação de outras pautas microeconômicas e setoriais nesta reta final de 2025 (app: https://bit.ly/48E75yv | desktop: https://tinyurl.com/2ay4sq2s).

Além disso, o BC publica hoje a partir das 18h30 sua decisão de política monetária. Virtualmente todos os 90 investidores institucionais que participaram da nossa sondagem pré-Copom esperam que o Comitê mantenha a taxa Selic em 15,00%. Para janeiro, 10% prevêem um corte de 50 bps, 24% um corte de 25 bps e 64% esperam manutenção. Já para a reunião de março, apenas 10% acreditam que o Comitê não reduzirá a taxa Selic. Sobre as expectativas para o orçamento de cortes, a mediana é de redução de 300 bps da taxa Selic nesse ciclo – lembrando que o cenário do time XP Macro também é de um ciclo de 300 bps, que se inicia em março.

Em relação à comunicação na reunião de hoje, 48% esperam que o Copom mantenha a menção a um período “bastante prolongado”, enquanto 34% acreditam que ele irá remover a palavra “bastante”. Sobre o modelo de inflação do Copom, 66% dos economistas esperam que a projeção no horizonte relevante caia 0,1 pp para 3,2% – esta também é a expectativa do time XP Macro. Por fim, quando questionados sobre quando as eleições de 2026 se tornariam o principal trigger para os preços dos ativos locais, 30% responderam que será no 4T25 – estes eram apenas 2% na sondagem anterior. Veja os resultados da sondagem pré-Copom (https://tinyurl.com/3z293964) e as expectativas do time XP Macro para a reunião (https://tinyurl.com/mry53r93).

Agenda BCB: Hoje é o segundo dia de reunião do Copom.

Agendas de Lula e Haddad: Lula participa de cerimônia para anúncios do PAC Seleções, às 10h. Também recebe ao longo do dia o ministro Rui Costa e o presidente do Grupo ArcelorMittal. Haddad, por sua vez, participa de abertura de evento da Receita, às 9h, e se reúne com o presidente da Caixa, às 16h.

Agenda local de dados: O IBGE publica o IPCA de novembro, às 9h (est 0,19%; XP 0,17% m/m. Veja detalhes e abertura aqui: https://tinyurl.com/5y2pzefw). O Copom publica a decisão de juros após às 18h30.

Internacional

O presidente Donald Trump afirmou que ainda analisará alguns candidatos para a presidência do Fed, mas disse já ter uma “boa ideia” de quem quer para o cargo (https://tinyurl.com/ckudhfer). Kevin Hassett, favorito para o posto, avaliou que há “bastante espaço” para reduzir os juros nos EUA (https://tinyurl.com/6rh5hayk).

Agenda internacional de dados: Na China, o PPI de novembro marcou deflação de 2,2% a/a (est -2%), enquanto o CPI variou 0,7% a/a (est 0,7%). Nos EUA, o FOMC decide a taxa de juros, às 16h, com expectativa de corte de 25 bps.

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/7twsprsa

Copom

XP Macro: Esquenta do Copom – Melhora ainda insuficiente (https://tinyurl.com/3z293964)

XP Macro Strategy: December Pre Copom Survey Results (https://tinyurl.com/mry53r93)

CNN: Governo espera sinal de corte da Selic em comunicado do Copom (https://tinyurl.com/2pyx4u8n)

CNN: Alckmin diz que juros podem começar a cair na próxima reunião do Copom (https://tinyurl.com/4z93344d)

Valor – Luiz Eduardo Portella: O Copom e o cenário eleitoral (https://tinyurl.com/jfh39zvw)

IPCA

XP Macro & Macro Strategy: What to Expect from the November IPCA (https://tinyurl.com/5y2pzefw)

Valor: Novos gastos freiam cenário de inflação mais contida em 2026 (https://tinyurl.com/4x2bm38z)

PL da Dosimetria

Folha: Câmara aprova projeto de redução de penas que beneficia Bolsonaro com aval do PL e protesto do governo (https://tinyurl.com/5n8uwcpz)

Estadão: Câmara aprova projeto que reduz penas dos condenados pelo 8 de Janeiro e pode beneficiar Bolsonaro (https://tinyurl.com/5ercy4ta)

O Globo: Com aval de Bolsonaro, Câmara aprova redução de pena para golpistas, em gesto por recuo de Flávio (https://tinyurl.com/3v2abrp6)

Estadão: Câmara rejeita todos os destaques e mantém o texto do PL da Dosimetria (https://tinyurl.com/yyp6t3xr)

Folha: O que diz o projeto que busca redução de penas a condenados pelo 8/1 (https://tinyurl.com/4jjj9u4c)

Folha: Bolsonaro deu aval a projeto que reduz pena de condenados por golpe, dizem aliados (https://tinyurl.com/yeymtkxh)

Estadão: Líder do PL diz que Bolsonaro orientou voto a favor de projeto que reduz penas a condenados pelo 8/1 (https://tinyurl.com/4sc7sfvt)

Folha: Alcolumbre diz que Senado deve votar PL da Dosimetria ainda neste ano (https://tinyurl.com/2m5nt2ya)

O Globo: Alcolumbre tenta conter resistências para votar até o fim do ano projeto que reduz penas no 8/1 e beneficia Bolsonaro (https://tinyurl.com/4wyzhmkd)

Estadão: Alcolumbre quer votar projeto que reduz penas dos condenados pelo 8/1 na semana que vem (https://tinyurl.com/mw6w9ps9)

Estadão: STF tende a concordar com redução de penas a condenados por tentativa de golpe; leia bastidores (https://tinyurl.com/2rw7phnx)

G1: Para ministros do STF, PL da dosimetria não é o fim do mundo (https://tinyurl.com/42fantze)

CNN: Dosimetria é vista como fator contra candidatura de Flávio Bolsonaro (https://tinyurl.com/5bkv9znp)

Folha: Projeto reduz pena, mas prisão em regime fechado só cai de 7 para 2 anos se Bolsonaro trabalhar e estudar (https://tinyurl.com/34sk5dwm)

Estadão: PL da Dosimetria pode reduzir pena de Bolsonaro de 27 para 20 anos e tempo na prisão para 2 anos (https://tinyurl.com/4tyvnsbk)

O Globo: PL da Dosimetria, se aprovado, tira Bolsonaro da prisão até 2029 (https://tinyurl.com/vck6fux7)

O Globo: Projeto reduz à metade tempo na prisão de Bolsonaro e demais condenados na trama golpista; veja as novas penas (https://tinyurl.com/3f4dfayv)

O Globo: PL da Dosimetria: o que Valdemar admitia há pelo menos dois meses em conversas reservadas (https://tinyurl.com/apntfa4c)

O Globo: Gleisi classifica dosimetria como ‘retrocesso’ e diz que projeto contraria decisão do STF (https://tinyurl.com/mr339k4c)

Estadão: Entenda a diferença entre dosimetria e anistia na discussão sobre penas da trama golpista (https://tinyurl.com/2au6t4td)

2026

UOL: PL diz que acordo por dosimetria não afeta candidatura de Flávio Bolsonaro (https://tinyurl.com/bdeyz6ne)

Folha: Flávio visita Bolsonaro, apela ao centrão por apoio e diz que telefonou para Kassab (https://tinyurl.com/5bha6bjf)

Estadão: Flávio Bolsonaro diz que vai convencer Centrão a embarcar em sua candidatura (https://tinyurl.com/rchyp2xx)

O Globo: Caciques do Centrão se encontram após reunião com Flávio e senador falar em pré-candidatura ‘é irreversível’ (https://tinyurl.com/6bbuxdyb)

Folha: Centrão ameaça isolar candidatura de Flávio Bolsonaro e rejeita pressão por anistia (https://tinyurl.com/y6fu3p8x)

O Globo: A descrença do PP e do União Brasil com a candidatura Flávio (https://tinyurl.com/y2hdceef)

Folha: Tarcísio diz a aliados que decisão de Bolsonaro não surpreende, mas grupo crê em mudança (https://tinyurl.com/4ycbw9te)

UOL: Tarcísio diz a aliados que não pretende entrar agora em campanha de Flávio (https://tinyurl.com/2f9cwvar)

O Globo: Rogério Marinho afirma que candidatura de Flávio Bolsonaro é ‘para valer’ e PL ‘buscará até o fim’ apoio do Centrão (https://tinyurl.com/mrxxyxw5)

O Globo: Flávio reúne presidentes de diretórios locais do PL, pede ‘unidade’ e veta alianças regionais com partidos de esquerda (https://tinyurl.com/4nyfp6fy)

Valor: Não dá para levar a candidatura de Flávio Bolsonaro a sério, afirma presidente do PT (https://tinyurl.com/5xkpnnjr)

Valor: Para Verde, de Stuhlberger, cenário mais negativo para a eleição parece ‘mal precificado’ (https://tinyurl.com/mw765ap7)

O Globo: PT quer Haddad na disputa em SP, mesmo se candidatura de Flávio empurrar Tarcísio a buscar reeleição (https://tinyurl.com/36addcx2)

Estadão: PP veta candidatura de Moro ao governo do Paraná em 2026; senador alega ‘imposição arbitrária’ (https://tinyurl.com/5n6em49d)

O Globo: Três aliados disputam o apoio de Ratinho Jr na sucessão no Paraná (https://tinyurl.com/337epcnj)

Ipsos/Ipec

XP Monitor de Pesquisas: Ipsos/Ipec: Avaliação negativa do governo sobe frente a setembro (app: https://bit.ly/44dWZTS | desktop: https://tinyurl.com/3hxkur75)

XP Monitor de Pesquisas: Ipsos/Ipec: Em 1T contra Lula, Flávio registra 19% e Tarcísio, 17% (app: https://bit.ly/48ranq8 | desktop: https://tinyurl.com/mum4acrw)

Bolsonaro

Folha: Advogados dizem que Bolsonaro tem piora na saúde e pedem a Moraes autorização para nova cirurgia (https://tinyurl.com/5dppjpx7)

Estadão: Defesa pede que Bolsonaro deixe a prisão e seja internado imediatamente para passar por cirurgias (https://tinyurl.com/3f9ymdxd)

O Globo: Defesa de Bolsonaro pede prisão domiciliar e autorização para realizar cirurgia em hospital (https://tinyurl.com/yybt54em)

Governo/Congresso

XP Política: As pautas microeconômicas e setoriais na reta final de 2025 (app: https://bit.ly/48E75yv | desktop: https://tinyurl.com/2ay4sq2s)

Folha: Governistas veem Motta alinhado à oposição e citam tolerância com motim bolsonarista (https://tinyurl.com/bd63u9aj)

O Globo: Motta cria ambiente imprevisível com pautas de grande repercussão e pouca articulação, avaliam líderes (https://tinyurl.com/53cwhtcs)

O Globo: Articulação de Motta por PL da Dosimetria faz relação com Planalto chegar ao ponto mais baixo desde o início do mandato de Lula (https://tinyurl.com/54znewe9)

O Globo: Governistas elevam o tom e dizem que Motta não tem mais condições de presidir a Câmara (https://tinyurl.com/3rzvrm69)

Valor: Protesto de deputado gera nova crise para presidência de Motta (https://tinyurl.com/2f72xc9c)

Folha: Motta decide avançar com cassação de Eduardo e pautar casos Zambelli, Ramagem e Glauber (https://tinyurl.com/6rexrt85)

Folha: Líder do PT diz que Motta ‘está perdendo as condições’ de presidir a Câmara (https://tinyurl.com/4tn38y5b)

Folha: Câmara impede cobertura da imprensa, policiais empurram jornalistas e entidades repudiam (https://tinyurl.com/ykh2tan6)

Folha: Motta diz a aliados que polícia da Câmara seguiu ato da Mesa Diretora ao esvaziar plenário (https://tinyurl.com/bdeue4s8)

Michelle Bolsonaro

O Globo: O único efeito do afastamento de Michelle Bolsonaro do PL Mulher (https://tinyurl.com/2s3ce24p)

União/PP

CNN: Veto a Moro no Paraná amplia crise na federação União/PP (https://tinyurl.com/4xrs334b)

Correios

Folha: Governo Lula publica decreto que permite garantia da União em empréstimo aos Correios (https://tinyurl.com/2mhkf6ey)

Estadão: Governo Lula publica decreto que abre caminho para socorro aos Correios (https://tinyurl.com/3uxd5cnx)

Outras de fiscal

O Globo: Governo intensifica negociações para garantir alta da tributação de empresas de médio porte (https://tinyurl.com/3vwnazkw)

Valor: Pré-sal pode trazer mais de R$ 1 tri para União em dez anos (https://tinyurl.com/yc7c8ydn)

Valor: Receita identifica R$ 19,1 bilhões em créditos tributários usados indevidamente em 2024 (https://tinyurl.com/5n72f9zt)

Governo

Valor: Governo estuda crédito para motos elétricas (https://tinyurl.com/2vy2bd4p)

O Globo: Depois de lançar CNH mais barata, Lula fala em financiar motos para entregadores (https://tinyurl.com/ycky2vv3)

XP Política: Lula: Queremos baratear o financiamento das motos para os entregadores (app: https://bit.ly/3MjbTlE | desktop: https://tinyurl.com/2ay4sq2s)

O Globo: Fim da escala 6×1: entenda projeto de lei que governo vai defender; texto prevê limite de 40 horas semanais (https://tinyurl.com/y6mtrfdv)

XP Política: Lula: O governo federal precisa ter um papel relevante na segurança pública (app: https://bit.ly/4oGQiRi | desktop: https://tinyurl.com/2y96qcb2)

STF/Congresso

O Globo: Comissão do Senado pode analisar nova Lei do Impeachment após decisão de Gilmar restringindo pedidos contra ministros do STF (https://tinyurl.com/38wdzank)

O Globo: Um dia após avanço no Senado, STF começa a julgar ações sobre marco temporal das terras indígenas (https://tinyurl.com/sj3y8992)

Devedor contumaz

XP Política: Câmara aprova PLP do devedor contumaz; texto vai à sanção (app: https://bit.ly/4rOPFrQ | desktop: https://tinyurl.com/3pattt23)

Folha: Câmara aprova projeto do devedor contumaz com punição a sonegadores (https://tinyurl.com/e8wwc9x3)

Energia

Folha: Orçamento de R$ 52,7 bi da CDE, principal encargo na conta de luz, entra em consulta pública (https://tinyurl.com/ytnf4pvu)

Brasil-EUA

Folha: Câmara dos EUA convoca audiência sobre regulação das big techs no Brasil e fala em ‘ameaça’ (https://tinyurl.com/y6vnd7cx)

Mercado

Valor: Ativos têm perdas em dia dominado por volatilidade eleitoral (https://tinyurl.com/33nwrd7u)

Valor: Multimercados ‘compram Brasil’ e correlação dos retornos dos fundos sobe ao maior nível desde 2021 (https://tinyurl.com/35jvhk9m)

Internacional

O Globo/Bloomberg: Trump diz que já tem uma ‘boa ideia’ de quem vai escolher para ocupar a presidência do Fed (https://tinyurl.com/ckudhfer)

Valor: FT/Análise: A importância da escolha do próximo presidente do Fed (https://tinyurl.com/6rh5hayk)

Valor: Hassett vê ‘espaço’ para cortar juros (https://tinyurl.com/6bbjk7eb)

Valor: Investidores ampliam aposta na alta de juros pelo BCE (https://tinyurl.com/yckdfysk)

Valor: Na Austrália, debate no mercado é sobre aperto nas taxas em 2026 (https://tinyurl.com/c36ebav2)

Valor: Parlamentares da França aprovam orçamento da seguridade social em votação apertada (https://tinyurl.com/4n5x45rv)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.