News XPress
Brasil
A Câmara dos Deputados aprovou nesta madrugada, com 291 votos favoráveis e 148 contrários, o chamado PL da Dosimetria, que altera o cálculo das penas dos envolvidos nos atos do 8 de janeiro, incluindo Jair Bolsonaro (https://tinyurl.com/5n8uwcpz). De acordo com o relator, deputado Paulinho da Força, o projeto pode reduzir a pena do ex-presidente de 27 anos e três meses de prisão para 20 anos. Assim, o tempo em regime fechado cairia de seis anos e dez meses para dois anos e quatro meses (https://tinyurl.com/4tyvnsbk) – o texto não inclui a anistia “ampla, geral e irrestrita”, como defendiam aliados do ex-mandatário (https://tinyurl.com/yyp6t3xr). O projeto, agora, segue para o Senado, onde, segundo o presidente Davi Alcolumbre, deve ser apreciado até o final deste ano (https://tinyurl.com/mw6w9ps9). O jornal O Globo, contudo, pontua que o avanço do texto na Casa ainda esbarra em resistências de bancadas expressivas como PSD e MDB (https://tinyurl.com/4wyzhmkd).
Pelo lado do STF, G1 e O Globo trazem a avaliação de ministros da Suprema Corte, de que as mudanças nas penas dependem que juízes façam a revisão de cada condenação – ou seja, caberia ao próprio STF rever a pena de Bolsonaro e dos demais condenados (https://tinyurl.com/42fantze e https://tinyurl.com/3v2abrp6). O Estadão, no entanto, reporta que o projeto tem chance de receber o aval de ministros do Supremo (https://tinyurl.com/2rw7phnx).
A aprovação do PL da Dosimetria na Câmara ocorre dias após Flávio Bolsonaro pressionar pela anistia, diante de sua pré-candidatura à presidência em 2026 (https://tinyurl.com/5bkv9znp). Ontem o senador visitou Jair Bolsonaro na superintendência da Polícia Federal em Brasília, pela primeira vez desde que anunciou sua intenção de concorrer ao Planalto. Segundo a Folha, o ex-presidente autorizou, por meio de seu filho, o PL a apoiar o projeto – teria dito que o texto não resolve seu problema, mas resolveria o de apoiadores e poderia reativar a militância bolsonarista (https://tinyurl.com/yeymtkxh). O líder do PL na Câmara disse que a votação da dosimetria reforça o nome de Flávio, mas que o partido não vai desistir da anistia (https://tinyurl.com/4sc7sfvt).
Após o encontro com o pai, Flávio reafirmou que sua candidatura é “irreversível” e disse que o ex-presidente ficou “muito feliz” com o que ouviu a respeito do impacto do lançamento de sua pré-candidatura (https://tinyurl.com/23x9pa7d). Também disse que o momento agora é de “conversar” para ter “as pessoas certas do nosso lado” e reforçou que contará com o governador Tarcísio de Freitas para que seu nome tenha sucesso nas urnas (https://tinyurl.com/2yepkqqj). O senador ainda destacou que tem conversado com pessoas que têm “um respeito importante” dentro do mercado financeiro e que irá dialogar “com quem estiver disposto” (https://tinyurl.com/2dzlvu5d).
Por outro lado, os jornais continuam trazendo resistências de partidos de centro à pré-candidatura de Flávio (https://tinyurl.com/y2hdceef e https://tinyurl.com/y6fu3p8x). Segundo a imprensa, Tarcísio teria dito a aliados que que não pretende participar da campanha do senador e que ainda vê espaço para uma eventual mudança que o leve à disputa nacional (https://tinyurl.com/2f9cwvar e https://tinyurl.com/4ycbw9te).
Na noite de ontem foi divulgada pesquisa Ipsos/Ipec, na qual foram simulados cenários de primeiro turno. Lula aparece com 38% dos votos, contra 19% de Flávio Bolsonaro. Quando Flávio é substituído por Tarcísio, o atual presidente mantém os 38%, contra 17% do governador de São Paulo (app: https://bit.ly/48ranq8 | desktop: https://tinyurl.com/mum4acrw). 42% dos entrevistados ainda disseram aprovar o governo Lula, ante 44% na sondagem de setembro. Os que desaprovam avançaram de 51% para 52% (app: https://bit.ly/44dWZTS | desktop: https://tinyurl.com/3hxkur75).
De volta ao Congresso, a Câmara aprovou na noite de ontem o PL do devedor contumaz, que segue para sanção presidencial (app: https://bit.ly/4rOPFrQ | desktop: https://tinyurl.com/3pattt23). Também publicamos um resumo sobre o que esperar da tramitação de outras pautas microeconômicas e setoriais nesta reta final de 2025 (app: https://bit.ly/48E75yv | desktop: https://tinyurl.com/2ay4sq2s).
Além disso, o BC publica hoje a partir das 18h30 sua decisão de política monetária. Virtualmente todos os 90 investidores institucionais que participaram da nossa sondagem pré-Copom esperam que o Comitê mantenha a taxa Selic em 15,00%. Para janeiro, 10% prevêem um corte de 50 bps, 24% um corte de 25 bps e 64% esperam manutenção. Já para a reunião de março, apenas 10% acreditam que o Comitê não reduzirá a taxa Selic. Sobre as expectativas para o orçamento de cortes, a mediana é de redução de 300 bps da taxa Selic nesse ciclo – lembrando que o cenário do time XP Macro também é de um ciclo de 300 bps, que se inicia em março.
Em relação à comunicação na reunião de hoje, 48% esperam que o Copom mantenha a menção a um período “bastante prolongado”, enquanto 34% acreditam que ele irá remover a palavra “bastante”. Sobre o modelo de inflação do Copom, 66% dos economistas esperam que a projeção no horizonte relevante caia 0,1 pp para 3,2% – esta também é a expectativa do time XP Macro. Por fim, quando questionados sobre quando as eleições de 2026 se tornariam o principal trigger para os preços dos ativos locais, 30% responderam que será no 4T25 – estes eram apenas 2% na sondagem anterior. Veja os resultados da sondagem pré-Copom (https://tinyurl.com/3z293964) e as expectativas do time XP Macro para a reunião (https://tinyurl.com/mry53r93).
Agenda BCB: Hoje é o segundo dia de reunião do Copom.
Agendas de Lula e Haddad: Lula participa de cerimônia para anúncios do PAC Seleções, às 10h. Também recebe ao longo do dia o ministro Rui Costa e o presidente do Grupo ArcelorMittal. Haddad, por sua vez, participa de abertura de evento da Receita, às 9h, e se reúne com o presidente da Caixa, às 16h.
Agenda local de dados: O IBGE publica o IPCA de novembro, às 9h (est 0,19%; XP 0,17% m/m. Veja detalhes e abertura aqui: https://tinyurl.com/5y2pzefw). O Copom publica a decisão de juros após às 18h30.
Internacional
O presidente Donald Trump afirmou que ainda analisará alguns candidatos para a presidência do Fed, mas disse já ter uma “boa ideia” de quem quer para o cargo (https://tinyurl.com/ckudhfer). Kevin Hassett, favorito para o posto, avaliou que há “bastante espaço” para reduzir os juros nos EUA (https://tinyurl.com/6rh5hayk).
Agenda internacional de dados: Na China, o PPI de novembro marcou deflação de 2,2% a/a (est -2%), enquanto o CPI variou 0,7% a/a (est 0,7%). Nos EUA, o FOMC decide a taxa de juros, às 16h, com expectativa de corte de 25 bps.

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/7twsprsa
Copom
XP Macro: Esquenta do Copom – Melhora ainda insuficiente (https://tinyurl.com/3z293964)
XP Macro Strategy: December Pre Copom Survey Results (https://tinyurl.com/mry53r93)
CNN: Governo espera sinal de corte da Selic em comunicado do Copom (https://tinyurl.com/2pyx4u8n)
CNN: Alckmin diz que juros podem começar a cair na próxima reunião do Copom (https://tinyurl.com/4z93344d)
Valor – Luiz Eduardo Portella: O Copom e o cenário eleitoral (https://tinyurl.com/jfh39zvw)
IPCA
XP Macro & Macro Strategy: What to Expect from the November IPCA (https://tinyurl.com/5y2pzefw)
Valor: Novos gastos freiam cenário de inflação mais contida em 2026 (https://tinyurl.com/4x2bm38z)
PL da Dosimetria
Folha: Câmara aprova projeto de redução de penas que beneficia Bolsonaro com aval do PL e protesto do governo (https://tinyurl.com/5n8uwcpz)
Estadão: Câmara aprova projeto que reduz penas dos condenados pelo 8 de Janeiro e pode beneficiar Bolsonaro (https://tinyurl.com/5ercy4ta)
O Globo: Com aval de Bolsonaro, Câmara aprova redução de pena para golpistas, em gesto por recuo de Flávio (https://tinyurl.com/3v2abrp6)
Estadão: Câmara rejeita todos os destaques e mantém o texto do PL da Dosimetria (https://tinyurl.com/yyp6t3xr)
Folha: O que diz o projeto que busca redução de penas a condenados pelo 8/1 (https://tinyurl.com/4jjj9u4c)
Folha: Bolsonaro deu aval a projeto que reduz pena de condenados por golpe, dizem aliados (https://tinyurl.com/yeymtkxh)
Estadão: Líder do PL diz que Bolsonaro orientou voto a favor de projeto que reduz penas a condenados pelo 8/1 (https://tinyurl.com/4sc7sfvt)
Folha: Alcolumbre diz que Senado deve votar PL da Dosimetria ainda neste ano (https://tinyurl.com/2m5nt2ya)
O Globo: Alcolumbre tenta conter resistências para votar até o fim do ano projeto que reduz penas no 8/1 e beneficia Bolsonaro (https://tinyurl.com/4wyzhmkd)
Estadão: Alcolumbre quer votar projeto que reduz penas dos condenados pelo 8/1 na semana que vem (https://tinyurl.com/mw6w9ps9)
Estadão: STF tende a concordar com redução de penas a condenados por tentativa de golpe; leia bastidores (https://tinyurl.com/2rw7phnx)
G1: Para ministros do STF, PL da dosimetria não é o fim do mundo (https://tinyurl.com/42fantze)
CNN: Dosimetria é vista como fator contra candidatura de Flávio Bolsonaro (https://tinyurl.com/5bkv9znp)
Folha: Projeto reduz pena, mas prisão em regime fechado só cai de 7 para 2 anos se Bolsonaro trabalhar e estudar (https://tinyurl.com/34sk5dwm)
Estadão: PL da Dosimetria pode reduzir pena de Bolsonaro de 27 para 20 anos e tempo na prisão para 2 anos (https://tinyurl.com/4tyvnsbk)
O Globo: PL da Dosimetria, se aprovado, tira Bolsonaro da prisão até 2029 (https://tinyurl.com/vck6fux7)
O Globo: Projeto reduz à metade tempo na prisão de Bolsonaro e demais condenados na trama golpista; veja as novas penas (https://tinyurl.com/3f4dfayv)
O Globo: PL da Dosimetria: o que Valdemar admitia há pelo menos dois meses em conversas reservadas (https://tinyurl.com/apntfa4c)
O Globo: Gleisi classifica dosimetria como ‘retrocesso’ e diz que projeto contraria decisão do STF (https://tinyurl.com/mr339k4c)
Estadão: Entenda a diferença entre dosimetria e anistia na discussão sobre penas da trama golpista (https://tinyurl.com/2au6t4td)
2026
UOL: PL diz que acordo por dosimetria não afeta candidatura de Flávio Bolsonaro (https://tinyurl.com/bdeyz6ne)
Folha: Flávio visita Bolsonaro, apela ao centrão por apoio e diz que telefonou para Kassab (https://tinyurl.com/5bha6bjf)
Estadão: Flávio Bolsonaro diz que vai convencer Centrão a embarcar em sua candidatura (https://tinyurl.com/rchyp2xx)
O Globo: Caciques do Centrão se encontram após reunião com Flávio e senador falar em pré-candidatura ‘é irreversível’ (https://tinyurl.com/6bbuxdyb)
Folha: Centrão ameaça isolar candidatura de Flávio Bolsonaro e rejeita pressão por anistia (https://tinyurl.com/y6fu3p8x)
O Globo: A descrença do PP e do União Brasil com a candidatura Flávio (https://tinyurl.com/y2hdceef)
Folha: Tarcísio diz a aliados que decisão de Bolsonaro não surpreende, mas grupo crê em mudança (https://tinyurl.com/4ycbw9te)
UOL: Tarcísio diz a aliados que não pretende entrar agora em campanha de Flávio (https://tinyurl.com/2f9cwvar)
O Globo: Rogério Marinho afirma que candidatura de Flávio Bolsonaro é ‘para valer’ e PL ‘buscará até o fim’ apoio do Centrão (https://tinyurl.com/mrxxyxw5)
O Globo: Flávio reúne presidentes de diretórios locais do PL, pede ‘unidade’ e veta alianças regionais com partidos de esquerda (https://tinyurl.com/4nyfp6fy)
Valor: Não dá para levar a candidatura de Flávio Bolsonaro a sério, afirma presidente do PT (https://tinyurl.com/5xkpnnjr)
Valor: Para Verde, de Stuhlberger, cenário mais negativo para a eleição parece ‘mal precificado’ (https://tinyurl.com/mw765ap7)
O Globo: PT quer Haddad na disputa em SP, mesmo se candidatura de Flávio empurrar Tarcísio a buscar reeleição (https://tinyurl.com/36addcx2)
Estadão: PP veta candidatura de Moro ao governo do Paraná em 2026; senador alega ‘imposição arbitrária’ (https://tinyurl.com/5n6em49d)
O Globo: Três aliados disputam o apoio de Ratinho Jr na sucessão no Paraná (https://tinyurl.com/337epcnj)
Ipsos/Ipec
XP Monitor de Pesquisas: Ipsos/Ipec: Avaliação negativa do governo sobe frente a setembro (app: https://bit.ly/44dWZTS | desktop: https://tinyurl.com/3hxkur75)
XP Monitor de Pesquisas: Ipsos/Ipec: Em 1T contra Lula, Flávio registra 19% e Tarcísio, 17% (app: https://bit.ly/48ranq8 | desktop: https://tinyurl.com/mum4acrw)
Bolsonaro
Folha: Advogados dizem que Bolsonaro tem piora na saúde e pedem a Moraes autorização para nova cirurgia (https://tinyurl.com/5dppjpx7)
Estadão: Defesa pede que Bolsonaro deixe a prisão e seja internado imediatamente para passar por cirurgias (https://tinyurl.com/3f9ymdxd)
O Globo: Defesa de Bolsonaro pede prisão domiciliar e autorização para realizar cirurgia em hospital (https://tinyurl.com/yybt54em)
Governo/Congresso
XP Política: As pautas microeconômicas e setoriais na reta final de 2025 (app: https://bit.ly/48E75yv | desktop: https://tinyurl.com/2ay4sq2s)
Folha: Governistas veem Motta alinhado à oposição e citam tolerância com motim bolsonarista (https://tinyurl.com/bd63u9aj)
O Globo: Motta cria ambiente imprevisível com pautas de grande repercussão e pouca articulação, avaliam líderes (https://tinyurl.com/53cwhtcs)
O Globo: Articulação de Motta por PL da Dosimetria faz relação com Planalto chegar ao ponto mais baixo desde o início do mandato de Lula (https://tinyurl.com/54znewe9)
O Globo: Governistas elevam o tom e dizem que Motta não tem mais condições de presidir a Câmara (https://tinyurl.com/3rzvrm69)
Valor: Protesto de deputado gera nova crise para presidência de Motta (https://tinyurl.com/2f72xc9c)
Folha: Motta decide avançar com cassação de Eduardo e pautar casos Zambelli, Ramagem e Glauber (https://tinyurl.com/6rexrt85)
Folha: Líder do PT diz que Motta ‘está perdendo as condições’ de presidir a Câmara (https://tinyurl.com/4tn38y5b)
Folha: Câmara impede cobertura da imprensa, policiais empurram jornalistas e entidades repudiam (https://tinyurl.com/ykh2tan6)
Folha: Motta diz a aliados que polícia da Câmara seguiu ato da Mesa Diretora ao esvaziar plenário (https://tinyurl.com/bdeue4s8)
Michelle Bolsonaro
O Globo: O único efeito do afastamento de Michelle Bolsonaro do PL Mulher (https://tinyurl.com/2s3ce24p)
União/PP
CNN: Veto a Moro no Paraná amplia crise na federação União/PP (https://tinyurl.com/4xrs334b)
Correios
Folha: Governo Lula publica decreto que permite garantia da União em empréstimo aos Correios (https://tinyurl.com/2mhkf6ey)
Estadão: Governo Lula publica decreto que abre caminho para socorro aos Correios (https://tinyurl.com/3uxd5cnx)
Outras de fiscal
O Globo: Governo intensifica negociações para garantir alta da tributação de empresas de médio porte (https://tinyurl.com/3vwnazkw)
Valor: Pré-sal pode trazer mais de R$ 1 tri para União em dez anos (https://tinyurl.com/yc7c8ydn)
Valor: Receita identifica R$ 19,1 bilhões em créditos tributários usados indevidamente em 2024 (https://tinyurl.com/5n72f9zt)
Governo
Valor: Governo estuda crédito para motos elétricas (https://tinyurl.com/2vy2bd4p)
O Globo: Depois de lançar CNH mais barata, Lula fala em financiar motos para entregadores (https://tinyurl.com/ycky2vv3)
XP Política: Lula: Queremos baratear o financiamento das motos para os entregadores (app: https://bit.ly/3MjbTlE | desktop: https://tinyurl.com/2ay4sq2s)
O Globo: Fim da escala 6×1: entenda projeto de lei que governo vai defender; texto prevê limite de 40 horas semanais (https://tinyurl.com/y6mtrfdv)
XP Política: Lula: O governo federal precisa ter um papel relevante na segurança pública (app: https://bit.ly/4oGQiRi | desktop: https://tinyurl.com/2y96qcb2)
STF/Congresso
O Globo: Comissão do Senado pode analisar nova Lei do Impeachment após decisão de Gilmar restringindo pedidos contra ministros do STF (https://tinyurl.com/38wdzank)
O Globo: Um dia após avanço no Senado, STF começa a julgar ações sobre marco temporal das terras indígenas (https://tinyurl.com/sj3y8992)
Devedor contumaz
XP Política: Câmara aprova PLP do devedor contumaz; texto vai à sanção (app: https://bit.ly/4rOPFrQ | desktop: https://tinyurl.com/3pattt23)
Folha: Câmara aprova projeto do devedor contumaz com punição a sonegadores (https://tinyurl.com/e8wwc9x3)
Energia
Folha: Orçamento de R$ 52,7 bi da CDE, principal encargo na conta de luz, entra em consulta pública (https://tinyurl.com/ytnf4pvu)
Brasil-EUA
Folha: Câmara dos EUA convoca audiência sobre regulação das big techs no Brasil e fala em ‘ameaça’ (https://tinyurl.com/y6vnd7cx)
Mercado
Valor: Ativos têm perdas em dia dominado por volatilidade eleitoral (https://tinyurl.com/33nwrd7u)
Valor: Multimercados ‘compram Brasil’ e correlação dos retornos dos fundos sobe ao maior nível desde 2021 (https://tinyurl.com/35jvhk9m)
Internacional
O Globo/Bloomberg: Trump diz que já tem uma ‘boa ideia’ de quem vai escolher para ocupar a presidência do Fed (https://tinyurl.com/ckudhfer)
Valor: FT/Análise: A importância da escolha do próximo presidente do Fed (https://tinyurl.com/6rh5hayk)
Valor: Hassett vê ‘espaço’ para cortar juros (https://tinyurl.com/6bbjk7eb)
Valor: Investidores ampliam aposta na alta de juros pelo BCE (https://tinyurl.com/yckdfysk)
Valor: Na Austrália, debate no mercado é sobre aperto nas taxas em 2026 (https://tinyurl.com/c36ebav2)
Valor: Parlamentares da França aprovam orçamento da seguridade social em votação apertada (https://tinyurl.com/4n5x45rv)
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!