XP Expert

News XPress – 09/12/2025

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

News XPress

Brasil

A terça-feira começa após jantar organizado pelo senador Flávio Bolsonaro para líderes partidários na tentativa de obter apoio para sua candidatura à presidência nas eleições de 2026 (https://tinyurl.com/4zhn8xs8). De acordo com as informações, estiveram presentes os presidentes do PL, Valdemar Costa Neto, do PP, Ciro Nogueira, e do União Brasil, Antônio Rueda, mas não o presidente do Republicanos, Marcos Pereira – partido do governador Tarcísio de Freitas –, que teria declinado o convite (https://tinyurl.com/unfxxj8m). Após o encontro, o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho, afirmou que a pré-candidatura de Flávio não havia sido comunicada com antecedência aos partidos aliados, mas que Ciro e Rueda “foram receptivos” e agora vão conversar internamente com os líderes de suas legendas “para tomar uma decisão” (https://tinyurl.com/vwrxfmty).

Ainda assim, o noticiário continua trazendo resistências de partidos de centro ao nome de Flávio Bolsonaro. Os jornais afirmam que, na visão das siglas, há espaço para a construção de um nome alternativo para 2026 (https://tinyurl.com/bddtsruz) ou até mesmo para uma pulverização de candidaturas no primeiro turno (https://tinyurl.com/2tpyb4tn), o que também esbarra na preferência do grupo por Tarcísio (https://tinyurl.com/4wfnazcp). O governador de São Paulo, que estava em silêncio desde o anúncio da pré-candidatura, colocou sua “lealdade” a Jair Bolsonaro como “inegociável”, mas afirmou que é cedo para avaliar a escolha pelo senador e que ele agora “se junta a outros grandes nomes da oposição que já colocaram seus nomes à disposição (https://tinyurl.com/33nm4nmn e https://tinyurl.com/36288aap).

Como escreveu o time XP Política na noite de ontem, uma ala do grupo ainda acredita que a candidatura de Flávio pode ser passageira, tendo como objetivo estancar a disputa interna com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, assim como retomar a pressão pelo avanço da anistia no Congresso. Já o entorno do senador recebeu como positiva a presença de PP e União, além da cúpula do PL, no jantar realizado na noite de ontem. Flávio vem se preparando há meses para buscar a indicação e fez pesquisas qualitativas que apontariam uma viabilidade na disputa se conseguisse se projetar nacionalmente como o nome “centrado” da família Bolsonaro – estratégia que já começou a colocar em curso na primeira entrevista. Dentro do figurino de moderado, há a intenção de atrair ao menos uma ala de partidos de centro para o projeto, o que pode incluir a negociação por uma vice na chapa (app: https://bit.ly/48q2rW6 | desktop: https://tinyurl.com/2s43h79t).

O senador, depois de dizer que sua desistência teria “um preço” (https://tinyurl.com/y66fsuxz), voltou atrás e garantiu que sua candidatura é “irreversível” e “não está à venda”, acrescentando que só a derrota de Lula em 2026 irá salvar seu pai da prisão (https://tinyurl.com/ycwtbcky). Também avaliou que seu sobrenome lhe confere vantagem sobre Tarcísio e que seria uma “ignorância muito grande” ambos serem candidatos presidenciais (https://tinyurl.com/5n6rjts2). A CNN, por sua vez, reporta que, como plano econômico, Flávio pretende retomar políticas implementadas durante o governo de Jair Bolsonaro, montando uma equipe com pessoas que trabalharam na gestão de seu pai, incluindo ex-ministros e ex-secretários. A partir disso, o jornal sustenta que Paulo Guedes estaria entre os consultados (https://tinyurl.com/yc6twhza).

Enquanto isso, o Estadão afirma que Lula pediu que o Ministério da Fazenda apresse os cálculos para que o governo possa apresentar como proposta eleitoral para 2026 o programa de gratuidade no transporte de ônibus urbanos (https://tinyurl.com/3wb6skjb). O jornal também reporta que a arrecadação adicional de R$ 14 bilhões para 2026, aprovada na semana passada na Comissão Mista de Orçamento, poderia vir de um mix de tributação para além do Imposto de Importação, incluindo IPI e Confins. Segundo a nota, o governo deverá apresentar as medidas infralegais sobre o assunto nas próximas semanas (https://tinyurl.com/3pnk6ksf). Por fim, Fernando Haddad disse que há espaço no Orçamento para um aporte de recursos nos Correios, mas que ainda não há decisão a respeito (https://tinyurl.com/4j7mr6nr).

Agenda BCB: Hoje é o primeiro dia de reunião do Copom.

Agendas de Lula e Haddad: Lula participa de cerimônia para anúncio da CNH do Brasil, às 10h. Também se reúne ao longo do dia com os ministros Renan Filho, Silvio Costa Filho e Macaé Evaristo. A agenda de Haddad não havia sido divulgada até a publicação deste material.

Agenda local de dados: Às 10h30 o Tesouro publica o edital do leilão de NTN-B e LFT.

Internacional

A Bloomberg reporta que Donald Trump concedeu à Nvidia a permissão para enviar seu chip de inteligência artificial H200 para a China em troca de uma participação de 25% nas vendas (https://tinyurl.com/dx9u538t). O presidente americano ainda anunciou um pacote de auxílio de USD 12 bilhões, financiado pela arrecadação de tarifas, destinado a agricultores americanos (https://tinyurl.com/5d822txk).Agenda internacional de dados: No Japão, a encomenda de máquinas desacelerou de 17,1% a/a em outubro para 14,2% em novembro. Na Alemanha, a balança comercial teve superávit de 16,6 bi (est 15,7 bi). Nos EUA, teremos JOLTS de setembro e de outubro (est 7117k para o outubro) e leading index (est -0,3%), às 12h, bem como leilão de Tresuries de 10 anos, às 15h.a/a (est 4%) e importações expandindo 1,9% a/a (est 3%).

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/4mem374p

2026

XP Política: A reação da política a Flávio Bolsonaro (app: https://bit.ly/48q2rW6 | desktop: https://tinyurl.com/2s43h79t)

Folha: Flávio Bolsonaro diz agora que candidatura é irreversível e que sobrenome é vantagem sobre Tarcísio (https://tinyurl.com/5n6rjts2)

Folha: Não reeleger Lula é o que vai salvar meu pai da prisão, diz Flávio Bolsonaro (https://tinyurl.com/ycwtbcky)

O Globo: Flávio visita Bolsonaro na prisão após vaivém sobre candidatura à Presidência em 2026 (https://tinyurl.com/5jn2u456)

CNN: Flávio visita Bolsonaro pela 1ª vez após anúncio de candidatura (https://tinyurl.com/mrayst9x)

CNN: Flávio diz que seu plano econômico é retomar gestão Bolsonaro (https://tinyurl.com/yc6twhza)

XP Política – Monitor de redes: Bolsonarismo divide atenções entre Flávio e anistia (app: https://bit.ly/4aDqDWq | desktop: https://tinyurl.com/3fftp2ht)

O Globo: Demora de Tarcísio e ‘respeito’ dos demais presidenciáveis: governadores de direita evitam endossar candidatura de Flávio Bolsonaro (https://tinyurl.com/yc3fneuk)

O Globo: Centrão resiste a Flávio, e Tarcísio diz que o apoia, mas que senador não é o único nome da direita (https://tinyurl.com/4wfnazcp)

Folha: Tarcísio declara apoio a Flávio, mas diz que direita terá mais candidatos em 2026 (https://tinyurl.com/33nm4nmn)

Estadão: Tarcísio diz que Flávio Bolsonaro pode contar com ele e que tempo dirá se foi melhor opção (https://tinyurl.com/36288aap)

O Globo: Tarcísio diz que apoia Flávio, mas que ‘está cedo ainda’ para avaliar escolha de Bolsonaro (https://tinyurl.com/ref6dzr2)

Estadão: Flávio Bolsonaro se reúne com PP e União, mas não consegue apoio imediato a sua candidatura (https://tinyurl.com/unfxxj8m)

O Globo: Flávio não avisou partidos com antecedência e Ciro e Rueda vão ouvir bancadas sobre apoio, diz líder da oposição no Senado (https://tinyurl.com/vwrxfmty)

Estadão: Flávio Bolsonaro reúne presidentes de PL, União e PP; Republicanos, de Tarcísio, não vai ao encontro (https://tinyurl.com/yc7nd72p)

G1: Flávio Bolsonaro faz reunião com partidos em busca de apoio à candidatura (https://tinyurl.com/4zhn8xs8)

Estadão: Centrão freia decisão imediata sobre candidatura de Flávio e vê espaço para nome alternativo (https://tinyurl.com/bddtsruz)

O Globo: ‘Não pode ser só uma decisão do PL’, diz Ciro Nogueira sobre candidatura de Flávio Bolsonaro em 2026 (https://tinyurl.com/5aejwmva)

Folha: Presidente do PP sugere que candidatura de Flávio não é viável e defende Tarcísio e Ratinho Jr. (https://tinyurl.com/954zwhv2)

G1: Centrão resiste ao nome de Flávio Bolsonaro e não descarta pulverização de candidaturas (https://tinyurl.com/2tpyb4tn)

Metrópoles: Líderes do Centrão resistem à candidatura de Flávio e buscam isolá-lo (https://tinyurl.com/pv6c5jjh)

Estadão: Bolsonaro não avisou Michelle sobre Flávio ser seu presidenciável; veja bastidores (https://tinyurl.com/hh2uf6jb)

G1: ‘Tenho preço’: aliados de Bolsonaro veem fala de Flávio como desastrosa e candidatura como tentativa de agradar Trump (https://tinyurl.com/y66fsuxz)

Folha: Bolsonaro humilha Tarcísio ao lançar Flávio presidente, dizem líderes; governador silencia (https://tinyurl.com/35c3vr8c)

Folha: PP no Paraná veta Sergio Moro para eleição de 2026 e abre impasse em federação (https://tinyurl.com/4yzf8sps)

O Globo: Ciro Nogueira desfaz acordo no Paraná e anuncia que PP não homologará candidatura de Moro a governador (https://tinyurl.com/3wckuhaf)

O Globo: Rueda reclama de veto de Ciro Nogueira a Moro, mas cúpula da federação PP-União Brasil vê candidatura esvaziada (https://tinyurl.com/3apvfvht)

CNN: Eleições 2026: Candidatura ao Senado em SP vira preocupação na direita (https://tinyurl.com/2sdncdwx)

Anistia

Estadão: Anistia de Bolsonaro ‘é sonho de verão’, diz Paulinho da Força, relator do projeto (https://tinyurl.com/2wmt8dtr)

O Globo: Relator diz que texto da dosimetria não terá anistia a Bolsonaro após Flávio citar ‘preço’ para abandonar candidatura (https://tinyurl.com/4nhmkr6w)

Metrópoles: Com prazo curto e sem acordo, Flávio Bolsonaro tenta salvar anistia (https://tinyurl.com/59sjfapw)

Copom

XP Macro: Esquenta do Copom – Melhora ainda insuficiente (https://tinyurl.com/3z293964)

XP Macro Strategy: December Pre Copom Survey Results (https://tinyurl.com/mry53r93)

Tarifa zero

Estadão: Lula pede pressa a Haddad para apresentar tarifa zero como bandeira na campanha eleitoral de 2026 (https://tinyurl.com/3wb6skjb)

Valor: Jader Filho defende debate sobre tarifa zero para ônibus (https://tinyurl.com/y88atfjp)

O Globo: Governo Lula aguarda estudos da Fazenda para avançar em discussões sobre tarifa zero, diz ministro das Cidades (https://tinyurl.com/2r7k3hk7)

Correios/fiscal

Folha: Haddad diz que há espaço para aporte nos Correios, mas ainda sem decisão sobre valor (https://tinyurl.com/4j7mr6nr)

Estadão: Haddad diz que aporte aos Correios ‘não está decidido’ e valor seria menor que R$ 6 bilhões (https://tinyurl.com/24b7pur8)

Folha: Correios estimam gasto de R$ 15,1 bi com pessoal e dão benefícios acima do mínimo da CLT (https://tinyurl.com/7tuycz2r)

Estadão: ‘Não devemos ficar em berço esplêndido, temos de fazer um esforço fiscal maior’, diz Alckmin (https://tinyurl.com/yc3mnkpv)

Estadão: Receita extra de R$ 14 bi para 2026 com imposto sobre importação pode vir de ‘mix’ de tributos (https://tinyurl.com/3pnk6ksf)

XP Macro – Fiscal Tracker: Deficit widens in November, but does not pose risk to primary target (https://tinyurl.com/f7k8cz2m)

CNN: Hugo escolhe relator de projeto sobre redução de benefícios tributários (https://tinyurl.com/pks3svtv)

Metrópoles: Haddad pede esforço intensivo para votações antes do Orçamento (https://tinyurl.com/yzezwz9x)

O Globo: TCU abre processos para fiscalizar nove estatais em crise financeira (https://tinyurl.com/yjxjv5m9)

O Globo: Superpensões acima do teto constitucional: 10 mil aposentados e pensionistas do setor público custam R$ 4 bi por ano ao país (https://tinyurl.com/mr44p2su)

Governo/Congresso

CNN: Ministros de Lula discutem pautas prioritárias com Alcolumbre e Hugo (https://tinyurl.com/3z2c2cdt)

Estadão: Haddad: Tentativas são votar devedor contumaz nesta terça e projeto da reforma tributária na quarta (https://tinyurl.com/yz3t9msk)

MCMV

Folha: Ministro das Cidades prevê orçamento recorde do Minha Casa, Minha Vida em ano eleitoral (https://tinyurl.com/4acz4wk4)

Escala 6×1

Estadão: Governo Lula trabalha para acabar com jornada 6×1 com apoio a projeto alternativo à PEC na Câmara (https://tinyurl.com/4bnmb73c)

O Globo: Fim da escala 6×1: governo investe em projetos de lei para alavancar jornada 5×2 com limite de 40 horas semanais (https://tinyurl.com/t2y48nn4)

Indicação ao STF

O Globo: Ministros fazem ofensiva no Senado por votos para Messias (https://tinyurl.com/mvscfwv)

CNH

G1: Governo lança aplicativo com aulas gratuitas para CNH e oficializa novas regras nesta terça (https://tinyurl.com/wm26fddc)

Plano de saúde

Folha: Reajuste médio dos planos de saúde coletivos é de 11,15%; veja aumento das principais operadoras (https://tinyurl.com/wwnt2t7z)

Michelle Bolsonaro

Estadão: Michelle se afasta do PL Mulher por razões médicas após prisão de Bolsonaro e candidatura de Flávio (https://tinyurl.com/5uyrb3h8)

O Globo: Michelle alega questões médicas por prisão de Bolsonaro e se afasta do PL Mulher (https://tinyurl.com/5xuyb39s)

Folha: Michelle ascende no PL, mas amplia resistências após embate e embaralha pragmatismo (https://tinyurl.com/pttp3b3h)

União Brasil

Folha: União Brasil expulsa Celso Sabino após ministro decidir ficar no governo Lula (https://tinyurl.com/56xhke7c)

Veículos

Folha: Venda de veículos usados entre janeiro e novembro já supera resultado de 2024 (https://tinyurl.com/2wvus73x)

Eletronuclear

O Globo: Governo espera decisão do STF para avançar em operação de R$ 2,4 bi e dar alívio à Eletronuclear (https://tinyurl.com/344kzn65)

Internacional

O Globo/Bloomberg: Nvidia obtém aprovação de Trump para vender seus chips de IA H200 na China (https://tinyurl.com/dx9u538t)

Valor: Paramount atravessa acordo da Netflix e oferece US$ 108 bilhões pela Warner (https://tinyurl.com/3nheruh3)

Folha/Financial Times: Trump anuncia pacote de auxílio de US$ 12 bilhões para agricultores afetados por tarifas (https://tinyurl.com/5d822txk)

Valor: Zelensky diz que apresentará nova proposta de paz hoje (https://tinyurl.com/ffwypmej)

Folha/Financial Times: Investidores de varejo ajudam a levar ouro e ações dos EUA a território de bolha, alerta BIS (https://tinyurl.com/2jfad9zr)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.