XP Expert

News XPress – 07/01/2026

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

News XPress

Brasil

A semana avança com atenção aos desdobramentos da crise na Venezuela, com o retorno de Lula a Brasília e destaque para nova entrevista de Flávio Bolsonaro.

Começando pela questão venezuelana, ontem o governo brasileiro intensificou as críticas à operação dos Estados Unidos e classificou a captura de Nicolás Maduro como sequestro, durante reunião do conselho permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington – foi a primeira vez que uma autoridade brasileira usa publicamente o termo para se referir ao episódio (https://tinyurl.com/yskstkez). Segundo o G1, lideranças partidárias aliadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro acreditam que essa postura irá contribuir para um novo afastamento entre os presidentes Lula e Donald Trump. A avaliação é que esse distanciamento, que seria impactado pelas críticas do Brasil à ação militar americana e pela proximidade de Lula com Nicolás Maduro, vai abrir espaço para que Trump tome partido nas eleições deste ano no Brasil, em favor de um candidato da direita (https://tinyurl.com/28jk3g8p).

A CNN, por outro lado, ressalta que o Planalto pretende adotar uma nova estratégia para lidar com a questão venezuelana, buscando tratar o assunto como “tema de Estado”, e não como questão política, diante da preocupação em desvincular a imagem de Lula das controvérsias envolvendo o regime de Maduro (https://tinyurl.com/2668lk7v) – como escrevemos ontem, a oposição vem atuando nas redes sociais justamente neste sentido, na tentativa de ligar Lula a Maduro (app: https://bit.ly/4sr0TTx | desktop: https://tinyurl.com/2wc928yh). A ideia seria manter um discurso em defesa da soberania, porém sem críticas diretas a Donald Trump, seguindo um roteiro similar ao que foi adotado no auge da polêmica sobre o tarifaço dos Estados Unidos (https://tinyurl.com/yc7xz7yh).

Nesta linha, o jornal afirma que o presidente Lula deve aproveitar a cerimônia alusiva aos três anos do 8 de Janeiro para defender a democracia e a soberania dos povos, mas sem mencionar diretamente a crise na Venezuela (https://tinyurl.com/478aypd8). O noticiário também destaca que os presidentes da Câmara e do Senado não devem comparecer à cerimônia, diante da possibilidade de o chefe do Executivo aproveitar a ocasião para vetar o PL da Dosimetria (https://tinyurl.com/2hw9nme6 e https://tinyurl.com/5yjsy9ky).

Em outros temas ligados ao governo, a imprensa pontua que Ricardo Lewandowski pretende deixar o Ministério da Justiça até o final desta semana. Segundo o Valor, ele deve tratar do tema com o presidente Lula nesta quarta-feira (https://tinyurl.com/y8be5umz). Já o Metrópoles reporta que Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal, o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e Vinícius de Carvalho, ministro da Controladoria-Geral da União, são os principais cotados para assumir a pasta (https://tinyurl.com/2ba6rax3). O G1, por sua vez, antecipa que Fernando Haddad já comunicou a Lula sua intenção de deixar a Fazenda neste início de ano, mas que poderia permanecer na pasta até o final de fevereiro. De acordo com a nota, a tendência é que Dario Durigan de fato fique no comando da equipe econômica (https://tinyurl.com/22az3ztj).

Destaque também para a entrevista do senador Flávio Bolsonaro, na qual afirma já ter um nome em mente para ser seu Ministro da Economia, alguém com perfil liberal, e que fará o anúncio antes das eleições. Caso eleito, disse que sua equipe econômica terá autonomia, dando continuidade ao trabalho realizado por Paulo Guedes durante o governo de seu pai, Jair Bolsonaro. Questionado sobre a linha que seguirá nas Relações Exteriores, Flávio mencionou o nome de seu irmão, Eduardo Bolsonaro, sinalizando a possibilidade de nomeá-lo para chefiar o Itamaraty (https://tinyurl.com/23dpgedf). O senador também garantiu que há “chance zero” de desistir de sua candidatura à presidência e disse acreditar que terá o apoio de partidos de centro (https://tinyurl.com/2sxxy4un), acrescentando que uma possível candidatura de Tarcísio ao Planalto representaria um risco de a direita perder as disputas tanto em nível nacional quanto em São Paulo (https://tinyurl.com/2779xwvd).

No mais, a União Europeia convocou os ministros da Agricultura do bloco para conversas nesta quarta-feira e ofereceu um incentivo aos agricultores (https://tinyurl.com/5n77uzx9), a fim de convencer a Itália e outros países hesitantes a assinarem o acordo de livre comércio com o Mercosul (https://tinyurl.com/422cn4y3). Segundo a CNN, a Itália votará a favor do acordo (https://tinyurl.com/2zsjkf9c).

Agenda BCB: Presidente e diretores não possuem reuniões abertas ou com o mercado.

Agendas de Lula e Haddad: De volta a Brasília, Lula se reúne com o ministro Alexandre Padilha, às 10h, e participa de cerimônia para anúncio da Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes do SUS, às 11h. Na parte da tarde, recebe os ministros Guilherme Boulos e Gleisi Hoffmann. Haddad segue de férias até o próximo dia 11.

Agenda local de dados: Sem dados nesta quarta.

Internacional

O presidente Donald Trump disse ontem que o governo interino da Venezuela irá transferir entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo, que atualmente estão sob sanção, aos Estados Unidos, afirmando que a venda será feita a preço de mercado e que o dinheiro arrecadado ficará sob seu controle para “garantir que seja usado em benefício do povo da Venezuela e dos EUA” (https://tinyurl.com/t8edx6zb).

Além disso, a China iniciou uma investigação antidumping sobre um material essencial para a fabricação de chips proveniente do Japão, intensificando a disputa entre as maiores economias asiáticas (https://tinyurl.com/fva9rtrt). A medida foi tomada pouco depois de Tóquio ter exigido a retirada do controle de exportação de itens de uso duplo civil e militar destinados ao Japão (https://tinyurl.com/4m3kzxzc).

Agenda internacional de dados: No Japão, o PMI de serviços de dezembro ficou em 51,6 pontos, ante 52,5 no mês anterior. Na Zona do Euro, a prévia do CPI de dezembro marcou variação de 2,0% no headline (est 2%) e 2,3% no núcleo (est 2,4%).

Nos EUA, às 10h15 teremos ADP (est 50) e, ao meio-dia, ISM de serviços de dezembro (est 52,2 pontos), JOLTS de novembro (est 7648k) e encomendas às fábricas de outubro.

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/4xm6zcem

EUA-Venezuela

Valor: Trump diz que a Venezuela vai transferir de 30 a 50 milhões de barris de petróleo para os EUA (https://tinyurl.com/t8edx6zb)

Folha/NYT: Governo Trump recua de acusação de que Maduro chefia cartel de drogas (https://tinyurl.com/4k3rm6z7)

Valor: Líder da oposição promete retornar à Venezuela e quer novas eleições (https://tinyurl.com/2v4vn4ev)

Valor: Queda de Maduro põe influência da China no ‘quintal’ dos EUA em xeque (https://tinyurl.com/42r6se5p)

Folha: Governo Lula aumenta crítica contra EUA e diz que Maduro foi sequestrado (https://tinyurl.com/yskstkez)

CNN: Governo Lula entra em “modo de espera” e monitora relação Delcy-Trump (https://tinyurl.com/yc7xz7yh)

G1: Apoiadores de Bolsonaro apostam em novo distanciamento de Lula e Trump com crise na Venezuela (https://tinyurl.com/3ut7z4sr)

XP Política – Monitor de redes: Oposição tenta ligar Lula à crise na Venezuela (app: https://bit.ly/4sr0TTx | desktop: https://tinyurl.com/2wc928yh)

Folha/Washington Post: Captura de Maduro divide americanos, e maioria rejeita controlar a Venezuela, mostra pesquisa (https://tinyurl.com/4p56pxbs)

Valor: Senado dos EUA deve votar resolução que limita ações de Trump na Venezuela (https://tinyurl.com/3up7fevf)

Folha/NYT: Venezuela já previa colapso econômico antes de ataque dos EUA (https://tinyurl.com/34dzeeja)

Estadão: Governador alerta para risco de colapso em Roraima com possível nova onda migratória da Venezuela (https://tinyurl.com/zwd9n3e8)

Outras de internacional

Valor: Com tarifas de Trump em jogo, Suprema Corte dos EUA planeja divulgar decisões na sexta-feira (https://tinyurl.com/5ytrksjp)

Estadão: Trump estuda caminhos para adquirir a Groenlândia e não descarta recorrer às Forças Armadas (https://tinyurl.com/2enc7538)

Folha: Trump diz a republicanos que sofrerá impeachment se eles perderem eleições de meio de mandato (https://tinyurl.com/427fs3rp)

Folha: De Colômbia a Irã, Trump ameaça mais cinco países após ação contra Venezuela (https://tinyurl.com/44jmacaj)

CNN: Trump amplia ameaças após ataque na Venezuela; veja países na mira (https://tinyurl.com/3k7sjyxa)

Folha/Financial Times: México vira maior fornecedor de petróleo para Cuba e enfrenta críticas de aliados de Trump (https://tinyurl.com/5h3yhjnu)

Bloomberg: China Escalates Feud With Japan, Probes Chipmaking Material (https://tinyurl.com/fva9rtrt)

Estadão: Japão pede que China suspenda controles sobre exportações que pode afetar elementos de terras-raras (https://tinyurl.com/4m3kzxzc)

Acordo UE-Mercosul

Folha: UE fará reunião com ministros da Agricultura para viabilizar acordo com Mercosul (https://tinyurl.com/422cn4y3)

Folha: UE propõe novos auxílios para agricultores às vésperas de reunião sobre acordo com Mercosul (https://tinyurl.com/5n77uzx9)

CNN: Itália deve votar a favor de acordo comercial com Mercosul, diz fonte da UE (https://tinyurl.com/2zsjkf9c)

Valor: Alckmin se diz otimista sobre negociação com Europa (https://tinyurl.com/2s4j3kkm)

Governo/Congresso

O Globo: Hugo Motta e Alcolumbre não irão a ato do 8 de Janeiro em meio a possível veto de Lula à dosimetria (https://tinyurl.com/2hw9nme6)

Estadão: Alcolumbre e Motta não vão a ato pelo 8 de Janeiro em que Lula pode vetar projeto da dosimetria (https://tinyurl.com/5yjsy9ky)

G1: Presidências de Câmara e Senado optam novamente por não participar de ato pró-democracia no 8 de Janeiro (https://tinyurl.com/56c4ywtj)

Folha: Cúpula do Congresso deve faltar a ato preparado por Lula para 8 de Janeiro (https://tinyurl.com/4rmr6p7d)

Valor: Motta e Alcolumbre devem faltar a evento promovido por Lula para relembrar 8 de janeiro (https://tinyurl.com/2s46wxr5)

O Globo: Antes da janela partidária, mudanças de sigla esvaziam o PL e engordam o Centrão (https://tinyurl.com/3vvbebyx)

Valor: Lewandowski quer antecipar saída e deixar o governo Lula na sexta-feira (https://tinyurl.com/y8be5umz)

Estadão: Risco de mais um apagão na pauta da segurança dificulta troca de Lewandowski no governo Lula (https://tinyurl.com/bdjucmb6)

O Globo: Lewandowski quer deixar governo até esta sexta, mas núcleo duro da pasta deve permanecer por mais tempo (https://tinyurl.com/22a7mdkx)

G1: Lula volta a Brasília e terá de pensar em troca de ministros; Lewandowski quer sair em janeiro, de preferência nesta semana (https://tinyurl.com/2tcejphw)

G1: Em ano eleitoral, mais de 20 ministros devem deixar o governo nos próximos meses (https://tinyurl.com/4tym5fbr)

Estadão: Lewandowski deve deixar Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta semana (https://tinyurl.com/z8jd9b5w)

Valor: Advogado é principal cotado para assumir SRE (https://tinyurl.com/bdn2sp52)

Folha: Congresso libera pagamento retroativo de benefícios a servidores em ano eleitoral (https://tinyurl.com/42wbd6h5)

2026

Valor: Flávio Bolsonaro diz que anunciará ministro da Fazenda antes da eleição (https://tinyurl.com/3p58bp4c)

Estadão: Flávio diz que anunciará ministro da Economia antes da eleição e sinaliza Eduardo no Itamaraty (https://tinyurl.com/3a2rp2kv)

Estadão: Eduardo Bolsonaro fala em ex-presidente como ministro em um governo de Flávio (https://tinyurl.com/bdvbx3kd)

O Globo: Sondada pelo PT, Marina Silva descarta disputar Câmara, e candidatura ao Senado por São Paulo depende de rumo de Haddad (https://tinyurl.com/bde8ksu4)

Bolsonaro

O Globo: Moraes diz que ‘não há necessidade de remoção imediata’ de Bolsonaro para hospital e pede mais informações (https://tinyurl.com/5dd8uhck)

O Globo: PL chama de ‘incabível’ decisão de Moraes que negou domiciliar a Bolsonaro (https://tinyurl.com/3sv749d3)

CNN: Bolsonaro apresenta apatia, tontura e queda na pálpebra, diz médico (https://tinyurl.com/mw4748x4)

CNN: Defesa de Bolsonaro diz que tomará medidas legais após negativa de Moraes (https://tinyurl.com/vxc7hdwx)

Estadão: Michelle diz que vida de Bolsonaro está nas mãos da PGR (https://tinyurl.com/yc63nsjy)

O Globo: Michelle diz que aguarda posição da PGR sobre pedidos de exame de Bolsonaro (https://tinyurl.com/3nytdpzr)

Estadão: Michelle diz que Bolsonaro caiu durante a madrugada e bateu a cabeça (https://tinyurl.com/mwa8svfw)

Estadão: Relatório da PF diz que Bolsonaro estava consciente após queda na cela (https://tinyurl.com/bdes5hkp)

O Globo: Médico diz que Bolsonaro sofreu ‘traumatismo leve’ na cabeça e que passará por exames (https://tinyurl.com/yx7f64xv)

STF

Valor: ‘8 de janeiro deve permanecer como advertência histórica’ (https://tinyurl.com/4vhnhk5h)

Folha: Argumentos a favor do código de conduta no STF destacam benefícios, eventos e relações privadas (https://tinyurl.com/yxk7pcjn)

Consignado privado

G1: Consignado CLT: sem garantia do FGTS regulamentada, empréstimos somam R$ 52 bilhões; abaixo do esperado pelo governo (https://tinyurl.com/3nu3m77h)

Setor externo

Valor: Conta corrente deve ter ‘acomodação’ este ano, preveem analistas (https://tinyurl.com/4zntc2zu)

Valor: Mais de 1/4 da importação do Brasil tem origem na China (https://tinyurl.com/w93vw3n2)

Câmbio

Valor: Selic elevada mantém estrangeiro otimista com o real (https://tinyurl.com/4cekprxk)

Valor: Bancos dos EUA ainda veem fraqueza do dólar em 2026 (https://tinyurl.com/nh9svw36)

Inflação

Estadão: Safra menor e carnes mais caras: como devem se comportar os preços dos alimentos em 2026 (https://tinyurl.com/48pvn2fx)

Petrobras

Valor: Alta da produção na Venezuela acende alerta para Petrobras (https://tinyurl.com/ykktajwd)

Valor: Petrobras tem vazamento na Margem Equatorial (https://tinyurl.com/5n8mx69s)

BC-Master

Folha: BC recorre de inspeção no caso Master e diz que decisão deve ser tomada por colegiado do TCU (https://tinyurl.com/ts62j899)

Estadão: Banco Central questiona inspeção de Jhonatan de Jesus no caso Master e pede decisão colegiada do TCU (https://tinyurl.com/4m2cu6eb)

CNN: Ministro do TCU deve decidir em breve sobre recurso apresentado pelo BC (https://tinyurl.com/5eae72eh)

Estadão: Caso Master: recurso do BC contra inspeção do TCU cai na mão do próprio relator questionado (https://tinyurl.com/yz6uwre7)

O Globo: Lula e Haddad manifestam preocupação com atuação do TCU no caso Master (https://tinyurl.com/2ecwwssv)

O Globo: Master: ministros do STF reprovam ofensiva do TCU contra o Banco Central (https://tinyurl.com/9pv6c2dm)

Estadão: Caso Master: procurador defende inspeção do TCU no BC antes de decisão colegiada (https://tinyurl.com/395n45nd)

G1: TCU não deve suspender liquidação, mas pode dar munição a dono do Master na Justiça (https://tinyurl.com/3k9mb7f6)

Valor: Exclusivo: ‘Desliquidar’ Banco Master seria inútil, diz subprocurador-geral do MP junto ao TCU (https://tinyurl.com/yttppwau)

Estadão: Presidência do TCU vê Corte sob ataque após críticas à atuação do órgão no caso Master (https://tinyurl.com/ua7xk87z)

CNN: Vital do Rêgo vê TCU sob ataque: nenhum órgão é imune a controle externo (https://tinyurl.com/22ebwaka)

O Globo: TCU vai abrir o sigilo do caso Master (https://tinyurl.com/yn29ej57)

O Globo: Master: o pedido que Vorcaro negou em depoimento sigiloso ao STF (https://tinyurl.com/4dnynwhf)

Valor: Vorcaro não pediu ao TCU reversão da liquidação do Master e defesa ainda não definiu estratégia, diz fonte (https://tinyurl.com/mr32yxkp)

O Globo: Em documento ao TCU, Banco Central detalha como ‘crise aguda’ levou à liquidação do Master (https://tinyurl.com/mtr6p3v7)

Folha: Investidores do Master aguardam indenização do FGC após 50 dias da liquidação (https://tinyurl.com/54yu8dbe)

Folha: Augusto Lima, ex-sócio de Vorcaro, e executivos do Master são intimados a depor à PF (https://tinyurl.com/3a3ya7tj)

Folha: Ativos podres do antigo banco de SC alimentavam esquema de fraudes do Master na Reag (https://tinyurl.com/y5a4bs42)

Estadão: Influenciadores dizem ter recebido proposta para defender o Banco Master e difamar o BC (https://tinyurl.com/2hp99dm5)

O Globo: Master: Influenciadores receberam proposta para postar vídeos contra liquidação feita pelo BC (https://tinyurl.com/bdfcv3wm)

Folha: Pelo menos 46 perfis da internet fazem ataques simultâneos a BC e investigadores do caso Master (https://tinyurl.com/yhab5cfx)

G1: Influenciador de direita relata proposta para defender o Banco Master e difamar o BC; banco de Vorcaro diz não ter informações (https://tinyurl.com/5n6m7fxp)

O Globo: Febraban identificou ‘volume atípico’ de postagens em redes sociais e analisa possível ataque coordenado à entidade (https://tinyurl.com/ysncseju)

O Globo: Antes de influenciadores, Master tinha ‘apoio’ de perfis feitos com IA no Instagram (https://tinyurl.com/yxtzu4hy)

O Globo: Contrato de socorro do FGC ao Master tinha regra que interrompia ajuda se banco fosse investigado pela PF (https://tinyurl.com/4hbkz5bj)

O Globo: Operação do FGC com Master limitava taxa de novas captações e consolidou crise de liquidez do banco (https://tinyurl.com/4pc9vkrs)

Folha – Marcos Lisboa: Tentáculos do Master devem ser imensos diante de tantos ataques contra a liquidação (https://tinyurl.com/4nssa2kr)

Estadão: Risco de reversão no caso Master é absurdo e não há sentido em ações do TCU e STF, diz Arminio Fraga (https://tinyurl.com/7xde5s3w)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.