XP Expert

News XPress – 06/01/2026

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

News XPress

Brasil

As atenções neste início de ano seguem voltadas para a crise na Venezuela e seus possíveis impactos no cenário local.

O G1 reporta que o Planalto vê com preocupação o fato de não ter sido construída uma narrativa mais robusta para justificar a operação americana. O receio, segundo a nota, é que o episódio esteja ligado à disputa por recursos naturais e que o presidente Donald Trump expanda seus interesses para recursos como urânio e minerais críticos, o que abriria caminho para ações semelhantes no futuro ou até mesmo uma possível interferência dos EUA no processo eleitoral brasileiro. Por isso, a ordem neste primeiro momento seria manter uma estratégia de extrema cautela (https://tinyurl.com/2mxp93np). O jornal O Globo ainda destaca que o Planalto pretende evitar qualquer tipo de embate direto com a Casa Branca e avalia ser necessário manter “canal aberto” com Trump – por isso o republicano não teria sido citado nominalmente na nota em que o presidente Lula classificou a intervenção militar como “afronta gravíssima à soberania da Venezuela” (https://tinyurl.com/4yyaz4ua).

Diante disso, de acordo com o G1, integrantes do governo aguardam o retorno de Lula a Brasília, previsto para hoje ou amanhã, para analisar os próximos passos em relação à situação. A diplomacia brasileira também considera provável que Lula tente contato de alto nível com Trump e Delcy Rodríguez, que atua como presidente interina da Venezuela (https://tinyurl.com/25xb5d6t) – segundo divulgado ontem pelo Planalto, o presidente brasileiro conversou rapidamente com Delcy no último sábado, para confirmar as informações sobre a captura de Nicolás Maduro (https://tinyurl.com/me9kjn9y).

Ontem o Brasil voltou a condenar a intervenção dos EUA na Venezuela durante reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU (https://tinyurl.com/2xs6q3lf), mas diplomatas brasileiros teriam poucas expectativas de mudança de cenário por conta da reunião, diante da avaliação que seus efeitos serão limitados sem uma reforma da ONU (https://tinyurl.com/28mwa8wj). Ainda assim, segundo o G1, o desejo do Brasil é que ao menos a transição de poder na Venezuela seja comandada pelos venezuelanos, mantendo o controle de seus recursos naturais (https://tinyurl.com/2cjgghjw).

O jornal O Globo também traz a avaliação de auxiliares do presidente Lula, que veem Cuba como o país com maior risco de ser alvo de novas ações dos EUA, embora Washington ainda precise lidar com as consequências políticas e operacionais da intervenção antes de qualquer novo movimento. As declarações de Trump sobre a Colômbia, por outro lado, estariam sendo interpretadas como bravata, diante da leitura que atacar um país com presidente democraticamente eleito, histórico militarista e presença de guerrilhas em áreas montanhosas e amazônicas representaria um custo político e militar muito mais elevado (https://tinyurl.com/ykf9h6pn). Ainda de acordo com o jornal, Lula teria sido procurado por líderes de diversos países para tratar da crise na Venezuela, entre eles o francês Emmanuel Macron, o colombiano Gustavo Petro, o chileno Gabriel Boric e o espanhol Pedro Sánchez. As conversas devem ocorrer assim que Lula retornar a Brasília (https://tinyurl.com/nadjer5e).

Para além da questão diplomática, o noticiário afirma que o Conselho de Administração da Petrobras deve se reunir na próxima semana para discutir o futuro do petróleo brasileiro após ação militar dos EUA – a preocupação é que a entrada da Venezuela no mercado formal possa derrubar os preços do barril do petróleo, o que impactaria as margens da estatal (https://tinyurl.com/yx2jm2b5). A reunião está marcada para o próximo dia 16, mas poderia ser antecipada a depender da oscilação do preço do petróleo (https://tinyurl.com/3m43we9p). A CNN também afirma que o governo brasileiro vislumbra a oportunidade de aumentar a venda de petróleo à China, uma vez que o país asiático é o maior comprador do óleo venezuelano (https://tinyurl.com/2xvwgjr6).

No mais, a Bloomberg reporta que a Itália deve mudar de posição e apoiar o acordo de livre-comércio entre União Europeia e Mercosul, o que permitiria a assinatura do tratado no dia 12 de janeiro (https://tinyurl.com/22zulm42). A Comissão Europeia afirmou que houve “avanços” entre os Estados europeus em busca da aprovação do acordo. Paula Pinho, porta-voz do braço Executivo da União Europeia, não confirmou a data de 12 de janeiro, mas assegurou que o bloco está “no caminho certo” para que a assinatura seja sacramentada “em breve” (https://tinyurl.com/2bpa5zjb).

Agenda BCB: Nilton David se reúne com gestora, às 9h, para tratar de assuntos de conjuntura econômica.

Agendas de Lula e Haddad: Lula não possui compromissos oficiais até o momento. Haddad segue de férias até o próximo dia 11.

Agenda local de dados: O PMI de serviços dezembro será divulgado às 10h e os editais do leilão de NTN-B e LFT serão publicados às 10h30 pelo Tesouro Nacional. O MDIC divulga a balança comercial fechada de 2025 às 15h (est 7,1 bi para dezembro).

Internacional

Trump disse ontem que os EUA não estão em guerra com a Venezuela, e sim com os traficantes, e que ele está no comando do país sul-americano enquanto permanecem as dúvidas sobre quem realmente governa o território (https://tinyurl.com/4e456eu9). Ao ser questionado sobre uma possível transição de poder na Venezuela, ressaltou que o país precisará ser “consertado” antes de novas eleições e descartou a realização do pleito dentro dos próximos 30 dias (https://tinyurl.com/yc7p7bvk).

Segundo a Reuters, o governo americano está planejando se reunir com executivos de empresas petrolíferas dos EUA no final desta semana para discutir o aumento da produção de petróleo venezuelano (https://tinyurl.com/mpfun69r). Trump também sugeriu que os EUA podem subsidiar os esforços de empresas de energia para reconstruir a indústria petrolífera da Venezuela e que o projeto para que as empresas americanas expandam suas operações no país sul-americano poderia estar estar “em pleno funcionamento” em menos de 18 meses (https://tinyurl.com/35yekzdu).

Agenda internacional de dados: O PMI de serviços final de dezembro marcou 52,4 pontos na Zona do Euro (est 52,6) e 51,4 pontos no Reino Unido (est 52,1). Na Alemanha, os CPIs das regiões mostraram desaceleração de até 0,5 ponto percentual no a/a em relação ao mês anterior e dão sinal de menor inflação para o índice total do país, que será divulgado às 10h (est 0,4% m/m e 2,2% a/a). Nos EUA, teremos o PMI de serviços final às 11h45 (est 52,9) e 2 FED speakers.

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/4dtds5hp

EUA-Venezuela

G1: Governo Lula vê desordem global no ataque à Venezuela; Planalto avalia que Trump faz negócios com a ofensiva e monitora eventual risco à eleição no Brasil (https://tinyurl.com/2mxp93np)

G1: Integrantes do governo aguardam volta de Lula a Brasília para avaliar próximos passos sobre Venezuela (https://tinyurl.com/25xb5d6t)

G1: Lula conversou com vice de Maduro logo após prisão do ditador, diz Planalto (https://tinyurl.com/3s8d5e62)

Folha: Lula conversou com Delcy Rodríguez depois da captura de Maduro (https://tinyurl.com/me9kjn9y)

O Globo: Lula conversou com presidente interina da Venezuela após ataques dos EUA (https://tinyurl.com/yc7a2xk6)

O Globo: Governo Lula evita embate com Trump e vê vice de Maduro ‘no fio da navalha’ (https://tinyurl.com/4yyaz4ua)

Valor: Brasil deve visar tarifas e modular reação aos EUA, dizem analistas (https://tinyurl.com/yfusjw4u)

O Globo: Diplomatas e auxiliares de Lula avaliam que Cuba sofre maior risco com ameaça de Trump de novas intervenções (https://tinyurl.com/ykf9h6pn)

O Globo: Lula é procurado por líderes internacionais para falar sobre ataque dos EUA à Venezuela (https://tinyurl.com/nadjer5e)

O Globo: Países vizinhos consultaram Brasil sobre resposta a ataque dos EUA na Venezuela (https://tinyurl.com/yhmk54ys)

Valor: Crise na Venezuela entra na pauta eleitoral e faz esquerda adotar cautela (https://tinyurl.com/y5xtm4jh)

Folha: Venezuela será pauta de primeira reunião do ano da Petrobras (https://tinyurl.com/yx2jm2b5)

CNN: Crise na Venezuela será tema de reunião da Petrobras (https://tinyurl.com/3m43we9p)

CNN: Brasil vislumbra aumentar venda de petróleo bruto à China (https://tinyurl.com/49vu6fau)

CNN: Trump diz que ele está no comando da Venezuela (https://tinyurl.com/4e456eu9)

G1: Trump diz que EUA não estão em guerra com a Venezuela e descarta eleições nos próximos 30 dias (https://tinyurl.com/yc7p7bvk)

Valor: Em meio a tensão, EUA sofrem ataques na ONU, Delcy modera tom e Maduro se declara inocente (https://tinyurl.com/y4hzr494)

Valor: Delcy assume como interina e fontes relatam repressão (https://tinyurl.com/5hbwwabz)

Folha: Maduro se declara inocente e diz em audiência ser presidente sequestrado da Venezuela (https://tinyurl.com/3bvfrxp5)

O Globo: Próxima audiência de Maduro na corte de Nova York acontecerá em 17 de março; líder chavista ficará detido até lá (https://tinyurl.com/yc77mafb)

CNN: María Corina afirma que não fala com Trump desde outubro (https://tinyurl.com/yc52cykm)

Valor: Rússia, China e Brasil criticam na ONU ação contra Maduro; EUA dizem ter capturado narcoterrorista (https://tinyurl.com/2savuj2h)

O Globo: Sem citar EUA ou Venezuela, líder chinês critica ‘intimidação hegemônica’ e pede respeito ao direito internacional (https://tinyurl.com/bdfetcpp)

Folha: Departamento de Estado dos EUA diz que Trump não permitirá ameaças ao que chamou de ‘nosso hemisfério’ (https://tinyurl.com/2s3uuuk7)

Folha/Financial Times: O que acontecerá a seguir na Venezuela? Entenda os cenários (https://tinyurl.com/yyae6b8y)

O Globo/Bloomberg: Quando o petróleo venezuelano vai voltar para o mercado global? Analistas traçam cenários (https://tinyurl.com/4k4nypu8)

Folha/Reuters: Gigantes do petróleo nos EUA desconheciam ataque na Venezuela, diz agência (https://tinyurl.com/mrhduewx)

Folha/Reuters: Governo Trump marca reuniões com empresas petrolíferas sobre Venezuela (https://tinyurl.com/mpfun69r)

Valor: Trump sugere reembolsar petroleiras americanas que investirem na Venezuela (https://tinyurl.com/35yekzdu)

Valor: Ações de petroleiras disparam diante da expectativa de retomada na Venezuela (https://tinyurl.com/y52v9dp7)

Folha/NYT: Retomada do fluxo de petróleo da Venezuela deve levar anos e custar bilhões de dólares (https://tinyurl.com/y2bff4zn)

Valor: ‘Petrolíferas vão querer desenvolver e vender o óleo diretamente’ (https://tinyurl.com/bde9s85u)

Valor: FT: Ex-executivo da Chevron busca US$ 2 bi para projetos petrolíferos na Venezuela (https://tinyurl.com/bbppjz7p)

Estadão/NYT: A China precisava de petróleo e a Venezuela, de dinheiro. Como ficará esse acordo agora? (https://tinyurl.com/2vjx9tff)

Valor: Salto em ‘bonds’ da Venezuela antecipa reestruturação complexa (https://tinyurl.com/3yruzwzf)

Outras de internacional

Folha: Petro diz que ‘pegará em armas’ diante de ameaças de Trump à Colômbia (https://tinyurl.com/mwe83mvx)

O Globo/AFP: Parlamentar dinamarquesa diz que Groenlândia deve se preparar ‘para todos os cenários’ ante ameaças de Trump (https://tinyurl.com/4erxur8h)

O Globo/AFP: Irã diz que não terá ‘nenhuma indulgência’ com desordeiros em protestos (https://tinyurl.com/y98pe836)

Estadão: Milei leva risco soberano da Argentina ao nível mais baixo em 7 anos; BC compra dólares (https://tinyurl.com/2m5ne3sh)

Acordo UE-Mercosul

Folha/AFP: UE diz que houve avanços para fechar acordo ‘em breve’ com Mercosul (https://tinyurl.com/3d2hyxhu)

Folha/Bloomberg: Itália deve aceitar acordo da UE com Mercosul, diz agência (https://tinyurl.com/yucmhdm9)

O Globo: Apoio da Itália e nova pressão geopolítica pode finalmente viabilizar acordo UE-Mercosul? Especialistas respondem (https://tinyurl.com/23h382fp)

2026

O Globo: Um mês após anúncio, pré-candidatura de Flávio tem apoio tímido de Tarcísio (https://tinyurl.com/4n9ehxv3)

Estadão: Com Flávio Bolsonaro no páreo pelo Planalto, Tarcísio aposta na reeleição em SP para evitar ataques (https://tinyurl.com/m8x8e9ca)

O Globo: Tarcísio vai de favorito do Centrão a plano B para o Planalto (https://tinyurl.com/2funyxe4)

Folha: PP avalia nome de ex-governador Rodrigo Garcia contra Tarcísio (https://tinyurl.com/3mrb8n2d)

Folha: Bahia inicia ano eleitoral com oposição unificada e PT em busca de hegemonia (https://tinyurl.com/yu9cfzn8)

O Globo: PL lidera gasto em ala feminina com aposta eleitoral em Michelle (https://tinyurl.com/t7t8tbnc)

Bolsonaro

O Globo: Após internação, Bolsonaro relata melhora nos soluços e se queixa de noites mal dormidas na PF (https://tinyurl.com/bdh5886y)

Folha: Moraes pede esclarecimentos à PF após Bolsonaro reclamar de barulho do ar-condicionado (https://tinyurl.com/5d5vn7ve)

O Globo: PF avalia incluir uma barreira em parede de sala onde Bolsonaro está preso para reduzir barulho de ar-condicionado (https://tinyurl.com/y456p5rr)

Governo/Congresso

CNN: 8/1 terá veto à dosimetria, Lula no meio do povo e foco fora da Venezuela (https://tinyurl.com/58sx7k3p)

Folha: Lula planeja evento no 8/1 para anunciar veto a projeto que reduz pena de Bolsonaro (https://tinyurl.com/bdhu4jxc)

Estadão: Lula quer vetar projeto que reduz pena de Bolsonaro em ato do 8/1, mas aliados pedem cautela (https://tinyurl.com/4msvbbt5)

O Globo: Governo prepara cerimônia do 8/1, e aliados aconselham Lula a evitar veto a dosimetria e conflito com Congresso (https://tinyurl.com/mryfrtr7)

CNN: Lula deve vetar PL da Dosimetria, que beneficia Bolsonaro (https://tinyurl.com/3xtzj745)

CNN: Diretor-geral da PF é cotado para eventual Ministério da Segurança (https://tinyurl.com/nzdvxhsk)

CNN: Possível saída de Lewandowski preocupa ala do governo (https://tinyurl.com/4z993z6y)

CNN: Lula busca substituto para Lewandowski (https://tinyurl.com/3446u6te)

Inflação

Valor: Inflação deve ceder pouco em 2026, estimam economistas (https://tinyurl.com/2fph9ek3)

Valor: Novas regras pressionam conta de luz do brasileiro em 2026 (https://tinyurl.com/4m5h29n9)

Agro

Folha: Pecuária brasileira esteve à beira do colapso no ano passado (https://tinyurl.com/5n8nfp7u)

Tributação

Estadão: Fase de testes da reforma tributária e isenção do IR entram em vigor; entenda o que muda (https://tinyurl.com/bdpyuaz7)

BC-Master

Folha: Socorro do FGC ao Master tinha cláusula que previa corte de ajuda em caso de investigação da PF (https://tinyurl.com/3p8nw96p)

Folha: Banco Master: ministros do TCU acham quase impossível anular liquidação (https://tinyurl.com/57nsnmaa)

O Globo: Reverter liquidação do Master tem dificuldades práticas, mas movimentos do TCU podem beneficiar Vorcaro (https://tinyurl.com/2s4xyhfa)

Folha: Relator no TCU determina inspeção no BC e pode suspender venda de ativos do Master (https://tinyurl.com/3zunc2un)

O Globo: Master: Decisão de ministro do TCU abre brecha para anular liquidação (https://tinyurl.com/33799ktc)

CNN: Caso Master: TCU quer inspeção mais profunda no BC e admite medida cautelar (https://tinyurl.com/2ddrs993)

Estadão: Ministro do TCU alerta que pode impedir BC de vender bens de Vorcaro na liquidação do Master (https://tinyurl.com/yfbdm45j)

Estadão: TCU determina inspeção no BC com ‘máxima urgência’ para ver documentos sobre Master (https://tinyurl.com/5yartypp)

Valor: BC rastreia dinheiro do Banco Master e liga fraudes do BRB e Reag (https://tinyurl.com/mryr4xz8)

O Globo: Master: Ministro do TCU que vê urgência em inspeção no BC rejeitou mesmo pedido há sete meses (https://tinyurl.com/ybmyh5a2)

O Globo: TCU ameaça impedir BC de vender ativos do Banco Master: analistas apontam ação indevida e viés político (https://tinyurl.com/4zbb9u5t)

Estadão: Banco Master: Atuação de ministro do TCU provoca questionamentos sobre papel do tribunal no caso (https://tinyurl.com/mmf4uams)

Estadão: Banco Master: Inspeção no Banco Central é atípica e amplia insegurança jurídica, dizem auditores (https://tinyurl.com/y7wfyy6u)

Poder360: Com 229 assinaturas, deputado atinge quórum para abrir CPI do Master (https://tinyurl.com/3henwujp)

Emendas

Folha: Municípios deixam STF sem explicação sobre emendas investigadas pela PF (https://tinyurl.com/bdd4wudb)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.