News XPress
Brasil
As atenções neste início de ano seguem voltadas para a crise na Venezuela e seus possíveis impactos no cenário local.
O G1 reporta que o Planalto vê com preocupação o fato de não ter sido construída uma narrativa mais robusta para justificar a operação americana. O receio, segundo a nota, é que o episódio esteja ligado à disputa por recursos naturais e que o presidente Donald Trump expanda seus interesses para recursos como urânio e minerais críticos, o que abriria caminho para ações semelhantes no futuro ou até mesmo uma possível interferência dos EUA no processo eleitoral brasileiro. Por isso, a ordem neste primeiro momento seria manter uma estratégia de extrema cautela (https://tinyurl.com/2mxp93np). O jornal O Globo ainda destaca que o Planalto pretende evitar qualquer tipo de embate direto com a Casa Branca e avalia ser necessário manter “canal aberto” com Trump – por isso o republicano não teria sido citado nominalmente na nota em que o presidente Lula classificou a intervenção militar como “afronta gravíssima à soberania da Venezuela” (https://tinyurl.com/4yyaz4ua).
Diante disso, de acordo com o G1, integrantes do governo aguardam o retorno de Lula a Brasília, previsto para hoje ou amanhã, para analisar os próximos passos em relação à situação. A diplomacia brasileira também considera provável que Lula tente contato de alto nível com Trump e Delcy Rodríguez, que atua como presidente interina da Venezuela (https://tinyurl.com/25xb5d6t) – segundo divulgado ontem pelo Planalto, o presidente brasileiro conversou rapidamente com Delcy no último sábado, para confirmar as informações sobre a captura de Nicolás Maduro (https://tinyurl.com/me9kjn9y).
Ontem o Brasil voltou a condenar a intervenção dos EUA na Venezuela durante reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU (https://tinyurl.com/2xs6q3lf), mas diplomatas brasileiros teriam poucas expectativas de mudança de cenário por conta da reunião, diante da avaliação que seus efeitos serão limitados sem uma reforma da ONU (https://tinyurl.com/28mwa8wj). Ainda assim, segundo o G1, o desejo do Brasil é que ao menos a transição de poder na Venezuela seja comandada pelos venezuelanos, mantendo o controle de seus recursos naturais (https://tinyurl.com/2cjgghjw).
O jornal O Globo também traz a avaliação de auxiliares do presidente Lula, que veem Cuba como o país com maior risco de ser alvo de novas ações dos EUA, embora Washington ainda precise lidar com as consequências políticas e operacionais da intervenção antes de qualquer novo movimento. As declarações de Trump sobre a Colômbia, por outro lado, estariam sendo interpretadas como bravata, diante da leitura que atacar um país com presidente democraticamente eleito, histórico militarista e presença de guerrilhas em áreas montanhosas e amazônicas representaria um custo político e militar muito mais elevado (https://tinyurl.com/ykf9h6pn). Ainda de acordo com o jornal, Lula teria sido procurado por líderes de diversos países para tratar da crise na Venezuela, entre eles o francês Emmanuel Macron, o colombiano Gustavo Petro, o chileno Gabriel Boric e o espanhol Pedro Sánchez. As conversas devem ocorrer assim que Lula retornar a Brasília (https://tinyurl.com/nadjer5e).
Para além da questão diplomática, o noticiário afirma que o Conselho de Administração da Petrobras deve se reunir na próxima semana para discutir o futuro do petróleo brasileiro após ação militar dos EUA – a preocupação é que a entrada da Venezuela no mercado formal possa derrubar os preços do barril do petróleo, o que impactaria as margens da estatal (https://tinyurl.com/yx2jm2b5). A reunião está marcada para o próximo dia 16, mas poderia ser antecipada a depender da oscilação do preço do petróleo (https://tinyurl.com/3m43we9p). A CNN também afirma que o governo brasileiro vislumbra a oportunidade de aumentar a venda de petróleo à China, uma vez que o país asiático é o maior comprador do óleo venezuelano (https://tinyurl.com/2xvwgjr6).
No mais, a Bloomberg reporta que a Itália deve mudar de posição e apoiar o acordo de livre-comércio entre União Europeia e Mercosul, o que permitiria a assinatura do tratado no dia 12 de janeiro (https://tinyurl.com/22zulm42). A Comissão Europeia afirmou que houve “avanços” entre os Estados europeus em busca da aprovação do acordo. Paula Pinho, porta-voz do braço Executivo da União Europeia, não confirmou a data de 12 de janeiro, mas assegurou que o bloco está “no caminho certo” para que a assinatura seja sacramentada “em breve” (https://tinyurl.com/2bpa5zjb).
Agenda BCB: Nilton David se reúne com gestora, às 9h, para tratar de assuntos de conjuntura econômica.
Agendas de Lula e Haddad: Lula não possui compromissos oficiais até o momento. Haddad segue de férias até o próximo dia 11.
Agenda local de dados: O PMI de serviços dezembro será divulgado às 10h e os editais do leilão de NTN-B e LFT serão publicados às 10h30 pelo Tesouro Nacional. O MDIC divulga a balança comercial fechada de 2025 às 15h (est 7,1 bi para dezembro).
Internacional
Trump disse ontem que os EUA não estão em guerra com a Venezuela, e sim com os traficantes, e que ele está no comando do país sul-americano enquanto permanecem as dúvidas sobre quem realmente governa o território (https://tinyurl.com/4e456eu9). Ao ser questionado sobre uma possível transição de poder na Venezuela, ressaltou que o país precisará ser “consertado” antes de novas eleições e descartou a realização do pleito dentro dos próximos 30 dias (https://tinyurl.com/yc7p7bvk).
Segundo a Reuters, o governo americano está planejando se reunir com executivos de empresas petrolíferas dos EUA no final desta semana para discutir o aumento da produção de petróleo venezuelano (https://tinyurl.com/mpfun69r). Trump também sugeriu que os EUA podem subsidiar os esforços de empresas de energia para reconstruir a indústria petrolífera da Venezuela e que o projeto para que as empresas americanas expandam suas operações no país sul-americano poderia estar estar “em pleno funcionamento” em menos de 18 meses (https://tinyurl.com/35yekzdu).
Agenda internacional de dados: O PMI de serviços final de dezembro marcou 52,4 pontos na Zona do Euro (est 52,6) e 51,4 pontos no Reino Unido (est 52,1). Na Alemanha, os CPIs das regiões mostraram desaceleração de até 0,5 ponto percentual no a/a em relação ao mês anterior e dão sinal de menor inflação para o índice total do país, que será divulgado às 10h (est 0,4% m/m e 2,2% a/a). Nos EUA, teremos o PMI de serviços final às 11h45 (est 52,9) e 2 FED speakers.

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/4dtds5hp
EUA-Venezuela
G1: Governo Lula vê desordem global no ataque à Venezuela; Planalto avalia que Trump faz negócios com a ofensiva e monitora eventual risco à eleição no Brasil (https://tinyurl.com/2mxp93np)
G1: Integrantes do governo aguardam volta de Lula a Brasília para avaliar próximos passos sobre Venezuela (https://tinyurl.com/25xb5d6t)
G1: Lula conversou com vice de Maduro logo após prisão do ditador, diz Planalto (https://tinyurl.com/3s8d5e62)
Folha: Lula conversou com Delcy Rodríguez depois da captura de Maduro (https://tinyurl.com/me9kjn9y)
O Globo: Lula conversou com presidente interina da Venezuela após ataques dos EUA (https://tinyurl.com/yc7a2xk6)
O Globo: Governo Lula evita embate com Trump e vê vice de Maduro ‘no fio da navalha’ (https://tinyurl.com/4yyaz4ua)
Valor: Brasil deve visar tarifas e modular reação aos EUA, dizem analistas (https://tinyurl.com/yfusjw4u)
O Globo: Diplomatas e auxiliares de Lula avaliam que Cuba sofre maior risco com ameaça de Trump de novas intervenções (https://tinyurl.com/ykf9h6pn)
O Globo: Lula é procurado por líderes internacionais para falar sobre ataque dos EUA à Venezuela (https://tinyurl.com/nadjer5e)
O Globo: Países vizinhos consultaram Brasil sobre resposta a ataque dos EUA na Venezuela (https://tinyurl.com/yhmk54ys)
Valor: Crise na Venezuela entra na pauta eleitoral e faz esquerda adotar cautela (https://tinyurl.com/y5xtm4jh)
Folha: Venezuela será pauta de primeira reunião do ano da Petrobras (https://tinyurl.com/yx2jm2b5)
CNN: Crise na Venezuela será tema de reunião da Petrobras (https://tinyurl.com/3m43we9p)
CNN: Brasil vislumbra aumentar venda de petróleo bruto à China (https://tinyurl.com/49vu6fau)
CNN: Trump diz que ele está no comando da Venezuela (https://tinyurl.com/4e456eu9)
G1: Trump diz que EUA não estão em guerra com a Venezuela e descarta eleições nos próximos 30 dias (https://tinyurl.com/yc7p7bvk)
Valor: Em meio a tensão, EUA sofrem ataques na ONU, Delcy modera tom e Maduro se declara inocente (https://tinyurl.com/y4hzr494)
Valor: Delcy assume como interina e fontes relatam repressão (https://tinyurl.com/5hbwwabz)
Folha: Maduro se declara inocente e diz em audiência ser presidente sequestrado da Venezuela (https://tinyurl.com/3bvfrxp5)
O Globo: Próxima audiência de Maduro na corte de Nova York acontecerá em 17 de março; líder chavista ficará detido até lá (https://tinyurl.com/yc77mafb)
CNN: María Corina afirma que não fala com Trump desde outubro (https://tinyurl.com/yc52cykm)
Valor: Rússia, China e Brasil criticam na ONU ação contra Maduro; EUA dizem ter capturado narcoterrorista (https://tinyurl.com/2savuj2h)
O Globo: Sem citar EUA ou Venezuela, líder chinês critica ‘intimidação hegemônica’ e pede respeito ao direito internacional (https://tinyurl.com/bdfetcpp)
Folha: Departamento de Estado dos EUA diz que Trump não permitirá ameaças ao que chamou de ‘nosso hemisfério’ (https://tinyurl.com/2s3uuuk7)
Folha/Financial Times: O que acontecerá a seguir na Venezuela? Entenda os cenários (https://tinyurl.com/yyae6b8y)
O Globo/Bloomberg: Quando o petróleo venezuelano vai voltar para o mercado global? Analistas traçam cenários (https://tinyurl.com/4k4nypu8)
Folha/Reuters: Gigantes do petróleo nos EUA desconheciam ataque na Venezuela, diz agência (https://tinyurl.com/mrhduewx)
Folha/Reuters: Governo Trump marca reuniões com empresas petrolíferas sobre Venezuela (https://tinyurl.com/mpfun69r)
Valor: Trump sugere reembolsar petroleiras americanas que investirem na Venezuela (https://tinyurl.com/35yekzdu)
Valor: Ações de petroleiras disparam diante da expectativa de retomada na Venezuela (https://tinyurl.com/y52v9dp7)
Folha/NYT: Retomada do fluxo de petróleo da Venezuela deve levar anos e custar bilhões de dólares (https://tinyurl.com/y2bff4zn)
Valor: ‘Petrolíferas vão querer desenvolver e vender o óleo diretamente’ (https://tinyurl.com/bde9s85u)
Valor: FT: Ex-executivo da Chevron busca US$ 2 bi para projetos petrolíferos na Venezuela (https://tinyurl.com/bbppjz7p)
Estadão/NYT: A China precisava de petróleo e a Venezuela, de dinheiro. Como ficará esse acordo agora? (https://tinyurl.com/2vjx9tff)
Valor: Salto em ‘bonds’ da Venezuela antecipa reestruturação complexa (https://tinyurl.com/3yruzwzf)
Outras de internacional
Folha: Petro diz que ‘pegará em armas’ diante de ameaças de Trump à Colômbia (https://tinyurl.com/mwe83mvx)
O Globo/AFP: Parlamentar dinamarquesa diz que Groenlândia deve se preparar ‘para todos os cenários’ ante ameaças de Trump (https://tinyurl.com/4erxur8h)
O Globo/AFP: Irã diz que não terá ‘nenhuma indulgência’ com desordeiros em protestos (https://tinyurl.com/y98pe836)
Estadão: Milei leva risco soberano da Argentina ao nível mais baixo em 7 anos; BC compra dólares (https://tinyurl.com/2m5ne3sh)
Acordo UE-Mercosul
Folha/AFP: UE diz que houve avanços para fechar acordo ‘em breve’ com Mercosul (https://tinyurl.com/3d2hyxhu)
Folha/Bloomberg: Itália deve aceitar acordo da UE com Mercosul, diz agência (https://tinyurl.com/yucmhdm9)
O Globo: Apoio da Itália e nova pressão geopolítica pode finalmente viabilizar acordo UE-Mercosul? Especialistas respondem (https://tinyurl.com/23h382fp)
2026
O Globo: Um mês após anúncio, pré-candidatura de Flávio tem apoio tímido de Tarcísio (https://tinyurl.com/4n9ehxv3)
Estadão: Com Flávio Bolsonaro no páreo pelo Planalto, Tarcísio aposta na reeleição em SP para evitar ataques (https://tinyurl.com/m8x8e9ca)
O Globo: Tarcísio vai de favorito do Centrão a plano B para o Planalto (https://tinyurl.com/2funyxe4)
Folha: PP avalia nome de ex-governador Rodrigo Garcia contra Tarcísio (https://tinyurl.com/3mrb8n2d)
Folha: Bahia inicia ano eleitoral com oposição unificada e PT em busca de hegemonia (https://tinyurl.com/yu9cfzn8)
O Globo: PL lidera gasto em ala feminina com aposta eleitoral em Michelle (https://tinyurl.com/t7t8tbnc)
Bolsonaro
O Globo: Após internação, Bolsonaro relata melhora nos soluços e se queixa de noites mal dormidas na PF (https://tinyurl.com/bdh5886y)
Folha: Moraes pede esclarecimentos à PF após Bolsonaro reclamar de barulho do ar-condicionado (https://tinyurl.com/5d5vn7ve)
O Globo: PF avalia incluir uma barreira em parede de sala onde Bolsonaro está preso para reduzir barulho de ar-condicionado (https://tinyurl.com/y456p5rr)
Governo/Congresso
CNN: 8/1 terá veto à dosimetria, Lula no meio do povo e foco fora da Venezuela (https://tinyurl.com/58sx7k3p)
Folha: Lula planeja evento no 8/1 para anunciar veto a projeto que reduz pena de Bolsonaro (https://tinyurl.com/bdhu4jxc)
Estadão: Lula quer vetar projeto que reduz pena de Bolsonaro em ato do 8/1, mas aliados pedem cautela (https://tinyurl.com/4msvbbt5)
O Globo: Governo prepara cerimônia do 8/1, e aliados aconselham Lula a evitar veto a dosimetria e conflito com Congresso (https://tinyurl.com/mryfrtr7)
CNN: Lula deve vetar PL da Dosimetria, que beneficia Bolsonaro (https://tinyurl.com/3xtzj745)
CNN: Diretor-geral da PF é cotado para eventual Ministério da Segurança (https://tinyurl.com/nzdvxhsk)
CNN: Possível saída de Lewandowski preocupa ala do governo (https://tinyurl.com/4z993z6y)
CNN: Lula busca substituto para Lewandowski (https://tinyurl.com/3446u6te)
Inflação
Valor: Inflação deve ceder pouco em 2026, estimam economistas (https://tinyurl.com/2fph9ek3)
Valor: Novas regras pressionam conta de luz do brasileiro em 2026 (https://tinyurl.com/4m5h29n9)
Agro
Folha: Pecuária brasileira esteve à beira do colapso no ano passado (https://tinyurl.com/5n8nfp7u)
Tributação
Estadão: Fase de testes da reforma tributária e isenção do IR entram em vigor; entenda o que muda (https://tinyurl.com/bdpyuaz7)
BC-Master
Folha: Socorro do FGC ao Master tinha cláusula que previa corte de ajuda em caso de investigação da PF (https://tinyurl.com/3p8nw96p)
Folha: Banco Master: ministros do TCU acham quase impossível anular liquidação (https://tinyurl.com/57nsnmaa)
O Globo: Reverter liquidação do Master tem dificuldades práticas, mas movimentos do TCU podem beneficiar Vorcaro (https://tinyurl.com/2s4xyhfa)
Folha: Relator no TCU determina inspeção no BC e pode suspender venda de ativos do Master (https://tinyurl.com/3zunc2un)
O Globo: Master: Decisão de ministro do TCU abre brecha para anular liquidação (https://tinyurl.com/33799ktc)
CNN: Caso Master: TCU quer inspeção mais profunda no BC e admite medida cautelar (https://tinyurl.com/2ddrs993)
Estadão: Ministro do TCU alerta que pode impedir BC de vender bens de Vorcaro na liquidação do Master (https://tinyurl.com/yfbdm45j)
Estadão: TCU determina inspeção no BC com ‘máxima urgência’ para ver documentos sobre Master (https://tinyurl.com/5yartypp)
Valor: BC rastreia dinheiro do Banco Master e liga fraudes do BRB e Reag (https://tinyurl.com/mryr4xz8)
O Globo: Master: Ministro do TCU que vê urgência em inspeção no BC rejeitou mesmo pedido há sete meses (https://tinyurl.com/ybmyh5a2)
O Globo: TCU ameaça impedir BC de vender ativos do Banco Master: analistas apontam ação indevida e viés político (https://tinyurl.com/4zbb9u5t)
Estadão: Banco Master: Atuação de ministro do TCU provoca questionamentos sobre papel do tribunal no caso (https://tinyurl.com/mmf4uams)
Estadão: Banco Master: Inspeção no Banco Central é atípica e amplia insegurança jurídica, dizem auditores (https://tinyurl.com/y7wfyy6u)
Poder360: Com 229 assinaturas, deputado atinge quórum para abrir CPI do Master (https://tinyurl.com/3henwujp)
Emendas
Folha: Municípios deixam STF sem explicação sobre emendas investigadas pela PF (https://tinyurl.com/bdd4wudb)
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!