XP Expert

News XPress – 04/08/2025

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Brasil

Brasil

A semana de reabertura dos trabalhos legislativos começa com foco ainda sobre os desdobramentos das medidas aplicadas pelo governo Trump ao Brasil, principalmente sobre as tarifas adicionais aos produtos brasileiros, que devem entrar em vigor na próxima quarta-feira (06). Segundo o jornal O Globo, o Planalto trabalha para anunciar o plano de contingência até essa data, diante da avaliação que, apesar de algumas frentes de diálogo terem sido abertas nos últimos dias, a negociação em si não deslanchou e não há espaço de manobra para reverter a medida até lá (https://tinyurl.com/mr38kxft). A percepção foi reforçada ontem pelo representante de comércio dos EUA, Jamieson Greer, que em entrevista disse que é “improvável” que acordos com países sejam fechados “nos próximos dias”, inclusive com o Brasil (https://tinyurl.com/ce6mk45e). A CNN afirma que, dentre as possíveis medidas, o Executivo estuda alternativas para proteger empregos (https://tinyurl.com/5yn2vxy8) e permitir que estados comprem alimentos afetados pela sobretaxa (https://tinyurl.com/j62vf674).

Sobre a declaração dada por Trump na sexta-feira, de que o presidente Lula pode conversar com ele “quando quiser”, a imprensa reporta que a fala foi comemorada com cautela pelo governo brasileiro, uma vez que uma ligação entre os dois chefes de Estado exigiria tratativas prévias para definir o que poderia ser negociado na reunião, para limitar o risco de o contato ter o efeito inverso de interditar de vez o diálogo com os americanos (https://tinyurl.com/dtdbbvcj). Lula também disse ontem haver um “limite de briga” com a Casa Branca e que o Planalto não quer desafiar “a grande potência”. Embora tenha se mostrado aberto ao diálogo, afirmou que o Brasil “não é tão dependente” dos EUA e que não abrirá mão de considerar a criação de uma “moeda alternativa” para expandir negócios com outros países sem depender do dólar (https://tinyurl.com/bdeatx9v).

Com relação à aplicação da Lei Magnitsky, os jornais registram que Eduardo Bolsonaro se reuniu com representantes da Casa Branca para tratar do alcance das sanções impostas ao ministro Alexandre de Moraes (https://tinyurl.com/mpfr6h5e) – o entendimento destes representantes seria que a sanção envolve a proibição de operações financeiras em qualquer moeda e que o ministro estaria inviabilizado de movimentar suas contas bancárias (https://tinyurl.com/yrsncwj9). No STF, o ministro Cristiano Zanin foi sorteado relator do pedido feito pelo líder do PT na Câmara para impedir que bancos que operam no Brasil bloqueiem as contas de Moraes (https://tinyurl.com/3xh5pxp8). De acordo com a Folha, no entanto, o Supremo não deve tomar qualquer medida para que os bancos brasileiros ignorem as sanções contra o magistrado, com a maioria dos ministros convergindo para a leitura de que é melhor aguardar para que as próprias instituições estudem a questão e que alternativas poderão ser encontradas depois da decisão de Trump  (https://tinyurl.com/2zhndfv9).

É nesse clima político que o Congresso retoma os trabalhos nesta semana (https://tinyurl.com/mpdn99vd). Segundo o jornal O Globo, Lula deve chamar os presidentes da Câmara e do Senado para uma reunião para reforçar os laços com o Legislativo (https://tinyurl.com/2ztpt4kf), após o recente tensionamento na relação entre os Poderes com os embates em torno do IOF (https://tinyurl.com/k34aey98). Entre as prioridades do Executivo para este segundo semestre estarão medidas como a reforma do Imposto de Renda, a MP 1303, que completa o pacote arrecadatório enviado pela equipe econômica, e projetos para ampliar a agenda positiva procurada pelo Planalto para impulsionar a popularidade do presidente Lula (https://tinyurl.com/5w2cfy5w).

A expectativa do entorno do presidente acerca de ganhos de imagem imediatos por conta do debate sobre as tarifas e a soberania nacional não se concretizou, segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha, que mostra estável a avaliação do governo, com reprovação de 40% e aprovação de 29% (https://tinyurl.com/4w5dwa7a). Ontem em evento do PT, Lula disse novamente que pretende concorrer à reeleição, mas condicionou sua candidatura a questões de saúde, citando inclusive o ex-presidente dos EUA, Joe Biden (https://tinyurl.com/vpcv69vv). Os jornais também dão destaque para manifestação realizada ontem pelo bolsonarismo, sem a participação de governadores de direita que poderiam concorrer ao Planalto em 2026 (https://tinyurl.com/2p9v9btr).

Agenda BCB: Presidente e diretores respeitam período de silêncio pós-Copom.

Agendas de Lula e Haddad: Lula despacha hoje com Secom, Casa Civil e o chefe de seu gabinete pessoal. Na parte da tarde, às 15h, sanciona projeto de lei. A agenda de Haddad não havia sido divulgada até a publicação deste material.

Agenda local de dados: Hoje haverá divulgação do PDF do Focus às 8:25, resultados completos às 9h e Caged às 14:30 (consenso 177k).

Internacional

Após a diretora do Fed Adriana Kugler anunciar sua renúncia, Trump voltou a cobrar que Jerome Powell siga o mesmo caminho. Disse estar “muito feliz” por ter uma vaga aberta no conselho do Fed e que Kugler decidiu renunciar por “discordar” de Powell sobre a política de fixação de juros (https://tinyurl.com/4xzkah4j).

Agenda internacional de dados: Às 11h teremos pedidos às fábricas nos EUA (consenso -4,8%. m/m).

Bons negócios!

XP Política & Macro Strategy

Clipping de notícias

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/4hzch59s

Brasil-EUA

O Globo: Com canais fechados para negociar tarifaço de Trump, governo Lula corre para anunciar socorro a exportadores (https://tinyurl.com/mr38kxft)

G1: Tarifaço: setores afetados calculam prejuízos e pedem ao governo medidas para atenuar impacto (https://tinyurl.com/ctcz79wf)

CNN: Tarifas de Trump: Governo Lula estuda alternativas para proteger empregos (https://tinyurl.com/5yn2vxy8)

O Globo: Governo estuda comprar alimentos que perderiam mercado nos EUA, diz Haddad (https://tinyurl.com/ynbue9ah)

CNN: Governo estuda permitir que estados comprem alimentos afetados por tarifaço (https://tinyurl.com/j62vf674)

Valor: Lula diz que há limite para briga com governo americano (https://tinyurl.com/bdeatx9v)

Folha: Há limite para briga com o governo americano, diz Lula; veja vídeo (https://tinyurl.com/3zp8vjmd)

CNN: Não preciso ficar subordinado ao dólar, diz Lula (https://tinyurl.com/562ufsjk)

G1: Tarifaço: semana começa com expectativa de conversa entre Lula e Donald Trump (https://tinyurl.com/mrpv72yy)

Folha: Após sinal de Trump, Lula fala em abertura ao diálogo, mas diz trabalhar em resposta a tarifas dos EUA (https://tinyurl.com/mvfezkab)

Estadão: Haddad: Ligação para secretário do Tesouro dos EUA pode abrir caminho para conversa de Lula e Trump (https://tinyurl.com/3stp3wd2)

CNN: Haddad deve conversar com secretário do Tesouro dos EUA nesta semana (https://tinyurl.com/yjjwjjee)

O Globo: Haddad diz que fala de Trump sobre possível contato com Lula após tarifaço é ‘ótima’: ‘Recíproca é verdadeira’ (https://tinyurl.com/4273a43h)

CNN: Prioridade é despolitizar tarifaço, diz Haddad à CNN (https://tinyurl.com/3h4dv539)

Folha: Os sinais de Haddad para o governo Trump (https://tinyurl.com/mr4cwuem)

Folha: Trump diz que Lula pode falar com ele quando quiser (https://tinyurl.com/524f9mte)

Folha: Entorno de Lula ainda vê fala de Trump com ceticismo e só acredita em telefonema após preparação (https://tinyurl.com/dtdbbvcj)

O Globo: Diplomatas veem fala de Trump sobre conversa com Lula como ‘um gesto’, mas avaliam que telefonema requer preparação (https://tinyurl.com/3kjenxhh)

Folha: EUA não devem isentar café do Brasil por ter outros fornecedores, diz integrante da Casa Branca (https://tinyurl.com/jc8frz3x)

Folha: Alckmin ganha destaque com tarifaço, e indústria aposta em habilidade de vice como negociador (https://tinyurl.com/3rk6jw97)

CNN: Alckmin reúne equipe para tratar de tarifaço dos EUA nesta segunda (https://tinyurl.com/yvfb642x)

Folha: Quase 20% das exportações para os EUA estão sujeitas a tarifas específicas (https://tinyurl.com/mwtv2n77)

Lei Magnitsky

CNN: Eduardo Bolsonaro pressiona bancos nos EUA contra Moraes (https://tinyurl.com/mpfr6h5e)

O Globo: Eduardo Bolsonaro volta ao governo Trump para pedir bloqueio total de contas de Moraes no Brasil (https://tinyurl.com/yrsncwj9)

Folha: STF não deve proibir bancos de aplicarem sanções de Trump a Moraes (https://tinyurl.com/2zhndfv9)

O Globo: Cristiano Zanin é escolhido relator de ação no STF para blindar Moraes de bloqueio em bancos (https://tinyurl.com/3xh5pxp8)

Estadão: Lei Magnitsky aplicada por Trump contra Moraes atinge bancos fora dos EUA e raramente é revertida (https://tinyurl.com/mwf5th)

O Globo: Criador da Lei Magnitsky vê ‘abuso’ em sanção a Moraes por Trump e diz que ministro deveria recorrer à Justiça dos EUA (https://tinyurl.com/bdnya9rs)

O Globo: Advogado que teve cliente punido com Lei Magnitsky analisa chance de Moraes reverter sanção dos EUA (https://tinyurl.com/3emkxjbr)

O Globo: Lula e o melhor momento para falar na TV (https://tinyurl.com/y5ddhbzf)

O Globo: Lula decide fazer pronunciamento em cadeia de rádio e TV para se posicionar contra sanções de Trump a Moraes (https://tinyurl.com/yc8nrvk3)

Manifestações

CNN: Poder360: ato bolsonarista na Paulista reúne 57,6 mil; USP fala em 37,6 mil (https://tinyurl.com/ycypu4d4)

Estadão: Sem Bolsonaro, aliados do ex-presidente reúnem 37,6 mil na Avenida Paulista, aponta Monitor da USP (https://tinyurl.com/y26nhwuy)

Folha: Ato bolsonarista contra Moraes tem Nunes, Malafaia e Valdemar em SP, Tarcísio ausente e Trump exaltado (https://tinyurl.com/2p9v9btr)

O Globo: Tarcísio, Caiado, Zema e Ratinho Jr. faltarão a manifestação em defesa de Bolsonaro e contra o STF (https://tinyurl.com/4e4s3uuk)

Folha: Bolsonaristas veem militância ativa e Moraes fragilizado apesar de desfalques em atos (https://tinyurl.com/4n5msr4c)

O Globo: Depois dos atos de ontem, bolsonarismo sonha em ‘negociar com o Supremo’ (https://tinyurl.com/2nsupxvm)

Datafolha

Folha: Datafolha: Lula não decola com Trump e mantém reprovação de 40% e aprovação de 29% (https://tinyurl.com/4w5dwa7a)

Folha: Datafolha: Veja avaliação do governo Lula por gênero, renda, raça e região do país (https://tinyurl.com/m9xbep34)

Folha: Datafolha: Lula ganha vantagem sobre bolsonarismo em 1º e 2º turnos (https://tinyurl.com/4k937yvj)

Folha: Datafolha: Michelle Bolsonaro tem desempenho melhor que Flávio e Eduardo em disputa contra Lula (https://tinyurl.com/ysu5e9cc)

Folha: Datafolha: 61% dizem não votar em candidato que promete livrar Bolsonaro (https://tinyurl.com/mrftachj)

Folha: Datafolha: 71% veem Lula candidato à reeleição; Alckmin cresce como plano B (https://tinyurl.com/5y6p4mry)

2026

Folha: Lula fala em 4º mandato, mas diz que precisa estar ‘100%’, e pede para PT priorizar Congresso (https://tinyurl.com/vpcv69vv)

Valor: Lula condiciona nova candidatura à saúde e competitividade (https://tinyurl.com/35r76mm2)

Valor: Governo foca em projetos com impacto em 2026 na volta do recesso parlamentar (https://tinyurl.com/5w2cfy5w)

Valor: Protagonismo de Alckmin ainda não garante vice ao PSB (https://tinyurl.com/yeys3ak5)

O Globo: Bolsonaro recebe alerta sobre desempenho de Michelle em pesquisa após tornozeleira e tarifaço (https://tinyurl.com/zwf6zju3)

Folha: Atos bolsonaristas contra Moraes reforçam cobrança a cotados de 2026 (https://tinyurl.com/3dxucynn)

Folha: Malafaia questiona cotados em 2026 por ausência em ato pró-Bolsonaro: ‘medo do STF?’ (https://tinyurl.com/34fv7vxx)

Estadão: Malafaia critica ausência de presidenciáveis da direita na Paulista: ‘Vão enganar trouxa!’; veja (https://tinyurl.com/4jfthtap)

Estadão: Petistas querem Alckmin na disputa pelo Bandeirantes e Haddad no Senado (https://tinyurl.com/2hcht6nr)

O Globo: Lula cobra PT para eleger mais parlamentares em 2026: ‘Se nós fôssemos bons, teríamos feito mais (https://tinyurl.com/yk9ejd6f)

Estadão: O plano do PSD de Kassab para dominar o Nordeste, principal reduto do PT, em 2026 (https://tinyurl.com/59kyhjyu)

O Globo: Com partido próprio encaminhado, líderes do MBL preveem teste de sobrevivência eleitoral em 2026 (https://tinyurl.com/ybw8jrbx)

O Globo: Prefeito ‘tiktoker’, deputado evangélico, ex-governador: direita se mexe para ocupar vaga de Eduardo na disputa pelo Senado em SP (https://tinyurl.com/4p8v4ctx)

O Globo: Candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado esbarra em planos de aliados em três estados (https://tinyurl.com/46xra3tz)

Governo/Congresso

Folha: Congresso volta com polarização turbinada e lista de votações de interesse do governo (https://tinyurl.com/mpdn99vd)

O Globo: De isenção do IR a cassação de Zambelli: Congresso retoma atividades com clima político tenso (https://tinyurl.com/2273hwyt)

O Globo: Lula deve retomar diálogo com a cúpula do Congresso após conflitos no primeiro semestre (https://tinyurl.com/2ztpt4kf)

O Globo: Lula aproveita respiro com tarifaço de Trump para tentar reorganizar base no Congresso (https://tinyurl.com/yavpc35s)

Metrópoles: União Brasil vai sair do governo e expulsar ministro que ficar (https://tinyurl.com/yn3bkbex)

Estadão: Planalto vê tarifaço como ‘novo 8 de janeiro’ e aposta em relação zerada com Congresso (https://tinyurl.com/k34aey98)

CNN: Congresso espera ouvir Haddad sobre MP das taxações (https://tinyurl.com/nhr7ehcc)

Tarcísio

Estadão: Tarcísio submerge em meio à escalada da crise entre EUA e STF e silencia sobre Moraes (https://tinyurl.com/tmwubznn)

O Globo: Alvo de ataques de Eduardo Bolsonaro, Tarcísio aciona avalistas junto ao governo Trump (https://tinyurl.com/54munw27)

Michelle Bolsonaro

O Globo: Ausência de Michelle em ato na Avenida Paulista irrita aliados de Bolsonaro (https://tinyurl.com/4zbe2c75)

PL

Valor: PL dobra aposta em bolsonaristas e amplia divisão na legenda (https://tinyurl.com/3bfv8jhe)

STF

O Globo: Aliados de Bolsonaro buscam aproximação com STF e procuram Gilmar Mendes em meio a temor por prisão (https://tinyurl.com/phd2psmv)

Valor: STF prepara-se para troca na presidência da Corte (https://tinyurl.com/3fankjj2)

O Globo: A pergunta que não quer calar sobre as decisões de Alexandre de Moraes contra os Bolsonaro (https://tinyurl.com/smrvavt6)

Petróleo

Valor: Opep+ eleva produção de petróleo para o maior nível em 2 anos (https://tinyurl.com/ahchpd5v)

FGC

Valor: BC endurece regras para uso de garantias do FGC (https://tinyurl.com/apbn7b5e)

Conjuntura

Infomoney: Luiz Marinho diz que resultado do Caged de junho que será divulgado vai ser ‘bom’ (https://tinyurl.com/3k4yukju)

Valor: Cortes mais acentuados da Selic vão depender de cautela fiscal (https://tinyurl.com/2w4sjbd3)

Folha: Pauta-bomba não explica aumento de gastos, dizem especialistas (https://tinyurl.com/3eb9sr5b)

Valor: Mesmo com tarifaço, país terá ‘pouso suave’, prevê Samuel Pessôa (https://tinyurl.com/y48vshb8)

Energia

Folha: Somos uma âncora no preço da energia, diz chefe de Itaipu (https://tinyurl.com/4yz4kdcf)

Setor externo

Valor: Investimento chinês no Brasil bate recorde e se diversifica (https://tinyurl.com/ydmctvrk)

Financiamento imobiliário

Folha: Lula cobra ministro e presidentes do BC e da Caixa por demora no financiamento de programa habitacional (https://tinyurl.com/muh7szys)

Vale

Folha: AGU cobra R$ 2 bilhões da Vale por extração ilegal em Minas Gerais (https://tinyurl.com/mryxftbk)

CVM

O Globo: Renúncia na CVM: presidente que deixou mandato antes do final disse estar sendo ameaçado (https://tinyurl.com/2rsvdrmr)

Internacional

O Globo/Bloomberg: Renúncia de diretora do Fed pode acelerar a escolha de Trump do sucessor de Powell (https://tinyurl.com/4xzkah4j)

Estadão: Trump descarta demissão de Powell após dizer que o chefe do BC americano ‘deveria renunciar’ (https://tinyurl.com/54d85w6k)

Valor: Aliados negam que Trump mine qualidade de dados econômicos (https://tinyurl.com/ykf58mpj)

Valor: Em meio à pressão de Trump, ‘payroll’ traz desafio ao Fed (https://tinyurl.com/42ct7a62)

Folha: Tarifas recentes de Trump não devem ser alteradas, diz representante (https://tinyurl.com/yey5ycfp)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.