XP Expert

News XPress – 03/07/2025

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Brasil

Os desdobramentos da judicialização do IOF seguem em destaque no noticiário. Como escreveu o time XP Política ontem, o STF pretende buscar um entendimento entre o Planalto e o Congresso para resolver as disputas em torno do tema, como forma de evitar uma escalada ainda maior entre os Poderes – possibilidade também levantada por Valor (https://tinyurl.com/2b888yay) e Estadão (https://tinyurl.com/2aj6y2jm). A percepção de lideranças partidárias é de cautela por parte do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação do governo, que poderia repetir o roteiro seguido pelo ministro Flávio Dino no ano passado, em meio ao impasse sobre as emendas parlamentares (aplicativo: https://bit.ly/44cqOEF | desktop: https://tinyurl.com/4m5tn4sy). O Estadão reporta que a alternativa é bem vista por uma ala do governo e que Moraes deve se reunir com Hugo Motta em Lisboa essa semana, antes de tomar uma decisão sobre o recurso do governo (https://tinyurl.com/29le8fvd). O G1, por sua vez, afirma que o governo vai “aguardar sem atropelos nem pressa” a decisão do STF, já admitindo que um desfecho pode não ser tão rápido como inicialmente previsto (https://tinyurl.com/3w5t4tj6).

Também em direção a uma conciliação, os jornais trazem os primeiros sinais emitidos por governo e Senado em busca de uma reaproximação – ainda que o Executivo mantenha a narrativa do “nós contra eles”, focada na justiça social (https://tinyurl.com/26a2bdqb). Como relata a imprensa, Davi Alcolumbre se reuniu na noite de terça com o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, e ontem com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan (https://tinyurl.com/2czluae6), onde teria dito que o discurso do “nós contra eles” precisa parar em nome de uma pacificação (https://tinyurl.com/24zaskm9). Neste sentido, a aprovação da MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado, com a inclusão de motoristas de aplicativo no modelo (app: https://bit.ly/44r1qtE | desktop: https://tinyurl.com/msyhkxyk), e da MP do Fundo Social, com a autorização para os leilões do excedente do pré-sal, são colocadas como acenos do presidente do Senado em direção a essa pacificação (https://tinyurl.com/2a7hobhp). Segundo o Valor, a percepção no governo é que é preciso agir rápido para melhorar a relação com o Legislativo, embora as conversas com o presidente da Câmara ainda não tenham sido retomadas (https://tinyurl.com/24rlh6qa).

Apesar da busca por uma trégua, a base governista dobra a aposta em campanhas que reforcem a narrativa de justiça social nas redes sociais (https://tinyurl.com/2baydslr). Como destacado pelo time XP Política, o movimento de críticas ao Congresso, que já vem sendo registrado há algumas semanas, se mantém elevado e agora vai além de um debate mais focado no IOF, embora não consiga gerar engajamento para além da polarização política, ao menos por enquanto (app: https://bit.ly/4klLuio | desktop: https://tinyurl.com/3wbmaj8h). Ainda assim, segundo a Folha, Hugo Motta fez chegar ao Planalto sua irritação com as críticas que tem sofrido nas redes e com a falta de reconhecimento e pelas medidas provisórias aprovadas na Câmara (https://tinyurl.com/229v73sv). Como resposta, a ministra Gleisi Hoffmann reconheceu o ato do Congresso e o defendeu publicamente dos ataques sofridos (https://tinyurl.com/2bvtvklx e https://tinyurl.com/2bptd9vp).

Ontem a Câmara também aprovou a urgência do PLP de autoria do senador Esperidião Amin, que regulamenta a concessão de benefícios fiscais, medida que passou a ser cotada como base para a futura proposta do Executivo de corte de 10% em subsídios infraconstitucionais (https://tinyurl.com/2798vhmh). Segundo a CNN, o texto não é visto como suficiente por governistas, que avaliam ser preciso uma redação mais abrangente (https://tinyurl.com/224f5akn). A equipe econômica segue estudando alternativas técnicas e jurídicas para viabilizar o corte linear, e a avaliação preliminar é de que será possível encontrar uma solução satisfatória (app: https://bit.ly/3Tjdfgv | desktop: https://tinyurl.com/muux2mew). Ainda na seara fiscal, o Estadão sustenta que o Planalto estuda a possibilidade de incorporar os precatórios de forma gradual ao limite de gastos a partir de 2027 (https://tinyurl.com/2yxwnwwn). A AGU também apresentou ao STF proposta para viabilizar o ressarcimento, por meio de crédito extraordinário, dos descontos não autorizados em benefícios do INSS. O acordo, ainda pendente de homologação, prevê o primeiro lote dos ressarcimentos para 24 de julho, com atualização dos valores pelo IPCA (app: https://bit.ly/44pk7hf | desktop: https://tinyurl.com/2mmpx9kj).

Agenda BCB: Presidente e diretores não têm agenda pública ou com o mercado.

Agendas de Lula e Haddad: Lula participa de agendas do Mercosul na Argentina, incluindo sessão plenária, às 10h, e cerimônia para a passagem da presidência do bloco ao Brasil, às 12h50. No Rio de Janeiro, Haddad se reúne com os ministros das Finanças de China e Rússia.

Agenda local de dados: Às 10h30 o Tesouro publica os editais do leilão de pré-fixados. A Fenabrave divulga as vendas de veículos de junho hoje, mas sem horário definido.

Internacional

Mercado de títulos se recupera no Reino Unido após o primeiro-ministro Keir Starmer demonstrar apoio a permanência de Rachel Reeves no Ministério das Finanças, dizendo que ela ocupará o cargo por muito anos. Os títulos de 30 anos fecham 10 bps, após abrirem 19 bps ontem (https://tinyurl.com/43zbk6t5).

Agenda internacional de dados: Na China, o PMI Caixin de serviços caiu de 51,1 em maio para 50,6 em junho (exp. 50,9), com o composto subindo de 49,6 para 51,3. No Japão, a leitura final do PMI de serviços ficou em 51,7, frente a 51,5 na prévia.  Na Zona do Euro, o indicador ficou em 50,6 (preliminar: 50,2), enquanto na Alemanha ele veio em 49,7 (preliminar: 49,4) e no Reino Unido, em 52,8 (preliminar: 51,3).

Nos EUA, às 9h30 será divulgado o payroll de junho, com o mercado projetando criação líquida de 106k vagas, taxa de desemprego subindo 0,1 pp a 4,3% e rendimentos por hora avançando 0,3% m/m. No mesmo horário teremos os pedidos semanais de seguro desemprego e a balança comercial de maio. Às 10h45 serão publicados os dados finais do PMI de serviços de junho e às 11h teremos o ISM de serviços do mesmo mês (exp. 50,6). Também às 11h teremos os dados de encomendas às fabricas de maio e os dados finais de encomendas de bens duráveis também de maio. As bolsas americanas devem fechar às 14h por ser véspera do Independence Day.

Bons negócios!

XP Política & Macro Strategy

Clipping de notícias

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/3euynzrf

IOF

XP Política: STF quer conciliação entre Poderes em ação sobre IOF (app: https://bit.ly/3IaHhAy | desktop: https://tinyurl.com/89jcvxzf)

Valor: Para atenuar crise entre Poderes, STF avalia conciliação sobre alta do IOF (https://tinyurl.com/2b888yay)

Estadão: STF vê possibilidade de conciliação para resolver impasse do IOF (https://tinyurl.com/2aj6y2jm)

Estadão: IOF: Moraes deve se reunir com Motta no ‘Gilmarpalooza’ antes de decidir sobre recurso do governo (https://tinyurl.com/29le8fvd)

G1: Ação do IOF fica com Moraes e ordem no governo é aguardar ‘sem atropelos’ (https://tinyurl.com/2y9tvtdv)

O Globo: Relator de ações sobre decreto do IOF, Moraes já teve posicionamentos favoráveis ao governo no STF (https://tinyurl.com/23axet5z)

CNN: Supremo validou alta do IOF para Bolsonaro custear Auxílio Brasil (https://tinyurl.com/23dekmpe)

O Globo: Oposição vê Alexandre de Moraes ‘entre a cruz e a espada’ na crise do IOF (https://tinyurl.com/2cc8wnvp)

Folha: Indústria pede ao STF para atuar em conciliação entre governo e Congresso sobre IOF (https://tinyurl.com/2aouwtb7)

Estadão: Haddad diz que precisa do IOF para cumprir meta fiscal de 2026 e que nunca fugiu do diálogo (https://tinyurl.com/2bbqqlzu)

Estadão: Conciliação é chave que Judiciário encontra para solucionar grandes conflitos, diz AGU (https://tinyurl.com/2ar7zfp9)

Estadão: Haddad diz que discussão no Supremo sobre derrubada do IOF é ‘natural da democracia’ (https://tinyurl.com/2ddubu86)

Outras de fiscal

Estadão: Governo estuda incorporar precatórios gradualmente ao limite de gastos a partir de 2027 (https://tinyurl.com/2yxwnwwn)

XP Política: Câmara aprova urgência para projeto que trata de subsídios fiscais (app: https://bit.ly/3Tjdfgv | desktop: https://tinyurl.com/muux2mew)

Valor: Câmara aprova urgência para projeto que trata da revisão de incentivos fiscais (https://tinyurl.com/2798vhmh)

CNN: Governistas veem pontapé em projeto para avançar na revisão de isenções (https://tinyurl.com/224f5akn)

Folha: Câmara cria grupo para discutir revisão de benefícios fiscais (https://tinyurl.com/2ctejztm)

CNN: Planalto vê PL do Imposto de Renda “preservado” apesar de crise do IOF (https://tinyurl.com/295azhtn)

Folha: Congresso dá aval e governo avança com leilão do pré-sal (https://tinyurl.com/22e6llpm)

CNN: Com 2 milhões de beneficiários, seguro-defeso pressiona ministro da Pesca (https://tinyurl.com/284h2cdn)

Folha: Definir prazo do auxílio-doença sem perícia é ‘antiético e impraticável’, dizem médicos peritos (https://tinyurl.com/26pbvlnq)

Folha: BPC e aposentadoria por invalidez não terão mais revisão para pessoas com deficiência irreversível (https://tinyurl.com/25n5rgmd)

Folha: Governo estima arrecadar R$ 20 bi em 2026 com corte de incentivos fiscais, diz secretário da Fazenda (https://tinyurl.com/22avt7dj)

Valor: Justiça estende prazo para empresa utilizar benefício fiscal do Perse (https://tinyurl.com/2b4zxtqn)

BC

Valor: Há sinais ‘razoavelmente claros’ de que política monetária está funcionando, diz diretor do BC (https://tinyurl.com/25mquq9p)

O Globo: Câmbio depende mais de movimentos do dólar que do real, diz diretor de política monetária do BC (https://tinyurl.com/2743ec25)

G1: BC informa ataque hacker contra C&M Software (https://tinyurl.com/27yhz8k8)

Valor: Hackers desviam ao menos R$ 400 milhões após invadirem empresa que conecta instituições ao Pix (https://tinyurl.com/249sjxul)

Folha: BC prevê medidas para reduzir fraudes no Pix envolvendo contas abertas por MEIs (https://tinyurl.com/22pktndv)

Governo/Congresso

CNN: Senado faz acenos ao Planalto e governistas ensaiam desescalar conflito (https://tinyurl.com/2a7hobhp)

Valor: Governo busca trégua na crise do IOF, mas insiste no ‘nós contra eles’ (https://tinyurl.com/26a2bdqb)

Estadão: Alcolumbre reabre diálogo com Fazenda, diz querer pacificar relação, mas pede fim dos ataques (https://tinyurl.com/24zaskm9)

Estadão: IOF: Número 2 da Fazenda ouve pedido de Alcolumbre para que governo cesse ‘nós contra eles’ (https://tinyurl.com/2czluae6)

G1: Governo dobra aposta na crise do IOF, mas nos bastidores busca reconciliação com Congresso (https://tinyurl.com/26c8dy52)

Valor: Alcolumbre faz gestos ao governo e espera Lula em meio à crise do IOF (https://tinyurl.com/24rlh6qa)

G1: Aprovação da MP do Fundo Social do Pré-Sal foi gesto de pacificação de Alcolumbre com o governo (https://tinyurl.com/2y32mtk2)

Valor: Durigan pede reunião com Alcolumbre e senador vê tentativa de retomada do diálogo após derrubada do IOF (https://tinyurl.com/22baqcrn)

CNN: AGU adianta que Lula deve se encontrar com Hugo e Alcolumbre após o Brics (https://tinyurl.com/26drvnfs)

Estadão: Bastidores: Gleisi recebe deputados do PSB e ouve reclamações sobre IOF e decisões do governo (https://tinyurl.com/26rjyqu2)

O Globo: Planalto descarta veto de Lula ao aumento do número de deputados (https://tinyurl.com/2abfj2wm)

Folha: Lula rejeita sancionar aumento de deputados e avalia manter ônus com Congresso ou vetar proposta (https://tinyurl.com/25urog45)

G1: Motta defende harmonia entre Poderes e diz que discordâncias são naturais na democracia (https://tinyurl.com/2bblyws7)

G1: Lula defende judicialização do IOF e nega rivalidade com Congresso: ‘Se eu não for ao STF, não governo’ (https://tinyurl.com/23zvpcwm)

G1: Após recorrer ao STF para manter alta do IOF, Lula nega que tenha rompido com o Congresso (https://tinyurl.com/2bafcesl)

G1: IOF: Haddad minimiza crise com o Congresso e rechaça termo ‘traição’ (https://tinyurl.com/22r8qgbl)

Estadão: Planalto dobra aposta e inclui classe média na estratégia para isolar os BBBs: ‘99% contra 1%’ (https://tinyurl.com/2a3zknfm)

G1: Após cobrança de parlamentares, governo paga quase R$ 8 bilhões em emendas represadas (https://tinyurl.com/2bsq5ajc)

G1: Políticos e ministros do Brasil participam até sexta-feira do Fórum de Lisboa, na capital portuguesa (https://tinyurl.com/23nop9ah)

Redes

XP Política: Críticas ao Congresso permanecem, mas sem engajamento para além da polarização (app: https://bit.ly/4klLuio | desktop: https://tinyurl.com/3wbmaj8h)

Estadão: Governo Lula monitora e comemora críticas ao Congresso nas redes por conta de IOF (https://tinyurl.com/25a9umzh)

Valor: Secom e PT reforçam nas redes campanha que amplia tensão (https://tinyurl.com/2baydslr)

Folha: Motta se irrita com ataques, STF pede gesto a governo, e Gleisi sai em defesa de chefe da Câmara (https://tinyurl.com/229v73sv)

Valor: PT dobra aposta no embate entre ricos e pobres, convoca militância e prepara campanhas nas redes (https://tinyurl.com/23feyssm)

O Globo: Em meio à crise entre governo e Congresso, Gleisi atende reclamação de Hugo Motta (https://tinyurl.com/2bvtvklx)

O Globo: Gleisi e líder do governo desautorizam ataques nas redes sociais a Hugo Motta (https://tinyurl.com/2bptd9vp)

Estadão: Gleisi defende Hugo Motta de ataques nas redes sociais: ‘pessoais e desqualificados’ (https://tinyurl.com/2c75ysj7)

Folha: Cotado para ministério de Lula, Boulos ataca centrão nas redes com mote ‘ricos contra pobres’ (https://tinyurl.com/24wuqzfz)

Valor: Sem recuo à vista no #congresso damamata (https://tinyurl.com/2577axoq)

Conjuntura

Valor: Queda na indústria mostra perda de tração do PIB no segundo trimestre, dizem economistas (https://tinyurl.com/25b2kcsy)

Estadão: Indústria recua 0,5% em maio após queda na produção de veículos e derivados do petróleo (https://tinyurl.com/2cbxch8j)

INSS

XP Política: Fraudes no INSS: ressarcimentos devem começar em julho (app: https://bit.ly/44pk7hf | desktop: https://tinyurl.com/2mmpx9kj)

Folha: Governo apresenta plano para devolver descontos indevidos do INSS a partir do dia 24 (https://tinyurl.com/238ppmn5)

Estadão: Fraude no INSS: AGU leva ao STF acordo para devolver dinheiro desviado de aposentados e pede exclusão da meta fiscal (https://tinyurl.com/275csu9k)

CNN: Lula anunciará calendário sobre INSS em julho, diz advogado-geral da União (https://tinyurl.com/2y4fm5bl)

Folha: Erro em sistema do INSS duplica pedidos de devolução de mensalidades de aposentados (https://tinyurl.com/278tn8hj)

Crédito

XP Política: Senado confirma inclusão de motoristas de app em MP do consignado (app: https://bit.ly/44r1qtE | desktop: https://tinyurl.com/msyhkxyk)

O Globo: Governo estuda novo modelo de financiamento da casa própria: veja o que pode mudar (https://tinyurl.com/24u4sxwd)

Valor: Senado aprova medida provisória do consignado para o setor privado (https://tinyurl.com/2yd3vq8t)

O Globo: Senado aprova MP do Crédito Consignado com aval a motoristas de aplicativos (https://tinyurl.com/2bp7zkjb)

Alimentos

Folha: Vaivém: Alimentação tem primeira deflação mensal em dez meses em SP (https://tinyurl.com/256jrxk2)

Folha: Que imposto é esse: OMS pede mais imposto para aumentar em 50% preços de açúcar, álcool e tabaco (https://tinyurl.com/2afrkkkv)

Reforma tributária

Valor: Relator adia parecer da regulamentação da reforma tributária (https://tinyurl.com/2yjxreqo)

Folha: Reforma Tributária: Braga adia relatório a pedido da Fazenda por falta de acordo entre municípios (https://tinyurl.com/252swayy)

Energia

Folha: Energia movimenta 60% das fusões e aquisições no Brasil (https://tinyurl.com/233b67yg)

Outras pautas de governo/Congresso

Estadão: Lula defende acordo com STF sobre marco temporal e aprovação de PEC da Segurança (https://tinyurl.com/2xp42xqm)

Valor: Senado aprova projeto que incentiva exportação por micro e pequenas empresas (https://tinyurl.com/25jjogry)

2026

G1: Presidente do União Brasil vê chance ‘muito remota’ de apoiar Lula em 2026 (https://tinyurl.com/2cys9gkp)

Pesquisas

Valor: Para 57% dos deputados, Lula tem baixas chances de aprovar sua agenda, diz Genial/Quaest (https://tinyurl.com/24ll6w5m)

G1: Quaest: 46% dos deputados federais avaliam governo Lula de forma negativa e 27%, positiva (https://tinyurl.com/23hlelt6)

Valor: Genial/Quaest: 70% dos deputados são contra fim da escala 6×1 (https://tinyurl.com/276cvdtd)

Valor: Análise: Pesquisa Genial/Quaest confirma crise do governo Lula e agrava quadro pré-reeleição (https://tinyurl.com/2dqx9u5s)

Master

Estadão: Comissão da Câmara aprova convite para Galípolo explicar possível aval à compra do Master pelo BRB (https://tinyurl.com/285txzc7)

Mercados

Valor: Tensão com debate fiscal no Reino Unido gera estresse nos mercados (https://tinyurl.com/277xska7)

Valor: Emissões externas atingem US$ 20,3 bi no semestre, valor próximo ao total de 2024 (https://tinyurl.com/2228lng7)

Estadão: Dólar se desvaloriza e tem o pior primeiro semestre em mais de 50 anos (https://tinyurl.com/276htj3u)

IBGE

Folha: ‘Não há transformação sem resistência’, diz Pochmann após nova polêmica com servidores do IBGE (https://tinyurl.com/22hu7pcz)

Bolsonaro

O Globo: Bolsonaro recebe ‘ultimato médico’ para cumprir quarentena e tem nova cirurgia descartada; entenda o estado de saúde (https://tinyurl.com/2y3u3dtx)

Estadão: Bolsonaro tem inflamação no esôfago e terá tratamento ‘intensificado’, informa boletim (https://tinyurl.com/27w8nklx)

Folha: Bolsonaro sai de cena com alerta médico e freia corrida contra o tempo diante de STF e eleição (https://tinyurl.com/2yht7ucf)

Folha: Painel: Líder do PL pede que deputados não convidem Bolsonaro para viagens em julho (https://tinyurl.com/2daf49j9)

Infra

Valor: Taxação de debêntures alerta infraestrutura (https://tinyurl.com/2262qcr4)

Estadão: Leilão de megaterminal no Porto de Santos, de R$ 5 bi, entra no radar da Justiça (https://tinyurl.com/25zdys68)

Partidos

O Globo: Cúpulas do PSB e do Cidadania acertam formação de federação (https://tinyurl.com/2dnwatzz)

Relações internacionais

Valor: Mercosul fecha acordo comercial com EFTA (https://tinyurl.com/29hll68t)

Valor: À frente do Mercosul, Brasil projeta novos acordos comerciais (https://tinyurl.com/26spgprg)

Estadão: Lula quer aproveitar presidência no Mercosul para reduzir barreiras no comércio de carros do bloco (https://tinyurl.com/2aj9r5zn)

Valor: Barreiras comprometem comércio no Brics (https://tinyurl.com/23mabga7)

G1: Lula fala sobre expectativa para acordo entre Mercosul e União Europeia (https://tinyurl.com/2834y9ac)

Valor: Aumento de tensão pode estender negociações do Brics até a véspera da cúpula de líderes (https://tinyurl.com/23dodfqh)

O Globo: Brasil quer fortalecer o bloco e avançar na agenda climática em sua presidência no Mercosul (https://tinyurl.com/2cdroydl)

O Globo: Presidente do Irã não virá ao Brasil para reunião do Brics (https://tinyurl.com/24a8nwt5)

Internacional

Valor: Republicanos mergulham em articulações para aprovar projeto de Trump (https://tinyurl.com/28fnls4c)

Estadão: Trump apoia proposta de investigação do presidente do Fed e pede sua renúncia ‘imediata’ (https://tinyurl.com/27oehjp5)

Valor: EUA acertam tarifas com Vietnã e buscam novos acordos até o dia 9 (https://tinyurl.com/2987bqtl)

O Globo: Vietnã aceita acordo que reduz de 46% para 20% as tarifas sobre suas exportações para os EUA, diz Trump (https://tinyurl.com/28vobzro)

Valor: EUA interrompem envio de armas para a Ucrânia (https://tinyurl.com/275aklrl)

Valor: Hamas e Israel falam em diálogo, mas se afastam de cessar-fogo (https://tinyurl.com/2yrlz3lk)

Valor: FT: EUA intensificam perseguição a hackers ligados ao programa nuclear da Coreia do Norte (https://tinyurl.com/2cocmb4q)

Folha: Projeto de lei de Trump cria entraves para energia limpa e produção de carros elétricos nos EUA (https://tinyurl.com/23nhvsds)

Valor: Hesitação de Starmer em apoio a ministra derruba mercado britânico (https://tinyurl.com/244yle3x)

Folha: Argentina pede a juíza dos EUA para suspender decisão sobre a petrolífera YPF (https://tinyurl.com/25nwoo3x)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.