XP Expert

News XPress – 03/02/2026

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Brasil

Continua a repercussão negativa em torno da possível indicação do secretário de Política Econômica da Fazenda, Guilherme Mello, para uma das diretorias vagas no Banco Central. Como escreveu o time XP Política na manhã de ontem, o nome do secretário foi sugerido ao presidente Lula pelo ministro Fernando Haddad, sem alinhamento prévio com integrantes do BC. A cúpula do PT tem a avaliação de que a escolha deve ser confirmada por Lula no curto prazo, enquanto, no Planalto, a definição ainda é tratada como em aberto. Nomes próximos a Lula que possuem influência no processo de decisão ainda tentam convencer o presidente a avaliar outras alternativas (app: https://bit.ly/3ZduLFL | desktop: https://tinyurl.com/43mbzvkb).

Nesta linha, o Valor reporta que a sugestão de Haddad foi feita há dois meses ao chefe do Executivo e que, até o momento, não há nenhum sinal mais concreto de que ele tenha convencido Lula a concretizar a indicação. Entre os argumentos do ministro para emplacar o secretário, estaria o de colocar um nome diretamente vinculado ao PT dentro das decisões monetárias do Copom (https://tinyurl.com/kw8r3wr9). Já o Estadão afirma que o episódio abriu um novo ponto de atrito entre Haddad e Gabriel Galípolo, uma vez que o presidente da autoridade monetária entende que este não é o melhor momento para enviar mensagens ambíguas ao mercado financeiro, com o Banco Central prestes a iniciar um ciclo de cortes na taxa de juros. Segundo a nota, ainda não está claro se Lula levará em conta a visão de Galípolo para tomar sua decisão (https://tinyurl.com/2vx67ek7).

A Folha também vai na direção de que Galípolo não foi consultado sobre a indicação, que teria o apoio, para além de Haddad, da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e da secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior. Ainda de acordo com o jornal, pessoas próximas a Guilherme Mello relatam que ele não teria manifestado o desejo de ocupar a vaga no BC e que estaria bem no posto de secretário da Fazenda. Avaliam ainda que faltou habilidade a Haddad, já que o vazamento da notícia provocou tamanho ruído, deixando o nome de Mello sob fritura por dois dias (https://tinyurl.com/3txt3hmz). Além disso, os jornais seguem trazendo avaliações negativas de integrantes do mercado sobre a possível indicação de Mello, que poderia afetar a credibilidade do BC, considerando o desenho da autoridade monetária em um eventual quarto mandato de Lula (https://tinyurl.com/24ldcxa7 e https://tinyurl.com/2xtfspek). Ex-diretores do Banco Central também veem a indicação com desconfiança (https://tinyurl.com/mtdhvw).

Para além do tema, a segunda-feira marcou a retomada dos trabalhos no Congresso e no Judiciário (https://tinyurl.com/bfsk6c3p e https://tinyurl.com/yc6ajve9). Na mensagem presidencial enviada aos parlamentares, Lula listou os projetos prioritários do governo para 2026, entre eles o fim da escala de trabalho 6×1 (https://tinyurl.com/24rz2bx5). O Estadão reporta que o Planalto tem pressa para viabilizar a votação da proposta e que, por isso, deve enviar ao Legislativo um projeto de lei em regime de urgência para tratar do tema (https://tinyurl.com/476tvezz). Líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues disse que a discussão sobre a jornada 6×1 é “prioridade ampla e absoluta” do governo para este ano (https://tinyurl.com/48efaees). O presidente da Câmara, Hugo Motta, também defendeu “acelerar” o debate (https://tinyurl.com/23drchsv). No Planalto, segundo o Metrópoles, a aposta é que Motta pode abraçar a proposta como uma espécie de alternativa à reforma administrativa, em busca de uma marca positiva para seu mandato à frente da Casa (https://tinyurl.com/mtbuja8s).

Na primeira votação após o retorno dos trabalhos, a Câmara aprovou, por 415 votos a 29, a Medida Provisória que viabiliza o programa Gás do Povo, uma das principais bandeiras eleitorais do governo. O tema, como sinalizado pelo placar da votação, conta com amplo apoio dos parlamentares, sobretudo em ano eleitoral, e deverá ser deliberado ainda nesta semana pelos senadores – com possibilidade de votação já nesta terça-feira (app: https://bit.ly/4taguYl | desktop: https://tinyurl.com/bdycmsay).

Monitor de pesquisas: Pesquisa nacional conduzida pelo Data Povo pode ser divulgada a partir de hoje, enquanto levantamentos de Gerp e Ideia podem sair a partir de amanhã.

Agenda BCB: Presidente e diretores não possuem agendas abertas ou com o mercado.

Agendas de Lula e Haddad: Lula se reúne com os ministros Mauro Vieira, Esther Dweck e Luciana Santos, às 15h, e com o ministro Alexandre Silveira, às 16h. Também apresenta cartas credenciais de novos embaixadores, às 10h30. Haddad concede entrevista à Band News, às 8h30 (link: https://tinyurl.com/mrysyjak).

Agenda local de dados: Hoje o BC divulga a ata do Copom, às 8h, e o IBGE publica dados da produção industrial de dezembro (est -1,1% m/m e 0,5% a/a; XP -2,3% m/m e -0,5% a/a).

Internacional

As divulgações do Jolts de dezembro e do payroll de janeiro, previstas para hoje e sexta-feira, respectivamente, foram adiadas devido à um shutdown parcial nos EUA. O governo americano paralisou parcialmente as atividades neste sábado, após o Congresso não conseguir aprovar um acordo para manter o financiamento de uma ampla gama de serviços, incluindo o Departamento do Trabalho (https://tinyurl.com/yc78k45x).

Futuros das bolsas americanas operam em alta refletindo resultados positivos da Palantir.

Agenda internacional de dados: Sem dados lá fora.

XP News Clipping

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/kku64dp9

BC

XP Política: As indicações para o Banco Central (app: https://bit.ly/3ZduLFL | desktop: https://tinyurl.com/43mbzvkb)

Estadão: Indicação de Guilherme Mello para o Banco Central abre novo foco de atrito entre Galípolo e Haddad (https://tinyurl.com/2vx67ek7)

Folha: Governo Lula quer um emissário no BC com possível indicação de Guilherme Mello (https://tinyurl.com/3txt3hmz)

Folha: Mercado vê eventual indicação de Mello para BC como risco de interferência política do PT (https://tinyurl.com/3ncesj63)

Estadão: Ex-diretores do BC criticam hipótese de Mello assumir diretoria de Política Econômica (https://tinyurl.com/mtdhvw)

G1: Credibilidade do BC será afetada se secretário de Haddad for indicado para diretoria do banco (https://tinyurl.com/mrxsfrhv)

CNN: Mercado acende alerta vermelho com possível indicação de Mello ao BC (https://tinyurl.com/3ft74vw9)

Valor/Alex Ribeiro: Análise: Haddad busca fortalecer influência do governo no Banco Central com Mello (https://tinyurl.com/kw8r3wr9)

Valor: A apreensão no mercado com a possibilidade de Guilherme Mello no BC (https://tinyurl.com/e4a38cnn)

O Globo: Indicado de Haddad para o BC defendeu mudança na ‘postura’ da política monetária e disse que Selic em 15% reduziu o crédito (https://tinyurl.com/vdncz985)

Estadão: Guilherme Mello criticou tentativa de estimular economia apenas via política monetária em 2019 (https://tinyurl.com/8m6tucpm)

Valor: Juros futuros sobem com ‘risco Mello’ (https://tinyurl.com/3zhh5vun)

Folha: Juros futuros sobem com possível indicação de Guilherme Mello ao BC (https://tinyurl.com/24y6mwyk)

O Globo: Banco Central deve detalhar nesta terça-feira cenário de corte de juros no próximo Copom (https://tinyurl.com/ysxb4eja)

Folha: Senador quer levar Galípolo a comissão para explicar liquidação do Master (https://tinyurl.com/ywy4ut4p)

O Globo: BC se nega a fornecer informações sobre reuniões entre Alexandre de Moraes e Galípolo (https://tinyurl.com/4ychnjba)

Valor: Deputado do PT apresenta projeto para atribuir regulação de fundos ao BC (https://tinyurl.com/2sxzkrd6)

CNN: BC poupa Campos Neto no caso Master (https://tinyurl.com/mrv2rf67)

Eleições

G1: Contra Lula, Flávio e candidatos do PSD articulam trégua no 1º turno; nos bastidores, jogam ‘resta um’ (https://tinyurl.com/h4yxmx2b)

Folha: Kassab foge da polarização e aposta em estratégia para eleição de deputados em estados (https://tinyurl.com/yc4cpch6)

O Globo: O cálculo de aliados de Flávio Bolsonaro para derrotar Lula nestas eleições (https://tinyurl.com/y6jre9ua)

Folha: PT quer convocar Flavio Bolsonaro em CPMI do INSS (https://tinyurl.com/3864wcet)

Folha: Flávio quer lançar Nikolas ao Governo de MG em aliança com centrão, dizem aliados (https://tinyurl.com/5n9ykr8u)

XP Política: Lula: As eleições deste ano impõem enormes desafios à justiça eleitoral (app: https://bit.ly/3MbkneF | desktop: https://tinyurl.com/d9dt449s)

O Globo: Entrevista: Zema critica ‘idolatria política’, vê cansaço do radicalismo e tenta se diferenciar do bolsonarismo (https://tinyurl.com/4bxb7msy)

O Globo: Pré-candidato ao Planalto, Caiado vai a Washington para evento sobre minerais críticos com participação de Marco Rubio (https://tinyurl.com/4wtnnf53)

G1: Decisão de Tarcísio de tentar a reeleição em SP abre disputa entre partidos da base para a vaga de vice na chapa; entenda (https://tinyurl.com/mr3hcdn2)

Folha: Aliados de Lula que atacaram ‘forasteiro’ Tarcísio defendem Simone Tebet em SP (https://tinyurl.com/43aybdxw)

G1: Partidos da base de Tarcísio discutem nome para vice do governador de SP (https://tinyurl.com/4vw66742)

Folha: Valdemar diz que partido vai trabalhar por presidente da Assembleia como vice de Tarcísio (https://tinyurl.com/yxan8vrj)

Folha: PL deve ampliar sua base na Alesp e pressionar Tarcísio por vaga de vice (https://tinyurl.com/4cj635ca)

Estadão: Paes confirma saída da prefeitura do Rio em março para disputar o governo do Estado (https://tinyurl.com/3hyejv6y)

Folha: Desembarque do PP sela distanciamento entre direita e Eduardo Leite no RS (https://tinyurl.com/phdcz745)

Governo/Congresso

Estadão: Lula planeja enviar projeto de fim da escala 6×1, bandeira de sua campanha, em regime de urgência (https://tinyurl.com/476tvezz)

CNN: Fim da escala 6×1 é prioridade absoluta do governo, diz Randolfe Rodrigues (https://tinyurl.com/48efaees)

Metrópoles: A aposta do Planalto para Motta embarcar no fim da escala 6X1 (https://tinyurl.com/mtbuja8s)

XP Política: Câmara aprova MP do Gás do Povo; texto vai ao Senado (app: https://bit.ly/4taguYl | desktop: https://tinyurl.com/bdycmsay)

Valor: Câmara aprova MP que cria regras para o Gás do Povo (https://tinyurl.com/mr28vrcu)

Estadão: Medo de escândalo do Master pode gerar trégua entre governo Lula e Congresso; veja bastidores (https://tinyurl.com/4wzsxnu6)

CNN: Lula tenta reaproximação com Alcolumbre após impasse sobre Messias no STF (https://tinyurl.com/ywd4bujc)

CNN: Hugo procura estreitar relação com Lula em 2026 (https://tinyurl.com/bdev2ca2)

Folha: Lula pede ao Congresso prioridade para acordo Mercosul-UE e fim da escala 6×1 (https://tinyurl.com/bfsk6c3p)

Valor: No retorno do Congresso, Motta defende emendas e Alcolumbre reivindica crédito (https://tinyurl.com/39uz5uvs)

Estadão: Devemos apreciar acordo Mercosul-UE no plenário na semana seguinte ao carnaval, diz Motta (https://tinyurl.com/4dtkyf8h)

O Globo: Motta vai a jantar de Lula com líderes, que terá apenas deputados (https://tinyurl.com/599e3xfe)

O Globo: Governo e plataformas divergem sobre remuneração mínima a entregadores e impasse adia entrega de texto (https://tinyurl.com/smvhkx9t)

Valor: Projeto de regulamentação de trabalho por aplicativo aproxima governo e direita, mas enfrenta resistências (https://tinyurl.com/bdzc6xp3)

Folha: Regulamentação de apps avança com apoio de Lula e parlamentares da direita (https://tinyurl.com/mr24wuka)

Folha: Número 2 do MME pede demissão para atuar na iniciativa privada (https://tinyurl.com/ynhtu7ct)

O Globo: Governo Lula diz ao Congresso que dará ‘novos passos’ para reequilíbrio fiscal em 2026 (https://tinyurl.com/y22aedhz)

O Globo: Caso Master: Lula recebe ‘todos os atores econômicos’, diz Rui Costa ao comentar encontro com Vorcaro (https://tinyurl.com/2f937hac)

Bolsonaro

O Globo: Por domiciliar a Bolsonaro, Michelle e Valdemar pedem para aliados reduzirem ataques ao STF (https://tinyurl.com/4t94wpm2)

PSD

O Globo: Com seis governadores, PSD vive expansão e mira vácuo deixado por PSDB (https://tinyurl.com/2sdxn5j6)

STF

Valor: Fachin defende código de conduta para ministros do STF e anuncia Cármen Lúcia como relatora (https://tinyurl.com/mrxzf96f)

Folha: Ministros respondem pelas próprias escolhas e hora é de retomada institucional, diz Fachin no STF (https://tinyurl.com/2uvc2b7h)

O Globo: Cochichos entre Lula e Motta, baixo quórum de autoridades e acenos à indicação de Messias: os bastidores da sessão de abertura do Judiciário (https://tinyurl.com/yc6ajve9)

O Globo: As conversas de bastidores das autoridades na abertura do ano do Judiciário no STF (https://tinyurl.com/4jdc9c54)

Atividade econômica

XP Macro: Real household income will increase by about 4.5% in 2026 (https://tinyurl.com/25j6aah2)

Valor: Estímulos vão sustentar PIB e puxar inflação em 2026, dizem analistas (https://tinyurl.com/uufyb8m9)

Fiscal

Valor: Empréstimo externo com garantia da União muda de perfil e mais que dobra (https://tinyurl.com/kaftp7ew)

Mercado

Valor: Derrota de Trump em novembro pode reverter fluxo favorável, diz Stuhlberger (https://tinyurl.com/5n72fu5y)

Valor: Ouro e prata têm derrocada histórica após recordes (https://tinyurl.com/3stz2chp)

Valor: Emissões no mercado de capitais somam R$ 981 bi em 2025, queda anual de 2,3%, diz CVM (https://tinyurl.com/us55kaa4)

Aéreas

Valor: Aéreas terão R$ 4 bi de fundo de aviação já no 1º semestre, diz SAC (https://tinyurl.com/477fvp2z)

Master

CNN: Master domina debate no retorno da política a Brasília (https://tinyurl.com/yh59t24j)

Fictor

Valor: Com dívidas de R$ 4 bi, Fictor pede recuperação judicial ‘por crise após liquidação do Banco Master’ (https://tinyurl.com/ysyrsnpz)

Valor: Saiba quais são os principais credores do Fictor, que pediu recuperação judicial após liquidação do Master (https://tinyurl.com/mryzbb5b)

Internacional

CNN: Divulgação do Payroll e JOLTS será adiada devido à shutdown parcial nos EUA (https://tinyurl.com/yc78k45x)

Valor: Trump anuncia acordo comercial e redução de tarifas sobre a Índia (https://tinyurl.com/yt3mavt8)

Estadão: Trump anuncia acordo comercial com a Índia após conversa com Modi (https://tinyurl.com/5n6e3xab)

Folha/FT: Sob Milei, argentinos aumentam em 55% a compra de produtos estrangeiros (https://tinyurl.com/5995j78h)

Estadão: Argentina: chefe de instituto que mede inflação renuncia dias antes de estreia de nova metodologia (https://tinyurl.com/4xecwfmc)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.