Brasil
Continua a repercussão negativa em torno da possível indicação do secretário de Política Econômica da Fazenda, Guilherme Mello, para uma das diretorias vagas no Banco Central. Como escreveu o time XP Política na manhã de ontem, o nome do secretário foi sugerido ao presidente Lula pelo ministro Fernando Haddad, sem alinhamento prévio com integrantes do BC. A cúpula do PT tem a avaliação de que a escolha deve ser confirmada por Lula no curto prazo, enquanto, no Planalto, a definição ainda é tratada como em aberto. Nomes próximos a Lula que possuem influência no processo de decisão ainda tentam convencer o presidente a avaliar outras alternativas (app: https://bit.ly/3ZduLFL | desktop: https://tinyurl.com/43mbzvkb).
Nesta linha, o Valor reporta que a sugestão de Haddad foi feita há dois meses ao chefe do Executivo e que, até o momento, não há nenhum sinal mais concreto de que ele tenha convencido Lula a concretizar a indicação. Entre os argumentos do ministro para emplacar o secretário, estaria o de colocar um nome diretamente vinculado ao PT dentro das decisões monetárias do Copom (https://tinyurl.com/kw8r3wr9). Já o Estadão afirma que o episódio abriu um novo ponto de atrito entre Haddad e Gabriel Galípolo, uma vez que o presidente da autoridade monetária entende que este não é o melhor momento para enviar mensagens ambíguas ao mercado financeiro, com o Banco Central prestes a iniciar um ciclo de cortes na taxa de juros. Segundo a nota, ainda não está claro se Lula levará em conta a visão de Galípolo para tomar sua decisão (https://tinyurl.com/2vx67ek7).
A Folha também vai na direção de que Galípolo não foi consultado sobre a indicação, que teria o apoio, para além de Haddad, da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e da secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior. Ainda de acordo com o jornal, pessoas próximas a Guilherme Mello relatam que ele não teria manifestado o desejo de ocupar a vaga no BC e que estaria bem no posto de secretário da Fazenda. Avaliam ainda que faltou habilidade a Haddad, já que o vazamento da notícia provocou tamanho ruído, deixando o nome de Mello sob fritura por dois dias (https://tinyurl.com/3txt3hmz). Além disso, os jornais seguem trazendo avaliações negativas de integrantes do mercado sobre a possível indicação de Mello, que poderia afetar a credibilidade do BC, considerando o desenho da autoridade monetária em um eventual quarto mandato de Lula (https://tinyurl.com/24ldcxa7 e https://tinyurl.com/2xtfspek). Ex-diretores do Banco Central também veem a indicação com desconfiança (https://tinyurl.com/mtdhvw).
Para além do tema, a segunda-feira marcou a retomada dos trabalhos no Congresso e no Judiciário (https://tinyurl.com/bfsk6c3p e https://tinyurl.com/yc6ajve9). Na mensagem presidencial enviada aos parlamentares, Lula listou os projetos prioritários do governo para 2026, entre eles o fim da escala de trabalho 6×1 (https://tinyurl.com/24rz2bx5). O Estadão reporta que o Planalto tem pressa para viabilizar a votação da proposta e que, por isso, deve enviar ao Legislativo um projeto de lei em regime de urgência para tratar do tema (https://tinyurl.com/476tvezz). Líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues disse que a discussão sobre a jornada 6×1 é “prioridade ampla e absoluta” do governo para este ano (https://tinyurl.com/48efaees). O presidente da Câmara, Hugo Motta, também defendeu “acelerar” o debate (https://tinyurl.com/23drchsv). No Planalto, segundo o Metrópoles, a aposta é que Motta pode abraçar a proposta como uma espécie de alternativa à reforma administrativa, em busca de uma marca positiva para seu mandato à frente da Casa (https://tinyurl.com/mtbuja8s).
Na primeira votação após o retorno dos trabalhos, a Câmara aprovou, por 415 votos a 29, a Medida Provisória que viabiliza o programa Gás do Povo, uma das principais bandeiras eleitorais do governo. O tema, como sinalizado pelo placar da votação, conta com amplo apoio dos parlamentares, sobretudo em ano eleitoral, e deverá ser deliberado ainda nesta semana pelos senadores – com possibilidade de votação já nesta terça-feira (app: https://bit.ly/4taguYl | desktop: https://tinyurl.com/bdycmsay).
Monitor de pesquisas: Pesquisa nacional conduzida pelo Data Povo pode ser divulgada a partir de hoje, enquanto levantamentos de Gerp e Ideia podem sair a partir de amanhã.
Agenda BCB: Presidente e diretores não possuem agendas abertas ou com o mercado.
Agendas de Lula e Haddad: Lula se reúne com os ministros Mauro Vieira, Esther Dweck e Luciana Santos, às 15h, e com o ministro Alexandre Silveira, às 16h. Também apresenta cartas credenciais de novos embaixadores, às 10h30. Haddad concede entrevista à Band News, às 8h30 (link: https://tinyurl.com/mrysyjak).
Agenda local de dados: Hoje o BC divulga a ata do Copom, às 8h, e o IBGE publica dados da produção industrial de dezembro (est -1,1% m/m e 0,5% a/a; XP -2,3% m/m e -0,5% a/a).
Internacional
As divulgações do Jolts de dezembro e do payroll de janeiro, previstas para hoje e sexta-feira, respectivamente, foram adiadas devido à um shutdown parcial nos EUA. O governo americano paralisou parcialmente as atividades neste sábado, após o Congresso não conseguir aprovar um acordo para manter o financiamento de uma ampla gama de serviços, incluindo o Departamento do Trabalho (https://tinyurl.com/yc78k45x).
Futuros das bolsas americanas operam em alta refletindo resultados positivos da Palantir.
Agenda internacional de dados: Sem dados lá fora.


XP News Clipping
Capas dos jornais: https://tinyurl.com/kku64dp9
BC
XP Política: As indicações para o Banco Central (app: https://bit.ly/3ZduLFL | desktop: https://tinyurl.com/43mbzvkb)
Estadão: Indicação de Guilherme Mello para o Banco Central abre novo foco de atrito entre Galípolo e Haddad (https://tinyurl.com/2vx67ek7)
Folha: Governo Lula quer um emissário no BC com possível indicação de Guilherme Mello (https://tinyurl.com/3txt3hmz)
Folha: Mercado vê eventual indicação de Mello para BC como risco de interferência política do PT (https://tinyurl.com/3ncesj63)
Estadão: Ex-diretores do BC criticam hipótese de Mello assumir diretoria de Política Econômica (https://tinyurl.com/mtdhvw)
G1: Credibilidade do BC será afetada se secretário de Haddad for indicado para diretoria do banco (https://tinyurl.com/mrxsfrhv)
CNN: Mercado acende alerta vermelho com possível indicação de Mello ao BC (https://tinyurl.com/3ft74vw9)
Valor/Alex Ribeiro: Análise: Haddad busca fortalecer influência do governo no Banco Central com Mello (https://tinyurl.com/kw8r3wr9)
Valor: A apreensão no mercado com a possibilidade de Guilherme Mello no BC (https://tinyurl.com/e4a38cnn)
O Globo: Indicado de Haddad para o BC defendeu mudança na ‘postura’ da política monetária e disse que Selic em 15% reduziu o crédito (https://tinyurl.com/vdncz985)
Estadão: Guilherme Mello criticou tentativa de estimular economia apenas via política monetária em 2019 (https://tinyurl.com/8m6tucpm)
Valor: Juros futuros sobem com ‘risco Mello’ (https://tinyurl.com/3zhh5vun)
Folha: Juros futuros sobem com possível indicação de Guilherme Mello ao BC (https://tinyurl.com/24y6mwyk)
O Globo: Banco Central deve detalhar nesta terça-feira cenário de corte de juros no próximo Copom (https://tinyurl.com/ysxb4eja)
Folha: Senador quer levar Galípolo a comissão para explicar liquidação do Master (https://tinyurl.com/ywy4ut4p)
O Globo: BC se nega a fornecer informações sobre reuniões entre Alexandre de Moraes e Galípolo (https://tinyurl.com/4ychnjba)
Valor: Deputado do PT apresenta projeto para atribuir regulação de fundos ao BC (https://tinyurl.com/2sxzkrd6)
CNN: BC poupa Campos Neto no caso Master (https://tinyurl.com/mrv2rf67)
Eleições
G1: Contra Lula, Flávio e candidatos do PSD articulam trégua no 1º turno; nos bastidores, jogam ‘resta um’ (https://tinyurl.com/h4yxmx2b)
Folha: Kassab foge da polarização e aposta em estratégia para eleição de deputados em estados (https://tinyurl.com/yc4cpch6)
O Globo: O cálculo de aliados de Flávio Bolsonaro para derrotar Lula nestas eleições (https://tinyurl.com/y6jre9ua)
Folha: PT quer convocar Flavio Bolsonaro em CPMI do INSS (https://tinyurl.com/3864wcet)
Folha: Flávio quer lançar Nikolas ao Governo de MG em aliança com centrão, dizem aliados (https://tinyurl.com/5n9ykr8u)
XP Política: Lula: As eleições deste ano impõem enormes desafios à justiça eleitoral (app: https://bit.ly/3MbkneF | desktop: https://tinyurl.com/d9dt449s)
O Globo: Entrevista: Zema critica ‘idolatria política’, vê cansaço do radicalismo e tenta se diferenciar do bolsonarismo (https://tinyurl.com/4bxb7msy)
O Globo: Pré-candidato ao Planalto, Caiado vai a Washington para evento sobre minerais críticos com participação de Marco Rubio (https://tinyurl.com/4wtnnf53)
G1: Decisão de Tarcísio de tentar a reeleição em SP abre disputa entre partidos da base para a vaga de vice na chapa; entenda (https://tinyurl.com/mr3hcdn2)
Folha: Aliados de Lula que atacaram ‘forasteiro’ Tarcísio defendem Simone Tebet em SP (https://tinyurl.com/43aybdxw)
G1: Partidos da base de Tarcísio discutem nome para vice do governador de SP (https://tinyurl.com/4vw66742)
Folha: Valdemar diz que partido vai trabalhar por presidente da Assembleia como vice de Tarcísio (https://tinyurl.com/yxan8vrj)
Folha: PL deve ampliar sua base na Alesp e pressionar Tarcísio por vaga de vice (https://tinyurl.com/4cj635ca)
Estadão: Paes confirma saída da prefeitura do Rio em março para disputar o governo do Estado (https://tinyurl.com/3hyejv6y)
Folha: Desembarque do PP sela distanciamento entre direita e Eduardo Leite no RS (https://tinyurl.com/phdcz745)
Governo/Congresso
Estadão: Lula planeja enviar projeto de fim da escala 6×1, bandeira de sua campanha, em regime de urgência (https://tinyurl.com/476tvezz)
CNN: Fim da escala 6×1 é prioridade absoluta do governo, diz Randolfe Rodrigues (https://tinyurl.com/48efaees)
Metrópoles: A aposta do Planalto para Motta embarcar no fim da escala 6X1 (https://tinyurl.com/mtbuja8s)
XP Política: Câmara aprova MP do Gás do Povo; texto vai ao Senado (app: https://bit.ly/4taguYl | desktop: https://tinyurl.com/bdycmsay)
Valor: Câmara aprova MP que cria regras para o Gás do Povo (https://tinyurl.com/mr28vrcu)
Estadão: Medo de escândalo do Master pode gerar trégua entre governo Lula e Congresso; veja bastidores (https://tinyurl.com/4wzsxnu6)
CNN: Lula tenta reaproximação com Alcolumbre após impasse sobre Messias no STF (https://tinyurl.com/ywd4bujc)
CNN: Hugo procura estreitar relação com Lula em 2026 (https://tinyurl.com/bdev2ca2)
Folha: Lula pede ao Congresso prioridade para acordo Mercosul-UE e fim da escala 6×1 (https://tinyurl.com/bfsk6c3p)
Valor: No retorno do Congresso, Motta defende emendas e Alcolumbre reivindica crédito (https://tinyurl.com/39uz5uvs)
Estadão: Devemos apreciar acordo Mercosul-UE no plenário na semana seguinte ao carnaval, diz Motta (https://tinyurl.com/4dtkyf8h)
O Globo: Motta vai a jantar de Lula com líderes, que terá apenas deputados (https://tinyurl.com/599e3xfe)
O Globo: Governo e plataformas divergem sobre remuneração mínima a entregadores e impasse adia entrega de texto (https://tinyurl.com/smvhkx9t)
Valor: Projeto de regulamentação de trabalho por aplicativo aproxima governo e direita, mas enfrenta resistências (https://tinyurl.com/bdzc6xp3)
Folha: Regulamentação de apps avança com apoio de Lula e parlamentares da direita (https://tinyurl.com/mr24wuka)
Folha: Número 2 do MME pede demissão para atuar na iniciativa privada (https://tinyurl.com/ynhtu7ct)
O Globo: Governo Lula diz ao Congresso que dará ‘novos passos’ para reequilíbrio fiscal em 2026 (https://tinyurl.com/y22aedhz)
O Globo: Caso Master: Lula recebe ‘todos os atores econômicos’, diz Rui Costa ao comentar encontro com Vorcaro (https://tinyurl.com/2f937hac)
Bolsonaro
O Globo: Por domiciliar a Bolsonaro, Michelle e Valdemar pedem para aliados reduzirem ataques ao STF (https://tinyurl.com/4t94wpm2)
PSD
O Globo: Com seis governadores, PSD vive expansão e mira vácuo deixado por PSDB (https://tinyurl.com/2sdxn5j6)
STF
Valor: Fachin defende código de conduta para ministros do STF e anuncia Cármen Lúcia como relatora (https://tinyurl.com/mrxzf96f)
Folha: Ministros respondem pelas próprias escolhas e hora é de retomada institucional, diz Fachin no STF (https://tinyurl.com/2uvc2b7h)
O Globo: Cochichos entre Lula e Motta, baixo quórum de autoridades e acenos à indicação de Messias: os bastidores da sessão de abertura do Judiciário (https://tinyurl.com/yc6ajve9)
O Globo: As conversas de bastidores das autoridades na abertura do ano do Judiciário no STF (https://tinyurl.com/4jdc9c54)
Atividade econômica
XP Macro: Real household income will increase by about 4.5% in 2026 (https://tinyurl.com/25j6aah2)
Valor: Estímulos vão sustentar PIB e puxar inflação em 2026, dizem analistas (https://tinyurl.com/uufyb8m9)
Fiscal
Valor: Empréstimo externo com garantia da União muda de perfil e mais que dobra (https://tinyurl.com/kaftp7ew)
Mercado
Valor: Derrota de Trump em novembro pode reverter fluxo favorável, diz Stuhlberger (https://tinyurl.com/5n72fu5y)
Valor: Ouro e prata têm derrocada histórica após recordes (https://tinyurl.com/3stz2chp)
Valor: Emissões no mercado de capitais somam R$ 981 bi em 2025, queda anual de 2,3%, diz CVM (https://tinyurl.com/us55kaa4)
Aéreas
Valor: Aéreas terão R$ 4 bi de fundo de aviação já no 1º semestre, diz SAC (https://tinyurl.com/477fvp2z)
Master
CNN: Master domina debate no retorno da política a Brasília (https://tinyurl.com/yh59t24j)
Fictor
Valor: Com dívidas de R$ 4 bi, Fictor pede recuperação judicial ‘por crise após liquidação do Banco Master’ (https://tinyurl.com/ysyrsnpz)
Valor: Saiba quais são os principais credores do Fictor, que pediu recuperação judicial após liquidação do Master (https://tinyurl.com/mryzbb5b)
Internacional
CNN: Divulgação do Payroll e JOLTS será adiada devido à shutdown parcial nos EUA (https://tinyurl.com/yc78k45x)
Valor: Trump anuncia acordo comercial e redução de tarifas sobre a Índia (https://tinyurl.com/yt3mavt8)
Estadão: Trump anuncia acordo comercial com a Índia após conversa com Modi (https://tinyurl.com/5n6e3xab)
Folha/FT: Sob Milei, argentinos aumentam em 55% a compra de produtos estrangeiros (https://tinyurl.com/5995j78h)
Estadão: Argentina: chefe de instituto que mede inflação renuncia dias antes de estreia de nova metodologia (https://tinyurl.com/4xecwfmc)
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!