News XPress
Brasil
A semana, que terá nova decisão de política monetária do Copom (https://tinyurl.com/29dz9xu8), começa também com atenção aos desdobramentos da condenação de Jair Bolsonaro pela Primeira Turma do STF.
Em um primeiro plano, os jornais dão destaque para as condições de saúde do ex-presidente, que devem basear o pedido da defesa para manutenção de sua prisão domiciliar (https://tinyurl.com/2crw799n). Bolsonaro foi ao hospital neste domingo realizar exames laboratoriais e um pequeno procedimento cirúrgico (https://tinyurl.com/28yc44xq). Segundo boletim médico, “os exames evidenciaram quadro de anemia por deficiência de ferro e a tomografia de tórax mostrou imagem residual de pneumonia recente por broncoaspiração”. Em entrevista, o médico Claudio Birolini, chefe da equipe cirúrgica, disse que o quadro do ex-presidente é frágil e requer um acompanhamento próximo (https://tinyurl.com/2dbwgcap). De acordo com a CNN, aliados e advogados de Bolsonaro acreditam que será possível conseguir a manutenção do regime domiciliar, diante da avaliação que uma mudança para unidade prisional, ainda que por um curto período, poderia ampliar as interpretações políticas sobre a atuação de Alexandre de Moraes (https://tinyurl.com/28zrk9jz).
Em paralelo, seguem as movimentações em torno da aprovação de uma anistia ao ex-mandatário no Congresso (https://tinyurl.com/2xogms5o). O Valor reporta que Tarcísio de Freitas deve voltar a Brasília nesta segunda para retomar as articulações e deve tentar um encontro com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para discutir o tema (https://tinyurl.com/2bqaps8b). Já o Estadão sustenta que líderes de centro devem ampliar a pressão para a aprovação de uma anistia intermediária, em um aceno a Bolsonaro. Em contrapartida, esperam que o ex-presidente chancele até o fim do ano a candidatura de Tarcísio para as eleições presidenciais do ano que vem – na avaliação do grupo, uma anistia ampla não será viável, sendo mais provável um texto de consenso que não reabilite o ex-presidente para a eleição, mas garanta sua saída do regime fechado (https://tinyurl.com/266vgbrm). Se uma anistia ampla for aprovada, o jornal O Globo afirma que Eduardo Bolsonaro acredita que seu pai o apoiaria voluntariamente para concorrer ao Planalto no ano que vem e que, assim, ele poderia voltar ao Brasil para fazer sua campanha presencialmente. Segundo a nota, decidido a concorrer à presidência em 2026, Eduardo também já traça um plano B, que é concorrer dos Estados Unidos, onde está desde fevereiro (https://tinyurl.com/27nyh8kb).
Diante da condenação de Jair Bolsonaro, aliados do ex-presidente esperam novas sanções por parte do governo Trump a ministros do STF. De acordo com a CNN, a expectativa é que as medidas atinjam os integrantes da Primeira Turma que acompanharam a decisão de Moraes (https://tinyurl.com/2cwch455). Na mesma linha, governistas também teriam como cenário apenas sanções individuais a autoridades e acreditam que punições comerciais trariam custos políticos negativos a Bolsonaro (https://tinyurl.com/2aqkaphb). A Folha ainda pontua que integrantes do Planalto já veem caminho aberto para a candidatura de Tarcísio, mas temem uma possível interferência do governo Trump no processo eleitoral do ano que vem (https://tinyurl.com/2cxqfzmq) – ainda de acordo com o jornal, o governo deve deixar Bolsonaro em segundo plano para já mirar em Tarcísio (https://tinyurl.com/28zx7bbw).
Em outras frentes, a apresentação do parecer da MP 1303, que estava prevista para esta semana, foi adiada pelo relator. Um dos pontos em aberto, que deve ser alvo de definições nos próximos dias, é o alcance da tributação dos títulos hoje isentos. A MP tem validade até 8 de outubro, o que dá ao Congresso menos de um mês para concluir sua tramitação (app: https://bit.ly/46CUQCv | desktop: https://tinyurl.com/58bz97my). Segundo o Valor, as alterações que estão sendo negociadas pelo relator já eram esperadas pela equipe econômica, que já teria enviado o texto com uma “gordura” para viabilizar as negociações com o Legislativo (https://tinyurl.com/28o38thu). O jornal também afirma que técnicos do governo estudam medidas para reduzir ou até zerar a tarifa de ônibus no Brasil. A ideia seria resgatar o teor geral de uma proposta apresentada em 2012 por Fernando Haddad à presidente Dilma Rousseff, que não gerava impacto no resultado fiscal primário, pois previa aumento de R$1/litro da taxação sobre a gasolina (https://tinyurl.com/2anfnz3r).
Agenda BCB: Presidente e diretores cumprem período de silêncio do Copom.
Agendas de Lula e Haddad: Lula se reúne com os ministros Rui Costa e José Múcio, às 9h, e com o CEO da Didi 99, às 15h30. Às 17h30 também participa da abertura da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. A agenda de Haddad não havia sido atualizada até a publicação deste material.
Agenda local de dados: Às 8h25 o BCB publica o PDF do Focus e às 9h, os dados completos. Também às 9h teremos o IBC-Br de julho, com o mercado antevendo variações de -0,3% m/m e 1,4% a/a, e a XP, de -0,5% m/m e 1,3% a/a.
Internacional
Investigação preliminar do órgão regulador de mercado da China encontrou que a Nvidia violou as leis anti-monopólio do país. Mas o breve comunicado publicado pelo órgão não trouxe maiores detalhes sobre como isso ocorreu (https://tinyurl.com/yu72c36w).
Agenda internacional de dados: Na China, tivemos a bateria dos dados de atividade de agosto. As vendas no varejo cresceram 3,4% a/a (exp. 3,8%), enquanto a produção industrial subiu 5,2% a/a (exp. 5,6%). Os investimentos em ativos fixos avançaram 0,5% a/a YTD (exp. 1,5%). A taxa de desemprego subiu 0,1 pp para 5,3% (exp. 5,2%). Os preços de casas novas caíram 0,30% m/m e de casas usadas recuaram 0,58% m/m.
Nos EUA, às 9h30 teremos o Empire Manufacturing de setembro (exp. 5,0).

Bons negócios!
XP News Clipping
Capas dos jornais: https://tinyurl.com/2va7kpjm
Bolsonaro
Frequência Política: #256 – Os desdobramentos da condenação de Jair Bolsonaro (app: https://bit.ly/3JZX5qV | desktop: https://tinyurl.com/4sh39jrw)
Valor: Saúde de Bolsonaro é frágil, diz médico (https://tinyurl.com/2dbwgcap)
Estadão: Bolsonaro deixa hospital após remover lesões na pele, mas segue tratamento de hipertensão e refluxo (https://tinyurl.com/28yc44xq)
CNN: Bolsonaro tem quadro de anemia por deficiência de ferro, diz boletim (https://tinyurl.com/29u39ksk)
O Globo: Defesas de Bolsonaro e outros réus buscam estratégias para reduzir penas e usam saúde e idade para buscar domiciliar (https://tinyurl.com/2crw799n)
CNN: Plano de golpe: Moraes negará embargos infringentes, diz especialista (https://tinyurl.com/24mvpka7)
Folha: Pena de Bolsonaro deve permitir regime semiaberto a partir de 6 anos de prisão (https://tinyurl.com/24rrastq)
O Globo: Prisão domiciliar para Bolsonaro? Saiba se e quando o benefício pode ser concedido (https://tinyurl.com/2xzp276t)
CNN: Aliados veem chance de Bolsonaro seguir em prisão domiciliar (https://tinyurl.com/28zrk9jz)
Estadão: Voto de Fux alimenta tese para Bolsonaro buscar anulação e repetir roteiro da Lava Jato no futuro (https://tinyurl.com/26df4gje)
Estadão: Bolsonaro perderá voto de Fux no plenário do STF na próxima troca de ministros na Corte; entenda (https://tinyurl.com/27lhp2pm)
XP Política – Monitor de redes: Condenação de Bolsonaro traz atores não-polarizados para o debate e expõe deficiência do bolsonarismo (app: https://bit.ly/4meiBFI | desktop: https://tinyurl.com/4sh39jrw)
CNN: Aliados contam como Bolsonaro reagiu à condenação (https://tinyurl.com/2d3t2yv8)
O Globo: Lula indicará mais dois ministros do STM que julgarão Bolsonaro e militares condenados (https://tinyurl.com/28psmfps)
Folha: Valdemar cita exageros, mas diz que ‘temos que respeitar’ condenação de Bolsonaro (https://tinyurl.com/25jg6gh8)
Folha: Datafolha: Prisão de Bolsonaro tem apoio de 50% e oposição de 43% (https://tinyurl.com/27papnn6)
O Globo: Tensão sobre pedido de vista de Fux preocupou ministros durante todo julgamento de Bolsonaro (https://tinyurl.com/25dltz9o)
Estadão: STF leva em média 553 dias para julgar ações penais; caso de Bolsonaro foi concluído em 153 (https://tinyurl.com/2c6ekljr)
Anistia/Tarcísio
Estadão: Com condenação de Bolsonaro, Centrão pressiona por aval a Tarcísio ainda em 2025 em troca de anistia (https://tinyurl.com/266vgbrm)
Valor: Tarcísio vai buscar reaproximação com Alcolumbre por anistia (https://tinyurl.com/2bqaps8b)
Folha: Bolsonaristas veem Fux engrossar ala próxima ao ex-presidente no STF e esperam voto pró-anistia (https://tinyurl.com/2cuf63e7)
CNN: Mesmo sem texto acordado, PL aposta em tramitação rápida da anistia (https://tinyurl.com/2xogms5o)
CNN: PL insiste, mas anistia deve emperrar no STF (https://tinyurl.com/298bavzx)
Estadão: Anistia ‘ampla, geral e irrestrita’ defendida por aliados não blinda Bolsonaro por completo (https://tinyurl.com/2asyyoov)
Folha: Eleição de 26 começa com voto da anistia de Bolsonaro e da isenção do IR de Lula (https://tinyurl.com/2y8ky5lv)
CNN: Após julgamento e com apoio de Tarcísio, oposição mira ofensiva por anistia (https://tinyurl.com/22x4a7hf)
Folha: Kassab reúne PSD após condenação de Bolsonaro e reafirma apoio a anistia sob desconfiança de aliados (https://tinyurl.com/2445r9t9)
O Globo: Governo ameaça tirar cargos de quem votar pela anistia e recomenda ausência a parlamentares com ligações à direita (https://tinyurl.com/27mollea)
CNN: Valdemar: Precisamos muito do apoio do Kassab para aprovar anistia (https://tinyurl.com/28fmnlty)
O Globo: Entrevista: ‘O tema no STF está liquidado. É hora de outras estratégias’, diz Valdemar após condenação de Bolsonaro (https://tinyurl.com/27d99foa)
Folha: Gleisi comemora condenação de Bolsonaro e rechaça anistia, mas sinaliza para redução de penas do 8/1 (https://tinyurl.com/27ljz6uz)
Folha: Datafolha: Anistia a Bolsonaro é rejeitada por 54% e aprovada por 39% (https://tinyurl.com/2brldlh9)
Brasil/EUA
CNN: Após condenação, aliados de Bolsonaro aguardam medidas de Trump (https://tinyurl.com/2cwch455)
Estadão: Reação do governo Trump deve se limitar a ministros do STF e não punir comércio, avaliam governistas (https://tinyurl.com/2aqkaphb)
O Globo: Integrantes do governo avaliam que eventuais novas sanções dos EUA podem ser individuais e não coletivas (https://tinyurl.com/26jkgkcq)
O Globo: Lula se prepara para viajar aos EUA após rebater Trump sobre condenação de Bolsonaro (https://tinyurl.com/236duut8)
Estadão: Moody’s teme reversão de lista de isenção dos EUA ao Brasil após condenação de Bolsonaro (https://tinyurl.com/2yofjhbx)
Folha: Lula fala em orgulho do STF após condenação de Bolsonaro e pede diálogo com Trump em artigo no NYT (https://tinyurl.com/27ljaozk)
Estadão: Lula publica artigo endereçado a Trump no New York Times e diz que soberania do Brasil é inegociável (https://tinyurl.com/295gk29q)
Valor: Tarifaço amplia risco de dumping (https://tinyurl.com/258ja6sb)
Estadão: Tarifaço: Entenda por que China e Argentina aliviaram queda nas exportações brasileiras para os EUA (https://tinyurl.com/23obpeqg)
Valor: Corrida de governos para acessar minerais críticos pode fazer regulamentação avançar (https://tinyurl.com/26fa43nq)
Estadão: ‘Não teremos mais dificuldade nas negociações com os EUA por condenação de Bolsonaro’, diz Alckmin (https://tinyurl.com/29fmmu8d)
O Globo: NYT: Brasil desafia Trump ao condenar Bolsonaro (https://tinyurl.com/2aclrhxw)
Estadão: ‘Brasil acertou onde os EUA falharam’, diz texto de professores no New York Times (https://tinyurl.com/2c4easlu)
Copom
Valor: Mercado é unânime ao prever Selic parada em 15% nesta semana (https://tinyurl.com/29dz9xu8)
O Globo: Banco Central deve repetir decisão de julho e manter Selic em 15% esta semana (https://tinyurl.com/2dhesnpv)
Folha: Copom deve manter Selic em 15% ao ano e suavizar discurso após ver cenário mais favorável (https://tinyurl.com/2cdz2kwm)
Estadão: Juro alto é resultado da frouxidão fiscal; o resto é desculpa esfarrapada (https://tinyurl.com/225dhxd5)
Fiscal
XP Política: Zarattini adia apresentação do parecer da MP 1303 (app: https://bit.ly/46CUQCv | desktop: https://tinyurl.com/58bz97my)
Valor: MP do IOF foi ao Legislativo com ‘gordura’ e mudanças não preocupam (https://tinyurl.com/28o38thu)
Valor: Regra do mínimo deve elevar dívida em R$ 165 bi sob Lula 3 (https://tinyurl.com/23ttsppc)
Folha: ‘Déficits gêmeos’ expõem desequilíbrio de Lula 3 e o aproximam de Dilma (https://tinyurl.com/2dxr96n9)
Valor: O pesado impacto do risco fiscal sobre os juros de longo prazo (https://tinyurl.com/2cyh42ns)
Folha: STF valida alta programada e fim automático de auxílio-doença do INSS (https://tinyurl.com/27ap5br2)
2026
O Globo: Centrão pressiona Bolsonaro para apontar sucessor de fora da família antes de prisão em regime fechado (https://tinyurl.com/27euy5bj)
Folha: Esquerda vê caminho aberto para Tarcísio e teme interferência de Trump após condenação de Bolsonaro (https://tinyurl.com/2cxqfzmq)
O Globo: Após condenação do pai, Eduardo Bolsonaro traça planos A e B de sua candidatura à Presidência (https://tinyurl.com/27nyh8kb)
Folha: Painel: Governo decide deixar Bolsonaro em segundo plano e vai mirar Tarcísio e popularidade de Lula (https://tinyurl.com/28zx7bbw)
O Globo: Melhora em base fiel ao PT dá novo fôlego ao governo Lula nas pesquisas (https://tinyurl.com/26wfohl4)
O Globo: Indecisão e disputas veladas aquecem jogo da sucessão de Bolsonaro; entenda com infográfico (https://tinyurl.com/2bat2nrh)
CNN: Valdemar: Temos que ter governo de direita, com Congresso na palma da mão (https://tinyurl.com/23mqlfze)
Estadão: Condenação favorece plano de Bolsonaro de ‘esmagar’ a esquerda no Senado em 2026 (https://tinyurl.com/268t9lqk)
Governo/Congresso
Valor: De olho em eleição, Lula quer tarifa gratuita de ônibus (https://tinyurl.com/2anfnz3r)
Valor: Governo quer nomes técnicos para a cúpula da CVM (https://tinyurl.com/2cw36m66)
Folha: Crédito para reformas deve ter juro de até 1,5% ao mês para famílias de menor renda (https://tinyurl.com/2cve8h32)
Estadão: Hugo Motta acena para Lula e Tarcísio e fica cada vez mais fraco na Câmara (https://tinyurl.com/2dhojmf9)
Folha: Após condenação de Bolsonaro, Motta está entre gregos e troianos (https://tinyurl.com/22l3o4xy)
CNN: Lula defende ampliar Mais Médicos e elogia Nísia, ex-ministra demitida (https://tinyurl.com/22x2hspd)
CNN: Lula defenderá soberania e democracia na Assembleia Geral da ONU (https://tinyurl.com/29q9oava)
STF
O Globo: STF busca virar página e encerrar ações da trama golpista em 2025, mas casos sobre emendas parlamentares desafiam (https://tinyurl.com/2xwv6w99)
Valor: Supremo valida Selic para correção de dívidas civis (https://tinyurl.com/2b2pwtkw)
Folha: Moraes chega ao fim do julgamento de Bolsonaro com poder reafirmado por colegas do STF (https://tinyurl.com/2yg4zlqy)
Valor: Voto surpreendente gera críticas e dúvidas sobre futuro de Luiz Fux (https://tinyurl.com/28ngsqc6)
INSS
CNN: CPMI do INSS quer autonomia para fechar acordos de delação premiada (https://tinyurl.com/28gey8dr)
CNN: Presidente da CPMI do INSS: Vamos buscar interlocução com STF para delações (https://tinyurl.com/2csfe3no)
O Globo: Governo e oposição pressionam Alcolumbre em CPI para saber quais senadores foram visitados por ‘Careca do INSS’ (https://tinyurl.com/2ct3w58u)
Folha: Careca do INSS muda de ideia e prestará depoimento à CPI nesta segunda (https://tinyurl.com/26uyyxnq)
Estadão: CPI vai recorrer de decisão do STF que desobrigou ‘Careca do INSS’ de depor na comissão (https://tinyurl.com/2cmthyoe)
Folha: Mendonça decide que presença em CPI é opcional, e Careca do INSS não irá a depoimento (https://tinyurl.com/2ytxfhpw)
Estadão: Operação Sem Desconto: ‘Careca do INSS’ movimentou mais 12 milhões em 129 dias (https://tinyurl.com/23jqkhyy)
Mercosul
Valor: Mercosul e Efta assinam acordo comercial (https://tinyurl.com/294ocdg9)
Reforma administrativa
O Globo: Proposta de Reforma Administrativa terá avaliação de políticas públicas e revisão anual de despesas (https://tinyurl.com/2axf7dhp)
Folha: Reforma administrativa: entenda como as propostas mudam o trabalho de servidores e gestores (https://tinyurl.com/29svmfom)
Tributária
Folha: Governo reconhece atrasos na reforma tributária, mas fala em transição segura (https://tinyurl.com/24uhk9ng)
Energia
O Globo: Com subsídios bilionários e chuvas abaixo do esperado, preço da energia sobe além da inflação em 2025 (https://tinyurl.com/22zxklk6)
Agro
Folha: Receita com exportação do agronegócio do Brasil aumenta 1,5% em agosto, aponta ministério (https://tinyurl.com/2ddyewqk)
Estadão: Por que os preços dos grãos estão em queda apesar da guerra, do clima e das tensões comerciais? (https://tinyurl.com/2yc8fatc)
Gás
Estadão: ‘Gás do Povo’, nova aposta de Lula, pode ser inviabilizado se venda fracionada for aprovada (https://tinyurl.com/23wdcrfh)
Estadão: Opinião | Precisamos superar os desafios estruturais e avançar na regulação do gás (https://tinyurl.com/2584os2g)
Fintechs
Valor: Fazenda mapeia fintechs para ‘secar’ fluxo de bet ilegal (https://tinyurl.com/2xrtwftj)
Estadão: Acusações de fraudes praticadas por fintechs chegam ao setor de saúde (https://tinyurl.com/25llyutc)
Infra
O Globo: Governo vai leiloar canais de acesso a portos. Modalidade é novidade em concessões (https://tinyurl.com/2dxd7tfa)
XP Política: Monitor agências reguladoras/SP (app: https://bit.ly/46bW1Y8 | desktop: https://tinyurl.com/36tpfxtn)
MG
Folha: Petista quer reabrir prazo para municípios aderirem a acordo de Mariana (https://tinyurl.com/29qy5ssm)
Mercados
O Globo: Fed decide juros na quarta-feira. Recorde nas Bolsas pode estar construído em bases arriscadas (https://tinyurl.com/237mvwdb)
Fed
Estadão: Trump diz que Fed deve promover ‘grande corte’ de juros nesta quarta-feira (https://tinyurl.com/26j2bckh)
Valor: Com corte de juros já precificado, gráfico de pontos é destaque em reunião do Fed (https://tinyurl.com/297hauwe)
Valor: Trump busca tribunal de apelações para demitir diretora do Fed antes de decisão sobre juros (https://tinyurl.com/228ad2z2)
Estadão: Trump renova pedido de demissão de diretora do Fed em tribunal de apelação nos EUA (https://tinyurl.com/22nz2vcv)
Folha: Diretora do Fed declarou imóvel em Atlanta como ‘casa de férias’, mostram documentos (https://tinyurl.com/2dyq35at)
Outras de internacional
Valor: China e EUA buscam reduzir tensão comercial em Madri (https://tinyurl.com/2cgsvygf)
Reuters: China’s economy slumps in August, casts doubt on growth target (https://tinyurl.com/4r4bwm7a)
Folha: EUA e China entram no segundo dia de negociações com foco em comércio e TikTok (https://tinyurl.com/2a94voho)
O Globo: Secretário do Tesouro americano diz que conversas com China seguem nesta segunda (https://tinyurl.com/27t5jzbu)
Folha: Democratas pressionam Trump por acordo que limite a produção da China (https://tinyurl.com/24myoaz8)
O Globo: China abre investigação contra os EUA com foco em chips na véspera da reabertura de negociações, em Madri (https://tinyurl.com/29yhon3a)
O Globo: Reino Unido e EUA assinarão acordo tecnológico ‘revolucionário’ em visita de Trump (https://tinyurl.com/29wdavh7)
Estadão: The Economist: O comércio chinês está prosperando apesar dos ataques dos EUA (https://tinyurl.com/27kcj3qw)
Valor: Empresas dos EUA freiam contratações após impacto das tarifas de Trump (https://tinyurl.com/2a7mvhyv)
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!