MACRO
Bolsas internacionais amanhecem levemente positivas (EUA +0,2% e Europa +0,3%) em dia de eleições parlamentares nos EUA. Estimativas apontam para uma possível dominância do partido Republicano na Câmara, mas a disputa pelo Senado segue acirrada. Vale ressaltar que embora os Republicanos costumem ter uma postura mais pró-mercado, historicamente o melhor resultado para a bolsa americana tem sido um Congresso dividido. Na Europa, o economista do Banco da Inglaterra, Huw Phil, pontuou que a inflação ainda não está controlada na economia britânica e isso torna ainda mais complexa a tomada de decisão de política monetária daqui para frente. Na China, o índice de Hang Seng (-0,2%) encerra em leve baixa, refletindo um movimento de realização de lucros após dias de rali. Investidores parecem repensar suas apostas na reabertura chinesa à medida que o governo segue se posicionando a favor das restrições e o volume atual de casos no país é o mais alto desde abril.
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EMPRESAS
Ações do Lyft caem após empresa reportar desaceleração no faturamento
As ações da Lyft caíram na segunda-feira depois que a empresa disse que o crescimento de sua receita desacelerou no último trimestre e que o número de pessoas usando seu serviço permaneceu abaixo dos níveis pré-pandemia, recuperando-se um ritmo mais lento do que o esperado. A empresa registrou receita de US$ 1,05 bilhão nos três meses até setembro. Isso é 22% acima do ano anterior, mas o crescimento mais lento para a Lyft em mais de um ano.
A empresa de compartilhamento de caronas encerrou o trimestre com 20,31 milhões de passageiros, abaixo da previsão dos analistas de 21,3 milhões, e ainda abaixo dos 23 milhões que tinha no trimestre anterior à pandemia. “Tivemos alguns anos difíceis e a parte mais difícil deve ter ficado para trás”, disse o cofundador e presidente da Lyft, John Zimmer.
O prejuízo líquido da Lyft aumentou para US$ 422,2 milhões em comparação com US$ 99,7 milhões no mesmo trimestre do ano anterior. O número foi superior à perda de US$ 171 milhões esperada pelos analistas.
Olhando pro futuro, as perspectivas do quarto trimestre da empresa estão alinhadas com as previsões de Wall Street. A Lyft prevê receita entre US$ 1,15 bilhão e US$ 1,17 bilhão no trimestre atual; analistas esperavam US$ 1,16 bilhão. A companhia previu lucros ajustados entre US$ 80 milhões e US$ 100 milhões; analistas previam US$ 85 milhões.
Na semana passada, a Lyft também disse que cortaria 13% de sua equipe, ou quase 700 empregos, tornando-se a mais recente empresa de tecnologia a dizer que precisava reduzir custos em meio a preocupações de que a alta inflação e o lento crescimento econômico poderiam prejudicar os negócios.
Samsung registra vendas bilionárias na Índia
A Samsung registrou suas melhores vendas de todos os tempos no festival Diwali na Índia, depois que a demanda por eletrônicos de consumo se mostrou resiliente, apesar da inflação crescente. A empresa coreana vendeu 144 bilhões de rúpias (US$ 1,7 bilhão) em smartphones nos cerca de dois meses que compõem a temporada de compras mais importante da Índia. As vendas aumentaram nos modelos Flip and Fold e para o carro-chefe S22, disse Aditya Babbar, chefe de marketing de produtos da divisão de telefonia móvel da Samsung na Índia, à Bloomberg News.
“Esta foi a nossa melhor venda de Diwali de todos os tempos”, disse o executivo, sem oferecer uma comparação. A Samsung, que já foi líder incomparável no incipiente mercado de smartphones da Índia, lutou contra a concorrência acirrada de marcas chinesas como Xiaomi, Oppo e Vivo, que vendem sete de cada 10 dispositivos no país. Para recuperar terreno, a empresa coreana expandiu um programa de crédito ao consumidor lançado na Índia há três anos, lançou um cartão de crédito em parceria com um banco e impulsionou agressivamente as vendas por meio de suas próprias lojas online. As remessas de smartphones da Índia caíram 11% no trimestre de setembro, segundo a pesquisadora de tecnologia Counterpoint. Mas a Samsung foi a única marca entre as cinco maiores a registrar crescimento anual, disse a empresa de pesquisa.
TikTok é uma ameaça à segurança nacional dos EUA?
Brendan Carr, membro republicano da Comissão Federal de Comunicações, disse que a gigante chinesa de mídia social TikTok deveria ser proibida nos EUA e citou a possibilidade de que os fluxos de dados para a China que poderiam comprometer a segurança nacional.
Contudo, a Comissão Federal de Comunicações americana não tem jurisdição sobre o assunto e Carr, cujo partido não tem controle da comissão, não pôde fazer muito para impedir que a empresa operasse nos EUA. Outras agências estão ponderando restrições ao aplicativo, no entanto. Carr tem criticado a empresa há meses. O TikTok é uma divisão da ByteDance, com sede em Pequim.
Activision Blizzard supera estimativas, impulsionada por jogos para celular
A Activision Blizzard superou as estimativas dos analistas para receitas e lucro no terceiro trimestre, impulsionada por sua divisão de jogos para celular. A editora de videogames informou que as reservas líquidas, que excluem vendas diferidas de compras online, caíram 2,6%, para US$ 1,83 bilhão. O que ainda estava acima da previsão média de analistas de US$ 1,7 bilhão, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. O lucro ajustado por ação foi de 68 centavos, acima das estimativas dos analistas de 50 centavos, segundo dados compilados pela Bloomberg.
A Activision disse que suas micro transações em plataformas móveis cresceram 20% no período em relação ao ano anterior, para cerca de US$ 1 bilhão, refletindo a popularidade duradoura de jogos como Candy Crush e Diablo Immortal, lançados nos EUA em junho e na China – o maior do mundo. mercado de jogos — em julho.
O trimestre atual da Activision está repleto de novos lançamentos, incluindo o recente Call of Duty: Modern Warfare II. O título mais recente foi um grande sucesso, superando mais de US $ 1 bilhão em vendas nos primeiros 10 dias de seu lançamento, o ritmo mais rápido de qualquer jogo da franquia de grande sucesso. Os investidores estarão focados no sucesso desse jogo e, particularmente, em seu potencial para gerar receita recorrente até 2023, quando a Activision Blizzard pulará seu lançamento anual de Call of Duty pela primeira vez.
Por outro lado, preocupações sobre um acordo de licenciamento cobrindo vários títulos da Blizzard na China que expira em janeiro podem pesar no sucesso da empresa no país daqui para frente. “Estamos em discussões sobre a renovação desses acordos, mas um acordo mutuamente satisfatório pode não ser alcançado”, disse a Activision, observando que os acordos contribuíram com cerca de 3% da receita líquida em 2021. contrato de longo prazo”, disse a Activision.
ANÁLISE
Setor de energia continua sendo destaque positivo na temporada de resultados: O gráfico acima da Bloomberg e da XP, mostra o crescimento dos lucros das empresas por setor do S&P 500 que reportaram resultados até agora. O destaque, assim como em temporadas anteriores continua sendo para o setor de energia, que apresentou um crescimento de 147,6%, impulsionado pela crise energética devido a guerra de Rússia e Ucrânia e pelos preços dos barris de petróleo. Por outro lado, o setor de serviços de comunicação continua sendo o mais impactado negativamente, com uma queda no crescimento de lucros de -21,2%. Vale lembrar que o setor contém alguns grandes nomes como Facebook, Snap e Twitter, que tiveram seus resultados prejudicados devido a temores de recessão, que impacta a receita dessas companhias com publicidade, estão dentro desse setor.
Olhando para o futuro, de acordo com o consenso da Bloomberg, no geral, seis dos setores estão agora projetados para relatar uma queda ano a ano nos lucros para o quarto trimestre, com destaque para os setores de Materiais (-16,5%) e Serviços de Comunicação (-10,9%)
Quer ver o calendário de resultados do 3º trimestre das ações internacionais? Clique aqui.
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